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terça-feira, 23 de junho de 2020

As 20 mais belas igrejas de Minas Gerais

(Por Arnaldo Silva) Analisamos as postagens de templos religiosos feitas em nosso site e portal de notícias Conheça Minas, ao longo dos dois últimos anos. Foram postadas ao longo desse tempo, fotos e informações de templos nos estilos Colonial, Barroco, Rococó Eclético, Neogótico, Neorromântico, Clássico, Contemporâneo e Modernista. Todos os segmentos religiosos presentes em Minas Gerais, foram representados nas postagens e análises, como templos  católicos, evangélicos, ortodoxos, judaicos, budistas, espíritas, islâmicos, dentre outros. 
          Os critérios para a escolha das igrejas teve como base a beleza exterior dos templos, sua beleza interior e principalmente pela importância para a história da região e de Minas Gerais.
          Selecionamos as que mais se destacaram em comentários, curtidas, compartilhamentos e visualizações em nossas redes sociais e que tenham relevante importância religiosa, cultural, arquitetônica e histórica. As 20 igrejas que mais se destacaram nos quesitos citados acima são: 
01º - Igreja de São Francisco de Assis em Ouro Preto 
          Considerada o símbolo do Barroco mineiro, a Igreja de São Francisco de Assis (na foto acima de Arnaldo Silva) é um dos mais significativos monumentos da arte colonial brasileira, tendo sido considerada uma das Sete Maravilhas de Origem Portuguesa no Mundo. Projetada por Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, foi construída entre os anos de 1771 e 1790, em estilo Barroco, com elementos decorativos Rococós. 
          Um dos grandes destaques da igreja é sua fachada, em destaque para os detalhes em sua portada e sua decoração em relevos e talha dourada, feitas pelo Mestre Aleijadinho (na foto acima da Ane Souz). Embora no período de sua construção, outros artistas tenham trabalhado na obra, a riqueza dos detalhes do Mestre Aleijadinho e de Manuel da Costa Ataíde, o Mestre Ataíde, são impressionantes. Tanto em seu exterior, quanto em seu interior, a igreja é dotada de uma riqueza arquitetônica e artística única. 
02º - A Basílica de Lourdes em Belo Horizonte 
          Iniciada em 1916 e concluída em 1923, a Basílica de Lourdes (na foto acima de Sérgio Mourão), construída em estilo neogótico, é uma das mais belas igrejas do Brasil. O seu exterior é uma verdadeira obra de arte e seu interior, aconchegante e da mesma forma, tão lindo quanto o seu exterior. Costumam dizer que a Basílica de Lourdes é mais que uma igreja, é uma verdadeira obra de arte. Sem dúvidas, a igreja impressiona pela riqueza de seus detalhes arquitetônicos e artísticos.
03º - Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos 
          Iniciado em 1757 e concluída em 1875, o complexo arquitetônico e paisagístico do Santuário do Bom Jesus de Matosinhos em Congonhas MG, a 88 km de BH (na foto acima de Wilson Paulo Braz), é um dos mais  importantes templos religiosos mundo, reconhecido pela UNESCO como Patrimônio Cultural da Humanidade, em 1985. Durante os anos de sua construção, vários artistas famosos da época participaram da obra, entre eles Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, Manuel da Costa Ataíde, o Mestre Ataíde, Francisco de Lima Cerqueira, João Nepomuceno Correia e Castro, dentre outros. Formado por uma igreja, um adro ornado com estátuas em pedra sabão dos 12 profetas, uma das mais importantes obras do Mestre Aleijadinho e seis capelas anexas. O Santuário é um dos mais significativos exemplares da arquitetura colonial brasileira. 
04º - A Basílica de Nossa Senhora do Pilar em Ouro Preto
          Construída no auge do Ciclo do Ouro, no início da fundação de Ouro Preto, no século XVIII, a popular Igreja do Pilar impressiona pela sua ornamentação interna talhada em ouro puro. Foram mais de 400 quilos de ouro transformados numa impressionante obra de arte, com detalhes riquíssimos. (foto acima de Ane Souz)
05º - Igreja de São José em Belo Horizonte
          Iniciada em 1902 e concluída em 1910, a Igreja de São José em Belo Horizonte (na foto acima de César Reis) é uma das mais importantes igrejas da Capital e uma das mais belas igrejas do Brasil. Seu exterior é magnífico e seu interior, impressiona pela riqueza de suas pinturas e detalhes arquitetônicos. O projeto arquitetônico foi feito pelo engenheiro Edgard Nascentes Coelho. Sua escadaria teve projeto do holandês Verenfrido Vogels e a obra executada pelo construtor, também holandês, Gregório Mulders. 
          O que chama atenção no interior da Igreja de São José é sua pintura interior, feita pelo artista alemão Guilherme Schumacher entre 1911 e 1912. (foto acima de César Reis) O artista é de um talento incrível e deixou uma obra de arte em toda a igreja que impressiona pelos detalhes, cores e criatividade. Tipo de obra que deixa todos de boca aberta. 
06º - A Matriz de Santo Antônio em Tiradentes
          É um dos mais belos templos de Minas Gerais. Tanto sua fachada, que tem a assinatura do Mestre Aleijadinho, quanto sua ornamentação interna, segue o estilo Barroco e Rococó, original. (foto acima de César Reis) Iniciada por volta de 1710, praticamente junto com cidade, foi concluída em 1752, ano que foi instalado na Igreja um órgão de tubo, construído em Portugal. Dotada de uma beleza impressionante e uma riqueza em ouro de dar brilho nos olhos. São 480 quilos de ouro que ornamentam o interior da Igreja, principalmente a capela-mor e nos seis altares. Nas laterais e na nave, impressionantes molduras protegem belíssimas pinturas, datada de 1737, de autoria do artista João Batista da Rosa.
07º - A Igreja de Santo Antônio em Grão Mogol
          Pedra sobre pedra, simples assim. Esta é a Igreja de Santo Antônio, na cidade histórica de Grão Mogol, no Norte de Minas, cuja construção é de meados do século XVIII. É a mais original e autêntica arquitetura mineira, erguida somente em pedras retiradas da própria região. Seu interior é todo feito e ornamentado em estilo Barroco, usando madeira bem talhada. 
          O que diferencia a Igreja de Santo Antônio das demais igrejas do período Barroco é a simplicidade da ornamentação em seu interior e ausência de reboco na parede. A cor e beleza das pedras realçaram a igreja, bem como a delicadeza das peças em madeira bem talhadas, deram um ar bem rústico e medieval à igreja. Por sua importância, o núcleo histórico formado pela Matriz e as construções antigas no seu entorno, foi tombado em 2016, pelo Conselho Estadual do Patrimônio Cultural de Minas Gerais (Conep). 
