Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

quinta-feira, 24 de agosto de 2017

As 25 mais belas cachoeiras de Minas Gerais

(Por Arnaldo Silva) Cachoeiras em Minas Gerais é o que não falta. São milhares espalhadas pelos 853 municípios mineiros. Todas lindas mas algumas são especiais, de tirar o fôlego, como esta acima, em destaque, a Cachoeira Beija-flor em Capitólio, fotografada pelo @percio_passeioscapitolio. Selecionamos 25 cachoeiras consideradas as mais lindas de Minas Gerais, sendo algumas delas, cartões postais de várias cidades e do Estado como a Cachoeira da Cascadanta em São Roque de Minas. Conheça as 25:
01 - Cachoeira do Sumidouro em Felício dos Santos MG
          A Cachoeira do Sumidouro (na foto acima de Marcelo Santos) origina-se da nascente do Rio Araçuaí. Fica em Felício dos Santos, no Vale do Jequitinhonha. Tem cerca de  75 metros de altura de queda. É muito procurada pelos praticantes de rapel. Diferente das demais, essa cachoeira não forma um poço em sua queda porque suas águas "desaparecem" ao pé da queda. Por isso o nome de Sumidouro. 
02 - Cachoeira da Estiva em Carvalhos MG
 
           A Cachoeira da Estiva fica no povoado de Franceses, em Carvalho, no Sul de Minas. (na foto acima de Jerez Costa) Cidade famosa por suas trilhas e cachoeiras como a do Funil, dos Franceses e a da Prainha, mas a mais famosa e visitada é a da Estiva com uma queda de 70 metros, formando um poço de água fria e cristalina. Lugar ideal para um piquenique, descanso em família e relaxar, em meio a uma vasta e linda paisagem natural.
03 - Cachoeira das Irmãs em Araguari
          A Cachoeira das Irmãs (na foto acima de Eudes Silva), também chamada de Cachoeira das Freiras, fica em Araguari, no Triângulo Mineiro e distante 36 km da vizinha Uberlândia. É de fácil acesso e uma das cachoeiras mais famosas da região. O local pertence ao Instituto Savério Pestanha onde se localiza o Conventos de Freiras de Araguari. Dai o nome da cachoeira. A cachoeira é formada pelas águas do ribeirão Bom Jardim que despencam de 42 metros de altura em grande volume, formando um poço em redor. Araguari é um município privilegiado por belas paisagem, principalmente lindas cachoeiras.
04 - Cachoeira dos Cristais em Diamantina
          Cachoeira de pouca altura, mas com um poço ótimo para banho. As águas são tranquilas e limpas. É possível nadar até a queda e ficar atrás da cortina de água (foto acima de Edson Zanatto) A Cachoeira dos Cristais fica a menos de 15 quilômetros de Diamantina. Cachoeira de pouca altura, mas com um poço ótimo para banho. As águas são tranquilas e limpas. É possível nadar até a queda e ficar atrás da cortina de água. A Cachoeira dos Cristais fica a menos de 15 quilômetros de Diamantina. 
05 - Cachoeira da Cascadanta em São Roque de Minas
          A Cachoeira Casca D´Anta (na foto acima de Wilson Fortunato) é a maior queda do rio São Francisco e se forma quando o Rio da Integração Nacional deixa o seu "berço" na serra da Canastra, em São Roque de Minas, Sudoeste de Minas Gerais.A região mais importante da Serra da Canastra é a área já regularizada do Parque Nacional, onde se localiza a Cachoeira Casca D’anta, considerada a maior atração da Canastra e pode ser visitada pelo alto da serra ou por baixo, em ambos os casos com acesso relativamente fácil por estradas de terra. A Cachoeira Casca D’Anta tem queda livre de 186 metros.
06 - A Cachoeira do Zé Carlinhos em Delfinópolis MG
          É uma das mais belas cachoeiras de Delfinópólis, no Sudoeste de Minas, com duas quedas, culminando num poço circular de águas verdes, cristalinas, geladas, além de uma praia com areia branquinha. (foto acima de Wallace Melo) Além disso, é rodeada por exuberante paisagem, montanhas, trilhas e vistas espetaculares. A Cachoeira do Zé Carlinho fica em São Roque de Minas, com acesso mais fácil pelo Vale da Gurita, a 25 km de Delfinópolis.  É uma propriedade particular, com acesso pago, sendo recomentado o acompanhamento com guia especializado, que pode ser encontrado com facilidade na cidade. 
07 - Cachoeira do Tabuleiro em Conceição do Mato Dentro
          A Cachoeira do Tabuleiro é uma queda-d'água brasileira, situada na serra do Espinhaço, no município de Conceição do Mato Dentro, na região Central de Minas. É mais alta de Minas Gerais e a terceira maior do Brasil. São 273 metros de queda livre formada a partir de um paredão de beleza monumental. Na parte alta da cachoeira existem outras quedas e lagos e, na parte de baixo, existe um grande poço ladeado por imensos blocos de pedra, com 18 metros de profundidade. (fotografia acima de John Brandão/@fotografo_aventureiro)
08 - Cachoeira da Esmeralda em Carrancas
          Carrancas é uma das maravilhas de Minas, lugar de belezas naturais espetaculares e de cachoeiras paradisíacas como as que formam o Complexo da Zilda, a Cachoeira da Fumaça, a Cachoeira do Grão Mogol, a Cachoeira do Salomão, a Cachoeira do Moinho, o Poço do Coração, dentre tantas outras que fica difícil dizer qual dessas é a mais bonita. Mas Carrancas não pode ficar de fora da lista e representando as belezas da cidade, a Cachoeira da Esmeralda (na foto acima do @vinicusbarnabe). É uma das preferidas dos banhistas e turistas que vem à cidade. Suas águas são limpas, geladas, a mata nativa em redor é esplêndida. O reflexo do sol nas pedras e água, torna sua cor esmeralda mais vibrante e impressionante. 
09 -Cachoeira Grande na Serra do Cipó
 
