Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

quarta-feira, 10 de junho de 2020

Conheça a cidade de Delfim Moreira

(Por Arnaldo Silva) Aos poucos, as cidades da Serra da Mantiqueira, vem se revelando para os mineiros e brasileiros. Com a “descoberta” de charmosas, pacatas e atraentes cidades na região, bem típicas do interior mineiro, turistas de todo o Brasil vêm à Minas conhecer vivenciar a vida no nosso interior, com simplicidade, hospitalidade, culinária , belezas arquitetônicas e naturais mineiras. (foto acima e abaixo de Geraldo Gomes)
          São cidades pequenas, emolduradas por belas paisagens, montanhas, cachoeiras, trilhas, mirantes, fazendas centenárias, culinária típica, tradições culturais e religiosas preservadas, igreja matriz, uma singela praça com coreto, um casario charmoso em redor, bares rústicos e até as antigas vendas onde se encontra de tudo, principalmente os nossos queijos e a famosa cachaça mineira, produzida em todas as cidades do Estado.
          Uma dessas cidades é Delfim Moreira, pequena cidade a 1200 metros de altitude, com cerca de 8 mil habitantes, na divisa com os municípios de Maria da Fé, Marmelópolis, Wenceslau Braz, Itajubá e também com os municípios paulistas de Campos do Jordão, Cruzeiro e Piquete. (foto acima de Geraldo Gomes)
          Sua arquitetura é diversificada por ser eclética e atraente, com construções coloniais, outras com traços do ecletismo do início do século 20. Chama atenção para construções no estilo tirolês, que é um estilo que mescla traços da arquitetura alemã com traços arquitetônicos austríacos, como se pode ver na foto acima do Geraldo Gomes, uma construção em estilo tirolês, com telhado 3 águas, e abaixo, casarão em estilo colonial, com telhado 4 águas. Na cidade há ainda construções modernas. Essa mescla de estilos arquitetônicos diversos, faz da pacata e charmosa Delfim Moreira, uma das mais belas cidades de Minas Gerais. (na foto abaixo, de Geraldo Gomes, ao fundo se vê a Fundação ROGE e a Escola Agropecuária)
           O nome da cidade é em homenagem ao advogado e político Delfim Moreira da Costa Ribeiro, (Cristina, 7/11/1868 – Santa Rita do Sapucaí, 1/07/1920), que foi deputado, secretário de Estado, Governador de Minas Gerais, vice-presidente da República, assumindo a presidência em 15 de novembro de 1918, com a morte do presidente Rodrigues Alves, vítima da Gripe Espanhola. Ficou no cargo até 28 de julho de 1919. 
          O município de Delfim Moreira está a 485 km de Belo Horizonte, com acesso pela BR-381 e MG-350. De São Paulo são 261 km, com acesso pela Via Dutra até o km 188, entrando na BR-459 entre Lorena e Itajubá e por fim, pegando a MG 350. (foto acima de Geraldo Gomes) 
          A história de Delfim Moreira tem início em meados do século 18 com a chegada de bandeirantes paulistas à região, em busca de ouro. Foi distrito de Itajubá, tendo sido emancipada em 17 de dezembro de 1938. Delfim Moreira guarda relíquias e história dos tempos antigos. (foto acima de Geraldo Gomes) O município foi um dos marcos da produção agrícola mineira como a produção de batata, leite e em especial, de marmelo, um dos destaques do município entre 1940 a 1970, tendo inclusive a cidade sediada uma das fábricas da Cica, para a produção da marmelada
            Atualmente, a cidade mostra ter um enorme potencial turísticos, graças ao frio, às suas belezas naturais como cachoeiras, rios e matas nativas, bem como charmosas, sua culinária, em destaque a famosa sopa de marmelo (na foto acima enviada pela Edméia Alkmin), patrimônio imaterial do município. A cidade possui ainda aconchegantes pousadas e hotéis, que atendem a todos os gostos e bolsos.
O SÍTIO SERRA DOURADA
          No bairro do Rosário, distante 9 km do Centro de Delfim Moreira, está o Sítio Serra Dourada. Emoldurado pela beleza das paisagens e montanhas da Serra da Mantiqueira. No sítio são produzidos desde 2010, mais de 40 espécies de hortaliças, azeitonas e frutas como morangos, maçãs, pêssegos, dentre outras espécies. A produção é destinada aos mercados Rio de Janeiro, São Paulo e com entregas de Cestas Orgânicas para consumidores na Região do Sul de Minas e no Vale do Paraíba, em São Paulo. Detalhe que a produção do Sítio é toda orgânica, destacando o Azeite ExtraVirgem Rosarium, atualmente um dos dois azeites no Brasil com certificado orgânico.
          Com o grande fluxo de visitantes, desde 2017 o sítio passou a oferecer café na roça. Ao mesmo tempo que conhecem as dependências do local, o visitante pode saborear as quitandas típicas da culinária mineira, num ambiente agradável, com construção em estilo tirolês. 
          Agora em 2019, o visitante tem a opção de hospedagem. Um chalé que comporta dois casais ou pequeno grupo de visitantes, está a disposição. Um motivo a mais para visitar o lugar e contemplar a beleza do pôr do sol, as estrelas e vislumbrar com o amanhecer na Serra da Mantiqueira. Mais informações, agendamentos de visitas e hospedagens podem ser obtidas pelo whatsapp: 35 9 9945477. (Fotos do Sítio Serra Dourada enviadas pelas Edméia Alkmin)
A TRUTA DA MANTIQUEIRA        
          Em Delfim Moreira e também nas cidades da Mantiqueira, existem diversos criatórios de trutas, peixe que se adaptou muito bem à região devida sua condição climática, altitude e topografia, sendo uma das principais fontes de rendas de famílias da região da Mantiqueira. Além de proporcionar belos pratos (na foto acima de Tonebide Maciel Silvério, enviada pela Edméia Alkmin), atrai visitantes para conhecer os criatórios e experimentar os pratos com a truta da Mantiqueira. 