08º - A Igreja de São Vicente Férrer em Formiga
          Iniciada em 1839 e concluída 34 anos depois, a igreja dedicada a São Vicente Férrer é um dos mais belos tempos da região Oeste de Minas, onde está a cidade de Formiga. (foto acima de Arnaldo Silva) Seus traços arquitetônicos, contornos e afrescos em estilo Barroco, são típicos das igrejas do período colonial. Mas o que mais chama a atenção nesta igreja são as pinturas em seu interior, feita pelo artista plástico veneziano Ângelo Pagnato, no início da década de 1920. O artista italiano enriqueceu a igreja com pinturas riquíssimas em detalhes, em tom azul, que emocionam pela beleza e suavidade, fazendo com quem frequenta a igreja, sentir-se no céu.
          Outro detalhe que dá mais beleza à Igreja de São Vicente Férrer é um imponente órgão com 952 tubos, construído pelos alemães Carlos Moeherle e Gustav Weissenrider, da fábrica de órgãos alemã Walker, instalado na igreja em 1937. Nesse estilo, é o quinto maior órgão de tubos do Brasil. (foto acima de Arnaldo Silva) Por sua importância para a cidade e Minas Gerais, em 2002 o órgão foi tombado como patrimônio histórico de Formiga. Dois anos depois, em 2004, tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha), como patrimônio histórico de Minas Gerais.
09º - Igreja São Francisco de Assis em São João Del Rei
          Iniciada em 1774, pela Ordem Terceira de São Francisco de Assis, com projeto de Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, foi concluída em 1809. (foto acima de Matheus Freitas/@m.ffotografia) O encarregado da execução do projeto foi Francisco Cerqueira que fez algumas alterações no projeto original, fazendo modificações nas torres, pilastras, no arco do cruzeiro, nos óculos da nave e na disposição da sacristia. Concluída a obra, se tornou um dos marcos da arte colonial do Brasil. Sua riqueza arquitetônica impressiona pela beleza, tanto em seu exterior, como na riqueza dos detalhes do Barroco em seu interior.
10º - Santuário Basílica de Nossa Senhora da Piedade 
          A 1746 metros de altitude, num cenário de beleza ímpar, sem igual no mundo está o Santuário de Nossa Senhora da Piedade. No topo da serra, duas singelas ermidas foram construídas por Antônio da Silva Bracarena, o mesmo que construiu a Igreja Matriz de Caeté, cidade distante apenas 50 km de Belo Horizonte. As ermidas foram construídas entre os anos de 1704 a 1770, sendo a principal e maior, dedicada a Nossa Senhora da Piedade, Padroeira de Minas Gerais. Nesta igreja está uma das mais belas relíquias do Barroco Mineiro, a “Pietá de Minas”, peça atribuída a Antônio Francisco Lisboa (1738-1814), o Aleijadinho, retratando a mãe de Jesus, com seu filho morto nos braços. (foto acima de Douglas Arouca)
          São construções simples, cujo objetivo inicial era ser um local para oração e acolhimento de romeiros humildes e penitentes que subiam à serra para orar e meditar, buscando proximidade com o Divino. Desde sua origem, até os dias de hoje, tem sido assim, tradição que perdura por séculos. O Santuário é um dos mais importantes centros de peregrinação no Estado, atraindo em média 500 mil pessoas por ano. Em 2017, as ermidas foram reconhecidas como Basílicas pelos Papa Francisco. 
11º - Igreja São Francisco de Assis em Diamantina
          Iniciada em 1766 e concluída em 1830 em estilo Barroco e elementos decorativos em Rococó, a Igreja de São Francisco de Assis em Diamantina, no Vale do Jequitinhonha, foi um dos marcos da arquitetura mineira na época. Hoje é uma das mais importantes igrejas de Minas Gerais.(foto acima de Giselle Oliveira)
          Sua decoração interna é um dos seus maiores destaque, contrastando com a simplicidade de seu exterior. A beleza das peças sacras e as pinturas com forte influencia do estilo Rococó no forro da capela, chamam a atenção pelo douramento e beleza, obra atribuída ao artista José Soares de Araújo. Já no forro da sacristia, a pintura atribuída a Silvestre de Almeida Lopes chama atenção pela riqueza dos detalhes e traços feitos pelo artista. O grande destaque é o altar com a figura de São Francisco de Assis e Jesus Crucificado, com elementos decorativos no estilo Joanino e retábulos em inspiração neoclássica.
12º - Basílica do Pilar em São João Del Rei
          Erguida entre os anos de 1721 a 1750 é uma das mais belas igrejas do período Colonial brasileiro. (foto acima de Wellington Diniz) A fachada foi desenhada por Francisco de Lima Cerqueira. Devido ao crescimento da cidade, no início do século XIX, o templo passou por uma reforma na fachada, no forro interno que recebeu pinturas novas, assoalho, sacristia e ampliação de seu espaço, tendo sido construído ainda um novo cemitério. Essas reformas só foram concluídas no ano de 1863. Ao longo de sua construção e reformas, o templo contou com os trabalhos de escultores, arquitetos e artistas diversos que com maestria e extremo talento, construíram um dos mais belos templos religiosos do Brasil, com grande destaque para sua decoração interna que vai do Barroco Joanino ao Rococó, preservada em suas feições originais mesmo diante de reformas.
13º - A Igreja de São Domingos em Uberaba
          Iniciada em 1904 e concluída em 1914, a Igreja de São Domingos foi o primeiro templo da Ordem Dominicano construído no Brasil. (fotografia acima de Luis Leite) Foi edificado na cidade de Uberaba, no Triângulo Mineiro. Projetada pelos engenheiros Egídio Betti Monsagratti, Dr. Florent e construída por José Cotani. Em estilo neogótico, seus traços arquitetônicos foram inspirados nas grandes catedrais da Europa, se destacando em seus traços a forma de cruz, bem semelhante às igrejas bizantinas, da Idade Média. 
          Todo o revestimento externo foi feito em pedra Tapiocanga, típica da Região do Triângulo Mineiro, encontrada facilmente em Uberaba e muito usada em construções e esculturas, pela facilidade em ser esculpida. A grande concentração de ferro presente nesta pedra torna sua coloração bem vermelha, o que dá um realce sem igual às construções, que pode ser visto na Igreja de São Domingos de forma evidente, já que seu exterior não recebeu rebocos, justamente para realçar a beleza da cor vermelha que a pedra possui. Não é pintada de vermelho, é a cor da pedra mesmo. É um dos patrimônios históricos de Uberaba e uma das mais importantes igrejas da Região.
14º Igreja do Carmo em Diamantina 
          A obra começou com a Irmandade da Ordem Terceira do Carmo, depois foi assumida pelo Contratador João Fernandes de Oliveira, por divergências com uma norma da Igreja que permitia a presença escravos, mesmo forros, apenas até o limite da torre das igrejas, ou seja, até a porta de entrada. Isso porque sua esposa era Chica da Silva. (foto acima de Wellington Diniz)
          Para não contrariar a norma da Igreja Católica na época, João Fernandes de Oliveira construiu a torre ao contrário, nos fundos. Assim sua esposa poderia frequentar a igreja normalmente. 
