Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

quinta-feira, 10 de novembro de 2022

Queijo de Bueno Brandão é super ouro em concurso mundial

(Por Arnaldo Silva) Bueno Brandão é uma charmosa e atraente cidade do Sul de Minas, distante 471 km de Belo Horizonte, faz divisa com Ouro Fino, Inconfidentes, Bom Repouso, Senador Amaral, Munhoz, Monte Sião e Socorro (SP). O município tem cerca de 11 mil habitantes. A cidade se destaca pelas cachoeiras, paisagens exuberantes, pela produção de chocolate caseiro, cachaças, vinhos, doces e principalmente de queijos.
          Um dos queijos produzidos em Bueno Brandão foi recentemente premiado no World Cheese Awards, um dos maiores concurso de queijos do mundo.
          Realizado no País de Gales, no Reino Unido, em 3 de novembro de 2022, o tradicional concurso mundial teve a participação de 42 países e 900 empresas do setor lácteo de todo o mundo. Os 42 países participantes inscreveram 4.434 queijos que disputaram medalhas de bronze, prata, ouro e super ouro, a maior premiação.
          Os queijos foram avaliados e divididos em categorias de acordo com a aparência da casca e pasta, corpo e textura, aroma e principalmente pelo sabor e sensação na boca, quesito de maior pontuação.
          Entre os queijos mais avaliados, de acordo com a pontuação por categoria, o que obteve maior pontuação entre os queijos super ouro foi o queijo francês Le Gruyère AOP, feito com leite não pasteurizado, eleito por sua maior pontuação entre os queijos super ouro, o melhor do mundo.
          Dos queijos brasileiros inscritos, 15 foram premiados com medalhas de ouro, prata e bronze, além do queijo Lua Cheia, da marca Serra das Antas, de Bueno Brandão MG, ter levado a medalha super ouro. Além disso, a marca Serra das Antas de Bueno Brandão MG levou ainda medalha de bronze com o queijo, tipo Comté e de prata, com o queijo tipo Gorgonzola Dolce. (na fotografia acima de autoria de @studiocumaru - Reprodução instagram @serra.das.antas/Divulgação)
Abaixo a lista dos 15 queijos brasileiros premiados na World Cheese Awards:
- Medalha de ouro: Tulha – Fazenda Atalaia - Amparo/SP
- Medalha de ouro: Queijo Azul da Mantiqueira – Laticínios Paiolzinho - Cruzília/MG
- Medalha de prata: Lendário da Generosa – Fazenda Generosa - Andrelândia/MG
- Medalha de prata: Tulha da Toca – Fazenda Atalaia - Amparo/SP
- Medalha de prata: Queijo Tipo Quark – Laticínios São João - São João do Oeste/SC
- Medalha de prata: Vale do Testo 6 Meses – Pomerode Alimentos - Pomerode
- Medalha de prata: Brebis de Pomerode – Pomerode Alimentos - Pomerode/SC
- Medalha de prata: Tipo Gorgonzola Dolce – Serra das Antas - Bueno Brandão/MG
- Medalha de prata: Queijo Tipo Burrata Búfala Almeida Prado - Bocaina/SP
- Medalha de prata: Laticínio Búfala Almeida Prado - Bocaina/SP
- Medalha de bronze: Queijo Capim Mantiqueira – Laticínios Paiolzinho - Cruzília MG
- Medalha de bronze: Tulha Regente – Fazenda Atalaia - Amparo/SP
- Medalha de bronze: Caprinus – Fazenda Atalaia - Amparo/SP
- Medalha de bronze: Bueno, tipo Comté – Serra das Antas - Bueno Brandão/MG
Características do Queijo Lua Cheia
          Segundo descrito no Instagram da empresa @serra.das.antas, o Queijo Lua Cheia “é um queijo de criação própria com um maior teor de gordura e coberto com uma fina camada de carvão vegetal, sendo maturado por 3 semanas. A embalagem do queijo lhe permite continuar maturando, mesmo sob refrigeração, então deguste-o em diferentes estágios da maturação para determinar o “ponto” ideal para o seu paladar. Queijos mais novos tendem a ser menos cremosos”.
A origem da marca Serra das Antas
         A história da produção de queijos pela família começou em 1983, pelo jovem Aírton, então com 20 anos nessa época, produzindo inicialmente queijos artesanais de leite de vaca e cabra.
           Aírton pesquisou e estudou o mundo dos queijos. Sentiu com isso carência do consumo de queijos finos no Brasil, como os queijos europeus. Viajou para a França em 1991 através de convênio para transferência de tecnologia para um estágio com os franceses, conhecendo com isso, além da tecnologia, todo o processo de produção de queijos finos. 
          Dois anos depois, em 1993, funda a Na Morada Indústria e Comércio, dirigida pelo Aírton, sua esposa e seu filho Caio. A empresa tem o selo SIF (Serviço de Inspeção Federal) que permite a comercialização de queijos em todo o território nacional.
         Com o crescimento da demanda nacional pelos queijos de finos semelhantes aos queijos europeus, a partir de 1997 a empresa Na Morada passou a investir mais na produção de queijos tipo europeu, começando pelos queijos tipo Camembert e Brie, chegando hoje a produzir os queijos tipo Conté, Fontina, Gorgonzola, Pont L'Évêque, Raclette, Reblochon,Saint-Marcellin,Saint-Paulin, Stracchino,Taleggio, dentre outros.
          Esses queijos têm a marca Serra das Antas, que é a marca dos queijos da empresa Na Morada, com destaque para o queijo Lua Cheia, tipo de queijo finíssimo de criação e produção própria, premiado com a medalha super ouro. (na imagem acima, alguns tipos de queijos da marca Serra das Antas. Fotografia de @studiocamaru - Reprodução do Instagram @serra.das.antas/Divulgação)
          O contato com o laticínio Na Morada pode ser pelo endereço da fábrica: Sítio Na Morada, bairro Furnas, Bueno Brandão/MG. Telefones: (35) 3442-1098, (11) 3266-5965/(11) 3266-2574, pela Loja Virtual: (11) 3289-1378 ou direto no site serradasantas.com.br

Um comentário:

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Facebook

Postagens populares

Seguidores