Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

sexta-feira, 6 de agosto de 2021

Conheça São Francisco do Glória

(Por Arnaldo Silva) Com cerca de 5 mil habitantes, São Francisco do Glória é uma pequena, charmosa, pacata, bucólica e tradicional cidade mineira, da Zona da Mata. Seu povo é hospitaleiro, simples e acolhedor.
          São Francisco do Glória é um convite para o descanso, sossego em meio a belezas naturais, espetaculares. Lugar ótimo para quem busca harmonia, entre corpo e mente. (na foto acima de @shakalcarlos, a Matriz de São Francisco, com a imagem do santo à frente da igreja)
          O nome da cidade é em homenagem ao santo italiano, São Francisco de Assis, padroeiro da cidade e ao Rio Glória. Este rio nasce na Serra do Brigadeiro, na Zona da Mata, em Fervedouro MG, percorre 101 km, até desaguar no Rio Muriaé, em Muriaé MG. Na junção dos dois nomes, temos o topônimo: São Francisco do Glória.
          Cidade de clima ameno, com belíssimas e encantadoras montanhas onduladas, terras férteis, nascentes, córregos, cachoeiras e paisagens espetaculares. (fotografia acima de Brunno Estevão)
          O município está distante 353 km de Belo Horizonte e a 52 km de Muriaé. Faz divisa com Carangola, Fervedouro, Miradouro, Vieira e Pedra Dourada.
          A origem de São Francisco do Glória começa no século XIX. Com o fim do Ciclo do Ouro. Em busca de outras oportunidades e sobrevivência, várias famílias deixaram as regiões de mineração e migram-se para cidades da Zona da Mata. Uma região de terras férteis, com uma crescente formação de fazendas cafeeiras no início do século XIX.
          Algumas dessas famílias, chegaram onde estão hoje as terras franciscanas, formando um pequeno arraial.
          O pequeno arraial foi criado sob as bênçãos de São Francisco de Assis, homenageado com uma singela ermida. Com o tempo, o povoado foi crescendo, com a chegada de novos migrantes. Tempos depois, em 4 de junho de 1858, era criada a paróquia de São Francisco de Assis, marco religioso da cidade.
          A vila foi elevada a distrito, pertencente a Carangola e por fim, elevada à cidade emancipada, em 12 de dezembro de 1953.
          Cidade tipicamente mineira, tem sua economia voltada para a agricultura familiar, piscicultura, pecuária leiteira e cultivo de café (foto acima: arquivo Prefeitura Municipal/Setur). Além disso, conta com pequenos comércios e pequenas indústrias familiares, além de contar com setor de serviços eficiente, locais para hospedagens pitorescos e restaurantes com comidas típicas.
          Por suas belezas naturais, história e arquitetura, o turismo em São Francisco do Glória, é um dos setores de grande importância para a economia do município. (fotografia acima de Shakal Carlos)
          A cidade conta como atrativos turísticos a Serra do Quenta Sol, o Pico da Bandeira da Serra dos Moreiras, a Pedra das Caveiras, a Pedra da Areia Branca, a Cachoeira dos Martins e a do Esaú, a Área de Proteção Ambiental Serra da Providência e a antiga Usina.
          Sem contar a Cachoeira da Bicuíba, no distrito de mesmo nome. É uma das mais belas da região e de grande importância para o município, sendo inclusive, um bem tombado municipal. (fotografia acima de Cristiano Moreira a Cachoeira e abaixo, o distrito de Bicuíba)
          A cachoeira integra um conjunto paisagístico, chamado de Conjunto Paisagístico Cachoeira de Bicuíba. O lugar é de grande valor ecológico e cultural para cidade, além de ser ponto encontro e piqueniques de amigos e famílias franciscanas.
          Além disso, acontece no Complexo Paisagístico da Bicuíba, eventos de grande importância para a região e atividades culturais como Luau, Festival de Comidas Típicas, dentre outras atividades. Por estar as margens da BR 116, é um local de parada obrigatória para fotografias. (fotografia acima de Cristiano Moreira)
          Na Zona Rural do município o destaque são antigas fazendas e suas tradicionais arquiteturas rurais mineiras, dos fins do século XIX e início do século XX, em estilo colonial. São belos, luxuosos e imponentes casarões carregados de história e muito bem preservados, com destaque para as fazendas Pati, Boa Sorte, Córrego do Sossego e Belo Monte (na foto acima: arquivo/Prefeitura Municipal/Setur).

