Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

terça-feira, 8 de novembro de 2016

16 apaixonantes cidades da Serra da Mantiqueira

(Por Arnaldo Silva) A Serra da Mantiqueira é uma cadeia de montanhas que fica no Sul de Minas Gerais, se estende para SP e Rio de Janeiro. É uma das mais belas regiões do Brasil, onde concentra-se as cidade de maior altitude em Minas Gerais e também as mais frias e com grande número de cachoeiras. Sua belezas, arquitetura e singela das cidades atraem todos os anos casais e amantes da natureza para passeios, férias, lua de mel ou mesmo para viver nas pacatas e charmosas cidades no alto das montanhas mineiras. São passeios incríveis, em lugares de tirar o fôlego, realmente inesquecíveis.(na foto acima de Marlon Arantes, Aiuruoca MG). Nesse post, você irá conhecer 15 cidades da Serra da Mantiqueira.
01 - Marmelópolis
          A 1277 metros de altitude está Marmelópolis. Uma cidade que lembra uma pequena vila portuguesas, essa é Marmelópolis, uma das menores cidades de Minas, com 3.200 habitantes, segundo o IBGE, com grande destaque para seu inverno congelante, mas é congelante mesmo gente! (na foto acima de Jair Antônio Oliveira) Para espantar o frio, tem na cidade a Sopa de Marmelo, já que a fruta é uma tradição na região. Ainda hoje é.
           Plantações de marmelo vem sendo recuperadas e ampliadas, com o retorno do plantio do marmeleiro no município. A fruta é tão importante que todos os anos acontece a Festa do Marmelo, geralmente em maio, com exposição dos derivados da fruta, do artesanato local e da culinária, destacando os queijos, doces diversos e a truta, muito comum na Mantiqueira mas em Marmelópolis tem um preparo especial.
02 - Aiuruoca
          A 989 metros de altitude está Aiuruoca, uma das mais charmosas e atraentes cidades da Serra da Mantiqueira, onde vivem pouco mais de 6 mil pessoas, todos simpáticos, gentis, hospitaleiros, que recebem muito bem os visitantes. Na cidade se destaca seu carnaval, um dos melhores da região, sua gastronomia tipicamente mineira, seu casario e casarões em estilo colonial. A matriz de Nossa Senhora da Conceição, datada de 1726, é uma joia da história mineira. Aiuruoca se destaca ainda na produção de azeites e queijos de qualidade, com destaque para o Queijo Prato, herança da presença dos imigrantes dinamarqueses na região. (na foto abaixo, de Marlon Arantes, vista parcial de Aiuruoca)
          A natureza em Aiuruoca é um verdadeiro espetáculo, um convite total ao descanso, sossego, relaxamento. Pra quem gosta de esportes radicais, o município tem estrutura para as práticas de Rapel, canyoning, escalada, tirolesa, rapel guiado, off-road, mountain bike, mini-rafting, rafting, boia cross. São mais de 80 cachoeiras paradisíacas, picos, como o do Papagaio e pousadas aconchegantes, sofisticadas e requintadas, tanto na área urbana, quanto na zona rural e totalmente integradas às belezas naturais da Serra da Mantiqueira. 
03 - Pedralva
          A 911 metros de altitude está Pedralva (foto acima de Leonardo Souza/@jleonardo_souza_srs), cidade com 10.760 habitantes, segundo o IBGE, conhecida no Brasil como "Cidades dos Gêmeos" por ter números bem acima da média nacional de gêmeos que nascem na cidade. É uma das cidades mais charmosas, destacando como toda cidade da Mantiqueira, por suas paisagens e cachoeiras paradisíacas. 
          Pedralva se destaca ainda pelo seu rico artesanato, produção de cachaça, doces e queijos de qualidade e pelos eventos sociais e religiosos que acontecem durante o ano como a festa do padroeiro São Sebastião, em janeiro, Carnaval, o aniversário do município em 7 de maio e o Pedrock, com apresentação de bandas, que acontece em julho de cada ano.
          Outro destaque de Pedralva é o Pedrão, charmoso distrito rodeado por montanhas (na foto acima de Rinaldo Almeida) muito procurado por turistas que vem à cidade subir à Serra do Pedrão para praticarem voo livre, trekking e alpinismo. Pedralva ainda tem como atrativos o sitio arqueológico da Gruta do Badulaque, cachoeiras, rios, lagos e a Serra da Pedra Branca, um dos pontos mais altos do município, atingindo 1848 metros de altitude.
          Outro destaque de Pedralva é o povoado de Furnas (na foto acima de Fernando Campanella) um bucólico, pitoresco, charmoso e privilegiado lugar, aos pés da serra, rodeado por belíssimas paisagens e um casario simples, singelo, que mais lembra um presépio. 
04 - Alagoa
          A 1132 metros de altitude está Alagoa (na foto acima de Rildo Silveira), com apenas 2749 habitantes, segundo o IBGE. Alagoa é conhecida pelo seu famoso queijo Alagoa produzido nas propriedades rurais do município. Queijo fino, de alta qualidade, premiado no exterior e centenário, introduzido na cidade pelos imigrantes italianos no início do século XX.
          Os queijos de Alagoa, com qualidade e sabor únicos, só é encontrado em Alagoa, graças ao clima, relevo e altitude da região. Além de ser uma região queijeira oficial, com o nome de Região Queijeira Alagoa, produz queijos tipo parmesão, além de outros tipos de queijos mineiros, em especial os queijos D´Alagoa, do produtor Osvaldo filho e o Queijo da Fazenda Bela Vista, medalhistas no último concurso do Mondial du Fromage, realizado na França.
          Cidade tranquila, com pouco menos de 3 mil habitantes é uma das menores cidades de Minas Gerais, porém uma das mais frias do Estado, com temperaturas próxima a zero grau ou abaixo, durante o inverno. Alguns festejos durante o ano movimentam a cidade como a Semana Santa, Torneio Leiteiro - ExpoAlagoa, Nhá Chica, Natal e Reveillon.
05 - Maria a Fé
          Maria da Fé tem 14.247habitantes, segundo o IBGE e está a 1.258 metros de altitude, (na foto acima de Leonardo Bueno). É a cidade mais fria do Estado de Minas Gerais. No dias mais frios de inverno, as temperaturas mínimas sempre são abaixo de 0°C, com geadas frequentes. 
