quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

Como fazer vinho de Jabuticaba

Compartilhe:

     Faço esse vinho sempre. Na temporada das jabuticabas, encho o saco da fruta e preparo meu vinho. E esse vinho é ótimo, muito gostoso mesmo. 
     Nativa da Mata Atlântica, a fruta é 100% brasileira e segundo pesquisa realizada pelo Instituto de Química da Unicamp de Campinas, possui alto teor de antocianinas (bem mais que o encontrado no jambolão, amora e na uva). 
     A antocianina é um antioxidante que ajuda no combate dos radicais livres, reduz as chances de desenvolvimento de doenças cardíacas.. Além disso, a polpa da jabuticaba contém niacina, uma vitamina do completo B que ajuda a facilitar a digestão e eliminar toxinas no organismo, vitamina C, fósforo e ferro.
     Até mesmo a casca da fruta tem sua utilidade e não deve ser jogada fora. Pode ser comida naturalmente. Isso porque a substância pectina, uma fibra indicada para reduzir os níveis de colesterol, está presente na casca da fruta. Além disso, a pectina ajuda a evitar a prisão de ventre, além de conter elementos antialérgicos. Caso não queria comer a casca in natura, pode batê-la no liquidificador com água e tomar como suco ou mesmo, fazer geleia da casca.
Agora vamos aprender a fazer vinho de jabuticaba
- 10 litros  litros de jabuticabas usando como medida uma lata óleo, vistosas e lavadas.
- 500 gramas de açúcar (A jabuticaba já tem açúcar natural, não precisa mais que isso, mas se quiser mais doce, coloque mais açúcar.)

- 5 potes de 2 litros cada (em cada garrafa coloque um pouco de álcool e chacoalhe bem, para desinfetar as garrafas) 
Agora vamos preparar o vinho
Lavei as jabuticabas e deixei elas secarem por completo;
Peguei um vidro de 2 litros, coloquei jabuticabas inteiras, amassei um pouco para que algumas frutas soltem o liquido, depois açúcar, mais jabuticaba e cobri com açúcar. 

O teor alcoólico natural da jabuticaba é de 3% apenas. Se julgar fraco, coloque em cada pode um copo americano de cachaça destilada.
- Depois desse processo em todos os potes tampei o vidro com um pano e amarrei bem. Se vedar com a tampa, poderá provocar gases.
- Deixei os recipientes num lugar fresco e ao abrigo da luz por 60 dias. O ideal é 90 dias, caso não tenha pressa. 
- Nesse período, dei umas leves sacudidas no recipiente, abri e fechei de novo os potes.
- Depois desse período, mexi lentamente as jabuticabas com uma colher de pau para que as jabuticabas ainda inteiras estourassem, coei numa peneira fina para que não ficasse resíduos da casca das jabuticabas, descartei as cascas e coloquei o vinho em garrafas bem limpas e fechei com rolhas.
Coloquei um pouco numa garrafa que estão vendo na fotografia e deixei na geladeira. Agora é só tomar. (fotografias e receita de Arnaldo Silva)

7 comentários:
Faça também comentários
  1. Minha avó Amélia fazia...delícia mas, como pensamos que as avós são eternas, não liguei de aprender com ela e agora é tarde... Mas vou
    fazer esse...

    ResponderExcluir
  2. Vcs tem como fazer licor de genipapo ser tiver por favor

    ResponderExcluir
  3. Muito saboroso o vinho de jabuticaba ja provei

    ResponderExcluir
  4. Respostas
    1. Para fazer vinho não. O próprio tempo fará isso com a fruta, naturalmente.

      Excluir
  5. Muito bom gosto de fazer essas coisas estou querendo fazer anizete. Me ajudem obrigada

    ResponderExcluir
  6. Saudades da minha mãe...fazia todo ano. DELICIOSO!!

    ResponderExcluir