Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

quarta-feira, 23 de outubro de 2019

A Matriz de Santo Antônio de Pádua em Santa Bárbara

(Por Arnaldo Silva) Fundada em 1704, Santa Bárbara é uma das mais antigas cidades mineiras. Distante apenas 105 km de Belo Horizonte, faz divisa com os municípios de Alvinópolis, Barão de Cocais, Catas Altas, Caeté, Itabirito, Mariana, Ouro Preto, Rio Acima, Rio Piracicaba e São Gonçalo do Rio Abaixo. A cidade tem hoje, segundo o IBGE, 30.466 habitantes em 2022. (foto acima de Thelmo Lins)
     É uma das mais belas e importantes cidades históricas de Minas Gerais com construções do século 18 e 19 muito bem preservadas. Em destaque para o Hotel Quadrado, a sede da Prefeitura, a antiga Cadeia Municipal, a Pharmacia Sant´Anna (hoje Museu do Judiciário Municipal), o Chalé Barroco, a Casa da cultura, a Igrejinha de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, o casario colonial da Rua Rabelo Horta, capelas, igrejas e uma beleza natural incrível, com paisagens deslumbrantes. (foto acima de Thelmo Lins)
     O grande destaque de Santa Bárbara é sem dúvida a Matriz de Santo Antônio, construída em 1724 no estilo setecentista, que era o movimento artístico predominante na Europa no século 18, introduzido no Brasil pelos construtores portugueses na construção de igrejas e casarões. O interior da Igreja conta com arte sacra de grandes escultores da época e mestres da pintura, como Mestre Ataíde. É sem dúvida alguma uma das mais belas e impactantes construções do século 18. (na foto acima de Elvira Nascimento, a Matriz e ao fundo a Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos)  
     Em 1821, Dom frei José da Santíssima Trindade, então Bispo de Mariana, em visita pastoral à cidade, ficou perplexo com a beleza do templo dedicado a Santo Antônio, considerando a Matriz de Santa Bárbara como a mais linda que visitou até então. (foto acima e abaixo de Thelmo Lins)     
     E até hoje a igreja continua assim, linda, preservada, bem cuidada e impressionando os visitantes desde a sua fachada, com sua portada bem talhada, torres, cúpula e pilastras e cunhas de madeira, bem como seu interior com as pinturas do Mestre Ataíde e toda obra talhada, bem como a beleza dos seus seis altares no estilo barroco e rococó, bem como os adornos e detalhes muito bem trabalhadores que formam o conjunto da Matriz. Uma verdadeira obra de arte que impressiona. (foto acima de Gislene Ras)  
     Os estilos setecentistas, barroco e rococó estão presentes na Igreja de Santo Antônio devido às reformas e reconstruções nos últimos séculos. Por isso é uma igreja singular, com os estilos de época presentes em seu exterior e principalmente no interior do templo. (foto acima de Gislene Ras)
     A Igreja de Santo Antônio de Pádua em Santa Bárbara não é apenas uma igreja, é uma verdadeira obra de arte. (foto acima de Elvira Nascimento) E esta espetacular obra de arte merece ser vista por todos que amam a história, bem como a riqueza da arquitetura do século 18 e 19. 

Um comentário:

  1. Minas é o estado que mais gostaria de conhecer. Aproveitei e dei uma boa caminhada.

    ResponderExcluir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Facebook

Postagens populares

Seguidores