Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

sexta-feira, 12 de novembro de 2021

Tijolo: o doce do Norte de Minas

(Por Arnaldo Silva) Tradicional na Região Norte de Minas, é um dos principais pratos da culinária do norte-mineiro, presente nos mercados municipais e nos fogões à lenha, das cidades do Norte de Minas. O doce é feito com caldo de cana, mandioca e coco.
          Além de saboroso, é nutritivo, rico em fibras, ferro, cálcio, potássio e outros nutrientes. O Tijolo e um dos mais saborosos doces da culinária sertaneja regional.
          Os ingredientes da receita são
 os mesmos, mas o modo de preparo pode variar, de acordo com o tipo de cana, estação e tradição das cidades. Por exemplo, em algumas cidades, o caldo da cana é fervido e quando começar a ferver, é acrescentado a mandioca e o coco ralado, ainda no fogo. 
         Em Montezuma, também no Norte de Minas, é diferente.  O caldo da cana é fervido até ficar em ponto de puxa, quando é retirado do fogo e despejado numa gamela ou cocho, onde já está a mandioca e o coco ralado já misturados. 
          O melado da cana retirado do fogo é despejado ainda bem quente no cocho ou gamela onde está a mandioca e o coco, é batido com uma pá de pau, até endurecer e por fim, vai para a fôrma.
          É desse jeito que vamos aprender a fazer o Tijolo, com as fotos e receita fornecidas pelo casal de agricultores Zequinha e Terezinha da Fazenda Brejinho, na zona rural de Montezuma MG, com a colaboração do Joaquim Pereira Amorim/Quimba, secretário de Agricultura da cidade.
INGREDIENTES
. 20 litros de caldo de cana
. 2 litros de mandioca (equivalente a cerca de 5 quilos de mandioca)
. 1 coco natural, ralado
Você vai precisar de fôrma de madeira, de preferência, usadas para fazer rapadura, escumadeira, colher de pau, gamela ou cocho e  tacho de cobre grande.
MODO DE PREPARO
- Rale bem o coco e reserve.
- Descasque as mandiocas e lave bem.
- Em seguida, rale a mandioca.
- Despeje a mandioca ralada em uma peneira e lave bem, com bastante água.
- Despeje toda a mandioca sobre um pano limpo, enrole e aperte bastante, até sair todo o líquido.
- Feito isso, abra o pano e deixe a mandioca secando um pouco, mas não por muito tempo, terá que ficar um pouco úmida.
- Enquanto a mandioca seca, coloque o caldo de cana no tacho e ferva.
- Quando o caldo começar a ferver, formará uma espuma na superfície do tacho. Retire essa espuma com a ajuda de uma escumadeira, sempre que ela se formar.
- Quando o caldo da cana estiver no ponto de "puxa", na consistência de melado, retire do fogo.
- Coloque na gamela ou coxo de madeira, dois litros da mandioca e o coco e misture bem.
- Despeje todo o melado da cana bem quente na gamela ou cocho e comece a bater com a ajuda de uma colher de pau ou uma pá de pau, que é melhor.
- Bata bastante até o doce começar a ficar duro.
- Se precisar, acrescente mais um pouco de mandioca ralada.
(se achar melhor, ao desligar o fogo, despeje a mandioca e o coco direto no tacho e bata)
- Nesse ponto, despeje o doce com ajuda de uma cuia, nas fôrmas tradicionais de rapadura, passe uma espátula para acertar a superfície e deixe esfriando.
- Desenforme, corte o doce em pedaços e sirva à vontade.
Nota: A receita rende dois a três tijolos, dependendo do tamanho da fôrma que usar. Se quiser em quantidade maior, basta dobrar ou triplicar os ingredientes.

0 comentários:

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Facebook

Postagens populares

Seguidores