           A Cachoeira Grande (na foto acima de Tom Alves/tomalves.com.br) é uma das mais belas de Minas e um dos nossos cartões postais. A queda é de apenas 10 metros de altura, mas tem 60 metros de largura e forma uma enorme lagoa, ótima para banhos. Fica em Santana do Riacho a 100 km de Belo Horizonte, na Serra do Cipó. É um local para ficar o dia inteiro, mergulhado na lagoa que as suas quedas formam.
10 - Cachoeira do Bicame em Santana do Riacho
          A Cachoeira do Bicame (na foto acima de Giseli Jorge) fica na Serra do Cipó, em Santana do Riacho MG, a 125 km de Belo Horizonte, numa RPPM (Reserva Particular de Patrimônio Natural). Embora não seja muito alta, é imponente e linda. Fica a 10 km do Centro de Santana do Riacho. Suas águas geladas correm normalmente, mesmo no período da estiagem. Tem a cor caramelo escuro, e sua queda forma um poço profundo , de uma beleza sem igual. O caminho até a cachoeira é estonteante de belo podendo ver, contemplar e fotografar o famoso "mar" de montanhas de Minas e pinturas rupestres.
11 - Cachoeiras dos Cânions de Capitólio 
          Distante 300 km de Belo Horizonte, Capitólio é um dos pontos turísticos mais visitados de Minas Gerais, por causa do lago de Furnas, seus cânions e suas inúmeras cachoeiras, entre elas, a Cachoeira dos Cânions (na foto acima de Marcelo Santos) , que descem pelos paredões numa queda de 50 metros de altura, formando um lindo lago com águas esverdeadas. Para se chegar a esse local, somente de barco ou escuna que partem de Capitólio, na Rodovia MG 050, km 306, na Ponte do Turvo.
12 - Cachoeira do Rio Claro  em Nova Ponte
          A cachoeira do Rio Claro (na foto acima de Eudes Silva), popularmente chamada de Cachoeira da Fumaça, fica em Nova Ponte a 60 km do centro de Uberlândia-MG e 72 km de Uberaba-MG no Triângulo Mineiro. São 43 metros de altura e é considerada a maior vazão de águas do Triângulo Mineiro.
13 - Cachoeira do Caldeirão em Baependi MG
          A Cachoeira do Caldeirão (na fotografia acima de Jerez Costa) é umas das mais belas cachoeiras de Baependi e região Sul de Minas. Sua queda é bem pequena mas volumosa. Suas águas formam uma enorme piscina natural, muito procurada por banhistas nos dias quentes. O local não é muito difícil de chegar, são 28 km de estrada de terra mas sem sinalização. Para quem não é da região, melhor contratar serviços de guias, disponíveis na cidade.
14 - Cachoeira do Sucupira em Uberlândia 
          A Cachoeira de Sucupira (na foto acima de Eudes Cerrado) se localiza a 17 km do centro da cidade, na zona rural, sentido Leste, entre as rodovias BR- 050 e BR- 452. Possui queda d´água de 15,00 m. e com um paredão de 25 a 30 m de largura. Suas águas são claras e sem poluição, servindo como ponto turístico e local de lazer para a população de Uberlândia.
15 - Cachoeira do Serrado em Porteirinha
 