          Além do frio nos dias de inverno, a florada das cerejeiras são atrativos imperdíveis. Espalhadas por toda a cidade, encantam todos pela beleza da florada, que acontece sempre no início do inverno e se estende até meados de julho (foto acima de Rinaldo Almeida) Outros atrativos de Maria da Fé são: a Matriz de Nossa Senhora de Lourdes cidade, a Igreja Matriz de Nossa Senhora de Lourdes, com ornamentação interna impressionantes, feitas pelos artista plástico italiano Pietro Gentilli; Centro Cultural, onde estão disponíveis informações históricas e turísticas sobre o município e também a Casa do Artesão, um espaço criado para a exposição de trabalhos de artesanato da cidade; a fazenda experimental da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas (EPAMIG), empresa que se destaca nas pesquisas, sendo de grande importância para o desenvolvimento rural mineiro. Foi através da Epamig, que Maria da Fé desenvolveu uma de suas maiores riquezas, o azeite, existindo na cidade e região da Mantiqueira hoje, centenas de hectares com oliveiras. Na cidade ainda encontra-se belas praças, bons restaurantes, pousadas e belíssimas paisagens naturais.   
06 - Gonçalves
          A 1350 metros de altitude está Gonçalves, com menos de 5 mil habitantes, pacata, hospitaleira e com pessoas simpáticas e educadas, Gonçalves (na foto acima de Gislene Ras) é atualmente um dos polos turísticos em forte desenvolvimento na Serra da Mantiqueira, fazendo parte do circuito turístico Serras Verdes do Sul de Minas. 
          Em Gonçalves é possível praticar Mountain Bike, Trekking, Boia Cross, Cascading, Rapel, Cavalgada e Off Road, além de poder admirar a beleza da florada as cerejeiras pelo município, que acontece no início do inverno como podem ver na foto acima de Marselha Rufino  e a riqueza de seu artesanato
07 - Passa Quatro
          A 938 metros de altitude está Passa Quatro (na foto acima de Rildo Silveira) com cerca de 15 mil habitantes. Cidade de muito charme, história e principalmente belezas naturais impressionantes! É um das cidades mais atraentes da região, por sua beleza natural, exuberantes paisagens com cachoeiras, matas nativas, fazendas, pesqueiros, além de sua charmosa arquitetura urbana, história ligada a "Revolução de 1932", sua culinária típica, com produtos artesanais da região, suas festas religiosas, eventos sociais e esportivos, a Festa do Gado Leiteiro, o Carnaval, Festival de Bandas, e sua estação de trem, de onde sai o Trem da Mantiqueira, com destino a divisa de Minas com São Paulo, em Cruzeiro SP. 
08 - Carvalhos
          A 1092 metros de altitude está Carvalhos, uma tranquila, charmosa e pitoresca cidade da Serra da Mantiqueira. Famosa pelas trilhas, por suas cachoeiras e cachaças de frutas. Essa é Carvalhos, hoje com cerca de 4.422 habitantes, segundo o IBGE. A economia do município gira em torno de pequenos comércios e produção agropecuária destacando queijos, doces e plantios de morangos e uvas.   
          São 400 km de trilhas por paisagens magníficas e cerca de 70 cachoeiras paradisíacas, como esta da foto acima do Dalton Maciel, a Cachoeira da Estiva, uma das mais procuradas da região. Além das cachoeiras, outra atração natural de Carvalhos são os picos do Calambau, Três Irmãos, do Quilombo, da Serra da Aparecida, do Grão Mogol e o Pico do Muquém, para quem tem bom preparo físico, subir os 1800 metros de altitude é uma recompensa e tanto, o visual é esplêndido!
09 - Delfim Moreira
          A 1207 metros de altitude está Delfim Moreira, cidade atraente, com seu casario bem cuidado, em estilo barroco, eclético e austríaco, Delfim Moreira conta com menos de 8 mil habitantes e é uma das cidades de maior potencial turístico na região por suas belíssimas cachoeiras e paisagem naturais exuberantes, sendo uma das mais belas também (na foto acima de Geraldo Gomes). 
          Destaca-se no cenário turístico pelo seu inverno rigoroso e geadas impressionantes, que mudam totalmente paisagem local, congelando rios e lagos. Conta ainda com uma das mais prestigiadas cervejarias artesanais da região, a Kraemerfass, além de se destacar no cultivo de produtos orgânicos, produz ainda queijos e doces artesanais, em especial a marmelada, tradicional na região. No município, encontra-se uma ótima estrutura em pousadas, simples, aconchegantes e também, requintadas.
10 - Cristina
          A 1025 metros de altitude está a cidade da Imperatriz, com pouco mais de 10 mil habitantes. Seu nome é em homenagem a imperatriz Tereza Cristina, esposa do Imperador Dom Pedro II. a cidade recebeu inclusive a visita da princesa Isabel e seu esposo Conde D´Eu, para conhecer a terra cujo nome homenageava sua mãe e sogra, respectivamente. 
          Das belas terras de Cristina, saiu um presidente da República, Delfim Moreira, que governou o Brasil entre 15/11/1918 a 28/07/1919. A cidade se destaca no cenário internacional pela produção de seu café, considerado um dos melhores do mundo. Tem ainda a produção de azeite que vem se tornando uma das referências no país por sua qualidade. A cidade é confortável com belas praças, Museu do Trem, casarões antigos, belas fazendas históricas, cachoeiras, montanhas, trilhas, com um charmosa casario, povo simpático. (foto acima de Sandra Walsh)
11 - Bueno Brandão
          A 1204 metros de altitude está Bueno Brandão, um encanto de cidade da Mantiqueira, com pouco mais de 10.911 habitantes. Segundo o IBGE.(na foto acima de Douglas Coltri, vista de Bueno Brandão).
          Cidade com forte vocação turística, por suas cachoeiras paradisíacas, destacando as cachoeiras do Luís, do Félix e do Machado II e paisagens montanhosas, variando em altitude de 1200 a 1600 metros. 
          O turismo no município não se resume a natureza somente, mas na beleza da cidade, nos chocolates, doces, uvas, aguardentes e vinhos de frutas diversas como amoras, jabuticabas e uva, além de ótimas pousadas, bons restaurantes e festejos durante o ano, destacando os eventos religiosos, carnaval e festas juninas. 