O AZEITE E A FAZENDA VERDE OLIVA
          No município se destaca também a produção de azeite extra virgem, reconhecido e premiado no Brasil por sua altíssima qualidade, baixa acidez e por ser orgânico, tendo sido o primeiro azeite orgânico do país e agora com o selo Demeter, que é o selo biodinâmico. (foto acima de Mateus Ribeiro) É o primeiro azeite extra virgem biodinâmico do Brasil. Além de oliveiras, na fazenda são cultivadas outras frutas orgânicas. A fazenda recebe visitantes de segunda a sexta-feira, que poderão conhecer as dependências da fazenda e o processo de produção do azeite. As visitas são agendadas com antecedência. Mais informações no site: fazendaverdeoliva.com.br 
A CERVEJARIA ARTESANAL KRAEMERFASS
          Outro destaque em Delfim Moreira é a micro cervejaria Kraemerfass. Foi fundado pelo empreendedor Newton Litwinsky, cuja família é, de Santa Maria/RS e União da Vitória/SC, no Sul do país. O empresário instalou em Delfim Moreira sua fábrica de cerveja artesanal, unindo a tradição cervejeira da família, numa construção em estilo Tirolês que mescla a arquitetura alemã com a austríaca. (foto acima e abaixo de Geraldo Gomes)
          A construção inclui a fábrica de cervejas, um bar e restaurante, além de adega para as cervejas, produzida de acordo com a Reinheitsgebot de 1516, a Lei de Pureza da Baviera, sob supervisão do mestre cervejeiro, Evandro Zanini, de Treze Tílias/SC. 
PRINCIPAIS PONTOS TURÍSTICOS
FRIO: Cachoeiras, trilhas, rios, montanhas, matas nativas, arquitetura, manifestações populares e festas religiosas e folclóricas são atrativos de Delfim Moreira, além do frio, que atrai amantes do inverno para a cidade. As temperaturas ficam bem abaixo de zero, principalmente na zona rural onde oscila entre zero a – 8 graus, como pode ver na foto acima do Matheus Ribeiro, um dia de geada em maio de 2020, quanto os termômetros marcaram -7,2 graus. (foto acima de Mateus C. Ribeiro) 
FAZENDA DA BARRA: Construída no período da Escravidão em estilo português, é a mais antiga do município e uma das mais antigas da região. (foto acima de Geraldo Gomes)
NINHO DA ÁGUIA: É um dos principais atrativos turísticos do município por possuir várias quedas d´água formadas ao longo do trecho do Rio Santo Antônio, ilhas naturais, mirantes, piscinas formadas pelas águas do rio, além do acesso ser mais fácil e por trilhas, ótima para os amantes de uma boa trilha. No local tem estacionamento, bar, restaurante e área de lazer. (foto acima de Tonebide Maciel Silvério, enviada pela Edméia Alkmin)
MOSTEIRO DE SANTA MARIA DE SERRA CLARA: 
          Rodeado por belíssimas paisagens, com pomares, capela, jardins encontra uma belíssima construção, em estilo europeu. O lugar é calmo, tranquilo e transmite uma sensação de paz incrível. Construído para ser um mosteiro, abrigou a congregação dos Monges Beneditinos, tendo sido desativado e posteriormente, restaurado e adaptado para ser um hotel. Todas as características  originais do Mosteiro foram preservadas. Hoje é um dos mais aconchegantes e charmosos hotéis de Minas Gerais. (Foto acima e abaixo enviada pela Samanta Saran)
          Com o nome de Hotel Histórico AMSC, recebe grupos de interesse comum e promove eventos próprios. Cercado de belas paisagens da Serra da Mantiqueira, com vista para o vale da Água Limpa, oferece infraestrutura para atividades ao ar livre, salão multifuncional, capela memorial, 40 leitos, refeitório, 3 fontes, jardins internos e externos, cachoeiras privativas seguras, próprias para banho. (foto abaixo enviada pela Samanta Saran)
          Lagos, florestas, trilhas e cavalgadas para os mais aventureiros e um Spa para promoção do bem estar integral.
A FAZENDA BOA ESPERANÇA
          São 211 hectares com trilhas para Trekking, 7 cachoeiras em meio a Mata Atlântica nativa preservada. Lugar ideal para relaxar e descansar da vida agitada dos grandes centros. 
          Essa é a fazenda Boa Esperança, hoje um hotel fazenda que oferece conforto e o romantismo das serras mineiras. Além das belezas naturais, confortáveis, sauna e charmosos chalés, com vista para montanhas, piscina de água quente, com vista para na beira do rio, garantem inesquecíveis e românticos momentos. Lugar ótimo para casais apaixonados, em lua de mel, para quem gosta de estar em convívio pleno com a natureza ou mesmo para  comemorações de aniversário, casamento, etc. 
          A beira da Cachoeira Boa Esperança está o restaurante da Fazenda, servindo a comida típica mineira, valorizando o uso de alimentos orgânicos e também a deliciosa truta espalmada servida com batatas rústicas, uma das especialidades da Fazenda.
          Como bons mineiros, as riquezas produzidas no município são valorizados e prestigiadas,  podendo ser encontrados na Fazenda as trutas, azeites, pães, queijos, doces, geleias, frutas e verduras, laticínios, e toda a produção artesanal da região.  
As fotos do Hotel Fazenda Boa Esperança foram enviadas pela Samara Pineche. Informações e contatos da Fazenda pelos WhatsApp : +55 35 99720 8659 ou pelo pelo e-mail contato @fazendaboa.com
OUTROS ATRATIVOS DE DELFIM MOREIRA
          Além desses atrativos, o turista tem como opção conhecer o Hotel Fazenda Pousada do Barão: Túnel do Barreirinho; Parque da Cachoeira do Itagybá: Parque Cruz das Almas; Cruzeiro do Salto Mirante da Pedra Malhada; Mirante Cruzeiro do São Bernardo e Igreja Matriz de Nossa Senhora da Soledade. (mais informações sobre a cidade podem ser obtidas na Secretaria de Turismo e Cultura: 35 3624-1679)