João Fernandes não poupou recursos para construir a igreja, uma das maiores e mais ricas das igrejas de Diamantina, no Vale do Jequitinhonha, construída entre os anos de 1760 a 1784, no Século XVIII. 
          Em sua ornamentação, foram usados 80 quilos de ouro e peças sacras de grande beleza, feitas pelos grandes artistas da época como José Soares de Araújo, Manoel Pinto e ainda com obras do grande mestre do Barroco, Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho. Para tornar a Igreja mais linda, o marido de Chica da Silva mandou instalar na Igreja de Nossa Senhora do Carmo um órgão movido a fole com mais de 750 cânulas e funcionando perfeitamente nos dias de hoje. 
15º - A Igreja de São José em Nova Era
          Nova Era, na Região Central, guarda um das joias do Barroco mineiro. A Igreja de São José. Construída a partir de 1766, no século XVIII, tem todos os detalhes da arquitetura mineira, com seus traços externos singelos e seu interior, impressiona pela beleza das pinturas no estilo Rococó no forro feitas por artistas ainda não identificados e a perfeição e beleza dos entalhes no altar-mor, destacando a imagem de São José, obra atribuída ao escultor e entalhador português, Francisco Viera Servas. (foto acima e abaixo de Elvira Nascimento)
          No interior do templo, belíssimas imagens de São Francisco de Assis, Sant´Anna, São João Batista, São Sebastião, Nossa Senhora do Rosário, Santa Efigênia e São Benedito, completam a ornamentação da Igreja. 
16º - A Matriz de N. S. de Lourdes de Maria da Fé
          Maria da Fé, no Sul de Minas, além de ser a cidade mais fria de Minas Gerais, tem uma das mais belas igrejas também. É a Igreja de Nossa Senhora de Lourdes. Pela sua importância cultural e arquitetônica para o município, é um bem tombado pela Prefeitura desde 1999. (na foto acima e abaixo do Rinaldo Almeida, o exterior e interior da Igreja)
          Iniciada em 1928, foi concluída em 1940. Seu projeto arquitetônico seguia o estilo que predominava entre o final do século 19 e início do século 20 na Europa, o estilo eclético. O ecletismo nada mais era que a mistura de estilos arquitetônicos em um só. Traços da arquitetura medieval, barroca, neoclássica, gótica e renascentista foram incorporados a este estilo. Assim, com destaque para os traços gótico-romano, foi edificada a Matriz de Maria da Fé, no Sul de Minas, dedicada a Nossa Senhora de Lourdes.
          A riqueza da arte no interior da Matriz é impressionante e de uma beleza sem igual. As esculturas presentes no templo, datadas de 1932 são de autoria do italiano Marino Del Fávero, confeccionadas em madeira marmorizada gesso e metal. 
          Já as pinturas internas na Matriz, foram feitas pelos irmãos, também italianos, Pietro Gentililli e Ulderico Gentilli, que além de deixarem obras em Maria da Fé, tiveram significativa representatividade na arte sacra com obras em cidades de Minas e de São Paulo. Os artistas italianos iniciaram a pintura da igreja em 1939 e concluíram em 1940.
17º - A Catedral da Sé em Mariana
          Construída entre 1711 e 1760, a Catedral Basílica Nossa Senhora da Assunção, popularmente chamada de Catedral da Sé, é uma das mais importantes igrejas de Minas Gerais. A fachada tem traços simples e seu interior é rico em detalhes e ornamentações. Devido ao longo tempo de construção, não tem um estilo único em sua ornamentação interna, variando do estilo Chão, Nacional Português, Joanino, Barroco ao Rococó. (foto acima de Edmar Amaro)
          Além da beleza de sua arte sacra, um dos destaques na Catedral é seu órgão instalado na Catedral em 1753. De origem germânica, sua construção é atribuída a Arp Schnitger, em Hamburgo. Está em pleno funcionamento. Passou por reforma entre 1977/1984 e mais recente, entre 2000/2002.
          Além da Catedral da Sé, em Mariana se destacam as igrejas de São Francisco de Assis, construída entre os anos de 1763 e 1794 e a Igreja de Nossa Senhora do Carmo, iniciada em 1794, ambas compõem o valioso conjunto arquitetônico da Praça Minas Gerais (na foto acima de Vinícius Barnabé), composto ainda pelo Prédio da antiga Câmara e Cadeia, hoje Câmara de Vereadores e Museu e ao centro, o pelourinho, símbolo do poder do Estado e dos Senhores de Escravos. 
18º - Basílica de São Geraldo em Curvelo
          Após sua canonização em 1904, a veneração ao santo italiano São Geraldo, começou a se expandir para o mundo. Coube aos Missionários Redentoristas, ordem religiosa em que São Geraldo pertenceu, a missão de propagar o nome do novo santo. Em 1906 chegou a Curvelo, na Região Central de Minas, padres Redentoristas holandeses, com o propósito de erguer, no Sertão Mineiro, um templo dedicado a São Geraldo. (foto acima de Leandro Leal) Em estilo neogótico e nórdico, o templo, datado de 1912, se destaca em sua arquitetura, sendo um dos mais belos e imponentes de Minas Gerais.
          A devoção ao santo se estendeu por todo o país e Curvelo se tornou o centro de veneração e peregrinação, com a presença constante de milhares de romeiros vinda de todas as regiões de Minas Gerais e do Brasil.
          Em 1932 a igreja foi consagrada como santuário pelo arcebispo de Diamantina, Dom Joaquim Silvério de Souza, tendo passado por uma reforma e ampliação em 1938 para comportar o número crescente de peregrinos que visitavam o santuário, principalmente durante a Oitava de São Geraldo, que celebra a vida e morte do santo católico, evento que acontece todos os anos, entre o final de agosto e início de setembro. Em 30 de abril de 1966 a Igreja de São Geraldo foi elevada a Basílica pelo Papa Paulo VI. É atualmente a única basílica no mundo dedicada exclusivamente a São Geraldo.
19º - Igreja Nossa Senhora do Ó, em Sabará
          Datada de 1717 e concluída por volta de 1720, é uma das mais antigas igrejas de Minas Gerais e uma joia da arte Barroca mineira. Por fora, uma singela e simples capela. Por dentro, a decoração impressiona pelos detalhes das pinturas que retratam a vida de Jesus Cristo e Nossa Senhora. Arte feita em madeira, cedro e ouro puro.
