Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

terça-feira, 16 de maio de 2017

8 melhores cidades de Minas para observar estrelas

(Por Arnaldo Silva) Há um consenso de que o céu de Minas Gerais é mais azul, é mais limpo e mais lindo. Quem vem a Minas percebe isso logo de imediato. (foto acima de Tom Alves/tomalves.com.br a noite estrelada com detalhes para as Vassourinhas, no alto da Serra do Espinhaço na MG 010, perto de Conceição do Mato Dentro MG)            Observar estrelas é um dos prazeres do ser humano. Ver a via láctea, a lua e o céu em Minas é uma emoção inexplicável. Temos várias cidades onde podemos observar melhor as estrelas no nosso Estado, listamos apenas 10 dessas cidades onde você pode observar o céu e as estrelas aqui em Minas Gerais.
01 - Milho Verde
Distrito da cidade do Serro,  no Alto Jequitinhonha, a pacata vila (na foto acima de Tom Alves/tomalves.com.br) é um dos mais charmosos destinos turísticos mineiros, pelo charme de seu casario, hospitalidade de seu povo, por sua história e belezas naturais, principais, o céu azul e suas longas e espetaculares noites estreladas. Cercado por montanhas e cachoeiras paradisíacas, Milho Verde tem sua origem no século XVIII e é um dos principais destinos turísticos de Minas Gerais. A vila preserva seu casario e igrejas do período colonial, sendo sua principal igreja, de Nossa Senhora do Rosário, um dos cartões postais de Minas Gerais. 
02 - Itabira
          A terra natal do poeta Carlos Dumond de Andrade, com uma bela arquitetura colonial e eclética, com muitas belezas naturais como como a Mata do Limoeiro, a Pedra da Igreja, a Serra do Bicudo e a Serra dos Alves, além das cachoeiras dos Cristais, do Campo, da Boa Vista, do Limoeiro e do Meio, fica a 110 km de Belo Horizonte e tem aproximadamente 120 mil habitantes. (foto acima de Glauco Umbelino) É considerada pela Revista Galileu como uma das 10 melhores cidades do Brasil para se observar as estrelas.
          Seu relevo é predominantemente montanhoso com cerca de 70 % do seu território coberto por mares de morros e montanhas, 20 % com predomínio de terrenos ondulados, e os 10 % restantes são de lugares planos. A altitude máxima está no Alto da Mutuca, na Serra do Espinhaço, divisa municipal com Jaboticatubas e Nova União, que chega aos 1 662 metros, enquanto que a altitude mínima é de 540 metros e encontra-se no lago formado pela construção da Usina Hidrelétrica de Dona Rita, no Rio Tanque, na tríplice divisa municipal entre Itabira, Itambé do Mato Dentro e Santa Maria de Itabira.  
03 - São Tomé das Letras
          Cidade tipicamente serrana, com ares místicos, arquitetura em pedras, lembrando as construções medievais e com ares bem interioranos, tem cerca de 8 mil habitantes. Foi construída sobre um imenso depósito de quartzito do neoproterozoico, chamada de "pedra de São Tomé", utilizado na pavimentação das laterais de piscinas, calçamento de ruas e no artesanato da cidade. São Tomé das Letras tem em média 8 mil habitantes. (foto acima de Robson Rodarte) A 1.440 metros de altitude, é um das melhores localidades mineiras para observar estrelas e o pôr do sol, atraindo todos os dias, dezenas de pessoas para o topo da cidade, que ficam horas no local, observando estrelas, a lua, o sol se pondo ou nascendo e também na expectativa de ver OVNI´s.
04 - Brasópolis
          Brasópolis tem aproximadamente 20 mil habitantes e fica no Sul de Minas, na Serra da Mantiqueira. Cidade pacata, bonita, bem cidade, dotada de uma ótima infraestrutura urbana e uma natureza exuberante em sua volta. Na cidade encontra-se o Observatório do Pico dos Dias (foto acima de Valéria Gonçalves da Silva/ enviada por Cássia Almeida), coordenado pelo Laboratório Nacional de Astrofísica, que, além de ser um dos símbolos da cidade, é um ponto turístico pela vista maravilhosa, além de propiciar ótimas condições para observar planetas e estrelas.