8 comentários:

  1. A Serra da Mantiqueira torna o sul de Minas uma das melhores regiões do Brasil pra viajar, é o lugar que mais gosto de ir...

    ResponderExcluir
  2. Adoro o sul de Minas amo de paixão

    ResponderExcluir
  3. Ninho da Águia representa um sonho de um empreendedor que contagiou sua descendência em busca de aliar vida saudável, sustentabilidade e desenvolvimento econômico.

    ResponderExcluir
  4. O Sul de Minas Gerais, além de ser um lugar geograficamente privilegiado por suas características serrana e muito próxima de grandes centros, traz o aconchego junto a uma culinária maravilhosa, produtos de uma cultura tipica regional, em sua maioria da agricultura familiar, produzidas localmente, com qualidade que mantem o diferencial sabor mineiro. Eu gosto muito do Sul de Minas Gerais, e provavelmente retorno a morar em uma dessas belas cidades!

    ResponderExcluir
  5. Sou de Delfim Moreira... único Ubirajara de toda a região rsrs
    Tenho saudades e muito orgulho de ter nascido lá...no Cá Aquém De ou Caquende rsrsrs

    ResponderExcluir
  6. Bons tempos passados em delfim. Nasci nesta cidade e morei lá até os meus 17 anos. 20 anos se foram desde que fui trilhar outros rumos, mas retorno todo ano para ver familiares e descansar um pouco. Cidade agradável, povo bacana... que Deus continue abençoando este lugar e sua população!

    ResponderExcluir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Facebook

Postagens populares

Seguidores