          Os traçados arquitetônicos da Igreja de Nossa Senhora do Ó, em Sabará, a 20 km de Belo Horizonte, teve forte influência do estilo arquitetônico Nacional Português, já que a arte Barroca tradicional estava ainda criando identidade própria em Minas Gerais. Este estilo é considerado a primeira fase do Barroco Mineiro. Seguindo o estilo traçado, a reluzente luz dourada da riqueza do ouro de Minas Gerais e a beleza da arte sacra, são marcas evidentes do interior da Igreja de Nossa Senhora do Ó. (fotografia abaixo de Thelmo Lins)
          A imagem da Mãe de Jesus, retratada no altar da igreja, mostra a Maria, diferente das demais imagens de Nossa Senhora, geralmente com o menino Jesus nos braços. No altar da Igreja, Nossa Senhora é representada grávida, no caso seria Nossa Senhora da Expectação do Parto ou Nossa Senhora do Bom Parto, venerada em Toledo na Espanha desde o ano de 656, cuja fé chegou a Minas Gerais através dos bandeirantes paulistas que fundaram a cidade de Sabará. O termo Expectação do Parto ou Bom Parto foi substituído pelo Ó devido a um cântico dedicado à Santa, cantado na véspera de seu dia, que iniciava com a palavra Oh numa longa exclamação. A partir dai ficou Nossa Senhora do Ó.
          Pela irregularidade das pinturas nos painéis, principalmente, acredita-se que mais de um artista tenha participado da decoração interna da igreja. O principal artista, cuja obra é predominante no interior da Igreja do Ó foi Jacinto Ribeiro, artista natural da Índia, que residia em Minas Gerais desde 1711. As figuras e painéis presentes no interior da Igreja de Nossa Senhora do Ó foram pintadas a ouro sobre fundos em tom azul escuro, com bordas em vermelho e talhas douradas em moldura. (foto acima e abaixo de Thelmo Lins)
          O interessante que os desenhos e personagens bíblicos retratos nas pinturas do artista indiano, tem traços orientais, chineses. A explicação para este detalhe diferente na pintura e arte barroca, é que o artista conhecia os estilos artísticos usados em Macau, uma antiga colônia portuguesa no Oriente, hoje pertencente à China. A época, Portugal tinha um intenso comércio entre Macau e Índia, o que explica a influência dos traços orientais usados na arquitetura portuguesa naquela época, pelos artistas e escultores portugueses que vieram para o Brasil no início do século XVIII, entre eles, Jacinto Ribeiro.
20º - Catedral de São Sebastião em Leopoldina
          A Paróquia de São Sebastião em Leopoldina, na Zona da Mata, foi criada  em 1854. Com o crescimento da cidade e das atividades paroquiais, foi necessária a construção de um novo templo. (foto acima de Sérgio Mourão) A construção foi iniciada em 1927, substituindo a antiga capela do século XIX. A obra foi concluída em 1965. Projetada no estilo românico e em formato de cruz latina, pelo arquiteto Luiz Dantas Castilho, a obra foi executada pelo engenheiro Ormeo Junqueira Botelho. 
          Dedicada a São Sebastião e sede episcopal da Diocese de Leopoldina, é considerado um dos mais belos templos de Minas Gerais e de grande valor histórico e cultural para Leopoldina e toda a região. Em 1942, ainda antes da conclusão das obras, foi elevada a condição de Catedral pelo Vaticano. Após o fim da Segunda Guerra Mundial, por iniciativa do bispo da Diocese de Leopoldina, Dom Delfim Ribeiro Guedes, em 1946, foi erguida uma estátua no local em que estava a antiga matriz, em homenagem a Nossa Senhora da Paz, em agradecimento pelo fim do conflito mundial.
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domingo, 21 de junho de 2020

Tapetes Arraiolos: de Diamantina a Passa Tempo e Florestal

(Por Arnaldo Silva) No final do século XV para o início do século XVI, algumas comunidades do povo mouro, povo vindo do Norte da África, praticantes do Islamismo, viviam em Lisboa. Nesta cidade exerciam a arte de fazer tapetes, uma de suas das grandes vocações, já que os tapetes estão presentes constantemente no dia a dia dos povos islâmicos, que usam tapetes em suas orações e para suas refeições, já que boa parte comem assentados sobre tapetes, no chão. (na foto abaixo de Giselle Oliveira, tapetes feitos por Vânia Ponto do Arraiolo)
           Fazer tapetes é uma das mais antigas artes do mundo. Em Portugal, chegou pelas mãos dos mouros, no século XV. Dom Manuel I, o Venturoso (31/05/1469 – 4/12/1521), Rei de Portugal de 1495 até o dia de sua morte, ordenou a expulsão dos mouros de Lisboa, devido os conflitos com os cristãos. Expulsos, os mouros foram para a pequena vila portuguesa de Arraiolos, pertencente ao distrito de Évora, na região do Alentejo. Arraiolos conta hoje com cerca de 10 mil habitantes. 
          Os mouros continuaram a exercer o ofício de tapeceiros na pequena vila, tornando o lugar próspero e solidificando a técnica da produção de tapetes, se perpetuando de gerações a gerações. Hoje, os tapetes arraiolos estão incorporados à identidade cultural da Vila. O tapete passou a ter o nome da pequena vila, conhecido como Tapete Arraiolos, em todo o mundo. É uma das principais identidades de Portugal e um dos patrimônios do país lusitano. (na foto abaixo do Aridelson Rezende na JR Tapetes em Florestal MG)
          São tapetes especiais, bordados com lã, tingidas em cores diferentes, sobre uma armação em tecido único de algodão, juta ou linho, muito resistente. Feitos de forma artesanal, esses tapetes são riquíssimos em detalhes. 
          As características principais desse tapete são os desenhos feitos a partir de um ponto cruzado oblíquo, formado por duas meias cruzes, chamado de Ponto de Arraiolo. 
          É a partir desse ponto que os tapeceiros fazem os desenhos. Originalmente, os primeiros desenhos foram inspirados em figuras hispânicas, indianas e renascentistas. 
          São esses desenhos que dão cor e vida aos tapetes. Mesmo hoje, os desenhos originais são os tradicionais, existindo também, tapetes arraiolos, com desenhos com temas atuais. São tapetes especiais, finíssimos e únicos, cuja durabilidade é de ao menos 25 anos.
De Portugal para Diamantina
          O artesanato em tapetes Arraiolos é uma das fortes heranças deixadas pelos portugueses em Diamantina (na foto acima de Giselle Oliveira), cidade histórica mineira com 50 mil habitantes, a 300 km de Belo Horizonte, no Vale do Jequitinhonha. 
          É uma das poucas cidades no mundo cuja arte de fazer tapete Arraiolos é reconhecida como autêntica. Arte esta já inserida nas tradições e representações folclórica da região, fazendo parte da tradição popular mineira. 
          Uma arte de origem portuguesa, feita em Minas e reconhecida como autêntica, podendo os artesãos da cidade usar o nome Arraiolos em seus tapetes, já que a arte segue as tradições de confecção original. 
