Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

terça-feira, 3 de abril de 2018

Um relato sobre Minas e os mineiros

(Por Arnaldo Silva) Paisagens europeias, do Oriente Médio, dos Estados Unidos e Canadá sempre encantam e criam sonhos de uma viagem inesquecível. Mas se olharmos no mapa e apontarmos o dedo para Minas Gerais, perceberá que temos belezas similares e outras tantas belezas que só existem em Minas.
          Minas Gerais é um mini Brasil e um mini mundo. Tudo que tem no Brasil tem aqui em Minas, devido as divisas geográficas do Estado com estados com características diferentes e por ter recebido um diferenciado contingente de imigrantes, sejam latinos, árabes, judeus, europeus e orientais. É estado mais montanhoso do país, de maior altitude. É o que tem mais cidades no país. São 853 municípios. (moradores de Catas Altas MG, Região Central em registro de Elvira Nascimento)
          Grand Cânyon dos Estados Unidos? Temos vários cânions em Minas também. (na foto acima, os cânions de Furnas em Capitólio MG, de autoria do Pedro Beraldo)
          Cidades ricas e desenvolvidas, temos também. Vilas e cidades com características europeias? Claro que temos. Cidades históricas? Nossa, como temos! (na foto acima do César Reis, bichinho, distrito de Prados MG)
          Paisagens deslumbrantes, serras, montanhas, calor e frio, temos muito mais belas até.
          Antigas vendas e vilas interioranas típicas? Temos e nem imagina quanto. (na foto acima Alexa silva, a Venda do Zeca na Serra do Cipó, na ativa desde 1911)
          Ah, você gosta de cordilheira? Mas aqui tem também. Aliás, é a única cordilheira que existe no Brasil. Estou falando da Cordilheira do Espinhaço. São 1000 km de extensão sequente, iniciando na parte Central de Minas, se estendendo até o Sul da Bahia. Imagina só percorrer mil quilômetros na nossa cordilheira. (foto acima de Tom Alves/@tomalvesfotografia da Cordilheira do Espinhaço na Região Central)
          Além disso, Minas Gerais tem diferenciais. São características que são somente encontradas em Minas e com os mineiros. Nossos queijos e nossa rica culinária são únicas no mundo. Não tem igual. Nossa hospitalidade, simplicidade, tradições, cultura, folclore e música também. O mineiro é singular, não tem igual. (na foto acima de Eduardo Guimarães, terno de Congada em Dores do Indaiá MG)
          Minas Gerais é o estado que tem mais cavernas e grutas no país. São 8854 cavernas catalogadas. O segundo estado é o Pará, com 2.630 e o terceiro, a Bahia, com 1.692 cavernas. (na foto acima do Thelmo Lins, a Gruta Rei do Mato em Sete Lagoas)
          Aqui em Minas temos os biomas Cerrado, Mata Atlântica e Caatinga. Cada bioma com suas características diferentes. Que luxo isso! Pra quê então ficar sonhando com Dubai, França, Londres, Canadá? Sonhe com Minas, em conhecer Minas.
          Quem gosta de frio e arquitetura em estilo europeu? Sabia que Minas tem tanto lugares gelados com geadas e temperaturas abaixo de zero grau, como exemplo Monte Verde, Delfim Moreira, São Lourenço, Maria da Fé, a mística São Tomé das Letras e Marmelópolis no Sul de Minas. (na foto acima da Mônica Milev, Monte Verde e abaixo de Sérgio Mourão/@encantosdeminas, Lavras Novas)
          Tem ainda Lavras Novas, distrito de Ouro Preto, Conceição do Ibitipoca, distrito de Lima Duarte, Diamantina, Barbacena e Tiradentes, cidades bem frias como outras tantas.
          Quer conhecer castelos em estilo medievais, suntuosos palacetes? Em Minas Gerais tem e muitos. (na foto acima de Thiago Perilo, o Palácio da Liberdade em Belo Horizonte)
