Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

domingo, 16 de setembro de 2018

Ipê branco florido: beleza que dura pouco

(Por Arnaldo Silva) Os ipês tornam os dias frios do inverno mais alegres. As cores fortes dos ipês colorem todo o território nacional, principalmente em Minas, onde o clima é propício para a florada os ipês.
          Junto com o inverno, vem a florada do ipê roxo-bola, em junho. Em agosto o encanto fica por conta dos ipês amarelos e rosa. Em setembro, o inverno se despede com a espetacular beleza dos ipês brancos . Em alguns regiões eles podem florir antes, mas a época mesmo é fim de agosto e início de setembro. "madeira que flutua". (fotografia acima de Wilson Fortunato em Bom Despacho MG)
          (na foto acima de César Reis, a Alameda dos Ipês Brancos, em São João Del Rei MG
          O Ipê-branco (Tabebuia roseoalba) é uma espécie nativa do Cerrado brasileiro. Seus nomes, tanto científico quanto popular, vêm do tupi-guarani: ipê significa "árvore de casca grossa" e tabebuia é "pau" ou "pau que flutua". (foto acima e abaixo de Wilson Fortunato, ipês floridos em Bom Despacho MG)
          A florada do ipê branco é bem curta. Ao ver um ipê branco florido, não perca tempo. Corra para admirá-lo e fotografá-lo por que no dia seguinte, as folhas já estão caindo. A florada dura entre 25 a 72 horas. Em regiões de clima mais quente, pode durar entre 3 a 5 dias, mas em relação à florada do amarelo, roxo e roxa, que duram em media 25 dias, a do branco é apenas 10% do tempo da florada das outras espécies de ipês. É curtíssima. 
          Mas é um espetáculo essa árvore. Mas para nossa alegria, em algumas regiões costuma ter duas floradas. Depois da primeira florada, as pétalas caem e a árvore fica somente nos galhos, sem flor e folha alguma. (na foto acima de César Reis, ipê florido em São João Del Rei MG)
          Alguns dias depois, voltam a surgir brotos e uma nova chance de ver esse show de beleza surge, mas também, por pouco tempo. Em 25 horas as folhas começam a cair, findando a florada em 3 a 5 dias depois. 
          Depois da queda das flores, a árvore fica pelada por uns dias e começam a surgir as vagens. Aproveite, pegue as sementes, doe para viveiros de sua cidade ou plante em saquinhos e quando brotar, plante em sua calçada, em uma praça de seu bairro ou mesmo nas estradas e matas do seu município. (na foto acima de César Reis, flores de ipê branco em São João Del Rei MG)
          Então, se tiver um ipê branco florido em sua rua, bairro e cidade, contemple, admire, tire fotos. A beleza é rara, estonteante, dura pouco e encanta. Com o fim da florada dos ipês, começa a primavera e a florada dos jacarandás. 

0 comentários:

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Facebook

Postagens populares

Seguidores