Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

sexta-feira, 25 de julho de 2025

Cavernas do Vale do Peruaçu: Patrimônio Natural da Humanidade

(Por Arnaldo Silva) Reafirmando o protagonismo do Norte de Minas no Brasil e no mundo, as cavernas do Vale do Peruaçu foram reconhecidas como Patrimônio Natural da Humanidade, em 13/07/2025, pela Unesco.
Fotografia: Eduardo Gomes
        Com o reconhecimento, o Vale do Peruaçu, localizado entre Januária, Itacarambi e São João das Missões, se torna o estado brasileiro com maior número de bens da humanidade, reconhecidos pela Unesco. São seis títulos mundiais ao todo: Ouro Preto, Congonhas, Diamantina, Conjunto Moderno da Pampulha, o Queijo Minas Artesanal e agora, o Vale do Peruaçu, Reconhecido internacionalmente como um exemplo de conservação e valorização do patrimônio espeleológico.
Rio Peruaçu. Registro: Manoel Freitas
        Além disso, a Cordilheira do Espinhaço tem o título de Reserva Mundial da Biosfera, Belo Horizonte, título mundial como Cidade Criativa da Gastronomia, o Geoparque de Uberaba e os sistemas tradicionais de cultivo de Sempre-vivas no Vale do Jequitinhonha, são reconhecidos como Patrimônio Agrícola Global, pela Unesco.
Origem das cavernas do Peruaçu
Fotos: Manoel Freitas
        O nome Peruaçu tem origem na linguagem indígena dos Xacriabá. É a junção das palavras “peru”, que significa buraco ou fenda com “açu”, que significa grande, ou seja, Peruaçu significa “buraco grande”. Isso porque o Vale do Peruaçu é constituído por gigantescos buracos, fendas e cavernas de rochas calcárias formadas ao longo de 60 milhões de anos, iniciando ainda na período em que boa parte do território brasileiro era submerso por um mar.
Estalactites e estalagmites das cavernas do Peruaçu. Fotos: Manoel Freitas
        Foram a força das águas do Rio Peruaçu e seu acúmulo entre rochas que moldaram durante esse tempo, as características atuais da região com formações que incluem grutas, paredões, arcos calcários, lapiás, dolinas e uvalas, além de vales secos.
Fotografia: Tom Alves/@tomalvesfotografia
        Além disso, no Vale do Peruaçu estão mais de 180 cavernas catalogadas, algumas delas com grande beleza cênica e formações geológicas impressionantes, como a Gruta do Janelão (foto acima) e um cânion impressionante.
Fotografias: Manoel Freitas
        Nos paredões e cavernas, foram encontrados evidências de ocupação humana na região como pinturas rupestres em mais de 140 sítios arqueológicos, que remontam há cerca de 12 mil anos
Parque Nacional
Fotografia: Eduardo Gomes
        Para proteger esse tesouro natural, geológico e arqueológico das ameaças de desmatamentos e ocupação irregular, em 1999 foi criado o Parque Nacional Cavernas do Peruaçu com visitação permitida mediante acompanhamento de condutores credenciados pelo ICMBIO.
Fomentação do turismo
Fotografia: Eduardo Gomes
        A conquista do título mundial fomentará o turismo nas cidades do Vale do Peruaçu, Januária, Itacarambi e São João das Missões, além da geração de novos empregos, como por exemplo, formação de guias locais, além do aumento da geração de renda no comércio local e do fortalecimento de políticas públicas voltadas para o turismo como o projeto Caminhos do Norte de Minas, o Afromineiridades, o programa TEM – Turismo, Experiência e Mineiridade, e a integração à Estrada Cênica da Cordilheira do Espinhaço.

0 comentários:

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Facebook

Postagens populares

Seguidores