Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

terça-feira, 8 de fevereiro de 2022

O charme, requinte e a arte das Aldravas

(Por Arnaldo Silva) Aldrava é um objeto hoje pouco conhecido e pouco visto, já que foi substituído ao longo do tempo pela campainha e interfone. Também chamadas de aldrabas, são aqueles charmosos batedores que ficam nas portas dos velhos casarões de nossas cidades históricas.
          Feito em ferro, metal ou em bronze, tem o formato de argola ou mesmo, alguns acompanhados de detalhes artísticos. São fixadas por parafusos às portas e batentes das casas. (imagens acima de César Reis, de aldravas em Tiradentes MG)
          A aldrava tem a função usada por visitas para chamar o dono da casa. Basta fazer movimento batendo com a argola na madeira da porta, que fará um barulho, alertando o dono da casa quando alguém chegasse. Servia ainda para trancar as portas por fora. (na fotografia acima de Arnaldo Silva/@arnaldosilva_oficial, uma aldrava com fechadura, fotografada numa rua em Ouro Preto MG. O saquinho pendurado acima é de pão, deixado pelo padeiro)
Origem Greco-Romana
          Tem origem na Grécia e Roma, na Idade Média. Foi por séculos, um prático sistema de anunciar a chegada de alguém.
          Aldrava ou aldraba vem do Árabe Ad-Dabbã, que significa ferrolho. Foi desenhada para ser tranca e também, para bater na porta. O próprio dicionário da língua portuguesa define aldrava como: “Peça de ferro, com que se bate às portas, a que se prende, para chamar”. (Na imagem acima de César Reis, uma aldrava em Tiradentes MG)
As primeiras aldravas
          Em sua origem eram bem rústicas, em formato de argola simples e sem detalhes. Foi no período neoclássico que as aldravas começaram a serem feitas em ferro fundido, recebendo ainda detalhes artísticos, feitos pelas mãos de renomados artistas europeus. (na foto acima, aldrava em estilo rural, na porta da casa da Regina Kátia na Flórida/USA)
          De rústicas, as peças ganharam detalhes artísticos, inicialmente inspirados na arte egípcia. Com isso, as aldravas ganharam formas de flores, animais, seres da mitologia, mãos e cabeças de homens e mulheres, medusas e esfinges. (na imagem acima, aldrava em estilo rural na porta da casa de Regina Kátia/@reginasfarm)
          Coube aos artistas italianos e espanhóis dar mais charme, glamour, beleza e requinte às aldravas, transformando-as em magníficas e impressionantes obras de arte, presentes até hoje nas cidades turísticas da Itália e Espanha, bem como em toda a Europa. 
Na América Latina e Brasil
          As aldravas foram introduzidas na América Latina pelos colonizadores espanhóis e no Brasil, pelos portugueses, decorando casarões coloniais construídos nesse período, principalmente nas cidades históricas mineiras. (fotografia acima de César Reis em Tiradentes)
          Em cidades como Diamantina, Mariana, Paracatu, Congonhas, Ouro Preto, Serro, Sabará, Caeté, etc., as aldravas podem ser vistas ao andar pelas ruas dessas cidades.
Esquecidas no século XX
          Os portugueses introduziram em Minas Gerais e no Brasil, seu estilo arquitetônico, com os casarões construídos rente às calçadas. As aldravas, bem trabalhadas, com ricos detalhes artísticos, estavam sempre presentes nas residências da fidalguia e também, da população em geral. (na foto acima de Arnaldo Silva/@arnaldosilva_oficial, aldrava na porta de um dos quartos da Casa dos Contos em Ouro Preto MG e ainda em Ouro Preto, duas aldravas com fechadura, fotografada pelo Alexandre Pastre)
          A mudança no estilo arquitetônico e posição das casas mudaram a partir do século XX. Hoje, as casas não são mais construídas rente aos passeios. As portas das casas, passaram a ser substituídas por portas em metal e as casas separadas da calçada por muros e varandões.
          No lugar das aldravas, graças à popularização da eletricidade, surgiram as campainhas e interfones modernos. Com isso, a peça ficou no passado e até o nome aldrava, passou a ser desconhecido pela maioria.
          Mesmo quem tem ou já viu aldrava, não sabia que o nome da charmosa peça é Aldrava.
Ainda existem
          As aldravas são até os dias de hoje fabricadas por empresas de fundição. As aldravas mais antigas e bem trabalhadas artisticamente, podem ser encontradas em antiquários.
          Aldrava hoje é um objeto decorativo, que dá mais charme e nostalgia à uma casa, principalmente se esta for em estilo colonial e barroco.

0 comentários:

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Facebook

Postagens populares

Seguidores