Fotografia: Eduardo Gomes
Com o reconhecimento, o Vale do Peruaçu, localizado entre Januária, Itacarambi e São João das Missões, se torna o estado brasileiro com maior número de bens da humanidade, reconhecidos pela Unesco. São seis títulos mundiais ao todo: Ouro Preto, Congonhas, Diamantina, Conjunto Moderno da Pampulha, o Queijo Minas Artesanal e agora, o Vale do Peruaçu, Reconhecido internacionalmente como um exemplo de conservação e valorização do patrimônio espeleológico.
Além disso, a Cordilheira do Espinhaço tem o título de Reserva Mundial da Biosfera, Belo Horizonte, título mundial como Cidade Criativa da Gastronomia, o Geoparque de Uberaba e os sistemas tradicionais de cultivo de Sempre-vivas no Vale do Jequitinhonha, são reconhecidos como Patrimônio Agrícola Global, pela Unesco.
Origem das cavernas do Peruaçu
O nome Peruaçu tem origem na linguagem indígena dos Xacriabá. É a junção das palavras “peru”, que significa buraco ou fenda com “açu”, que significa grande, ou seja, Peruaçu significa “buraco grande”. Isso porque o Vale do Peruaçu é constituído por gigantescos buracos, fendas e cavernas de rochas calcárias formadas ao longo de 60 milhões de anos, iniciando ainda na período em que boa parte do território brasileiro era submerso por um mar.
Estalactites e estalagmites das cavernas do Peruaçu. Fotos: Manoel Freitas
Foram a força das águas do Rio Peruaçu e seu acúmulo entre rochas que moldaram durante esse tempo, as características atuais da região com formações que incluem grutas, paredões, arcos calcários, lapiás, dolinas e uvalas, além de vales secos. Além disso, no Vale do Peruaçu estão mais de 180 cavernas catalogadas, algumas delas com grande beleza cênica e formações geológicas impressionantes, como a Gruta do Janelão (foto acima) e um cânion impressionante.
Nos paredões e cavernas, foram encontrados evidências de ocupação humana na região como pinturas rupestres em mais de 140 sítios arqueológicos, que remontam há cerca de 12 mil anos
Parque Nacional
Parque Nacional
Para proteger esse tesouro natural, geológico e arqueológico das ameaças de desmatamentos e ocupação irregular, em 1999 foi criado o Parque Nacional Cavernas do Peruaçu com visitação permitida mediante acompanhamento de condutores credenciados pelo ICMBIO.
Fomentação do turismo
Fomentação do turismo
A conquista do título mundial fomentará o turismo nas cidades do Vale do Peruaçu, Januária, Itacarambi e São João das Missões, além da geração de novos empregos, como por exemplo, formação de guias locais, além do aumento da geração de renda no comércio local e do fortalecimento de políticas públicas voltadas para o turismo como o projeto Caminhos do Norte de Minas, o Afromineiridades, o programa TEM – Turismo, Experiência e Mineiridade, e a integração à Estrada Cênica da Cordilheira do Espinhaço.
0 comentários:
Postar um comentário