12 - Bom Repouso
          A 1371 metros de altitude está Bom Repouso (na foto acima de Jussan Lima), charmosa e encantadora cidade com poucos mais de 12 mil habitantes. Com um relevo montanhoso, sua altitude vai de 1371 chegando a 1680 metros em seu ponto mais alto. A média anual da temperatura no município é 19ºC, com um inverno rigorosíssimo, com os termômetros a 0ºC e abaixo disso. O frio e sua altitude favorece o cultivo de frutas silvestres, o que faz do pequeno município, um dos maiores produtores de frutas de Minas Gerais, principalmente de morangos. 
          Outro destaque da cidade é a fé de seu povo, muito religioso, sendo São Roque e São Sebastião, os padroeiros da cidade, além da fé em Nossa Senhora das Graças. Em Bom Repouso está a segunda maior imagem dedicada a santa no Brasil, com 20 metros de altura (na foto acima de Leonardo Souza/@jleonardo_souza_srs), o que equivale a um prédio de 6 andares construída em argamassa. Foi erguida num ponto mais alto do perímetro urbano a 1410 metros de altitude, podendo ser vista de várias ângulos da cidade, a longas distância. O local é ponto de peregrinação de fiéis que vem da região de de várias cidades do Brasil para conhecer, rezar, fazer ou pagar promessas. 
13 - Itamonte
          A 933 metros de altitude, com de 14.786 habitantes, segundo o IBGE, está Itamonte (na foto acima de Paulo Santos), uma das mais belas cidades da Serra da Mantiqueira e um dos municípios mineiros que tem em suas terras o Parque Nacional do Itatiaia. O outro é município vizinho de Bocaina de Minas, a 1210 metros de altitude. 
          A cidade é aconchegante, um casario atraente e muito fria em dias de inverno, inclusive, em 10/06/1985, nevou na região. Mas seu povo não é frio, ao contrário, são calorosos, hospitaleiros e muito atenciosos. 
          Itamonte se destaca por sua gastronomia, belezas naturais como as cachoeiras da Fragaria, do Escorrega, da Conquista e da Usina dos Bragas, casarões antigos, fazendas charmosas, além da beleza do Itatiaia, como a Pedra do Sino de Itatiaia, com 2.670 metros e a Pedra do Picu com 2.151 metros.
14 - Monte Verde
          A 1555 metros de altitude está Monte Verde, distrito de Camanducaia com cerca de 6 mil moradores. As baixas temperaturas, a gastronomia e o charme da arquitetura de Monte Verde é o maior atrativo para turistas que visitam o famoso distrito de Camanducaia MG, Sul de Minas. (foto de Mônica Milev/Chocolate Montanhês) 
          As temperaturas baixas, cerveja artesanal, fábricas de chocolates e arquitetura que lembra a Letônia, pequeno país no Leste Europeu, de onde vieram seus fundadores, faz do distrito com cerca de 6 mil moradores a "cidade dos namorados" e da "terra do chocolate". Lugar onde Deus caprichou, rodeado por montanhas e Mata Atlântica. 
          A gastronomia é excelente, que vai desde a típica cozinha mineira à cozinha alemã. Pelas bucólicas ruas de Monte Verde, lojas e mais lojas com produtos típicos do nosso artesanato e culinária, como queijos, doces, cachaças, licores, etc. O lugar é ideal para quem quer fugir da correria das cidades grandes ou mesmo viver momentos de amor, curtindo as frias noites de inverno, aquecido por uma lareira tradicional, regada a um bom vinho fino.
15 - Extrema
          Cidade desenvolvida, com excelente qualidade de vida e estrutura urbana, setor de serviços eficientes, comércio e indústria de destaque em Minas Gerais. Conta ainda com uma boa rede hoteleira e gastronômica. Extrema é atualmente uma das melhores cidades mineiras para se viver.
          Com cerca de 54 mil habitantes, a cidade está a 492 km de Belo Horizonte e a 110 km, da cidade de São Paulo, com acesso fácil pela BR-381/Fernão Dias (Fotografia acima de Sérgio Mourão). Por estar na parte mais ao sul de Minas Gerais, entre Minas e São Paulo, sendo o último município mineiro, para quem sai de Minas, rumo a São Paulo. Por estar no extremo sul de Minas, a cidade adotou esse nome, Extrema. Sua origem é do final do século XIX, com o nome de Santa Rita da Extrema, como distrito, pertencente a Camanducaia. O nome foi alterado em 1915, para Extrema e por fim, o distrito foi elevado à cidade,  em 1925.
          As belezas da Serra da Mantiqueira, emoldura a beleza da cidade. Paisagem montanhosa, cachoeiras, rios, correntezas, nascentes, vales, matas nativas do bioma Mata Atlântica, clima saudável das montanhas mineiras, cenários cênicos e paradisíacos para os amantes da natureza e esportes radicais. (fotografia acima de Giseli Jorge e abaixo de Sérgio Mourão)
          Destaque no município para o Pico do Lopo, o Parque da Cachoeira do Salto e o Parque Cachoeira do Jaguari, o Santuário de Santa Rita de Cássia e seu povo, muito hospitaleiro e acolhedor.
          Além das cidades citadas acima, na Serra da Mantiqueira se destacam atraentes cidades por seu casario, produtos naturais como queijos, doces, culinárias típicas, artesanato, por suas exuberantes paisagens naturais com rios, cascatas e cachoeiras e por suas altitudes. 
          Além das 16 que listamos na matéria, essas cidades são grandes destaques da região: Morangal, bairro rural de Virgínia: 1515 m; Senador Amaral: 1498 m; Augusto Pestana, bairro rural de Liberdade: 1320 m; Bom Jardim de Minas: 1250 m; Bocaina de Minas: 1210 m; Caldas: 1190 m; Barbacena: 1164 m; Liberdade: 1152 m; Paraisópolis: 1090 m; Arantina: 1050 m; Camanducaia: 1015 m; Cruzília: 1010 m e Wenceslau Braz:1005 metros de altitude.
16 - Itanhandu
          A 892 metros de altitude está a charmosa cidade de Itanhandu, conhecida como a "Cidade Saudável" pela boa qualidade de vida que a cidade proporciona aos seus moradores, bem como pela qualidade dos serviços prestados na área de saúde e seu bom nível educacional.          
          
