Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

domingo, 3 de dezembro de 2023

Site internacional elege a pior comida e a pior bebida do Brasil

(Por Arnaldo Silva) A plataforma gastronômica TasteAtlas divulgou recentemente o ranking das piores bebidas e piores comidas brasileiras. A lista gerou polêmica, já que são comidas e bebidas, típicas e tradicionais de regiões brasileiras.
          Segundo o ranking do TasteAtlas, com nota 3,1, a pior comida brasileira é Cuscuz Paulista, prato típico de São Paulo que tem a farinha de milho como ingrediente principal, acompanhado de ovo cozido, azeite, tomate, molho de tomate e ainda milho verde, palmito, azeitona, ervilha e sardinha, enlatados. (Primeira foto, Cuscuz Paulista, de autoria de Everton137 - Licença Creative commons.- Wikimedia e segunda, Catuaba, enviada pela Eliana Radica)
          A Catuaba, bebida nacional feita a base vinho tinto de mesa com extrato de plantas nativas, entre elas a catuaba, ficou em primeiro lugar no ranking das piores bebidas brasileiras, com nota de 3,1.
O que é o TastesAtlas?
          O TastesAtlas foi criada em 2018 em Zagreb, na Croácia, sua sede, e tem registro na União Europeia. A equipe do site é formada por pesquisadores que tem a função de catalogar as comidas e bebidas de todo o mundo. É atualmente um dos maiores guias de viagens e gastronomia do mundo, contando com a participação de milhares de restaurantes, chefs de cozinha e outras dezenas de milhares de seguidores em vários países do mundo.
          A plataforma promove entre seus seguidores, a difusão de receitas e experiências gastronômicas típicas de todo o mundo, além de ser um site de críticas gastronômicas sobre ingredientes e pratos gastronômicas de todos os países.
Como foi elaborada a lista?
          Segundo o site TastesAtlas, a lista e pontuação leva em consideração a avaliação de seu público gastronômico, através de votação online. A plataforma diz que os votos dos seguidores com maior conhecimento sobre gastronomia tem mais peso, além de garantir que em todas as suas votações, é feita a filtragem de votos, para identificar votos feitos em bots, além de não terem sido aceitos os votos de moradores de origem dos pratos, para evitar o regionalismo.
          Na escolha das piores comidas e bebidas do Brasil, foram 7.014 avaliações dos seguidores da plataforma no Brasil, sendo que 5.139 avaliações foram legitimadas pela TasteAtlas. A pontuação máxima é 5 pontos.
          A votação transcorreu por dias, se encerrando em 18 de novembro de 2023, com o resultado divulgado, no fim de novembro.
          No site da plataforma, tastealtas.com, que é em inglês, está disponível o ranking completo das piores bebidas e comidas brasileiras com a descrição de cada prato e bebida e os ingredientes com que é feito.
          Vale lembrar que é uma votação feita por uma plataforma, com votos de 5.139 pessoas da área de gastronomia, por isso mesmo, não deve ser vista como sendo a opinião nacional final.
          Isso porque a votação foi técnica, com base em conhecimentos gastronômicos, que nem sempre reflete a opinião da população em geral, devido à preferência popular por comidas e bebidas tem como base a tradição e identificação com os sabores e saberes regionais. Até porque, numa pontuação mínima de 1 e máxima de até 5 pontos, tanto as comidas, quanto as bebidas, passaram de 3 pontos, o que podemos concluir que são votações boas. Isso porque, segundo critério da plataforma, quanto mais alta a pontuação, mais bem avaliado é o prato.
          Abaixo o ranking do TasteAtlas com as piores comidas e bebidas brasileiras de acordo com suas notas
RANKING DAS COMIDAS
1° - Cuscuz Paulista – 3,1 pontos
2° - Arroz com pequi – 3,1 pontos
3° - Tareco Pernambucano – 3,2 pontos
4° - Quibebe – 3,4 pontos
5° - Maria-mole (Maria-troupeira) – 3,5 pontos
6° - Sequilhos – 3, 6 pontos
7°- Salpicão de frango – 3,6 pontos
8°- Salada de maionese – 3,6 pontos
9° - Mocotó – 3,6 pontos
10° 0 Biscoitos Casadinhos – 3,6 pontos
RANKING DAS BEBIDAS
1° - Catuaba – 3,1 pontos
2° - Cachaça – 3,7 pontos
3° - Cajuína – 3,8 pontos
4° - Tucuri – 3,8 pontos
5° - Caju-amigo – 3,8 pontos
6°- Caipirosca – 3,9 pontos
7°- Quentão - 3,9 pontos
          Algumas comidas e bebidas ficaram empatadas, mas plataforma não explicou o critério de desempate.

0 comentários:

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Facebook

Postagens populares

Seguidores