          E o que comer? Em Minas tem de tudo e mais um pouco. Seja a cozinha alemã, italiana, oriental, judaica, árabe, latina, francesa. Aqui tem sim e claro, a cozinha barroca e tricentenária de Minas Gerais. (na foto acima do Fabrício Cândido, a vila italiana de Maringá de Minas, distrito de Bocaina de Minas, no Sul de Minas. O lugar é repleto de restaurantes com comida mineira e italiana)
          Em Minas o turista experimenta a cozinha mineira de verdade: pão de queijo, pastel de angu, biscoitos, roscas, geleias, broas, doce de leite, goiabada cascão, tropeiro, vaca atolada, tutu e tantos outros. Ah, feito no fogão a lenha e na panela em pedra sabão. (na foto acima do Carlos Oliveira, a cozinha de Igarapé MG, feita para o projeto Igarape Bem Temperado)
          Outra coisa, a culinária mineira não se resume a 10, 15 ou 20 pratos. Desde o século XVIII, até os dias de hoje, são mais de 650 pratos variados da cozinha mineira. Uma variedade enorme de doces, quitandas, licores, e cachaças e tantos outros pratos salgados da nossa cozinha.
          Tem os mais populares, mas tem outras centenas de pratos que você sequer sabia que existia. Só vindo em Minas para saber e experimentar. Sem contar os nossos queijos, premiados no mundo inteiro. São mais de 50 tipos de queijos Minas diferentes, presentes em todas as regiões mineiras. (na foto acima da Carla Costa/@carlajgcosta, o Festival das Quitandas de Congonhas MG)
          Gosta de curtir e apreciar lagos? Sabia que o Lago de Furnas possui Com 1.406,26 km² e 3.500 km de perímetro. É o maior lago em extensão do Estado e um dos maiores lagos artificiais do mundo. (parte do lago de Furnas em Guapé MG com registro do Carias Frascoli)
          E praia? Aqui tem também, não do mar, mas com tantos rios, praias fluviais, formadas ao longo do leito dos nossos rios, são encontradas por toda Minas Gerais. (na foto acima de Igor Messias, a praia formada pela Cachoeira do Telésforo, em Conselheiro Mata, distrito de Diamantina)
          Sem contar cachoeiras, com seus poços de águas limpas e cristalinas. Segundo a Secretaria de Turismo de Minas, o Estado de Minas possui milhares de cachoeiras, sendo 1175 cachoeiras cadastradas na setor. (na foto acima do Luís Leite, a Cachoeira da Maria Augusta em São João Batista do Glória MG)
O melhor de Minas é o mineiro!
          Vivenciar Minas e os mineiro é sentir a simplicidade de seu sorriso, seu abraço caloroso e apertado, é ser sempre bem-vindo, nunca esquecer de Minas e querer voltar sempre.
          É aquele jeitin bem charmoso de falar, é ouvir aquele “fica mais um  tiquim sô, vou passá um cafezin” que ninguém resiste.
          É aquela prosa boa que nos deixa sentado no banco da praça, horas a ouvir.
          Isso é Minas, é a nossa Minas Gerais, nossa casa que te recebe de braços e sorrisos abertos.
          É a nossa Minas urbana, Minas caipira, Minas do artesanato, da cultura, da história do Brasil.
          Minas é o mundo, é o mundo da gente! É o nosso mundo. Venha pra Minas!

6 comentários:

  1. já estive la,bom demais.bom pra alma.pra mente.pro corpo..

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Qual o lugar da primeira imagem? ...é que está sem legenda.

    ResponderExcluir
  4. Vale lembrar também que no outono ou inverno, em Maria da Fé, a cidade mineira mais fria, ocorre a florada das cerejeiras. E além de Monte Verde, Senador Amaral e a vila Capão Redondo (município de Itamonte), estão acima de 1.500 metros de altitude; são ótimas opções para turistas que gostam de frio.

    ResponderExcluir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Facebook

Postagens populares

Seguidores