           A Cachoeira do "Serrado" com S mesmo, de serração, (na foto acima de Marcelo Santos) fica em Porteirinha, no Norte de Minas. Estão dentro do Parque Estadual de Serra Nova que além de Porteirinha, fazem parte Serranópolis de Minas e Rio Pardo MG. No meio da da Serra do Espinhaço, uma fenda aberta, dando impressão que foi "Serrada" estão as cachoeiras do Serrado. Não é uma apenas, são várias quedas que formam essa cachoeira, uma das mais belas de nosso Estado. Suas águas são escuras e correm por entre pedras formando excelentes poços para banhos. O complexo das Cachoeiras do Serrado fica a 45 km do centro da cidade pegando a MG 122 e já no parque, concluindo o percurso por estrada de terra. Tem um "atalho" de 25 km por estrada de terra mas não é recomendado por ser estrada ruim, ocasionando dificuldades na direção.
16 - Cachoeira de Carlos Euler
          Carlos Euler é distrito de Passa Vinte, no Sul de Minas, com origem no início do século XX, com a chegada da ferrovia na região. Com linha do trem, foi criada uma estação, um povoado com um charmoso casario em estilo colonial e eclético, hoje um dos patrimônios ferroviários de Minas. Além da beleza de Carlos Euler, sua exuberante natural se destaca, principalmente por uma das mais belas cachoeiras do Sul de Minas, a Cachoeira de Carlos Euler (na foto acima do Rildo Silveira). 
          Fica apenas 5 km da pequena e pacata cidade de Passa Vinte, com cerca de 2 mil habitantes. Do distrito até a cachoeira são 800 metros de trilha e suas águas são limpas, cristalinas e geladas, um convite ao descanso nos dias quentes de verão ou mesmo, relaxamento em dias frios, em torno de uma vasta paisagem Mata Atlântica que circunda a cachoeira. 
17 - Cachoeira Alta em Ipoema
          A Cachoeira Alta (na foto acima de Sérgio Mourão) fica em Ipoema, distrito de Itabira a 98 km de Belo Horizonte. Da praça do distrito até a cachoeira, são 12 km. É uma propriedade particular, com acesso não muito difícil e muito procurada por praticantes de canyoning, banhistas e por quem ama a natureza. Cobram taxa de entrada. São 97 metros de queda de uma das mais belas cachoeiras não só de Minas, mas do Brasil. Fica perto do Povoado São José do Macuco e por isso é chamada também de Cachoeira do Macuco. 
18 - Cachoeira dos Cocais em Coronel Fabriciano
          A Cachoeira dos Cocais fica na Serra de Cocais, em Coronel Fabriciano no Vale do Aço, uma das áreas mais preservadas e lindas de Mata Atlântica em Minas Gerais. Apesar da vegetação densa a área onde está a cachoeira é aberta com muito espaço para banhos. Ao longo do percurso das águas da cachoeira, existem vários poços e pontos onde a correnteza é bem forte, requerendo cuidado com as pedras escorregadias. O local também é procurado para práticas de esportes radicais e fica na zona rural, distante 18 km do Centro de Coronel Fabriciano. (foto da Cachoeira de Cocais de autoria de Elvira Nascimento)
19 - Cachoeira das Maçãs em Cabeça de Boi
          A Cachoeira das Maçãs fica em Cabeça de Boi, distrito de Itambé do Mato Dentro a 120 km de Belo Horizonte. Está situado a 20 minutos do balneário do Intancado. Tem fácil acesso, embora a pessoa terá que caminhar descalça no leito do Rio do Rio Preto e enfrentar algumas pedras pelo caminho. Mas nada que seja empecilho.  A cachoeira é muito linda, com paredões ao redor e um poço raso. Diz a lenda, que um grupo de jovens foi para o local e como estava frio e a água bem gelada, jogaram um saco de maçãs no poço para encorajá-los a entrar na água. A partir dai o nome se popularizou, sendo hoje a cachoeira, um dos lugares mais procurados na região.(foto acima de Sérgio Mourão/Encantos de Minas) 
20 - Cachoeira dos Garcias em Aiuruoca MG
          A Cachoeira dos Garcias (na foto acima de Marlon Arantes) fica em Aiuruoca, no Sul de Minas. É uma das mais belas e mais procuradas da região. São 30 metros de quedas e suas águas formam uma linda piscina natural, perfeita para banhos. O acesso é pela BR 267, a partir do km 5. Até certo ponto o acesso é a pé, mais ou menos 20 minutos. Por ser um acesso difícil, recomenda-se o acompanhamento de guia.
21 - Cachoeira da Jibóia em Uruana de Minas