          Os portugueses que vieram para o Brasil introduziram boa parte de sua cultura, gastronomia, costumes e estilos arquitetônicos em Minas Gerais, tendo Diamantina recebida forte influência da cultura e gastronomia portuguesa, como por exemplo, na introdução de vinícolas na região no século 18. Antes mesmo da chegada dos imigrantes europeus no Sudeste e Sul do país no final do século 19 e início do século 20, responsáveis pela introdução da cultura vinícola no Brasil, o vinho já era produzido em Diamantina. 
          Ao longo dos séculos, os costumes portugueses transformaram Diamantina num dos principais centros culturais, religiosos, arquitetônicos, artísticos e gastronômicos do Brasil, com tradições dos tempos do Império preservadas e revividas.(foto abaixo da Giselle Oliveira, tapetes da Vânia Ponto do Arraiolo)
          No caso do tapete arraiolos não foi bem assim. A técnica de fazer esse tipo de tapete não veio com os colonizadores que vieram para Minas e em especial, para Diamantina, no início da colonização, explorar nossas riquezas minerais. O começo foi em 15 de junho de 1975, já no século 20, graças à iniciativa do então arcebispo da época, Dom Geraldo de Proensa Sigaud, que convidou o casal de portugueses Milton D. Rosa e esposa para ensinar a arte de confeccionar tapetes para moradores da região, visando criar nova fonte de renda para famílias carentes do Vale do Jequitinhonha.
          A Igreja local foi toda envolvida no projeto, que chegou a abranger 30 localidades da região, envolvendo cerca de 2 mil pessoas, que aprenderam à tarde de fazer tapete Arraiolos com o casal português. Inicialmente, as aulas eram ministradas na Mitra Arquidiocesana de Diamantina e com o aumento do número de artesãos participando do projeto, foi constituída a Cooperativa Artesanal Regional de Diamantina e Região, em 1978, onde os cursos passaram a ser ministrados. (foto abaixo enviada pela Dirce da Assart/Diamantina)
          Ao longo dos anos a atividade foi caindo, ficando algumas famílias preservando e exercendo a arte, passando os ensinamentos da arte de fazer tapetes para suas filhas, netas. Algumas deram prosseguimento e continuam até os dias de hoje fazendo tapetes, que em muitos casos, se tornou tradição de família. São hoje cerca de 500 tapeceiras espalhadas em cerca de 17 pontos do Vale do Jequitinhonha que estão tendo o apoio do Sebrae e outros órgãos para que a tradição seja resgatada e ampliada, apoiando as associações e cooperativas dos artesãos locais. O objetivo é fazer com que as pessoas mais jovens se interessem pela arte de bordar tapete Arraiolos. Por ser uma arte bem trabalhada, fina, resistente, tem bom preço no mercado, atrai turismo para as cidades e melhora em muito a renda familiar.
          A realidade de hoje é diferente de 40, 50 anos atrás quando começaram a fazer tapetes. Na época a única forma de vendas era local, restritas aos moradores da região e turistas que vinham à cidade. (na foto acima da Giselle Oliveira, tapetes da Vânia Ponto do Arraiolo)
          Hoje, com a popularização do celular e o alcance global que a internet proporciona, comercializar os trabalhos artesanais e outros produtos feitos em Minas se tornou mais fácil, principalmente com a consciência dos artesãos e artesãs em se unirem em associações e cooperativas, o que possibilitada divulgação dos trabalhos dos artesãos, bem como um alcance internacional das vendas e divulgação da arte dos tapetes e do artesanato mineiro em geral. 
          Os artesãos e artesãos de Diamantina estão organizados na Associação dos Artesão e Arte da Terra (ASSART), podendo serem contactos por e-mail:assart.diamantina@gmail.com ou pelo Instagram: @_assartdiamantina
De Diamantina à Passa Tempo
          Passa Tempo (na foto acima de Saulo Guglielmelli), charmosa, atraente e pacata cidade da Região Oeste de Minas, com 8 mil habitantes, também produz tapetes Arraiolos. Faz divisa com os municípios de Oliveira, Carmópolis de Minas, Desterro de Entre Rios, Piracema e está a 143 km distante de Belo Horizonte.
          A arte de fazer tapetes Arraiolos foi introduzida na cidade em 1977, pelo Padre Irineu Leopoldino de Souza, que saiu de Diamantina, transferido para Passa Tempo. Por participar e conhecer o projeto dos Arraiolos em Diamantina, o sacerdote viu potencial na cidade para fazer esses tapetes e desenvolveu o mesmo projeto em Passa Tempo. 
          Mesmo com a posterior transferência do padre da cidade, a arte de fazer tapetes continuou, isso porque a ideia evoluiu, teve grande aceitação popular, cujo ofício foi passado de mãe para filha e muitos ensinavam uns para os outros. 
          Esse interesse pela arte de fazer tapetes Arraiolos foi tão grande que se tornou tradição, na cidade, gerando renda para as famílias, hoje organizadas na Associação das Tapeçarias e Artesanatos de Passa Tempo (ATAPT).
          Passa Tempo é hoje conhecida na região como a “Terra dos Tapetes Arraiolos”, pela diversidade de sua produção, criatividade e talento de seus artesãos na arte de fazer tapetes Arraiolos. Os tapeceiros e bordadeiras da cidade sentem orgulho de exercerem a arte da tapeçaria, contribuindo com a história da cidade e de suas próprias, que tiveram parte de suas vidas e historias dedicada ao amor à arte de fazer tapetes.

De Portugal para Florestal
          A cidade de Florestal, hoje com cerca de 7.500 habitantes, está a 60 km de Belo Horizonte, com acesso pela BR-262. O município se destaca por contar com um Campus da Universidade Federal de Viçosa e ainda pela tradição dos tapetes arraiolos. (na foto acima do Wellington Diniz, a cidade de Florestal e abaixo, do Aridelson Rezende, tapeçaria JR Tapetes, de Florestal)
          A arte chegou à cidade nos anos 1970, através dos imigrantes portugueses Dona Ana e seu filho, Carlos Romeiro. Começaram a fazer os tapetes, até então novidade na cidade com a arte chamando a atenção e o interesse de várias pessoas em aprender. Assim começou a popularizar a arte dos tapetes arraiolos em Florestal e virou tradição entre várias famílias que de dedicaram ao ofício.
            Entre os talentos na arte de fazer tapetes em Florestal se destaca Jhoanes Rodrigues da JR Tapetes (na foto acima do Aridelson Rezende), que aprendeu a arte de fazer arraiolos aos 10 ano, com sua mãe, Dona Palmira. 