Além suas belezas naturais, clima ameno e puro, a cidade conta com uma economia diversificada, agricultura familiar sólida, comércio variado e indústrias diversas como granjas, laticínios, fábricas de calçados e confecções de roupas e lingeries e também de sacolas plásticas e peças para aeronaves. (fotografia acima de autoria de Sérgio Mourão/@sergio.morao)
          São pouco mais de 15 mil pessoas que vivem numa cidade atraente, tipicamente mineira, com um povo simples, prestativos, hospitaleiros, que se orgulham de sua cidade.
          Em Itanhandu, o visitante contará com uma ótima gastronomia, com produção caseira de doces, queijos, quitandas e produtos orgânicos. Encontrará ainda na cidade pousadas aconchegantes na parte urbana e rural do município.
          Suas belezas naturais atraem à cidade praticantes de montanhismo, caminhadas, cavalgadas, motocros, voo livre, jeepismo e trilheiros todos os anos. Como atrativo para seus moradores e visitantes, tem as cachoeiras formadas pelos rios Itanhandu, Verde, Posses e Vermelho. 
          Outro ponto interessante muito procurado pelos turistas é a Pedra da Embocadura, uma formação rochosa, considerada pelos místicos um dos sete chacras do planeta.

206 comentários:

  1. Carvalhos Terra das Cachoeiras, Montanhas, Paraíso dos Trilheiros e agora a Terra do Coração (Sagrado Coração de Jesus)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rapaz, que nome bacana o seu!

      Excluir
    2. Faltou Liberdade a terra do Senhor Bom Jesus do Livramento. Moro nesta cidade tão amada.

      Excluir
    3. Senti falta da cidade de Piquete/SP,divisa com Itajubá/MG. aos pés da serra da Mantiqueira, Pico dos Marins etc...clima maravilhoso!

      Excluir
    4. Eu sou Carlos França/Rio de Janeiro.

      Excluir
    5. Faltou minha cidade natal.Minha querida e amada Heliodora com suas cachoeiras e diversos atrativos para quem a visita.

      Excluir
    6. tem muitas...minas é toda bela...são Geraes....

      Excluir
  2. FALTOU SÃO SEBASTIÃO DO RIO VERDE.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade. Uma cidadezinha pacata e muito tranquila. Tenho vontade de morar lá

      Excluir
  3. Faltou Carrancas, Itanhandu, Buenos Brandão,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 12 - Bueno Brandão
      14 - Itanhandu
      Foram citadas

      Excluir
    2. Faltou São Lourenço mg, minha cidade maravilhosa!O Parque das águas é lindo!muitas águas medicinas. Inclusive: só existe e fontes no mundo. Aqui é na França.

      Excluir
  4. sou mineiro,Minas é a coisa mais linda .Deus lapidou todos o lugares, é lindo de mais

    ResponderExcluir
  5. Cidades pequenas de beleza sem igual, e paz onde as cidades grandes não conhecem.

    ResponderExcluir
  6. Aiuruoca é maravilhosa. Matutu onde há cominidades alternativas e até Aldeia do Santo Daime. Topografia incrível e a trilha até o topo do Pico do Papagaio é uma experiência única! Cachoeiras belíssimas.

    ResponderExcluir
  7. FALTOU CAXAMBU COM SUAS 12 FONTES DE AGUA MINERAL,A MAIOR ENSTANCIA HIDROMINERAL DO PLANETA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem lembrado Nilton,região de onde saiu meu bisavô Virgilio Leoncio Pereira da Luz, Baependi, terra de "Nhá Chica",todo o ano vou lá me encharcar nas águas saudáveis e medicinais.

      Excluir
    2. Caxambú precisa mais da atenção de todos, pois está precisando de conservação e de mais turistas.


      Excluir
    3. Elza,esta atenção deve ter início na própria cidade. Fico indignada com o descaso de sucessivos prefeitos que não investem em ações concretas para promoção do turismo. A cidade possui muitos, mas muitos recursos naturais e ambiente perfeito para tratamentos alternativos e estéticos. Conheço está cidade há mais de 50 anos. Torço muito para essa virada e geração de empregos. São Lourenço, tem poucos recursos naturais e o turismo lá é muito aquecido. Prefeito e vereadores acordem!

      Excluir
    4. MARAVILHOSA CAXAMBÚ , EU ADORO ESSA CIDADE , EU ADORO ESSA REGIÃO DE MINAS.

      Excluir
  8. Que grata surpresa ! São lindinhas e muito fofinhas essas cidades escondidas nas serras de Minas Gerais ! São riquezas do Brasil de meu coração ! Amei !

    ResponderExcluir
  9. Itanhandú,Pouso Alto,S.Lourenço,Dom Viçoso,Carmo de Minas,Cristina,Pedralva e enfim,varias cidades que não foram citadas,mas que fazem parte deste circuito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cristina e Itanhandu foram citadas.

      Excluir
    2. Faltou Soledade de Minas. O melhor café da região é cultivado em Soledade. Nota: Não falo em quantidade, mas em qualidade!

      Excluir
  10. Gosto muito de Minas Gerais, fazia tempo que eu procurava um artigo como este. Escreva mais sobre outros tesouros de Minas, cidades pequenas como essas.

    ResponderExcluir
  11. Respostas
    1. Lavras Novas não está na Serra da Mantiqueira. .. mas é fantástica....

      Excluir
    2. Lavras Novas não está na Serra da Mantiqueira. .. mas é fantástica....

      Excluir
    3. Lavras Novas está no lado oposto da Mantiqueira. Está na divina Serra do Cipó...

      Excluir
    4. Acho q ainda ñ é serra do Cipó....é um sub distrito de Ouro Preto. Serra do Buieiê

      Excluir
  12. Excelente artigo!

    Tenho este video em time lapse que fiz da janela da minha casa em Pedralva para contribuir e ilustrar a postagem:

    https://www.youtube.com/watch?v=6DfmupVhbT8

    Abraços!

    ResponderExcluir
  13. Fantásticas essas cidades maravilhosas! Sou mineira, do Norte de Minas. Mas sou apaixonado pelo sul de Minas, Conheço Machado, Poços de Caldas, Caxambú, Lambari, Pouso Alegre, entre outras!