          A Cachoeira da Jiboia (na foto acima de Eclésio Rodrigues, enviada pelo Gilberto Valadares) é uma queda-d'água situada na divisa dos municípios Unaí e Uruana de Minas no Noroeste de Minas Gerais. Sua queda, com cerca de 144 metros de altura (que atrai praticantes de rapel), termina em um poço com diâmetro de 30 metros que, no inverno, exibe tonalidades esverdeadas. Suas paredes, de vegetação espessa, abrigam centenas de andorinhões.
22 - Cachoeira do Tempo Perdido no Serro
          A Cachoeira do Tempo Perdido fica em Capivari, distrito da cidade do Serro, no Alto Jequitinhonha. É uma das mais belas e mais procuradas da região. Está a 39 km de distância do centro do Serro e apenas 21 km de Milho Verde, o mais famoso distrito do Serro. O caminho é meio difícil mas compensa pela beleza do local, pela água limpa e cristalina e um poço de águas tranquilas, delicioso para um bom banho e suas areias brancas em volta do poço, são um convite para o relaxamento. A cachoeira fica numa propriedade particular e cobram uma taxa de manutenção. (foto acima do Tom Alves/tomalves.com.br)
23 - Cachoeira Rabo de Cavalo em Conc. do Mato Dentro
          A cachoeira é formada pelas águas do córrego do Teodoro, cujas águas despencam de um enorme paredão de rochas e bolos de pedras, por 150 metros de altura, envolta a uma impactante beleza natural formada, por espécies de Cerrado e Mata Atlântica.
          As águas escorrem pelo paredão, formando um poço de águas escuras, limpas e geladas. É a Cachoeira Rabo de Cavalo. Está localizada da no Parque Estadual da Serra do Intendente, em Conceição do Mato Dentro, a 170 km de Belo Horizonte. (fotografia acima de Suellen Rezende)
24 - Cachoeira do Paredão em Guapé
          Guapé é uma cidade turísticas mineira, no Sul de Minas, banhada pelo Lago de Furnas. Além das belezas do lago, em Guapé está o Parque Ecológico do Paredão, formado por uma enorme fenda entre serras, paredões de pedras, mata nativa, trilhas e três belíssimas cachoeiras, (com destaque para esta da foto acima, do @estudioquinas), a Cachoeira do Paredão. Distante apenas 15 km do centro da cidade, na cachoeira o visitante encontra uma boa estrutura, com restaurante, área para camping, banheiro, e churrasqueira.
25 - A Cachoeira da Usina em Conceição dos Ouros
          Casinhas charmosas aos pés da uma imensa cachoeira, mata nativa em redor. É a Cachoeira da Usina, em Conceição das Pedras, no Sul de Minas, a 450 km da capital. Tem esse devido a construção de uma hidrelétrica em meados do século XX, que gerava energia elétrica para Conceição das Pedras, Santa Rita do SapucaÍ, Natércia e outras cidades das redondezas. (fotografia acima e abaixo do José Valmei)
          As águas que despencam a 50 metros de altura, numa largura de 4 metros, em 5 quedas, formam um poço de 20 metros de diâmetro e apenas 30 cm de profundidade. As águas da cachoeira é formada pelo Rio das Pedras e afluentes. No centro do poço, uma pedra enorme permite aos visitantes sentar e ficar admirando a beleza do lugar e ouvir o barulho da queda das águas.
          Foi desativada no final do século passado, restando atualmente um pouco de sua estrutura que conta um pouco de sua história e importância para a região. Como por exemplo as casas dos colonos, as casas de máquina, a casa do diretor da usina e algumas marcas das tubulações das comportas. Com o tempo, algumas construções da época foram demolidas devido a má conservação. (Fotografia acima e abaixo de José Valmei)
          O que restou foi o que a vista veem nas fotos acima. Uma linda vista da estrada com charmosas casinhas brancas ao pé da serra. Essa estrada hoje faz parte do Caminho de Nhá Chica, indo para Natércia. Das casinhas, tem-se uma linda vista da cachoeira e sua beleza em redor. No local, há um espaço gramado muito usado por ciclistas e visitantes que param para descansar e contemplar a beleza do lugar.
NOTA: A maioria dessas cachoeiras estão em Parques Ambientais ou em propriedades particulares. Em algumas, a entrada é gratuita, em outras, são cobradas taxas por visitante. Pesquise antes os preços cobrados e verifique as regras de permanência nos locais.

