Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

sábado, 26 de agosto de 2017

10 lugares em Minas ideais para acampar

(Por Arnaldo Silva) Pra quem gosta de viajar e está a procura de um lugar para acampar entre montanhas, matas nativas e cachoeiras, esse lugar é Minas Gerais. Em Minas o que não falta é lugar para acampar e curtir a natureza. 
          Tem lugares rústicos, sem nenhuma estrutura, totalmente natural, como este espaço registrado pelo Marcelo Santos, que fica ao lado da Cachoeira do Sumidouro em Felício dos Santos MG, mas tem vários outros espaços com boa estrutura como estacionamento, restaurantes, banheiros e chuveiros.
          Segue a lista de 10 sugestões de lugares com boa estrutura e ótimos para acampamento em Minas Gerais. Tem muito mais que 10, mas para não ficar muito longa a lista, listamos apenas 10:
01 - Camping do Tio Zezico na Serra da Canastra
              É uma fazenda que recebe visitantes para camping e desfrutar das águas de um ribeirão, nos fundos da propriedade. Fica apenas 100 metros da estrada, que liga São José do Barreiro à Cachoeira da Cascadanta, em São Roque de Minas. (fotografia acima e abaixo de Nilza Leonel)
          Um lugar paradisíaco, como piscinas naturais de águas limpas e cristalinas, além de um camping com boa estrutura, como banheiros com chuveiro quente. Para passar o dia, cobra-se taxa para usar as piscinas naturais, bem como para acampar.
No camping, tem-se uma vista privilegiada da Serra da Canastra, da Cascadanta, as águas do ribeirão que formam as piscinas naturais. Pode-se ainda conhecer a vida simples da Serra da Canastra, além da culinária e claro, os queijos Canastras. Tudo isso pode ser vivenciadas em um único dia, no Camping. Vale a pena.
02 - Camping do Canarinho em Capitólio
          Bem às margens da rodovia MG-050, entre São José da Barra e Capitólio, o Camping Canarinho é uma opção para quem quer curtir as belezas naturais do Lago de Furnas e dos famosos cânions.
          O camping tem boa estrutura, como área plana e gramada, energia elétrica, banheiros masculinos e femininos, com chuveiro quente, cozinha com pia, fogão e geladeira. Além de sua ótima estrutura, tem as belezas de Capitólio para serem vivenciadas, além dos cânions como cachoeiras, piscinas naturais, mirantes, matas nativas, etc. (fotografia acima de Jefferson Souza dos Cânions)
03 - Camping do Sossego - Bueno Brandão
          Bueno Brandão, no Sul de Minas (na foto acima do Douglas Coltri), conhecida como a "Cidade das Cachoeiras" e por sua exuberante natureza, cultura e tradições gastronômicas, como vinhos, chocolates, licores e cachaças.
          É um paraíso e um convite para quem gosta de acampar. Cidade com ótima estrutura para receber turistas, com opção de acampar como por exemplo, no Camping do Sossego (na foto acima do Douglas Coltri). Um lugar tranquilo, onde o visitante tem o privilégio de conviver com a natureza e belezas da Serra da Mantiqueira.
04 - Camping das Bromélias - Lapinha da Serra
 
