O encanto da arte da Pintura Bauern

O nome bauernmalerei quer dizer bauern – camponesa e malerei - pintura (em alemão), por isso podemos dizer que essa é a técnica de pintura camponesa alemã. Muito difundida em seu país, essa técnica foi desenvolvida por artesãos do povo, numa época de pós-guerra, quando as pessoas simples procuravam imitar os nobres, que reformavam e pintavam seus palacetes, contratando artistas reconhecidos para decorá-los. 
Como as pessoas comuns não tinham como contratar artistas, elas mesmas pintavam e decoravam suas casas (sobretudo os detalhes de madeira de suas casas) pintando com motivos florais, pássaros, frutas e figuras humanas seus móveis, armários, portas e janelas
O estilo Bauernmalerei surgiu no século XVII e XVIII na Áustria, Alemanha (região da Baviera) e Suíça. 
O termo se traduz como pintura campestre e era feita por artesãos. Pintavam não só os móveis , mas também portas , janelas das casas, floreiras, ferros, latões, garrafas, panelas. 
O tema favorito eram os ramos de flores, mas também podemos encontrar peças com motivos religiosos ou cenas da vida cotidiana.

Artistas mineiros e brasileiros usam essa técnica costumeiramente em latões de leite, peças de cerâmicas ou outro tipo de material. É uma linda arte.
Arte do artista plástico Rui de Paula
Arte do artista plástico Robson Neves

Nenhum comentário:

Postar um comentário