54 comentários:

  1. Faltou as cachoeiras de jaboticatubas.....

    ResponderExcluir
  2. Não colocou uma das mais belas , cachoeira de três Barras , distrito de CMD uma pena .

    ResponderExcluir
  3. Eu achei muito legal a de pandeiros, em Januária. Ainda, uma que fica em Lassance, cachoeira das palmeiras. Atualmente, com a seca do São Francisco, em Pirapora, forma-se uma cachoeira no meio do rio, que dá pra ir andando, o Caixão. Praticamente no centro da cidade, rss.

    ResponderExcluir
  4. Cachoeira da Estiva em Carvalhos esta entre as mais bonitas do Brasil.

    ResponderExcluir
  5. Uma que gosto muito é pandeiros, em Januária. O rio era enorme.

    ResponderExcluir
  6. Deixaram de lado a belissima Cachoeira do telesforo em Conselheiro mata Distrito de diamantina.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Navegue no portal Soares, principalmente no link Cachoeiras e verá uma matéria exclusiva sobre a Cachoeira do Telésforo.

      Excluir
    2. Ótima lista. Entre as que faltaram está a Pedra Furada em Luminárias

      Excluir
  7. Só não deixar privatizar já tá bão dimais. Ecuidar, né?

    ResponderExcluir
  8. GRANDE, JORNALISTA, ANALISTA E EDUCADORA SOCIAL. SEM OPA E NEM FAROFA, UM DOS MAIORES DOCUMENTÁRIOS JAMAIS POSTADOS EM NOSSOS VEÍCULOS DE COMUNICAÇÃO. ABS DEU E MAZZA.

    ResponderExcluir
  9. Creio que a foto identificada como cachoeira das Andorinhas, na verdade, é a cachoeira dos Cristais, em Diamantina, no parque Biribiri

    BLOG VIAGENS PELO BRASIL

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Karina, pensei o mesmo mas não é, são bem parecidas mesmos mas essa da foto é das Andorinhas mesmo.

      Excluir
  10. Faltou a Cachoeira da Rapadura em Caldas, no Sul de Minas.

    ResponderExcluir
  11. Faltou cachoeira do mangue e do bom despacho em Santa Cruz de Minas e Tiradentes

    ResponderExcluir
  12. muito legal o post. a da fragaria nao podia faltar. tenho algumas cachoeiras mapeadas nas Terras Altas da Mantiqueira. da um olhada : http://www.itamonte.net/portal/cat/cachoeiras-pontos-turisticos/

    ResponderExcluir
  13. Orgulho de ser Mineira. É Nóis Uai!!!!!!

    ResponderExcluir
  14. Faltou a linda Cachoeira de Cocais - Distrito de Barão de Cocais. 😉

    ResponderExcluir
  15. Lindas lindas lindas - Cachoeira Grande no município de Poço Fundo é do mesmo nível destas.

