Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

quarta-feira, 7 de fevereiro de 2018

Rua Direita: entenda o porque muitas ruas tem esse nome

(Por Arnaldo Silva) Quem conhece as cidades históricas mineiras e brasileiras, percebe que nelas há algo em comum: a Rua Direita. Toda cidade antigamente tinha que ter uma rua com esse nome. Diamantina, Ouro Preto, São João Del Rei, Tiradentes, Sabará, Serro, Santa Luzia, etc. 
          Era geralmente a principal rua da cidade e onde moravam as famílias mais ricas. Literalmente, não é direita, é toda sinuosa, poucas ruas com esse nome são em linha reta. Mas por que antigamente toda cidade tinha que ter uma rua com esse nome? (na foto acima de Robson Gondin a Rua Direita em Santa Luzia e abaixo, do Barbosa, a mesma rua, já próxima a Matriz de Santa Luzia MG)
          Nominar de Rua Direita a principal rua da cidade é costume que veio de Portugal, com os colonizadores. Não importa se a rua é reta ou não, sendo a principal rua da cidade, tinha que se chamar Rua Direita e geralmente ficava à direita da principal igreja local. (na foto acima do Barbosa, a Rua Direita em Santa Luzia MG)
Origem em interpretação bíblica
          Ficava sempre à direita da principal igreja devido influência religiosa na vida das pessoas. A crença que Jesus está à direita de Deus, e na visão deles, quem tinha Jesus em sua vida, estaria  à direita de Deus também, depois que morresse. 
          Essa crença foi fortalecida quando, segundo a Bíblia, Saulo de Tarso, a caminho de Damasco, teve um encontro com Jesus, perdeu a visão. Atônito e confuso, com o que lhe acontecera, recebeu a ordem de Jesus para que fosse para a cidade de Damasco e aguardasse, que lhe seria dito o que fazer.
          
Saulo foi levado a casa de um homem chamado Judas. Em Damasco, vivia um discípulo chamado Ananias. A esse discípulo, Jesus chamou em uma visão e ordenou que fosse visitar um homem de Tarso, chamado Saulo, que estava enfermo, ordenando que orasse por ele. 
          E disse-lhe o Senhor: Levanta-te, e vai à rua chamada Direita, e pergunta em casa de Judas por um homem de Tarso chamado Saulo; pois eis que ele está orando. E numa visão ele viu que entrava um homem chamado Ananias, e punha sobre ele a mão, para que tornasse a ver. Atos 9, 11-12.
          Fez isso e Saulo recuperou a visão e saúde, tornando-se cheio do Espirito, passando a ser, Paulo, o apóstolo.
          Essa passagem está no capítulo 9 no livro de Atos dos Apóstolos, no Novo Testamento. A partir desse relato, os povos antigos acreditavam que a cura e bênçãos divinas estavam na rua Direita e vivendo ou estando sempre nesta rua, receberiam o enviado do Senhor Jesus. 
          Por isso que em todas as cidades antigas, tinha uma rua chamada Direita e uma igreja, que ficava à direita dessa rua, simbolizando a casa onde Paulo estava e recebeu a visita de Ananias. Ruas chamadas Direita, eram as preferidas dos mais ricos da época, que construíam seus suntuosos e luxuosos casarões, nessas ruas.
Rua Direita em Minas
          Em Diamantina, a Catedral de Santo Antônio fica na Rua Direita. (na foto acima de Giselle Oliveira) Quem vai à Tiradentes, para ir até a Igreja do Rosário, tem que pegar a Rua Direita. Em Santa Luzia, a Matriz de Santa Luzia fica na Rua Direita. Em Mariana a Rua Direita te deixa em frente à Igreja da Sé. Uma das mais belas igrejas de Minas, a Igreja de Nossa Senhora do Carmo em São João Del Rei, está na Rua Direita e por ai vai. Muitas cidades históricas mudaram o nome da Rua Direita, como em Grão Mogol, no Norte de Minas, mas mesmo assim, ficou na mente das pessoas mais antigas o nome dessas ruas.
          Por ser uma rua que ficava à direita da principal igreja e onde moravam os ricos, eram bem cuidadas e bem calçadas. Tinha os melhores casarões e o calçamento em pedra sabão ou pedras comuns chamadas de "pé-de-moleque" eram impecáveis, diferente das outras ruas, dos menos ricos, que não tinha um acabamento tão fino. Isso se percebe andando pelas ruas das cidades históricas. (na foto acima da Ane Souz, a Rua Direita de Ouro Preto, que em seu traçado original, do século XVIII, ligava a Matriz do Pilar, a mais rica nos tempos da antiga Vila Rica, à praça principal da cidade, hoje, Praça Tiradentes)
          Quando andar pelas ruas das cidades históricas, com esse nome, saiba que por essas ruas de calçamento liso e bem feitos e casarões suntuosos, milhares de escravos foram usados no trabalho. Centenas de pessoas influentes passaram por essas ruas. Centenas de vidas diferentes em épocas diferentes viveram nesses casarões. Nessas ruas, cada centímetro, cada parede, tem uma rica história para contar, a história de Minas e do Brasil. (na foto acima do César Reis, a antiga Rua Direita de São João Del Rei MG, hoje, rua Getúlio Vargas)

