Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

segunda-feira, 1 de janeiro de 2024

Juruaia: capital da lingerie e moda íntima

(Por Arnaldo Silva) Cidade pequena, com apenas 11 mil habitantes, muito charmosa, com povo hospitaleiro e elegante, Juruaia, no Sul de Minas, está distante 450 km de Belo Horizonte. Juruaia é nome indígena e tem dois significados no tupi-guarani: “barra mansa” e “boca com dentes”. A cidade era distrito de Muzambinho, até 27 de dezembro de 1948, quando foi elevada à cidade emancipada, nesta data, que é data de aniversário da cidade e feriado municipal.
          O município faz limites territoriais com Nova Resende, Monte Belo, Muzambinho, Guaxupé e São Pedro da União. A economia da cidade tem como base a indústria de confecções, o comércio, o setor de serviços e agricultura. Juruaia é um dos maiores produtores de café do Brasil. (fotografia acima de Elpídio Justino de Andrade)
Da cafeicultura à produção de lingeries
          Até o fim dos anos 1980, a base da economia do município era predominantemente cafeeira. Essa realidade começou a mudar a partir de 1992, através da iniciativa de alguns empreendedoras e empreendedores locais para a criação, produção e vendas no atacado e varejo de lingeries e peças íntimas. (acima letreiro e abaixo, a Matriz de São Sebastião. Fotos de Elpídio Justino de Andrade)
          Desde o surgimento da indústria de confecção na cidade, a economia de Juruaia cresce e se desenvolve a cada ano. Isso faz o Produto Interno Bruto (PIB) do município crescer em média 20% ao ano. Atualmente, Juruaia é o maior produtor de lingeries do país, respondendo sozinha por 15% de toda produção de peças íntimas do Brasil.
Capital da Lingerie e Moda Íntima
          Hoje, a cidade é conhecida como a Capital da Lingerie e Moda Íntima, além de ser destaque e uma das referências mundiais na confecção de roupas de moda íntima no Brasil, graças à criatividade, constante inovação, empreendedorismo e profissionalismo dos empresários e empresárias locais.
          São mais de 300 indústrias na cidade, em sua maioria, 95%, comandadas por mulheres. Essas indústrias produzem mensalmente cerca de 2 milhões de peças, com um faturamento todo acima de 20 milhões de reais por mês. (na foto acima do Elpídio Justino de Andrade, uma das dezenas de loja das cidade)
          As lingeries fabricadas na cidade são consideradas de alta qualidade, confortáveis e de designs atraentes. Além disso, Juruaia é fornecedora de matéria-prima para várias cidades brasileiras como Nova Friburgo RJ, Taquaral e Pontalina em Goiás, dentre outras, além de algumas fábricas da cidade exportarem sua produção para vários países como Argentina, Austrália, Alemanha, Bolívia, Canadá, Estados Unidos, Emirados Árabes, Holanda e Portugal.
Cuecas com GPS e sutiãs com diamantes
          A maioria das fábricas de Juruaia conta com loja própria na cidade. Isso faz do município um centro de compras nacional. Todos os dias, pessoas de várias cidades do Brasil, vem à Juruaia comprar peças íntimas, para revenderem em suas cidades.
          Na cidade, os turistas têm a opção de comprarem peças íntimas criadas para cada signo do zodíaco, sutiãs com diamantes, conjuntos com sachês de sementes e corpete de ouro, cuecas com GPS, além de calcinhas, biquínis, sungas, cuecas, dentre outros.
          Isso tudo e muito mais com a vantagem de terem designs avançados, inovadores, criativos, de qualidade e por preços direto da fábrica. Nos dias de eventos e feiras, quando o fluxo de visitantes aumenta, as cidades vizinhas a Juruaia são opções de hospedagens e alimentação.
O maior sutiã do Brasil
          Produção e criação de lingeries é a principal vocação e a identidade da cidade. Falou-se em lingeries no Brasil, o nome é Juruaia. Por esse motivo, em 2015, os empresários e empresárias locais da confecção, se uniram e confeccionaram um sutiã gigante. A peça foi instalada permanentemente bem no centro da cidade, na praça Prefeito Benjamim Antônio. (na foto acima do Elpídio Justino de Andrade)
          É 300 vezes maior que o sutiã normal. Tem 15,7 metros de largura, 5 metros de altura e 3,17 metros de comprimento de cada bojo. É o maior sutiã do Brasil e um dos maiores do mundo, segundo o RankBrasil, se tornando desde então um marco na história da cidade e um de seus atrativos.
A maior calcinha fio dental do Brasil
          Já que foi feito um sutiã gigante, por que não uma calcinha fio dental gigante? É o que foi feito. A peça gigantesca é 450 maior que uma calcinha comum. Tem 5 metros de altura, seis metros de largura e estrutura com dois arcos de 6 metros de diâmetro cada. Foi confeccionada por 43 pessoas em 22 dias. Para sua confecção, foram usadas microfibra de alta qualidade, sendo 92% de poliamida e 8% de elastano. (foto acima do Elpídio Justino de Andrade)
         A impactante peça foi instalada na Praça Regina Ribeiro do Valle Tomaz. É a maior calcinha fio dental do Brasil, e juntamente com o sutiã gigante, se tornou atrativo turístico da cidade, além de serem dois pontos instagramáveis. Isso porque é impossível ir à cidade e não fotografar e se fotografar junto ao sutiã e calcinha, gigantes.
          As duas peças gigantes, foram homologadas pelo RankBrasil como as maiores do Brasil. Os dois monumentos são tributos à arte, inovação e a ousadia na criatividade dos artesãos e artesãs locais, principalmente os pioneiros que deram início a confecção de peças íntimas a partir de 1992.
Principais eventos da cidade
          Durante o ano, acontecem 3 eventos em Juruaia relacionados às lingeries.
          No mês de janeiro ocorre os outlets das confecções. Nessa época, os produtos das lojas e fábricas de lingeries chegam a ter até 70% de desconto, o que atrai milhares de turistas e compradores à cidade.
          O maior evento do ano na cidade é a Feira da Lingerie de Juruaia (Felinju). A feira marca o lançamento da coleção outono/inverno com mostras das novas produções de peças íntimas da cidade e tendências da moda como moda de praia, pijamas e fitness. A feira ocorre geralmente entre abril e maio de cada ano.
          Em setembro, na semana do feriado de 7 de setembro, acontece a Festlingerie, uma festa repleta de glamour com mostras dos estilos e tendências da moda intima, de praia, homewear e fitness. Esse evento mobiliza todas as fábricas e lojas da cidade e atrai mais de 15 mil pessoas, durante os dias de festa.

0 comentários:

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Facebook

Postagens populares

Seguidores