          Além da técnica original portuguesa, dotado de grande talento e criatividade, aprimorou a técnica passou a fazer seus próprios desenhos de tapetes, criando um tapete único, com identidade própria. São tapetes finos, sofisticados, cuja beleza e riqueza dos detalhes, impressiona. Os trabalhos da JR Tapetes podem ser conferidos no site: jrtapetes.com.br ou pelo whastsapp: 31) 99812-2159 (na foto abaixo do Aridelson Rezende, o selo de origem do JR Tapetes, de Florestal MG)
Como identificar o verdadeiro Tapete Arraiolos?
          Ter um tapete Arraiolos em casa é ter uma arte finíssima, chique, que dá vida e mais conforto às residências. É sinal de cultura e bom gosto. Embora as chances de comprar tapete Arraiolos originais sejam bem grandes, já que é uma arte relativamente cara, totalmente artesanal, feito a mãos, por isso ser pouca possibilidade de reprodução em série, devida a complexidade da arte, pode existir esses tapetes não originais, feitos industrialmente. (foto abaixo de Aridelson Rezende em Florestal MG
Dicas para certificar-se de que esteja adquirindo um tapete original
- Arraiolos legítimo você encontra em Portugal. No Brasil você encontra em nas cidades mineiras de Diamantina e em Passa Tempo, podendo adquiri-los diretamente nas lojas dos artesãos, sites de vendas online locais ou por encomenda. - Desconfie se encontrar um tapete com linhas e pontos exatos e apalpe os tapetes. Isso porque são feitos à mão e passando os dedos entre os desenhos e pontos, poderá perceber relevos nos detalhes. Nos tapetes industriais são lisos os desenhos.
- Os pontos e detalhes geralmente apresentam irregularidades, já que são feitos durante dias, com bordados a mão.
- Tapete Arraiolos é feito de lã pura, toque e sinta se é de lã, cheire também.- Por serem feitos artesanalmente, totalmente a mão, não é um tapete barato, até porque, dependendo do tamanho do tapete, uma única peça sua confecção consome vários dias para ser feita ou até semanas. Os preços variam muito da localidade onde é produzido e geralmente cobrado por metro. Desconfie de tapete Arraiolos baratos. (foto abaixo de Giselle Oliveira em Diamantina)
          Por fim, prestigie o artesanato original de sua cidade, de Minas Gerais, feito pelas mãos dos nossos talentosos artesãos. Além de adquirir uma arte original única, já que nunca uma peça feita à mão é igual à outra, você estará preservando a tradição, ajudando as famílias dos artesãos, gerará impostos, riquezas para os municípios e estará incentivando a preservação de nossas tradições seculares.

sábado, 20 de junho de 2020

Cidades históricas mineiras: uma volta no tempo

(Por Arnaldo Silva) Viajar pelas cidades históricas mineiras é como voltar ao passado, viver e vivenciar o estilo de vida nos tempos do Brasil Colônia. É uma viagem no passado, ao mesmo tempo, essa viagem proporciona lazer e descanso, já que são cidades prazerosas de se estar, com ótima e tradicional gastronomia, cultura, belezas naturais espetaculares. 
          Nessas cidades, alguns antigos casarões foram transformados em pousadas, dando oportunidade ao visitante de estar num ambiente onde viveram dezenas de gerações, em mais de 300 anos. 
          Cidades preservadas (como Ouro Preto, acima, na foto de Fabinho Augusto) e muita história para contar em seus becos, ruelas, ruas em pedras, casarões, sobrados suntuosos, museus e igrejas, evidenciando a riqueza dos tempos do auge do Ciclo do Ouro em Minas Gerais. São mais que cidades, são histórias vivas. Cada detalhe, cada arte presente na arquitetura das cidades históricas impressiona pela beleza, riqueza e imponência.
          Vamos fazer um passeio pelos principais pontos de algumas dessas cidades, partindo de Diamantina, passando pelo Serro, Conceição do Mato Dentro, Catas Altas, Santa Bárbara, Belo Horizonte, Congonhas, Mariana e terminando nossa viagem em Ouro Preto.
Diamantina
          Terra de Chica da Silva, de JK, da música, do vinho, do tapete Arraiolo, dos bordados, da seresta e da Vesperata. (Foto acima de Elvira Nascimento) É assim que Diamantina é conhecida, mas a cidade, agraciada pela UNESCO com o título de Patrimônio Cultural da Humanidade em 1999, é também chamada de “Capital do Vale do Jequitinhonha” e “Cidade Colonial dos Diamantes”. Distante 292 km de Belo Horizonte e a 1300 metros de altitude, a cidade se destaca por suas belezas naturais, pelo seu riquíssimo artesanato, em especial os tapetes Arraiolos e o artesanato em flores, bem como sua intensa vida cultural.
          Sua história começa em 1713 com a formação de um arraial, chamado Arraial do Tejuco. O crescimento do arraial se intensificou a partir de 1720, com a descoberta das jazidas de diamantes na região, intensificando seu crescimento e reconhecimento como cidade emancipada em 1831. Em Diamantina está boa parte da história dos tempos do Império. História esta guardada na mente dos diamantinenses, estudada nos livros de história e presente em cada canto do Centro Histórico de Diamantina. 
          Ao visitar a cidade é imprescindível visitar o Mercado dos Tropeiros (na foto acima de Giselle Oliveira) , construído em 1835 para ser ponto de descarregamento e venda de mercadorias. A casa em que viveu Juscelino Kubitschek em sua infância merece ser visitada. Construída de pau-a-pique, é uma típica edificação do século 18. Hoje é um museu dedicado a contar a vida e obra de um dos mais importantes políticos do Brasil. 
          Outro ponto interessantíssimo para conhecer na cidade é o sobrado onde viveu João Fernandes de Oliveira, o Contratador de Diamantes, com sua mulher, Chica da Silva, entre os anos de 1763 e 1771. 
           Além desses pontos, Diamantina (na foto acima de Elvira Nascimento) tem como atrativos o Cruzeiro da Serra, onde se pode ter essa vista da cidade acima, na foto do Sérgio Mourão, o Passadiço do Glória, a Casa do Intendente, a Praça JK, o Teatro Santa Izabel, o Museu do Diamante, a Catedral Metropolitana, as Igrejas de São Francisco de Assis, do Nosso Senhor do Bonfim, de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, de Nossa Senhora do Carmo, de Nossa Senhora do Amparo e a Basílica do Sagrado Coração de Jesus. 
          Diamantina (foto acima de Giselle Oliveira) respira música. Pelos cantos e becos diamantinenses, é comum encontrar grupos musicais tocando em público. A culinária é genuinamente mineira com restaurantes que servem a melhor cozinha de Minas, bem como os pratos preparados pelos cozinheiros locais que são extremamente criativos na arte de cozinhar. 
Serro 
          De Diamantina vamos para o Serro (na foto acima do Vinícius Barnabé), famosa por seu queijo, Patrimônio Imaterial de Minas Gerais, reconhecido pelo IEPHA e também, Patrimônio Imaterial Nacional, reconhecido pelo IPHAN. Serro fica apenas 90 km de distância de Diamantina e a 325 km de Belo Horizonte. 
