Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

quinta-feira, 24 de novembro de 2022

A história da mártir e beata Isabel Cristina

(Por Arnaldo Silva) A Beata Isabel Cristina Mrad Campos é filha de José Mendes Campos e Helena Mrad Campos. Nascida em Barbacena, Campo das Vertentes, a 172 km de Belo Horizonte, em 29 de julho de 1962, faleceu em Juiz de Fora MG em 1° de setembro de 1982, aos 20 anos de idade.
          Desde 2001, a leiga católica tem o título de Serva de Deus, ano que a Arquidiocese de Mariana MG, deu início seu processo de beatificação, junto ao Vaticano. Em 2009 seus restos mortais foram exumados e levados para o Santuário de Nossa Senhora da Piedade, em Barbacena MG. (Mosaico de fotos do José Roberto de Paula, feito pelo Rogério Salgado, com a Capela, a foto tratada de Isabel Cristina, o quadro e imagem oficial da beata)
          Nesse mesmo ano, no dia do aniversário de sua morte, a fase arquidiocesana de seu processo de beatificação foi concluído e encaminhado à Congregação para a Causa dos Santos do Vaticano. Inclusive, no documento da Arquidiocese, consta todo processo de martírio da Isabel Cristina, sofrido nas mãos de seu algoz.
          Em 27 de outubro de 2020 o Papa Francisco deu parecer positivo, autorizando a promulgação do decreto de reconhecimento oficial das virtudes heroicas de Isabel Cristina in defensum castitatis (em defesa da castidade)
          40 anos após seu martírio, a cerimônia de promulgação da data de beatificação de Isabel Cristina foi autorizada pelo Papa Francisco. Isabel Cristina foi beatificada no dia 10 de dezembro de 2022, em Barbacena MG, sua terra natal. Em casos de martírios, a Santa Sé dispensa a comprovação de um milagre.
          Na beatificação, realizado no Parque de Exposições Senador Bias Fortes, o Papa Francisco foi representado pelo cardeal emérito da de Aparecida/SP, dom Raymundo Damasceno Assis. (fotografia acima de abaixo de @vertentesdasgeraisbq)
          Durante a beatificação, dom Raymundo leu a Carta Apostólica, com a inscrição de Isabel Cristina, entre os beatos, feita pelo Papa Francisco.
Isabel Cristina Mrad Campos
 
          A beata Isabel era uma jovem de estilo de vida normal. Estudava, brincava com as amigas, namorava, passeava, uma típica vida de moça de família do interior mineiro. Era católica e muito religiosa, como sua família. Participava ativamente dos movimentos da Igreja, como por exemplo, os organizados pela Sociedade São Vicente de Paulo. (na fotografia acima do José Roberto de Paula, a imagem da Beata Isabel, em seu antigo túmulo, no Santuário da Piedade. Imagem tratada pelo Rogério Salgado)
          Sonhando em ser médica pediatra, com o objetivo de ajudar crianças carentes, Isabel Cristina mudou-se para Juiz de Fora, na Zona da Mata, a 96 km de Barbacena, para preparar-se para o vestibular de medicina, no início dos anos 1980.
          No dia no dia 1° de setembro de 1982, morando em Juiz de Fora a apenas um mês, requisitou os serviços de Maurílio Almeida Oliveira, para montar os móveis no apartamento que morava com o irmão, Paulo Roberto Mrad Campos, no centro de Juiz de Fora.
Aproveitando da situação de estar sozinho com a moça no apartamento, tentou violentá-la. A jovem resistiu até a morte, lutando contra seu agressor com todas as forças.
          
