Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

terça-feira, 12 de setembro de 2017

Rejuvenesça nas águas medicinais de Caxambu

(Por Arnaldo Silva) Caxambu, no Sul de Minas, é uma das mais importantes estâncias hidrominerais do Estado, conhecida também por "Cidade das Águas", está distante 384 km da Capital, fazendo divisas com os municípios de Baependi, Pouso Alto, Soledade de Minas, e Conceição do Rio Verde. 
          Suas águas ficaram famosas a partir de 1868, quando a Princesa Isabel esteve no local para tratar de sua infertilidade. As águas fizeram bem à Princesa que teve filhos após o tratamento com as águas medicinais de Caxambu. Tal fato repercutiu na Côrte e atraiu atenção de todo o país para a cidade. A partir de então, grande número de visitantes começaram a chegar a Caxambu, em busca de suas águas medicinais, na intenção de buscar cura para enfermidades. (fotografia acima de Marcelo Santos)
          Em Caxambu estão 12 fontes de águas carbogasosas com diferentes composições químicas, concentradas no Parque das Águas Dr. Lisandro Carneiro Guimarães (na foto acima do Thelmo Lins). É a maior concentração de águas carbogasosas do planeta. O alto poder medicinal, diurético e desintoxicante dessas águas, atraem turistas o ano todo, vindos de todo o Brasil e de outros países.
          Além das águas medicinais e a beleza do Parque das Águas,  o turista encontrará uma cidade com várias atrações como teleférico (na foto acima de Thelmo Lins), belas igrejas, museu, mirante. 
          Pode-se ainda fazer passeios a cavalo, de charrete e passeios de bicicleta por trilhas ecológicas. A cidade tem belas paisagens naturais, com cachoeiras e montanhas lindas, além de uma rica arquitetura urbana, que vai do colonial, clássico, neorromântico e eclética. (foto acima de Thelmo Lins)
          A principal atração do Parque das Águas de Caxambu é o Balneário Hidroterápico (na foto acima de @viniciusbarnabe) onde são oferecidos banhos e duchas com águas medicinais, saunas, massagens terapêuticas e tratamentos estéticos Sua construção é datada do início do século XX, projetado pelo arquiteto Alfredo Burnier. A edificação foi construída no estilo neoclássico, ornamentado com vitrais franceses, com pisos vindos da Inglaterra e azulejos vindos de Portugal. (foto abaixo de Thelmo Lins)
          A culinária de Caxambu é rica e saborosa destacando os produtos locais como o doce de leite, ambrosia, geleias, broa de fubá, brevidades, queijos e os principais pratos da culinária mineira. (foto abaixo de Thelmo Lins)
Caso queira mais informações sobre o Parque das Águas, contate a Secretaria de Turismo e Cultura de Caxambu: Tel.: +55 (35) 3341-7378 - E-mail: turismoecultura@caxambu.mg.gov.br

Um comentário:

  1. Caxambu é um lugar encantador porém o balneário está abandonado com mato alto, lixo e a maioria dos banheiros sujos e quebrados.

    ResponderExcluir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Facebook

Postagens populares

Seguidores