          Sua origem começa em 1701. Já em 1714 era elevada a categoria de Vila. É uma das mais antigas povoações de Minas Gerais. Por suas ruas, praças e becos, a herança do Brasil Colonial se faz presente. 
          Cidade charmosa, rodeada por belíssimas paisagens morros, serras, cachoeiras e rios, oferecendo aos visitantes, além de sua história contatada em suas igrejas e casarões dos séculos XVIII e XIX, a oportunidade de conhecer paisagens incríveis como o Pico do Itambé e distritos pitorescos e apaixonantes como Milho Verde e São Gonçalo do Rio das Pedras.
Conceição do Mato Dentro
          Saindo do Serro, nosso destino é Conceição do Mato Dentro (na foto acima de Nacip Gômez), distante apenas 64 km do Serro e a 167 km de Belo Horizonte. Sua origem é no início do século XVIII, sendo o arraial elevado a Freguesia em 1724 e a município em 1842.
          É uma charmosa cidade histórica, com belezas arquitetônicas do Brasil Colonial preservadas, como seu casario histórico, a Matriz de Nossa Senhora da Conceição, a Igreja do Rosário, a Igreja de Santana, o Santuário Bom Jesus de Matosinhos, a Capela do Senhor dos Passos a Casa da Cultura. (fotografia acima de Nacip Gômez)
          Se destaca ainda os charmosos distritos destacando o distrito de Brejeúba, Tabuleiro do Mato Dentro e Córregos. Conceição do Mato Dentro se destaca por suas belezas naturais e várias cachoeiras paradisíacas, entre elas a maior cachoeira de Minas e a terceira maior do Brasil, a Cachoeira do Tabuleiro, com 273 metros de queda.
Santana do Riacho e Catas Altas 
          Saindo de Conceição do Mato Dentro, a 225 km de distância, pela MG 10, passará por Santana do Riacho (na foto acima da Sila Moura), a porta de entrada para a Serra do Cipó. Santana do Riacho é uma pequena cidade, com uma gastronomia maravilhosa e na Serra do Cipó tem Lapinha da Serra, um dos mais belos distritos mineiros. Dê um pulo lá, é pertinho.
          Depois de conhecer Santana do Riacho, é hora de seguir rumo com destino a Catas Altas (na foto acima de Elvira Nascimento), distante 120 km de Belo Horizonte. 
          É uma das mais antigas cidades históricas de Minas Gerais e de grande importância cultural para o Estado, já que no município está o Santuário do Caraça e a cidade tem forte tradição gastronômica. (na foto abaixo abaixo da Luciana Silva, os jardins do Santuário do Caraça)
          Desde o final do século XIX é produzido vinhos em Catas Altas. No início foram os vinhos tradicionais, feitos com uva. Como a jabuticaba era uma fruta abundante na região, a uva foi aos poucos sendo substituída pela jabuticaba. Hoje o vinho de jabuticaba de Catas Altas é uma das mais tradicionais bebidas de Minas Gerais.
          A história de Catas Altas começa em 1703, sendo freguesia, distrito e cidade emancipada apenas em dezembro de 1995. Seu conjunto arquitetônico barroco em torno da Praça Monsenhor Mendes (na foto acima do Nacip Gômez), sua igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, a singela Capela de Santa Quitéria e outros construções do período Colonial faz de Catas Altas uma das mais belas cidades mineiras. A pacata cidade, emoldurada pela beleza da Serra do Espinhaço, com menos de seis mil habitantes, foi cenário da minissérie da Rede Globo, exibido em 2019.
Santa Bárbara
          Pertinho de Catas Altas, apenas 15 km de distância e a 90 km de Belo Horizonte, está a cidade histórica de Santa Bárbara (foto acima e abaixo de Thelmo Lins)
          Sua história inicia-se em 1704 com a criação do arraial. Nove anos depois, em 1713, sua principal igreja, a Matriz de Santo Antônio tem seu início, sendo hoje um dos mais belos tempos do período colonial em Minas Gerais. 
          Nessa mesma época é formado Brumal, hoje distrito de Santa Bárbara, um dos mais importantes distritos do Estado, com um rico acervo cultural e arquitetônico. 
          O Largo do Brumal é tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico Mineiro (IEPHA/MG), bem como a Igreja de Santo Amaro (na foto abaixo de Elvira Nascimento), construção típica mineira, tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) 
          Na cidade pode se conhecer belíssimos casarões do período colonial, principalmente o casario colonial da Rua Rabelo Horta, suas igrejas, a sede da Prefeitura, o famoso Hotel Quadrado, a antiga cadeia, a Pharmacia Sant’Anna, que hoje é o Museu do Judiciário Municipal, o Chalé Barroco, a Casa da Cultura, a Casa do Mirante, a Casa do Mel, o Memorial Afonso Pena e os charmosos distritos de Brumal e Bateias.
De Belo Horizonte a Congonhas 
          De Santa Bárbara, nosso destino é Congonhas. Primeiro você vai passar por Lagoa Santa, uma bela e charmosa cidade que vale a pela dar uma passada para conhecer por exemplo a Gruta da Lapinha. Em seguida, o rumo é Belo Horizonte (na foto acima de Leandro Leal), nossa capital que fica a 110 km de distância apenas.
          Aproveita e visite um pouco a beleza da arquitetura eclética do início do século XX, presentes na Praça da Estação e Praça da Liberdade e as belíssimas igrejas de São José, Basílica de Lourdes e da Boa Viagem, na região Centro Sul da Capital. Bem no centro da cidade está o Parque Municipal, que é um verdadeiro museu a céu aberto e de beleza encantadora. 
          Partindo de Belo Horizonte, vamos para Congonhas, cidade histórica mineira, com origem no início do século XVIII, distante apenas 80 km.
          Congonhas era uma das cidades preferidas do Mestre Aleijadinho que deixou uma de suas mais importantes obras, os 12 profetas e a Santa Ceia, presentes no Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, um conjunto arquitetônico e paisagístico formato por pelo Jardim dos Passos, constituído por seis capelas, uma igreja, um adro e em seu interior, a representação da Santa Ceia com imagens em tamanhos reais. (fotografia acima e abaixo de Luciana Silva)
          O Santuário é Patrimônio Cultural da Humanidade, reconhecido pela UNESCO em 1985, e um dos mais importantes patrimônios arquitetônicos de Minas Gerais. Obra foi iniciada em 1757 e concluída em 1875, passando nesse período por várias etapas em sua construção, com trabalhos de vários artistas, escultores e pintores, como Francisco de Lima Cerqueira, João Nepomuceno Correia e Castro e o Mestre Ataíde.