    ResponderExcluir
  14. Sou paulista e moro na divisa dos estados SP-RJ-MG. Mas, Minas Gerais...me
    encanta muito.Lindo roteiro, amei!

    ResponderExcluir
  15. Minas é tudo de bom! Faltaram pouso alto, são Lourenço, Lambari, Campanha,Caxambú, Cambuquira,Carmo de Minas, Três corações, Varginha e tantas outras.

    ResponderExcluir
  16. Faltou Cambuí, Córrego do Bom Jesus, Senador Amaral

    ResponderExcluir
  17. Cidades maravilhosas todas linda,bonito de se vê quase todas fotos aparece uma torre de uma igreja uma mas linda do que a outra Minas Gerais é linda.

    ResponderExcluir
  18. Conheço Delfim Moreira e gostei muito estou agendando para fazer um tur em várias outra cidade, bom já tenho rota para visitar. Procuro um lugar tranquilo e se der tudo certo talvez em futuro próximo escolherei uma delas para morar.

    ResponderExcluir
  19. simplesmente lindo esta é a nossa minas gerais ..cheia de encantos escondidos ...

    ResponderExcluir
  20. Faltou muitas cidades e distritos ótimos para turismo. Na cidade de Caldas tem Pocinhos do Rio Verde que é maravilhoso. Poços de Caldas então é um paraiso, com duas lindas cachoeiras e teleférico.

    ResponderExcluir
  21. Conheça São Bento do Sapucaí, divisa com MG, muito legal!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A culinária de São Bento tem uma tal de carne na lata (conservada na banha) que é uma loucura. O carnaval de rua com marchinhas é também muito legal.

      Excluir
  22. Eita Minas Gerais quem te conhece jamais te esquece.Tenho orgulho de ser mineira.

    ResponderExcluir
  23. Faltou Andradas-MG, com seu Pico do Gavião, Pedra do Elefante, vinho de qualidade, etc.

    ResponderExcluir
  24. ...Eu nasci naquelas terras dos Cerrados das Gerais.vivi livre nas campinas, nos grotões e nas colinas.felicidade era demais...

    ResponderExcluir
  25. Faltou MINDURI com sua serra maravilhosa e seu povo hospitaleiro.

    ResponderExcluir
  26. Itanhandu, pequena porém acolhedora! ❤❤❤

    ResponderExcluir
  27. Tenho vontade de um dia morar em uma cidade dessa.

    ResponderExcluir
  28. Tenho vontade de um dia morar em uma cidade dessa.

    ResponderExcluir
  29. Tenho vontade de um dia morar em uma cidade dessa.

    ResponderExcluir
  30. Se forem visitar, levem bastante dinheiro, principalmente em Monte Verde, porque, senão...!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SERÁ VERDADE? QUE EM * MONTE VERDE * EXISTEM VÁRIOS CASSINOS / E QUE VIVEM LOTADOS ?

      Excluir
    2. Verdade e tbm um frio que faz a noite rsrsrs

      Excluir
  31. Mario Fugihara 12 de dezembro de 2016

    Muito obrigado. Estou com 75 anos e agora tenho roteiro completo para desfrutar minhas horas de lazer e fazer turismo pela terras mineiras que eu adoro. UAI.

    ResponderExcluir
  32. A Minas Gerais,nos representante da Associação Jaguamimbaba fazemos parte do CONAPAM(Conselho Consultivo da APA da Serra da Mantiqueira)A Area de Proteção Ambiental da Serra da Mantiqueira,compreende um territorio de 435 mil hectares,entre os Estados de MG,SP,RJ onde estão situados 30 municipios,em Cruzeiro foi criado Monumento Natural Municipal Pico do Itaguare( Gigante Adormecido),com 2.308m de altitude.

    ResponderExcluir
  33. Vocês precisam conhecer outras cidades das Terras Altas da Mantiqueira!!
    Entre elas, Virgínia.

    ResponderExcluir
  34. Faltou Cambuquira que tem a melhor água mineral do planeta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente uma das melhores aguas esta em Campuquira.

      Excluir
    2. Realmente uma das melhores aguas esta em Campuquira.

      Excluir
    3. Realmente uma das melhores aguas esta em Campuquira.

      Excluir
  35. Sul de Minas, adoro, já conheço várias cidades.

    ResponderExcluir
  36. Faltou uma Cidade que eu gosto muito e tenho muitos amigos que moram la

    é a Cidade de Tocos do Mogi

    ResponderExcluir
  37. Quem postou podia ter usado fotos mais justas com a beleza dessas cidades...

    ResponderExcluir
  38. Faltou Conceição de Ibitipoca. Lugar lindo

    ResponderExcluir
  39. Pessoal, vamu resumi: do norte de minas até o sur, é tudo bão!

    ResponderExcluir
  40. Sensacional.... anotado, vamos fazer o roteiro!

    ResponderExcluir
  41. aiuruoca tem o carnaval uma semana antes, he muito famoso, e a cidade he linda e convidativa

    ResponderExcluir
  42. Faltou Joanópolis que também está na serra da mantiqueira,possue cachoeiras,represas,ar puro e muitas histórias!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Joanópolis não é Minas..é SP.apesar de estar na Mantiqueira.

      Excluir
  43. Parabéns pela matéria valorizando as nossas cidades Mineiras, Faltou Andradas, uma cidade onde se encontra um dos melhores vinhos das Américas, o Pico do Gavião considerado um dos melhores lugares de voo livre do Mundo, muitas cachoeiras, escaladas na pedra do Pantano frequentada por escaladores do mundo todo, esportes de aventura, trilhas, montenbaik e muito mais, passeio na rota das capelas, e o caminho da fé que começa em Tambaú SP e vai até Aparecida no Norte onde 32 Kms estão dentro de nosso Município, passeio na Casa Geraldo Vinícola que a poucos dias esteve no Globo Repórter, penso que quando a mídia descobrir Andradas muita gente vai se surpreender, Parabéns pelas matérias.

    ResponderExcluir
  44. Vá conhecer o azeite de Maria da Fé e o pé de moleque de Piranguinho do lado de Itajubá.Faltou Brasópolis ,Paraisópolis,Piranguçu, Wenscelau Brás e outras. Minha região é demais.

