Tecnologia do Blogger.

sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

As 10 maiores cidades do Vale do Jequitinhonha

O Vale do Jequitinhonha está situado a Nordeste de Minas Gerais, na divisa com a Bahia. Conhecida pelos baixos índices sociais, tem o privilégio de ser banhada pelo Rio Jequitinhonha. É também conhecida por suas belezas naturais fantásticas, bem como sua riqueza cultural, com traços da cultura portuguesa,indígena e da cultura negra.
51 municípios formam o Vale do Jequitinhonha, dividido em 3 regiões: Alto Jequitinhonha, formado pelas cidades próximas a  Diamantina onde estão os melhores indicadores econômicos do Vale; Baixo Jequitinhonha, formado por cidades próximas a Almenara e Baixo Jequitinhonha, já na parte oriental, na divisa com a Bahia.

Conheça as 10 maiores cidades do Vale do Jequitinhonha, em número de habitantes.
1ª - Almenara
 Sua população, de acordo com a estimativa realizada pelo IBGE em 2019, era de 41.896 habitantes. Está a 744 km de Belo Horizonte. (Imagem enviada pelo João Avelar)
2ª - Diamantina 
Sua população estimada em 2019, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística era de 47.723 habitantes.É a terra natal do ex-presidente da República Juscelino Kubitschek de Oliveira, de Francisca da Silva de Oliveira, a famosa Chica da Silva, e de Domingos José de Almeida. Está a 292 km de Belo Horizonte.(fotografia de Manoel Freitas)
3ª - Capelinha
 Sua população estimada em 2019 era de 37.784 habitantes. É sede da Microrregião de Capelinha, região mais ocupada demograficamente do Vale do Jequitinhonha, exercendo na região uma polarização econômica, educacional, cultural, empresarial e esportiva. Única cidade da região a possuir um Aeroporto e um Anel Rodoviário. É a nova sede do futuro campus da UFVJM e do IFNMG. A povoação se iniciou em 1812, a partir da construção da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Graça por Feliciano Luiz Pego. Está a 427 km de Belo Horizonte.(foto acima de Sérgio Mourão/Encantos de Minas)
 4ª - Araçuai 
Sua população estimada em 2019 era de 36.708 habitantes. A cidade faz parte da Mesorregião do Jequitinhonha e da Microrregião de Araçuaí, tendo área de 2 235,696 km² e distanciando-se 678 km da capital mineira, Belo Horizonte. (fotografia de Ernani Calazans)
5ª - Itamarandiba
   A cidade, em franco desenvolvimento. Sua população, de acordo com estimativa do IBGE, era de 34 735 habitantes em julho de 2019.O município que possui extensa e diversificada base territorial situa-se no Alto Vale do Jequitinhonha, sendo um dos principais municípios dessa região. O município estende-se sobre os domínios do bioma Mata Atlântica - a leste - e Cerrado. O relevo é marcado pelas grandes chapadas e pela Serra do Espinhaço - Reserva da Biosfera-UNESCO. Está a 406 km de Belo Horizonte.(fotografia de Sérgio Mourão/Encantos de Minas)
6ª - Minas Novas 
De acordo com o censo realizado pelo IBGE em 2019, sua população é de 31.484 habitantes.Minas Novas tem o 8º maior PIB do Jequitinhonha, com um grande potencial de desenvolvimento. Está a 500 km de Belo Horizonte.(fotografia de Sérgio Mourão/Encantos de Minas)
7ª - Novo Cruzeiro 
Sua população estimada em julho de 2019 era de 31 331 habitantes.
Distante da capital a 494 km, terra do famoso Festival da Cachaça. Também uma cidade de relevância histórica, com patrimônios preservados da antiga Estrada Férrea Bahia-Minas. Cidade em ampla expansão impulsionada pela recente chegada da pavimentação da sua estrada principal que a liga à BR 116 e com ampliação de seus serviços de comunicação como linha de celular, Internet e outros. Atualmente vem crescendo em diversas áreas. A principal delas é o comércio. (foto de Sérgio Mourão/Encantos de Minas)
8ª - Jequitinhonha
Sua população estimada em 2019 era de 25.391 habitantes.O topônimo "Jequitinhonha" é de origem indígena e tem o significado de "rio largo e cheio de peixes". Fica a 690 km de Belo Horizonte.(foto acima do Barbosa)
9ª - Pedra Azul 
Sua população em 2019 está estimada em 24.324 habitantes, pelo IBGE. Com uma cultura bem diversificada e interiorana que atrai muitos turistas. É uma cidade histórica mineira, mas não dos tempos do Brasil Colônia. Sua arquitetura é eclética, mistura do barroco do final do século 19, com o modernismo do início do século 20. Fica a 720 km de Belo Horizonte.(fotografia de Andréia Lima)
10ª - Caraí
Sua população, segundo o IBGE (2019) era de 25;685 habitantes. Está a 536 km de Belo Horizonte. (fotografia acima de Sérgio Mourão/Encantos de Minas)
(fonte dos dados: IBGE e Wikipédia)

4 comentários:

  1. vicente costa prente tiao barboza

    ResponderExcluir
  2. Segundo a estimativa do IBGE IBGE, Capelinha (36.606) é maior do que Araçuai(37.317), portanto ocupa o terceiro lugar no Ranking.

    ResponderExcluir
  3. No ranking geral (incluindo economia, IDH e infraestrutura geral), Capelinha é a segunda cidade do Jequitinhonha!

    ResponderExcluir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Facebook

Postagens populares

Seguidores