          Localizado bem no centro de Lapinha da Serra, distrito de Santana do Riacho MG, a 110 km de BH. em meio ao casario simples da vila das paisagens nativas da Serra do Cipó, o local é bem estruturado, com banheiros masculino e feminino, cozinha coletiva, ducha externa, etc. Só pelas belezas da vila e da Serra do Cipó, vale a pena acampar. (na foto acima de Giseli Jorge, o charme de Lapinha da Serra)
05 - Camping do Noel - São Thomé das Letras
          É um dos mais antigos campings de São Tomé das Letras, no Sul de Minas. Possui ótima estrutura e atendimento como água mineral, de fonte própria, banheiros com chuveiro quente, cozinha comunitária, energia elétrica, área para fogueira, restaurante com cozinha típica, área para fogueira, já que nessa região faz muito frio. (fotografia ilustrativa acima de Jonh Brandão - In Mermoriam)
          Além disso, a área conta com cascata para um relaxante banho, além de campo de futebol e pista de cross para bikes, dentre outros atrativos. Fica na estrada da Serrinha, em Canta Galo, São Tomé das Letras.
06 - Camping O Panorâmico - Aiuruoca
          Localizado bem aos pés da Serra do Papagaio, em Aiuruoca, no Sul de Minas, o camping é dotado de ótima estrutura com áreas para barracas, banheiros masculino e feminino com chuveiro quente, além de cozinha coletiva e área interativa. Conta ainda parceria com restaurante para servir café da manhã, almoço e jantar, para quem preferir. Aiuruoca é show à parte. A cidade é magnífica! (na foto acima de Jerez Costa, o Pico do Papagaio em Aiuruoca MG)
07 - Camping Véu da noiva - Serra do Cipó
          Próximo ao Parque Nacional da Serra do Cipó, em Santana do Riacho MG a 110 km de BH,  o camping é um ótimo lugar para relaxamento em grupos, a sós ou em família, em meio à exuberância nativa da Serra do Cipó, o "Jardim Natural" do Brasil como por exemplo, a Cachoeira Véu da Noiva, próxima ao camping. 
          O Camping Véu da Noiva é um dos mais antigos e bem estruturados da região, desde 1980 em atividade. (na imagem ilustrativa acima do John Brandão - In Memoriam, a MG-10, de acesso à Santana do Riacho, na Serra do Cipó)
          Conta com uma ótima estrutura para camping com piscinas naturais, quadras de areia, restaurante, bar, área com jardins, sala de TV, wi-fi, banheiros com chuveiros, banheiros para deficientes, além de ter capacidade para até 300 barracas.  
08 - Camping Sossego do Jeca - Carrancas
          Carrancas, no Campo das Vertentes, é cenário de novelas, literalmente. Isso porque várias novelas globais, além de cineastas, usam como cenários as belezas naturais da cidade. Se hospedar ou mesmo, acampar entre as cachoeiras e belezas naturais de Carrancas, é vivenciar um verdadeiro oásis.
            Para quem gosta de acampar, a dica é o Camping Sossego do Jeca, muito bem estruturado, com cozinha comunitária, banheiros com chuveiro quente, energia elétrica, wi-fi, além do lugar ser muito bem localizado e arborizado. Fica dentro da cidade, com o visitante podendo com isso, desfrutar da beleza e encantos da arquitetura de Carrancas, bem como conhecer as belezas naturais, como a Cachoeira da Fumaça (na fotografia acima do Rogério Salgado).
08 - Camping Claro Casa de Pedra - Delfinópolis
          Delfinópolis, no Sudoeste de Minas, é uma das mais belas cidades da Região da Serra da Canastra. Montanhas, cachoeiras paradisíacas, trilhas, poços de águas cristalinas como o poço formado pela pequena queda d´água da Cachoeira do Zé Carlinhos (na foto acima do Wallace Melo). Enfim, Delfinópolis é um pedaço do paraíso em Minas. Vivenciar a natureza, ao ar livre, em acampamento uma experiência única. 
          No município tem o Camping Claro Casa de Pedra, distante apenas 7 km do Centro da cidade. Conta com estrutura para receber mais de 200 barracas em suas duas áreas de campings, além de estacionamento, banheiros com chuveiros quentes, restaurante e lanchonete.
10 - Camping Ibitilua - Conceição do Ibitipoca
 
          A charmosa vila colonial de Conceição do Ibitipoca, distrito de Lima Duarte MG, Zona da Mata, é a porta de entrada para o Parque Estadual do Ibitipoca. (fotografia acima de Raul Mourão da Matriz do distrito)
          O Camping do Ibitulua, é também uma aconchegante pousada. O turista tem como opção, hospedar-se nos chalés ou acampar. A área de camping, conta com uma boa estrutura com banheiros, churrasqueiras, fogão a lenha, duchas, etc. Fica bem no centro de Conceição do Ibitipoca.
Nota: Em todos os 10 lugares para acampar citados acima, cobra-se entradas, serviços e diárias dos visitantes. Verifique as condições e regras dos acampamentos e consulte os preços antes.

5 comentários:

  1. o Camping do Noel é um lugar em São Thomé das Letras que você não pode deixar de ir... A comida da Rô vale a visita, e esse é o camping com melhor estrutura na cidade!

    ResponderExcluir
  2. Três Marias também tem um clube lindo de camping. Informem-se.

    ResponderExcluir
  3. INTERESSANTE MUITOS CAMPINGS MESMO, POR FAVOR NOS MOSTRE LOCAIS PARA KOMBIHOME TAMBÉM. OBRIGADO.

    ResponderExcluir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Facebook

Postagens populares

Seguidores