Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

domingo, 24 de setembro de 2017

Lajedão: o tesouro de Minas em Matias Cardoso

(Por Arnaldo Silva) A mais antiga cidade mineira, onde foi erguida a Igreja de Nossa Senhora da Conceição, a primeira igreja construída em Minas Gerais, Matias Cardoso, no Norte de Minas, distante 693 km de Belo Horizonte é também banhada pelo Rio São Francisco e cheia de belezas naturais. Belezas estas encontradas nos Parques Estaduais Lagoa do Cajueiro, Verde Grande, a Reserva Biológica do Jaíba e a APA Lajedão, criada em 1988. (fotografia acima de Manoel Freitas)
          Ocupando uma área de 12 mil hectares, o Lajedão impressiona pelas formações rochosas, mesmo com o cenário totalmente inóspito e árido do sertão, o local abriga uma rica fauna e flora. São 31 espécies de anfíbios, 47 espécies de répteis, 196 de aves e 73 espécies de mamíferos, catalogados, além do Lajedão ser o único ecossistema exclusivamente brasileiro. (fotografia acima de Manoel Freitas)
          Os contornos e esculturas rochosas naturais do Lajedão são únicas, não tem igual no mundo, bem como a riqueza e beleza da flora nativa, que nasce entre a dureza das rochas. (fotografia acima de Manoel Freitas)
A cidade de Matias Cardoso
          Matias Cardoso conta com cerca de 12 mil moradores. A cidade é pacata, seu povo acolhedor e hospitaleiro. Seu nome é em homenagem ao bandeirante Matias Cardoso, que se estabeleceu na região na segunda metade do século XVII. 
          A cidade (na foto acima de Manoel Freitas) preserva em sua arquitetura, um pouco dos primórdios de Minas Gerais, expressado na sua matriz, dedicada a Nossa Senhora da Conceição. A igreja é a trisavó de Minas, o primeiro templo religioso erguido no Estado e uma das joias da história de Minas Gerais. 

2 comentários:

  1. Estou encantada.Que paisagem é esta?Viva nosso chão brasileiro!

    ResponderExcluir
  2. Que lindo.....!
    Gostei e deu vontade de conhecer essa beleza!

    ResponderExcluir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Facebook

Postagens populares

Seguidores