05 - Serra da Piedade
          A Serra da Piedade (na foto acima de Clésio Moreira) é uma formação rochosa situada em Caeté MG, a 55 km de Belo Horizonte, com acesso pela BR 381, sendo a continuação da Serra do Curral. Com 1.746 metros de altitude e ventos constantes, que faz da Serra um lugar extremamente frio no inverno, com fortes geadas e temperaturas próximas a zero grau, é um dos mais belos atrativos de Minas, atraídos não só pelas beleza do lugar, mas pela fé, já que é na Serra da Piedade que se encontra o Santuário de Nossa Senhora da Piedade. No topo do maciço rochoso, antes da chegada ao santuário, está o Observatório Astronômico da UFMG e os radares do CINDACTA, que monitoram os céus da região.
06 - Alto Caparaó
          A cidade tem aproximadamente 8 mil habitantes e está a 997 metros de altitude. (foto acima do Guia de Turismo Sairo Guedes) É bela, singela e pacata. Pertence a Zona da Mata Mineira, próximo a divisa com o Espírito Santo. No município ficam localizados o Pico do Cristal com 2.770 metros de altitude e o lado mineiro do Pico da Bandeira, com 2.891,98 metros de altitude, o ponto mais alto de Minas Gerais e o 3° mais elevado do Brasil, localizado na divisa com o município capixaba de Ibitirama. 
07 - Bocaiuva
          Bocaiuva, conta com cerca de 55 mil habitantes, sendo uma das cidades com melhor infraestrutura urbana do Norte de Minas. (foto acima de Eduardo Gomes) Bocaiuva ficou famosa no mundo a partir de 1947, quando militares e cientistas Norte Americanos, entre eles, o engenheiro e físico estadunidense Lyman James Briggs, diretor do National Bureau of Standards e que liderou a equipe do National Geographic Society, e o astrônomo belgo-americano George Van Biesbroeck, que confirmou a Teoria da Relatividade, em 1952, chegaram à cidade para observar e pesquisar o eclipse lunar que aconteceu naquele ano. Segundo os Americanos, Bocaiuva é o melhor local do mundo para se observar o eclipses.       
08 - Serro e Santo Antônio do Itambé
          Os municípios do Serro e Santo Antônio do Itambé, abrigam um dos mais belos picos de Minas Gerais: o Pico do Itambé com seus 2002 metros de altura, na Serra do Espinhaço. O céu, as estrelas e a lua tem uma vista linda, nesses municípios, mas do alto do Pico do Itambé, a noite estrelada é deslumbrante. (foto acima de Glauco Umbelino no alto do Pico do Itambé) Também chamado de “teto do sertão mineiro”, o Itambé é um dos pontos mais altos da Serra do Espinhaço e do interior mineiro. 

9 comentários:

  1. Bueno Brandão também tem um céu maravilhoso para observação.

    ResponderExcluir
  2. o céu de Paraisópolis estava limpo e lindo no final de semana passado... maravilhoso para quem tem sensibilidade para enxergar o que de fato é belo nessa vida!

    ResponderExcluir
  3. São Thomé das Letras, sul de Minas Gerais é Mágicka e Maravilhosa.

    ResponderExcluir
  4. Astronomia é comigo mesmo. Vou preparar minha mochila, meu telescópio de 80mm
    e partir prá lá.

    ResponderExcluir
  5. Andrelândia sul de minas o céu mais lindo que já vi

    ResponderExcluir
  6. Eu fiquei hipnotizada. O céu de Minas é indescritível, muito lindo!aEu o vi em São Tomé das Letras e em Nepomuceno. Inesquecível!

    ResponderExcluir
  7. Ja obsrvei isso tambem. Fui na cidade de Prata leste de minas....o cé lindo a noite. Em Valadares tambem.

    ResponderExcluir
  8. Observei o ceu mais lindo mundo, totalmente estrelado na roça de Campo Belo MG. Registrei na memoria pra sempre.

    ResponderExcluir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Facebook

Postagens populares

Seguidores