    ResponderExcluir
  16. Belíssimas... só faltou alguma de dores de Guanhães

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A da entrada de Dores é linda, já fotografei ela de pertinho, só que não tem poço para banho abaixo... Parece até ter sido construida nas pedras avermelhadas, pois que lança as águas para longe do paredão...

      Excluir
  17. Penso que a Cachoeira dos Moínhos, em Curumataí Arraial, Buenópolis, merece também um bom destaque, pois que sua queda, no total, chega a quase 200m..

    ResponderExcluir
  18. Muito boa seleção, obrigada! (mas Serro é Alto Jequitinhonha?)

    ResponderExcluir
  19. E O QUE DIZER DAS CACHOEIRAS DO CARAÇA ? CASCATINHA E CASCATONA ?

    ResponderExcluir
  20. Não esqueçamos a das Flores a 2.300 m.alt. no Parque Nacional do Itatiaia talvez a mais fria no inverno

    ResponderExcluir
  21. Faltou a Cachoeira dos Inhames em Pirapama. Com certeza entre as dez mais.

    ResponderExcluir
  22. Faltou também a Cachoeira da Saudade em Caldas - Minas Gerais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faltou também a Cachoeira da Rapadura em Caldas, no Sul de Minas.

      Excluir
  23. Retrato das Gerais, muitas cachoeiras lindas, conheço várias dessa lista. Mas a cachoeira do Bené, em Jaboticatubas, não poderia faltar em nenhuma lista. Sugiro .

    ResponderExcluir
  24. Obrigado por postar minha foto. Jerez Costa. Gratidão. :)

    ResponderExcluir
  25. Faltou a Cachoeira de Cocais no Distrito da Vila colonial de Cocais - Barão de Cocais. Simplesmente maravilhosa!

    ResponderExcluir
  26. Faltou a Cachoeira do Telesforo e a Cachoeira das Fadas em Conselheiro Mata, distrito de Diamantina.

    ResponderExcluir
  27. Vejam essa cachoeira aqui!fica em Joaíma-MG
    https://youtu.be/5rnLtouj4Jc

    ResponderExcluir
  28. Verdade Ramon Senna, exuberante mesmo, nosso tesouro no vale. Achava que era município de Monte Formoso.

    ResponderExcluir
  29. Se fossem colocar todas nao caberia na lista!!! Cachoeira do Pageú Monte Azul, Cachoeira do Itambé, Cachoeira das Andorinhas Itacambira

    ResponderExcluir
  30. Uauuuuu que show,as cachoeiras de Minas é um espetáculo a parte , tive o privilégio de conhecer quatro dessas maravilhas/ Cachoeira grande/ tempo perdido/ cachoeira dos cristais e cachoeira do tabuleiro.

    ResponderExcluir
  31. Uma cachoeira visinha à cabeça de boi chamada cachoeira do chuvisco (rio de peixe/rio preto) em São Sebastião do rio preto um espetáculo

    ResponderExcluir
  32. Faltaram muitas aí..aqui no Norte de Minas na cidade de botumirim tem umas muito lindas

    ResponderExcluir
  33. Fazer uma matéria dessas e deixar a Telésforo de fora é um crime. Se longe a mais top de todas. Conheço maioria delas.

    ResponderExcluir
  34. Não tenho a favorita, pois, todas são belíssimas! !!!!

    ResponderExcluir
  35. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  36. Blz, Casca D'Anta na Canastra é top demais!!!

    ResponderExcluir
  37. Faltaram as cachoeiras Antares e Garganta do Diabo, ambas em São Thomé das Letras

    ResponderExcluir
  38. Cachoeira da Capivara, no alto dos palácios, Serra do cipó

    ResponderExcluir
  39. Ih, faltou a terceira maior cachoeira do Estado de MG, fica em Tombos. E faltou a cachoqiea do Vale Encantado, em.Alto Caparaó, na base no Pico da Bandeira!

    ResponderExcluir
  40. Cachoeira do Boqueirão, serra do Cabral, cidade de Augusto de Lima. Vale a pena conhecer!

    ResponderExcluir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Facebook

Postagens populares

Seguidores