12 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Traduzindo, é mais uma superstição religiosa que remonta o tempo em que Portugal "mandava" no Brasil.

    ResponderExcluir
  3. Na capital do meu distrito a cidade de Leiria tem a sua rua direita em frente à Sé.
    Há muitas cidades em Portugal que tem a sua rua Direita, estão sempre nas zonas históricas das cidades, e como todas as construções, de casas, casarões, palácios e monumentos foram os pedreiros , carpinteiros e outros ofícios conhecedores desta arte da construção, também relevo os artistas que contruiram realmente obras eternas que gostamos de admirar.

    ResponderExcluir
  4. A referência biblica é Atos 9 e Jesus falou a Ananias que fosse a Rua Direita para curar Paulo que, estava orando e teve a visão de um homem que o curava chamado Ananias.

    ResponderExcluir
  5. Ótimo texto! Bastante esclarecedor sobre a curiosidade do nome da rua direita e como herdamos essa cultura de Portugal, uma pequena correção; O Livro de Atos 9, diz que um homem, chamado Ananias, teve uma visão, e Jesus, nessa visão orienta Ananias a buscar a casa de um homem chamado Judas onde estava São Paulo, que ainda era Saulo, Em uma casa onde o nome da Rua era a Direita. Saulo tinha ficado cego enquanto estava seguindo de Jerusalém para Damasco com o objetivo de perseguir os judeus que estavam seguindo a Cristo.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Existem algumas inconsistências mas o fundo histórico é esse aí mesmo.
    Vejam que em um parágrafo cita " Rua Direita GERALMENTE ficava à direita da principal igreja local." e no parágrafo seguinte ..." Ficava SEMPRE à direita da principal igreja"
    A conversão de Saulo é narrada no capítulo 09 onde que ele foi procurado por um certo Ananias na Rua Direita de Damasco, e este lá esteve afim de recuperar lhe a visão e posteriormente para torna lo cristão batizado - ATOS 9- 10,11-
    Interesse que este relato nos mostra o uso do nome Rua Direita ainda no primeiro século Ac. Mostra força da tradição e religiosidade, pois esse costume foi trazido pelos portugueses e manteve-se até os dias atuais.

    ResponderExcluir
  8. Gostaria de comentários dos amigos. A posição da rua direita é à direita do observador que está de frente para a porta da igreja? É à direita da igreja como se ela estivesse "olhando" para as pessoas que estão no pátio à frente dela? Lembrem-se que Jesus Cristo está à direita de Deus e, portanto, à nossa esquerda se considerarmos que estamos olhando Deus de frente.

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Que eu aprendi/saiba Rua direita se relaciona ao "direito" da lei mesmo, as coisas certas/direitas pois ligava a camara de justiça onde ocorriam os julgamentos ate a cadeia. Em Ouro Preto pelo menos da certinho esta teoria.

    ResponderExcluir
  11. Em relação a Rua Direita da cidade de São Paulo, seguiu o mesmo objetivo?

    ResponderExcluir
  12. A rua fica à direita da igreja principal. Mas como se define o sentido da rua pra se definir isso? Se estou indo em uma direção, a igreja ficaria à direita, e no sentido contrário ficaria à esquerda.

    ResponderExcluir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Facebook

Postagens populares

Seguidores