          Além do Santuário, a cidade é charmosa, tem um belo casario histórico e no seu entorno, tombados pelo IEPHA, estão a Matriz de Nossa Senhora da Conceição, a Estação Ferroviária de 1914, as Igrejas de Nossa Senhora da Ajuda no distrito de Alto Maranhão, de São José Operário de 1817 (na foto acima de Luciana Silva), de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos e de Nossa Senhora do Rosário e a Romaria, são outros atrativos de Congonhas.
          Outro atrativo da cidade historia é o Museu de Congonhas, um dos mais modernos museus do país, único presente dentro de um sítio histórico, com seu foco na fé ao Bom Jesus do Matosinhos. A cidade oferece uma excelente gastronomia, ressaltando o Festival Gastronômico de Congonhas, realizado sempre em maio, um dos principais eventos gastronômicos do Estado.
Mariana 
          Nosso próximo destino agora é a cidade de Mariana (na foto acima de Fabinho Augusto), distante 72 km de Congonhas e 120 km Belo Horizonte. Foi a primeira vila a ser reconhecida como cidade e primeira capital de Minas Gerais. Sua origem é do século XVIII e no período do Ciclo do Ouro, foi a maior produtora de ouro no Brasil. O patrimônio histórico de Mariana é incrível. Uma história em cada detalhe. 
          A cidade é uma verdadeira escola de história a céu aberto, destacando a Praça Minas Gerais (foto acima do Nacip Gômez), a Praça Gomes Freire, o colégio Providência, a casa em que viveu o Mestre Ataíde, a Mina da Passagem, a Igreja de Nossa Senhora da Assunção, conhecida por catedral da Sé
          Um dos atrativos da catedral da Sé é órgão do século XVIII. É um órgão todo policromado, com 7 metros de altura e 5 metros de largura, construído em 1701 em Hamburgo (Alemanha), por Arp Schnitger (1648-1719), um dos nomes mais respeitados na história da fabricação deste tipo de instrumento em todo o mundo. 
          O órgão foi doado pela Coroa Portuguesa em 1753, como presente da Coroa portuguesa ao primeiro bispo da cidade, D. Frei Manoel da Cruz. No mundo, entre os órgãos Schnitger que existem até hoje, o de Mariana é um dos exemplares mais bem conservados e o único que se encontra fora da Europa. 
          Por fim, saindo de Mariana, de trem, nossa viagem termina em Ouro Preto. São apenas 12 km de trem, partindo da charmosa e atraente estação de Mariana (na foto acima de Arnaldo Silva) até a estação de Ouro Preto. É uma viagem emocionante e inesquecível. De Belo Horizonte até Ouro Preto são apenas 100 km. 
Ouro Preto
          Quem quer vivenciar na prática os ensinos teóricos de história sobre a história do Brasil, tem que vir a Ouro Preto. A cidade é um museu a céu aberto em cada detalhe. Tudo em Ouro Preto é história. Na cidade, a história do Brasil está presente em tudo, em casa canto, beco, rua, museu e igrejas ouro-pretanas. (fotografia de Peterson Bruschi/@guiapeterson)
          Fundada em 1711, primeira cidade brasileira a ser reconhecida pela UNESCO como Patrimônio Cultural da Humanidade em 1980, é uma das mais belas e importantes cidades históricas do mundo. De Ouro Preto saíram mais de 800 toneladas de ouro, enviado para a Coroa Portuguesa. Isso sem contar a extração ilegal de ouro e o que permaneceu na cidade, usado na ornamentação de construções, principalmente igrejas. (na foto acima de Peterson Bruschi/@guiapeterson, a Igreja de São Francisco de Assis)
          Em Ouro Preto foi construído o primeiro teatro no Continente Americano (América do Sul, Central e do Norte). Sua construção foi iniciada em 1746 e concluída em 1770, por iniciativa do Contratador português João de Souza Lisboa. Foi o primeiro teatro e atualmente é o mais antigo teatro em funcionamento em todas as Américas. (na foto acima e abaixo de Ane Souz)
          Em 1730, no início do ciclo do Ouro, a cidade contava com 40 mil habitantes. Já no auge do Ciclo do Ouro, sua população era de 80 mil habitantes, mais até que a cidade Norte-americana de Nova York, na época com 40 mil habitantes e São Paulo, que contava com oito mil habitantes nesse naquele período. Cidade que nasceu durante a riqueza do ouro e da cultura europeia, riqueza esta presente em suas suntuosas construções, principalmente nas igrejas, como podemos ver abaixo, na fotografia de Ane Souz, a nave da Igreja de Santa Efigênia.
          As igrejas de Ouro Preto são impressionantes, riquíssimas em detalhes arquitetônicos e ouro. Vale a pena conhecer a Igreja de São Francisco de Assis, considerada símbolo do Barroco Mineiro e também as igrejas de São Francisco de Paula, de Nossa Senhora da Conceição, de Santa Efigênia, de Nossa Senhora do Carmo, de Nossa Senhora do Pilar com quase meia tonelada de ouro ornamentando seu interior, de Nossa Senhora da Conceição, onde estão os restos mortais do Mestre Aleijadinho, de São José, de Nossa Senhora das Mercês e Perdões, a Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, a Capela do Morro de São João, a Capela do Padre Faria, o Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, no bairro Cabeças e a Igreja de Nossa Senhora das Mercês e Misericórdia (na foto abaixo de Sônia Fraga). São impressionantes, riquíssimas em detalhes do nosso Barroco e histórias vivas do tempo do Brasil Colônia.
          Além das Igrejas, os museus são locais onde a nossa história de Minas e do Brasil são contadas numa riqueza de detalhes impressionantes, desde as construções a cada peça exposta. Os próprios locais onde estão os museus, são construções históricas e ricas em detalhes arquitetônicos e história, com destaque para o Museu da Inconfidência e a Casa dos Contos. Além desses museus, tem o Museu das Reduções, Museu do Chá, Museu de Ciência e Técnica da Escola de Minas, Museu da Música, Ludo Museu, Museu do Oratório, Museu Casa Guignard, Museu de Pharmacia, Museu de Arte Sacra do Pilar, Museu Aberto Cidade Viva e Museu Aleijadinho além do Museu do Ouro, onde são encontradas diversas pedras preciosas. 
          A história e a beleza de Ouro Preto vai além do seu perímetro urbano. Os distritos ouro-pretanos guardam relíquias impressionantes de nossa história. Os mais populares são Lavras Novas (na foto acima de Arnaldo Silva), Cachoeira do Campo e São Bartolomeu, a terra da Goiabada Cascão. Tem ainda Amarantina, Miguel Burnier, Glaura, Santo Antônio do Leite, Antônio Pereira, Santo Antônio do Salto, Rodrigo Silva, Engenheiro Correia, e Santa Rita do Ouro Preto.
          Ouro Preto respira cultura e arte todos os dias, o ano todo.
          Encerramos assim o nosso turismo por algumas das principais cidades históricas mineiras. Um passeio que vale a pena. 

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