Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

segunda-feira, 8 de junho de 2020

Caldas: a Festa do Biscoito, turismo e vinho

(Por Arnaldo Silva) A tradição de fazer biscoitos de polvilho saiu das senzalas do século 18 em Minas Gerais para a nossa mesa. Os escravos preparavam os biscoitos, assando-os em fornos de barros para comerem.
          O cheiro e sabor do biscoito agradaram aos senhores, se popularizando, se transformando em tradição, ao longo de 300 anos. O biscoito de polvilho é hoje uma das principais quitandas mineiras. Só perde em preferência para o pão de queijo. (na foto acima a biscoiteira Cidinha/foto arquivo Prefeitura Municipal/Divulgação e abaixo, a biscoiteira Nair/foto Portal Descubra Minas)
          A tradição de fazer biscoitos em forno de barro, da mesma forma que há 300 anos, sobrevive em várias cidades mineiras, entre elas, Caldas, uma das mais antigas cidades mineiras, fundada em 27 de março de 1813.
          Com cerca de 15 mil moradores, Caldas é também uma das mais charmosas cidades de Minas Gerais. 
          Em Caldas, os segredos da culinária mineira, principalmente da arte de fazer biscoitos são transmitidos e preservados de geração em geração. (fotografia acima: Prefeitura Municipal/Divulgação - Festa do Biscoito)
          A tradição doceira e queijeira também são preservadas na cidade. Os doces e os queijos são divinos, bem como os vinhos finos produzidos na cidade vem se destacando a cada ano pela qualidade.
          Há mais de duas décadas, Caldas realiza a tradicional Festa do Biscoito, que acontece nos quatro fins de semana (sexta, sábado e domingo) do mês de julho. O evento é realizado em Pocinhos do Rio Verde, charmoso distrito e estância hidromineral, apenas quatro quilômetros do centro de Caldas. (na foto acima e abaixo, biscoitos feitos durante a Festa do Biscoito de Caldas. Foto arquivo/Prefeitura Municipal)
          A Festa do Biscoito é um dos mais importantes eventos gastronômicos e culturais de Minas Gerais, atraindo gente do Brasil inteiro para conhecer o modo tradicional de se fazer biscoitos, que são feitos durante a festa em fornos de barro instalados nas barracas, na presença dos visitantes. 
          Durante os dias de festa, são feitos mais de quatro mil biscoitos. Além da receita do tradicional biscoito de polvilho, alguns biscoitos são feitos com recheios como de pernil, calabresa, queijo, frango, etc. Uma novidade que agrada em muito os visitantes. 
Uva e vinho
          Durante a festa o visitante pode conhecer, além dos biscoitos, queijos artesanais, bem como licores, doces, compotas e, vinhos produzidos nas vinícolas da cidade e na Estação da Epamig (na foto acima Erasmo Pereira/Epamig), poderá conhecer o artesanato local que é riquíssimo. 
          A festa ainda é abrilhantada com vários shows, apresentações artísticas, espetáculos de dança, oficinas culinárias e outras atividades culturais. Tanto na cidade, no distrito de Pocinhos ou nas cidades vizinhas, o visitante encontrará ótimas pousadas e hotéis, bem como restaurantes de cozinha típica. (fotografia acima do Portal Descubra Minas)
          A Festa do Biscoito é tão importante para o município e região que foi tombada em 2013 como Patrimônio Imaterial de Caldas.
A Festa da Uva
          Além da Festa do Biscoito, Caldas ainda promove a Festa da Uva, em janeiro, com baile com eleição e coroação da Rainha da Uva com desfile em carros alegóricos pela cidade, exposição de uvas e produtos agroindustriais, comidas típicas, vendas de uvas, shows musicais e outras atividades culturais durantes os dias de evento.
          O visitante poderá ainda conhecer o Campo Experimental da Epamig em Caldas, podendo visitar ainda os parreirais, a vinícola e a adega. (na foto acima de Erasmo Pereira/Epamig)
Festas religiosas
          Durante o ano acontece em Caldas tradicionais festas religiosas como Folia de Reis, Reinado de Nossa Senhora do Rosário e da Padroeira, Nossa Senhora do Patrocínio.
          Outra festa tradicional em Caldas é a Festa do Arraial que acontece no feriado de Corpus Christi. É um evento que mostra todo o artesanato e gastronomia da cidade, tendo ainda concurso de dança de quadrilha, show musicais, apresentação de grupos de teatro. (foto acima: Portal Descubra Caldas)
          Em Caldas, o turista, além de poder apreciar vinhos de excelente qualidade, como o da foto acima, feita pela Ascom/Epamig e de outras vinícolas da cidade, além de aproveitar para conhecer as belezas naturais e arquitetônicas da cidade.
Principais pontos turísticos de Caldas
-  Igreja Matriz de Nossa Senhora do Patrocínio e o quadro da Anunciação, pintado pelo artista plástico sueco Frederick Westin (Estocolmo 1782-1862). (fotografia acima: Portal Descubra Caldas)
- A Casa da Cultura (na foto acima/Portal Descubra Caldas)
-Igreja de Nossa Senhora do Rosário (na foto acima/Portal Descubra Caldas)
- A Fazenda da Epamig 
- A Pedra do Coração e Capela de Santa Bárbara (na foto acima de Johny Mazzilli/Portal Descubra Caldas)
-  Pedra Branca, Pedra do Tripui, Morro Grande e a Pedra do Frade (na foto acima/Portal Descubra Minas)
-  Morro do Galo e Igreja de Santa Terezinha (na foto acima/Portal Descubra Caldas).
- O distrito de São Pedro de Caldas (na foto acima/Portal Descubra Caldas)
- O Balneário de águas medicinais de Pocinhos do Rio Verde, onde estão concentradas as principais fontes de água do município. (na foto acima/Portal Descubra Minas)
- Córregos, nascentes, rios e várias cachoeiras paradisíacas (como a Cachoeira da Saudade, acima. Foto: Portal Descubra Minas).
- O charmoso distrito de Pocinhos do Rio Verde (na foto acima: arquivo: Prefeitura Municipal)
Descubra Caldas
          Caldas é um convite especial para os amantes gastronomia mineira, da natureza, esportes radicais e do romantismo, regado a um bom vinho e ao calor de lareiras. É um convite à saúde, proporcionada por suas águas medicinais. (na foto acima a cidade de Caldas/Portal Descubra Caldas)
          Uma cidade tradicional, com cenários idílicos em sua arquitetura e natureza, além de oferecer uma boa qualidade de vida a seus moradores, bem como possuir uma boa estrutura urbana para receber os visitantes. 
          O povo de Caldas é hospitaleiro e acolhedor. Descubra Caldas!
Pontos de referências
           Caldas foi fundada em 23 de março de 1839, é uma das mais antigas cidades do Sul de Minas. Está a 1300 metros de altitude acima o nível do mar e faz divisa com os municípios de Andradas, Poços de Caldas, Ibitiúra, Santa Rita de Caldas, Campestre e Bandeira do Sul.
Distância de Caldas das capitais:
- Belo Horizonte/MG – 464 km
- Rio de Janeiro/RJ – 460 km
- São Paulo/SP – 266 km
- Brasília/DF – 910 km
- Vitória/ES – 888 km
- Curitiba/PR – 637 km
Distância de Caldas para as cidades-polos regionais
- Poços de Caldas – 32 km
- Pouso Alegre – 75 km
- Uberaba – 400 km
- Juiz de Fora – 412 km
- Viçosa – 524 km
- Campinas – 172 km
- Ribeirão Preto – 232 km

Um comentário:

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Facebook

Postagens populares

Seguidores