Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

quinta-feira, 29 de setembro de 2022

Monte Sião: do tricô, do turismo religioso e das porcelanas azuis

(Por Arnaldo Silva) Com cerca de 25 mil habitantes, Monte Sião é uma atraente, charmosa, turística e importante cidade do Sul de Minas Gerais. A cidade é destaque em todo o Brasil pelo tricô, malhas, moda e porcelanas. Monte Sião está a 470 km de Belo Horizonte e apenas 160 km de São Paulo, capital. Isso porque a cidade está na divisa com as cidades paulistas de Socorro, Águas de Lindóia e Itapira e na divisa com Jacutinga Ouro Fino e Bueno Brandão, em Minas Gerais.
          Monte Sião é referência no Brasil inteiro na área têxtil, em especial, na confecção em tricô, desde 1980 e também em moda. O município mineiro segue as tendências da moda das principias capitais mundiais da moda como Paris e Milão. (foto acima de Marcos Pironi, o portal de entrada da cidade)
          O turismo de negócios é um dos setores de maior impacto na economia da cidade. Todos os dias turistas chegam à Monte Sião para fazerem compras no atacado e no varejo, principalmente durante os dias de inverno quando acontece na cidade o tradicional Festival de Inverno. Outros eventos realizados na cidade durante o ano, como a Festa Nacional do Tricô, Trilhas das Malhas, o Encontro de Fuscas, Festa do Peão, festas religiosas tradicionais, atraem milhares de turistas à cidade.
          Além disso Monte Sião é uma estância hidromineral, com várias fontes de águas medicinais como a Virtuosa e Virtuosinha, as mais procuradas por suas propriedades medicinais.
          Monte Sião se destaca ainda na fabricação das tradicionais porcelanas azul e branca, única no Brasil. As porcelanas são artesanais e totalmente pintadas a mão, além disso, o visitante pode entrar na fábrica e conhecer todo o processo de produção das porcelanas, desde o barro, até a fase final, que é a pintura feita pelas mãos das artesãs locais. (fotografia acima e abaixo de Thelmo Lins)
          O passeio pela fábrica de porcelana é incrível. O lugar lembra as antigas construções medievais.
Origem de Monte Sião
          O povoamento do que é hoje Monte Sião teve início no século XIX, devido o fim do Ciclo do Ouro na Região. Como alternativa ao fim da mineração, os antigos garimpeiros começaram a trabalhar com agricultura e pecuária, já que as terras do Sul de Minas Gerais são férteis. Com isso foram se formando vários povoados que hoje são cidades.
          Entre os povoados formados, está Monte Sião que surgiu a partir de 1823 com o nome de Bairro do Eleotério. O povoado, começou a crescer em torno de uma pequena ermida dedicada à Nossa Senhora do Socorro. Em 1849, começou a ser construída no povoado, que era subordinado a Ouro Fino MG, um templo maior, dedicado a partir de então a Nossa Senhora da Conceição da Medalha Milagrosa, passando a ser esse o marco do surgimento de Monte Sião MG e considerado o primeiro templo da cidade. (na foto acima do Elpídio Justino de Andrade, o Santuário da Medalha Milagrosa, hoje)
          O vilarejo que se formou no século XIX, se tornou distrito em franco desenvolvimento e cidade emancipada em 3 de novembro de 1936. O nome Monte Sião foi adotado por sugestão de frades franciscanos que notaram a semelhança do Morro do Pelado com o Monte Sião, da cidade santa de Jerusalém, no Oriente Médio.
A Imigração Italiana
          Com a chegada à região de imigrantes italianos a partir de 1887, para trabalharem no cultivo do café, a economia e estrutura local começou a crescer em passos largos. Os italianos trouxeram experiências na agricultura e indústria e foram de grande importância para o desenvolvimento da região. Sobrenomes italianos são comuns em Monte Sião.
Turismo religioso