    ResponderExcluir
  45. Conheci algumas das cidades citadas. Todas muito agradáveis. A que mais gostei foi Cristina. Voltarei algumas pra conhecer e outras revisita. Belas paisagens. Amei!

    ResponderExcluir
  46. Pra quem quer paquerar na noite e tambem uma cidade tranquila com bons queijos vai pra qual??? Sei que devem ter muitas mais queria umas dicas.
    Agradeço desde ja

    ResponderExcluir
  47. Para quem quiser conhecer um pouco mais sobre o sul de minas www.ocachorroviajante.com
    Um blog muito interessante!!!

    ResponderExcluir
  48. Bom dia,
    Matéria muito bacana. Tenho uma pergunta.
    A escolha das cidades foi realizada como? Pelo conhecimento de vcs de cada cidade ou vcs pediram apoio as secretarias de turismo?Se foi por meio da secretária só as dessas cidades que apoiaram?

    ResponderExcluir
  49. Estou maravilhada com os post ma, gostaria se possível que fizessem tb lá do ciclo do ouro pois tem cidades lindas, pequenas e aconchegantes. Lá pela serra da dourada entre Manhuaçu e Manhumirim - serra do Divino e outras mais. se possível passar lá por São Luiz Burgo minha cidade querida.
    Gente Minas é tudo e tb muito extenso. A verdade é que "Oh Minas Gerais quem te conhece não esquece jamais".

    ResponderExcluir
  50. E a terra do escritor Murilo Rubião, terra dos melhores cafés especiais do mundo?

    ResponderExcluir
  51. Faltou Consolação e Paraisópolis...

    ResponderExcluir
  52. Bom dia a todos, poderiam postar as distâncias entre os estados né

    ResponderExcluir
  53. Inconfidentes, logo depois de Bueno Brandão. Cidade do crochê. Tem crochês até nas arvores. Muito bonito!

    ResponderExcluir
  54. Pouso Alegre... cresceu tanto mas ainda tem o seu encanto, com shopping, bons hoteis,
    faculdades, bares e gastronomia, distando da capital de Sao Paulo apenas 195 km.

    ResponderExcluir
  55. Pouso Alegre... cresceu tanto mas ainda tem o seu encanto, com shopping, bons hoteis,
    faculdades, bares e gastronomia, distando da capital de Sao Paulo apenas 195 km.

    ResponderExcluir
  56. Amo MG e agora aposentada aos 50 anos quero conhecer estes lindos lugares. Conheço apenas Maria da FFé, sãoLLourenço e Itajuba. Quero ir conhecer muitas cachoeiras e Thomas. Alguém me indica agências que promovam passeios pra conhecer toda Esta região..whatsapp 11 992080139

    ResponderExcluir
  57. Brazópolis tbm nâo pode deixar de ser visitada...

    ResponderExcluir
  58. FALTOU A CIDADE DE ESTIVA A CAPITAL DO MORANGO CIDADE BOA E HOSPITALEIRA UMA DAS PARADAS DO CAMINHO DA FÉ PARA CARIMBAR O PASSAPORT COM VARIAS POUSADAS E CACHOEIRAS [ OH Minas Gerais ]

    ResponderExcluir
  59. Tem brasileiros que gastam uma fortuna para viajar à cidades do exterior e não conhecem as cidades maravilhosas do nosso país.Antes de viajar para o exterior procurei conhecer as cidades mais encantadoras do Brasil.As do sul de Minas fiz questão de conhecer.Vale apena visitar!

    ResponderExcluir
  60. PARABÉNS > PELO COMENTÁRIO DAS VIAGENS AO EXTERIOR / SEM ANTES CONHECER OS ESTADOS E CIDADES MARAVILHOSAS QUE EXISTEM EM NOSSO PAIS.

    ResponderExcluir
  61. Faltou Conceição dos Ouros, cidade dos mineirinhos. Onde a atração são as histórias em prosa e versos do Tio Manézinho Cabrito (Quem perguntar na cidade, saberá do que se trata). O que o Mazzaropi tem de história do lado de cá da Serra, Tio Manézinho tem de aventuras do lado de lá. E o que é melhor: É tudo verdade!!!

    ResponderExcluir
  62. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  63. Faltou duas cidades, Caxambu e São Lourenço

    ResponderExcluir
  64. É verdade faltou Lima Duarte e a Serra de Ibitipoca. Coisa linda !
    Um belo passeio !

    ResponderExcluir
  65. Brasópolis, não pode ficar de fora de jeito nenhum....

    ResponderExcluir
  66. Juiz de Fora é a maior cidade da Serra da Mantiqueira mas tem cada lugar maravilhoso para se conhecer: Rio do Peixe, Represa de Chapéu D'uvas, Parque da Lajinha, Ribeirão do Carmo e muitas cachoeiras espalhadas pela zona rural (muitas desconhecidas pelo grande público)... adoro JF!!!

    ResponderExcluir
  67. Boa matéria.
    Por muitos comentários é perceptível a deficiência de leitura compreensiva e a impulsividade das pessoas.

    ResponderExcluir
  68. Esqueceram de muitas outras pequenas e lindas cidades. Mas o mais importante é que Minas tem Mar. Fica no céu... e todas elas se encontram nesta praia de queijos e cachaças.

    ResponderExcluir
  69. ANDRADAS MG - Terra do vinho, terra das flores e com o melhor PICO DE VOO LIVRE DO MUNDO! Cadê Andradas amigos

    ResponderExcluir
  70. Lugares lindos e de boa energia, estando em Delfim Moreira venham para o Oca Hostel Tapiocaria e Creperia e se hospede no lugar com o melhor custo bnefício da cidade! Nosso site www.ocahostel.com e vivo/whats: 035.999272127

    ResponderExcluir
  71. Pedralva... lindas lembranças da minha adolescência... Descanso eterno de meu pai... Pedralva mora no meu coração!

    ResponderExcluir
  72. Minas é demais! Cidades e povo hospitaleiro! Tem diversão para todos os gostos, para os que querem um simples descanso ao radicalismo de vários esportes, sem claro em qualquer das opções ter uma direito a uma viagem gastronômica com sabores inesquecíveis. Ideal para quem quer curtir um friozinho, respirar ar puro e sair da agitação das cidades grandes. Eu amo todas que conheço! Salve Itajubá, Maria da Fé, Cristina, Delfim Moreira, Piranguçu, Piranguinho, Pedralva, São José do Alegre, Carmo de Minas, São Lourenço, Cambuquira, Poços de Caldas, Lambari e por aí vão mais tantas outras...