Diante da resistência da jovem e sem conseguir consumar o ato, agrediu-a com uma cadeira na cabeça, em seguida amarrou, amordaçou e rasgou suas roupas. Mesmo assim, Isabel resistia como podia, sendo por fim atingida com 15 facadas, sendo duas facadas na região vaginal, morrendo de forma violenta, cruel, brutal e impiedosa, em 1° de setembro de 1982, aos 20 anos de idade. Seu algoz foi preso e condenado a 19 anos de prisão. Morreu em 2004.
A imagem oficial da Beata Isabel Cristina
          Isabel Cristina morreu virgem e nesse dia, usava um terço em forma de anel em um de seus dedos. Leiga, fervorosa e dedicada a sua fé, Isabel Cristina deixou um ensinamento importante para as gerações futuras: " é preciso resistir ao mal, custe o que custar". Ela resistiu na defesa de seus valores e de sua fé e isso lhe custou sua vida. (na foto acima e abaixo de @@vertentesdasgeraisbq , a imagem e o quadro oficial da Beata Isabel Cristina)
          No dia de sua beatificação, foi apresentado pela Igreja Católica, o quadro oficial com a imagem de Isabel Cristina
          A imagem oficial da beata, que poderá adornar altares de igrejas e residências, apresenta Isabel Cristina em vestido branco, segurando lírios e palmas com a mão direita, com sua mão esquerda sobre seu peito, evidenciando em seu dedo anelar, o anel-terço. Ao fundo da imagem da mártir, um jardim com 15 rosas brancas representando os 15 golpes de faca que recebeu e as flores tradicionais de Barbacena MG, sua terra natal, cidade conhecida nacionalmente como a Cidade das Rosas.
          Segundo monsenhor Danival Milagres, pároco da paróquia de Nossa Senhora da Piedade “O modo como defendeu sua dignidade motivada pelos valores da sua fé marca a importância deste momento”. Para o monsenhor, a beata Isabel Cristina era "uma jovem de fé e cultivava amor a Maria".
Santificada pelo povo
          A morte violenta de Isabel Cristina chocou e comoveu a toda sociedade mineira na época. Sua história de vida, martírio e sofrimento começou a atrair, muitos fiéis ao seu túmulo em Barbacena MG. (na fotografia acima de @vertentesdasgeraisbq, a missa com as relíquias da Beata Isabel Cristina na Capela dos Sagrados Corações de Jesus e Maria em Barbacena MG)
          
À Isabel Cristina começaram a ser atribuídas graças e milagres através de sua intercessão, o que atraiu e atraí até os dias de hoje, fiéis e devotos ao santuário, onde estavam os restos mortais da beata, para pedir graças e também agradecer as graças alcançadas. A Igreja Católica está confeccionando relíquias feitas com pedaços da roupa de Isabel que serão distribuídas às paróquias e aos fiéis que já conta com hino e oração oficial. 
          Além disso, Isabel seus restos mortais foram transladados para a capela dos Sagrados Corações de Jesus e Maria. Nessa capela, que fica nas proximidades do Santuário de N. S. da Piedade, está agora o túmulo com seus restos mortais. (na foto acima e abaixo do @vertentesdasgeraisbq, a cerimônia de translado dos restos mortais da Beata Isabel Cristina do Santuário da Piedade para a Capela dos Sagrados Corações de Jesus e Maria).
          Além disso, o local contará com um memorial com o acervo de vida da beata, com documentos e fotos, doados por sua família, como podemos ver nas fotos abaixo do José Roberto de Paula, com mosaico feito pelo Rogério Salgado.
          Após a cerimônia de beatificação, seus restos mortais, que estavam em túmulo no Santuário de Nossa Senhora da Piedade, foram levados pelos fiéis em procissão até a capela dos Sagrados Corações de Jesus e Maria, onde seu túmulo e restos mortais ficarão. A capela fica no entorno do santuário, na foto abaixo do @vertentesdasgeraisbq.
A Santificação
Após a beatificação, o próximo passo será a canonização, o que a tornará santa. Embora a beatificação seja o último passo para a santificação, trata-se de um processo longo, necessitando da comprovação de um milagre obtido através de intercessão de Isabel e confirmado pela Igreja Católica, após rigorosos estudos religiosos e científicos.
          Com a beatificação da mártir Isabel Cristina, Minas Gerais passa a ter 4 beatos: Padre Eustáquio, Nhá Chica e Padre Victor são beatificados pela Santa Sé. A santificação é feita através de reconhecimento e comprovação pela Santa Sé de um milagre obtido por intercessão do beato. Somente após da comprovação de um milagre, pela Igreja Católica, que o beato é reconhecido como santo.

0 comentários:

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Facebook

Postagens populares

Seguidores