          A cidade que nasceu no século XIX, em torno da devoção a Nossa Senhora da Medalha Milagrosa, é hoje um dos grandes centros de peregrinação religiosa. Devotos de Nossa Senhora da Medalha Milagrosa vem de todas as regiões do Brasil à Monte Sião para pedir bênçãos, agradecer e adquirir a Medalha Milagrosa, para se protegerem de males. 
          A devoção a Nossa Senhora da Medalha Milagrosa começou em 27 de novembro de 1830, quando a Virgem Maria apareceu a Catarina Labouré, uma humilde noviça francesa na Capela das Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo, em Paris.
          Na visão da noviça, a virgem apareceu com túnica branca com manto azul, mais justa e um cinturão na cintura. Trazia a letra “M”, sobre a letra, a cruz de Cristo e embaixo, os corações de Jesus e de Maria. Na visão da noviça, Maria estava sobre um globo pisando numa serpente e segurando outro globo menor com as mãos, oferecendo-o a Deus em gesto de súplica. (na foto acima do Thelmo Lins o interior do Santuário de Nossa Senhora da Medalha Milagrosa em Monte Sião MG)
          Ainda segundo Cataria Labouré, a Virgem Maria lhe deu a seguinte ordem:” Mandar fazer uma medalha conforme este modelo”. E promete: “As pessoas que trouxeram com fé e confiança receberão graças especiais”.
          Com a descrição da aparição da Virgem Maria, feita pela noviça, e obedecendo sua ordem, foi cunhada esta medalha que passou a ser considerada milagrosa, popularmente chamada de Medalha Milagrosa e sendo difundida pelo mundo. A visão de Catarina Labouré se transformou em imagem e altares, com a mãe de Jesus sendo retratada de acordo com os relatos da visão da noviça.
          O altar do Santuário de Nossa Senhora da Medalha Milagrosa em Monte Sião (na foto acima do Thelmo Lins) é fiel a descrição da visão da noviça francesa. Além disso, Monte Sião foi a primeira cidade do mundo a ter uma igreja dedicada a Medalha Milagrosa. Por isso a cidade é um dos mais importantes centros de peregrinação religiosa do país.
Turismo e atrações
          As fábricas e lojas de malhas além da fábrica de porcelana azul e branca são as maiores atrações de Monte Sião. São cerca de 800 malharias espalhadas por toda a cidade e os turistas podem ainda visitar as dependências da fábrica de Porcelana Monte Sião. (na foto acima do Marcos Pieroni, a loja da fábrica)
          Tem ainda como atrativos o Museu Histórico e Geográfico, Mirante da Santa (na foto acima de Elpídio Justino de Andrade), o Santuário de Nossa Senhora da Medalha Milagrosa e o Mosteiro da Santíssima Trindade, além de outras charmosas igrejas como a Igreja do Rosário, de Nossa Senhora Aparecida e de Santa Terezinha.
          Além disso, a cidade é bem estruturada, com um excelente comércio, produção caseira de doces, quitandas e cachaças, artesanato, lindas e bem cuidadas praças como a Praça Prefeito Mário Zucato (na foto acima de Marcos Pieroni) e ruas bem cuidadas como por exemplo Rua dos Guarda-Chuvas (na foto abaixo de Marcos Pieroni) e ruas com árvores “vestidas” em tricô.
          Monte Sião conta ainda com uma boa estrutura de prestação de serviços, eventos e atendimento ao turista. A cidade conta ainda com uma boa rede hoteleira e gastronômica, além de acesso rodoviário bem fácil, tendo como base a BR 381 (Fernão Dias).
          O município de Monte Sião conta com belezas naturais como cachoeiras, paisagens com matas nativas, nascentes, montanhas e serras, além da agricultura e pecuária com destaque para o cultivo da cana-de-açúcar, milho, soja, mexerica, laranja, uva, mandioca, banana, feijão, noz e principalmente café arábica (na foto acima de Marcos Pieroni e abaixo do Elpídio Justino de Andrade, panorâmica da cidade).
          Seja para o turismo religioso, de negócios, ecológico ou cultural, Monte Sião te espera de braços abertos.

0 comentários:

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Facebook

Postagens populares

Seguidores