quarta-feira, 16 de outubro de 2019

Um dos pães mais gostosos do mundo, diz CNN

Compartilhe:

Entre os 50 pães mais gostosos do mundo está o tradicional pão de queijo de Minas Gerais, segundo a rede de TV norte-americana CNN. 

A eleição dos melhores 50 pães do mundo foi promovida pela empresa dos Estados Unidos, em homenagem ao Dia do Pão, comemorado no mundo inteiro no dia 16 de outubro de cada ano. A empresa promoveu uma eleição em nível mundial, já que a emissora de TV tem sedes em vários países do mundo. Entre os 50 pães mais gostosos do mundo eleitos pela emissora, o Brasil se fez presente com o nosso pão de queijo.

Ao explicar o que é pão de queijo na divulgação do resultado da eleição, a CNN citou a mandioca como a base da produção da iguaria, afirmando que “é a base para uma das guloseimas mais saborosas do Brasil, um pãozinho de queijo cuja crosta crocante dá lugar a um interior macio e levemente azedo”. 

Não se sabe ao certo a origem dessa quitanda mineira. Acredita-se que sua origem é do século XVIII e começou na região Sul de Minas. Há quem diga que a origem é na região do Serro, na Serra do Espinhaço. A única certeza é que o pão de queijo é criação genuinamente mineira.

O pão de queijo está presente na mesa mineira há quase 300 anos e faz parte da identidade de Minas Gerais. É impossível falar de Minas, sem falar de pão de queijo. Apesar de ser mais famoso pão dos mineiros, apenas a partir de 1950 que a iguaria mineira se tornou popular no Brasil, sendo um de seus maiores divulgadores, o ex-presidente Juscelino Kubistchek. Hoje está presente na vida de todo o brasileiro e do mundo, já que o nosso pão de queijo rompeu as fronteiras nacionais e está na Europa, Estados Unidos e na China e outros países. 


O segredo para um pão de queijo perfeito além do queijo é o polvilho. O polvilho doce, que é o polvilho não fermentado, por isso fica com um sabor adocicado, deixa o pão de queijo mais denso e bem uniforme. Já o polvilho azedo, que é o polvilho fermentado, faz com que o pão de queijo cresça mais e fique mais seco depois de frio. 
(Por Arnaldo Silva com fotografia enviada pela Aline Marques do Cantinho de Minas em São João Batista do Glória MG)

Nenhum comentário:
Faça também comentários