    ResponderExcluir
  73. Eu não sabia que a serra da Mantiqueira tinha tanta beleza assim.....Quero conhecer pelo menos a metade...

    ResponderExcluir
  74. VISITE TAMBÉM E APAIXONE-SE PELA SERRA DE IBITIPOCA-MG PARAÍSO ECOLÓGICO DAS MONTANHAS DE MINAS.

    CENTRAL ESTAÇÃO CASA IBITIPOCA REDE TURISMO LAZER PRODUÇÕES - Comunicação - Informação - Divulgação - Intercâmbio - Contatos - Reservas - Hospedagens -Pousadas - Chalés-Suítes - Sítios -Casas - Imóveis -
    Ligue e fale diretamente com Juçara Góes De Ibitipoca: 32 984056243 Também What'sApp - ibitipoca.rede@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Santa Rita de Jacutinga faz parte da Rede Ibitipoca...É linda e hospitaleira.

      Excluir
  75. Faltou Extrema, cidade maravilhosa, com festas, picos para saltos, rios para a pratica de vários esportes. Linda Cidade

    ResponderExcluir
  76. Falyou Caldas e seu distrito Pocinhos dom Rio Verde (estancia termal)

    ResponderExcluir
  77. TERRA DE UMA GRANDEZA SEM IGUAL PELA PAISAGEM E RIQUEZAS TURÍSTICA. SOU FILHA DESTA TERRA AMADA, DA DIVISA DE MINAS COM ES.MAS AMO SER MINEIRA.SOU APAIXONADA POR MINAS. ELA É MARAVILHOSA.

    ResponderExcluir
  78. Vamos Conhecer Santa Rita de Jacutinga.Divisa MG/RJ....Fazenda Santa Clara com 365 janelas...Maior da América Latina...Mais de 70 cachoeiras.

    ResponderExcluir
  79. Faltou São João Del Rei Lavras e Passos e Barbacena

    ResponderExcluir
  80. Faltou também Baependi e Tiradentes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tiradentes eu conheci a 40 anos atrás, amei demais, tenho vontade de voltar lá, hoje deve estar maravilhosa, muito mais ainda. Minha filha mora no Vale do Pavão e tem um restaurante em Maringá de Minas, outra cidadezinha super linda e agradável e muito bem frequentada pelo pessoal do Rio e São Paulo. Fica na região de Visconde de Mauá, Itatiaia.. Aquela montanha é mágica!!

      Excluir
  81. A materia não fez justiça a Itamonte. Com tantos recantos, cachoeiras e montanhas incríveis, a foto mostra apenas que há postes e fios na cidade...... quem escolheu essa foito???

    ResponderExcluir
  82. Faltou a mais famosa de todas e minha preferida:Poços de Caldas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sensacional! Sou um carioca apaixonado pelas Minas Gerais e, das que conheço, Poços de Caldas é especial.

      Excluir
  83. Amo Minas de paixão. Sou filha de mineiro de Três Corações do Rio Verde e conheço boa parte do sul de Minas. Não troco estas paragens mineiras por nenhum lugar do mundo. É realmente onde me sinto feliz. Embora nascida no Rio, atualmente, possuo um chalé mas Terras Altas da Mantiqueira que para mim é a minha Suíça.




    ResponderExcluir
  84. Muito boa essa lista. Mostra bem como é diverso o turismo na bela MG. Ainda faltam algumas cidades ara conhecermos. Em breve.. =)

    ResponderExcluir
  85. Página de excelente qualidade, sempre a nos oferecer matérias tão ilustrativas. Parabéns.

    ResponderExcluir
  86. olá eu não conheco minas nem o sul de minas mas tenho vontade de fazer uma viagem por essas cidades. Gostaria de sugeir que voces colocassem essas cidades num mapa ou sugerissem um roteiro se alguém quiser ir de carro, conhecendo, parando, dormindo e seguindo para a próxima cidade sugerida, como teria que fazer. mais uma vez ótimo post.

    ResponderExcluir
  87. Carmo da Cachoeira e uma bela cidade tbm.

    ResponderExcluir
  88. Bem lembrado Conde.Sinto saudade da casa que lá construí e me arrependo de tê-la vendido. Vale a pena visitar as cacheiras do Flavio, Véu da noiva(perigosa) e da Eubiose. Enfim...

    ResponderExcluir
  89. Morei em Itanhandu, cidadezinha ultra agradável.Conheço a maioria dessas lindas cidades. Minas é abissal ( Drumond). Parabéns pela excelente matéria.

    ResponderExcluir
  90. ___nada a declarar, apenas a vontade de ficar quieto em contemplação das terras de meus ancestrais !
    sb

    ResponderExcluir
  91. Ah, mas valeu muito à pena ver estas 15 cidades, viu? O Sul de Minhas é encantador! Essas montanhas maravilhosas, esse jeitinho mineiro pacato. Muito bom este site! Parabéns! Grande abraço!

    ResponderExcluir
  92. Faltou Extrema. Cidadezinha Top of the Top!!

    ResponderExcluir
  93. Borda da Mata também ficou fora e é linda, charmosa, acolhedora...

    ResponderExcluir
  94. Muito legal o artigo, adorei os lugares. Conheço alguns, mas acho que vou arrumar um tempo pra conhecer outros. Este artigo foi atualizado pela última vez quando?

    ResponderExcluir
  95. Sou do Rio de Janeiro, mas vivo em Minas Gerais. Gostei muito das sugestões deste post. Já estou me organizando para partir pra algumas dessas que ainda não conheço.

    ResponderExcluir
  96. Moro em Poços de Caldas e realmente são lindas estas cidades. Vale a visita sim.

    ResponderExcluir
  97. Gostei muito de seu post. Parabéns! Porém, se me permite, gostaria de ressaltar que na cidade de Passa Quatro existe um museu incrível, o Museu das Maquetes, que funciona apenas com doações,sem nenhuma verba por parte do ministério da educação. Os alunos recebem os visitantes e os guiam pelo museu com muita precisão.
    Desculpe, mas fiquei muito emocionada quando estive lá, então resolvi deixar essa dica.
    Obrigada

    ResponderExcluir
  98. CONGRATULAÇÕES PELO BELISSIMO TRABALHO EM DIVULGAR AS COISAS LINDAS DO NOSSO BRASIL. JÁ ESTÁ NOS MEUS ARQUIVO. PARABENS.

