Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

terça-feira, 5 de julho de 2022

O menor município do Brasil em extensão territorial

(Por Arnaldo Silva) Com cerca 8.100 habitantes, a pacata e atraente cidade de Santa Cruz de Minas está a 180 km distante de Belo Horizonte. Faz divisa com Tiradentes e São João Del, no Campo das Vertentes.
          Embora seja um município jovem, a história de Santa Cru de Minas começou no século XVIII, durante o Ciclo do Ouro. Mas não era o metal precioso que deu origem ao povoamento da cidade e sim o beneficiamento de areia de quartzo e beneficiamento de cal. Esses dois segmentos, foram os dois pilares da economia local desde sua origem. (fotografia acima e abaixo de César Reis)
          Entre a imponente Serra de São José, o pequeno povoado crescia devagar, mas no século XX, seu crescimento aumentou, o vilarejo elevado a distrito em 1962, subordinado a Tiradentes MG, para finalmente ser elevado a cidade emancipada em 21/12/1995.
Estrutura
          A cidade oferece uma boa qualidade de vida a seus moradores. Possui boa estrutura urbana com um belo e charmoso casario, sua bela matriz de São Sebastião, praças charmosas, biblioteca municipal, clubes recreativos, ginásios poliesportivos, corporações musicais e eventos populares e religiosos tradicionais, além da bela Matriz de São Sebastião (na foto acima da Alexa Silva/@alexa.r.silva). 
          Além disso, conta com um setor de prestação de serviços de boa qualidade, comercio variado, hotéis, pousadas e restaurantes de boa qualidade, pequenas indústrias familiares, lojas de diversas, principalmente de artesanatos, além da cidade ser tranquila e bastante atraente.
          Em Santa Cruz de Minas está a Cachoeira Bom Despacho, na Serra de São José, uma das mais belas serras e cachoeiras de Minas, respectivamente, além da cidade se destacar pela qualidade do seu artesanato em metal, ferro, cerâmica, fibra, madeira, madeira de demolição e materiais recicláveis. (na foto acima de Marcelo Melo, a Cachoeira de São José)
          O artesanato que feitos pelas mãos dos artesãos e artesãs santa-cruzenses é reconhecido como um dos melhores de Minas Gerais e um dos atrativos turísticos da cidade. Boa parte do artesanato comercializado em São João Del Rei e Tiradentes, são feitos em Santa Cruz de Minas. (fotografia acima de Arnaldo Silva)

Curiosidades de Santa Cruz de Minas
          A pequena cidade é marcada por 3 curiosidades únicas.
          A cidade faz parte da Estrada Real e os tótens espalhadas pelos 1600 km de extensão da Estrada Real podem ser vistos na cidade, sendo um desses tótens, especial. 
          É em Santa Cruz de Minas que está o marco zero da famosa rota histórica. (na foto acima da Alexa Silva/@alexa.r.silva)
          Santa Cruz de Minas é o único município do Brasil onde a população é 100% urbana. Sua área rural é praticamente inexistente.

          Isso se deve a outro fato curioso. Santa Cruz de Minas é o menor município do Brasil em extensão territorial. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a faixa de terra que forma o município tem área territorial de 3,565 km².
          Santa Cruz de Minas é o menor em termos de tamanho territorial. Em número de habitantes, não. O menor município do Brasil em número de habitantes é também mineiro. É serra da Saudade com apenas 771 habitantes, mas com área territorial de 335,659 km², cerca de 95 vezes maior que a extensão territorial de Santa Cruz de Minas.
          Visite o menor município de Minas Gerais. Em Santa Cruz de Minas (na foto acima de César Reis)  tem cultura, história, gastronomia e um dos mais valiosos e bem acabados artesanatos do Brasil.

0 comentários:

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Facebook

Postagens populares

Seguidores