          São fazendas que contam a história e vida do povo franciscano, presentes em relíquias como antigas rodas d´águas, mobiliários de época, peças de ofícios antigos, além de casas de colonos tradicionais.
          Na Fazenda do Sossego (na fotografia acima: arquivo/Prefeitura Municipal/Setur), por exemplo, dois fogões em barro branco, se destacam. Construídos na década de 1980 pelo construtor Osvaldo Pedro Barros, para atender a demanda do grande número de trabalhadores da fazenda. 
          Os fogões contam com trempes em ferro fundido, fornalhas e chaminés. Por serem diferenciados e de grande valor cultural para o conjunto da fazenda, são bens culturais do município. (foto acima: arquivo/Prefeitura Municipal/Setur)
          Como toda cidade do interior mineiro, as atividades e festividades religiosas e folclóricas, são os principais eventos. Destaque para as comemorações religiosas da Semana Santa, Corpus Christi, o dia de São Francisco de Assis, as comemorações marianas em maio, o encontro do Terço dos Homens, Trido Santo Antônio, Novena de Santo Expedito, Novena de Nossa Senhora Aparecida e a Novena de São Francisco de Assis e a Cantata de Natal.
          Tem ainda as festas e festivais tradicionais no decorrer do ano, como as comemorações do Ano Novo, o Carnaval, Festa Junina, Festa do Franciscano Ausente, a Exposição Agropecuária e Concurso Leiteiro, o Festival de Comidas Típicas, Encontro de Motociclistas, o Festival da Viola, Luau a céu aberto e a Festa do Carro do Boi. (na foto acima e abaixo da Prefeitura Municipal/Setur, a tradicional Festa do Carro de Boi)
          Registrada como bem imaterial de São Francisco do Glória, desde 2015, a Festa do Carro de Boi, reúne centenas de carreiros e candieiros da cidade e região. (na foto abaixo da Prefeitura Municipal/Setur, o encontro de carreiros e candieiros)
          A festa, realizada sempre no mês de outubro, durantes as comemorações do Padroeiro, São Francisco de Assis, atrai visitantes de toda a Zona da Mata, para os 3 dias do evento. Nesses dias de festa, acontece homenagens ao padroeiro da cidade, shows, apresentações, comidas típicas e o tradicional desfile de carros de bois, são os principais destaques.
          A Praça da matriz de São Francisco de Assis e a Igreja Matriz, são os principais atrativos arquitetônicos da cidade, bem como, a principal referência cultural e religiosa do povo franciscano. A fé em São Francisco de Assis, está presente na cidade desde o século XIX. (fotografia acima de Cristiano Moreira)
          É na matriz que a religiosidade do povo franciscano se manifesta. É um dos mais belos exemplares da arquitetura religiosa do século XX. Destaca a charmosa arquitetura do templo com seus vitrais e ornamentação interior e ainda sua impactante escadaria. (fotografia acima de Joyce Verdeiro/arquivo/Prefeitura Municipal/Setur)
          Completando a beleza da Matriz, uma bela praça, espaçosa e muito bem cuidada e um charmoso e atraente casario, formam um dos mais belos conjuntos urbanos da região. (fotografia acima de Cristiano Moreira)
          Abaixo do adro da Matriz, no meio da escadaria, a gruta de Nossa Senhora da Conceição, é outro atrativo da cidade, lugar de manifestação de fé do povo da cidade e fiéis de outras cidades. (na fotografia acima do Cristiano Moreira, a gruta)
          Outro destaque em São Francisco do Glória é o Instituto Nossa Senhora das Graças e a Casa da Cultura, que abriga a Secretaria de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo da cidade, o Museu da Cidade e a Biblioteca Municipal. Dentre as atividades que acontecem na Casa da Cultura, as exposições fotográficas e as aulas de músicas, são destaques.
          Conheça São Francisco do Glória, uma tradicional e típica cidade mineira. Rica em história, gastronomia, cultura, tradições e belezas naturais. (fotografia acima de Shakal Carlos)
A reportagem teve a colaboração do Cristiano Ribas, Brunno Estevão, Shakal Carlos e da Raissa Lanes, da Secretaria de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo de São Francisco do Glória MG

Um comentário:

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Facebook

Postagens populares

Seguidores