    ResponderExcluir
  99. Adoro As cidades que ficam na Serra da Mantiqueira. Lugar maravilhoso, conheço muitas destas cidades aqui postadas. Em finais de semana ou feriadão sempre que tenho oportunidade parte aqui de Campinas para ir nestas lindas, aconchegante e algumas bucólicas cidades ou distritos, de Minas. São muitas cidades maravilhosas. Lembro de uma passagem em minha vida de um comentário de uma professora que dizia, que o Brasil tem muitos lugares lindos e maravilhosos e tem muita gente que só quer ir para o exterior e nem conhece o Brasil direito. Minas é a minha paixão.

    ResponderExcluir
  100. FALTOU BAEPENDI TERRA DE NHÁ CHICA E DAS CACHOEIRAS.

    ResponderExcluir
  101. Em Passa Quatro estão localizados importantes picos do Brasil.

    ResponderExcluir
  102. Gostaria de receber indicações de locais com produção de azeite de oliva. Obrigada

    ResponderExcluir
  103. Faltou Bocaina de Minas. Cidade coberta de montanhas e com varias cachoeiras em Vila Maringa - Minas e também em SAnto Antonio do Rio Grande. Linda cidade.

    ResponderExcluir
  104. Faltou Itajubá. Cidade facil de ser amada.

    ResponderExcluir
  105. Conheço varias cidades de Minas,Belo Horizonte,Betim,Poços de Caldas,Aguas da Prata,Ipatinga,3 Corações,São Tomé das Letras,São Lourenço de Minas,Carmo de Minas,São JoāO Del Rey,Tiradentes,Lambary e Lavras.Mas sonho em conheçer Cristina,Uiruroca,Ouro Preto,Diamantina, sou santista de nascimento,nas amo Minas,não vejo a hora de acabar esta Pandemia pra ir pra estrada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma correção, se me permite: Águas da Prata é no Estado de SP. Abraço!

      Excluir
  106. Esquci de dizer,que conheci tambem Baependi e Cruzilia.

    ResponderExcluir
  107. Visite Carvalhos através do site www.pousadapicodomuquem.com.br

    ResponderExcluir
  108. As belas cidades do Brasil e Minas Gerais traz a harmonia e as harmônicas historia de cada canto do interior de Minas Gerais, sou mineiro, saiu de Minas Gerais e fico triste logo tenho de voltar ao meu ver me gosto prefiro o ar de Minas e o povo mineiro as prozas is amigos concelheiros ainda temos está vivacidades em cada cantinho das Minas Gerais e alem das belezas naturais, temos também as mulheres belíssimas encantadoras as mais eletivas para uma verdadeira emoção e paixão, e cada canto do interior de Minas tem surpresas boas. O Minas Gerais quando saiu me sinto perdido, quando entro me sinto vivo a cada canto. Amo Minas e tudo que ela oferece. palco de grandes emoções. Franklin/ Haras Ecco Brasil

    ResponderExcluir
  109. Se quiserem, mando várias fotos de Gonçalves.. Vocês não foram muito felizes na escolha.

    ResponderExcluir
  110. Faltou CONCEIÇÃO DOS OUROS, terra da capital do polvilho, do famoso pão de queijo!

    ResponderExcluir
  111. Cambuquira...
    Delicioso doce de leite e suas variantes, além de um mirante peripau (palco de campeonatos mundiais de voo livre), cachoeira do Congonhal, parque das águas, faculdade, entre tantos hotéis maravilhosos.
    Mas gostei dessa sua lista também, vou voltar a AIRUOCA, e outras cidades. Muito grato pelas dicas.

    ResponderExcluir
  112. Gostei muito Prima, Minas Gerais tem Histórias.
    Parabéns e obrigado pela bela matéria

    ResponderExcluir
  113. Em Carvalhos tem o distrito dos Franceses,rodeado de belas cachoeiras,destacando a cachoeira da Estiva classificada em primeiro lugar em Minas Gerais como a mais bela cachoeira,e em destaque tambem o Sitio Cedro Vermelho com plantaçaõ de morangos organico.

    ResponderExcluir
  114. Muito boa a materia. A Mantiqueira é outro nível. Faltou Maringá de Minas ligada a Visconde de Mauá por pequenas pontes sobre o Rio Preto. Acho que é distrito de Bocaina de Minas. Pousadas, trilhas, gente bonita, vinhos, orquidário, cachoeiras. Só tem um problema, nos feriados os paulistas invadem a área e inflacionam os preços...

    ResponderExcluir
  115. Brincadeiras à parte, ótima publicação, extremamente útil para alguém que como eu anda procurando um lugar para se estabelecer na Mantiqueira. Valeu!

    ResponderExcluir
  116. Olímpio Noronha é uma cidadezinha muito boa...

    ResponderExcluir
  117. As cidades de Minas Gerais são, indubitavelmente, uma magnificência em sua beleza natural, a deliciosa culinária, o sotaque apaixonante das pessoas e a super receptividade desse povo hospitaleiro em que amo demais da conta. Obrigado aos mineiros. abs e bjs, Alexandre Pollara

    ResponderExcluir
  118. Minas é um Estado com muitas surpresas.Todas as cidades citadas demonstram ser agradaveis e acolhedoras.Tive o privilegio de conhecer Poços de Caldas , Caldas e Pocinhos do Rio Verde ,Cambuquira, Lambari,Baependi,Sao Lourenço,Caxambu,Carmo de Minas,Cristina,Pedralva,Jacutinga, Pouso Alegre,Andradas,Passos,
    Varginha, Tres Coraçoes,Bandeira,entre outras

    ResponderExcluir
  119. Carvalhos ultima cidade do sul de minas onde se encontra a segunda cachoeira mais bonita de Minas Gerais a cachoeira da Estiva com seus 80 metros de altura.

    ResponderExcluir
  120. Minas Gerais é um estado abençoado! Acordem políticos! Invistam no Turismo que será a maior fonte de renda no Futuro!

    ResponderExcluir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Facebook

Postagens populares

Seguidores