Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

domingo, 25 de setembro de 2016

A Capital Mundial das Pedras Preciosas

(Por Arnaldo Silva) Uma das mais importantes cidades de Minas Gerais, Capital Mundial das Pedras Preciosas, Teófilo Otoni, é mais que uma bela cidade, é a preciosidade de Minas Gerais. Distante 450 km de Belo Horizonte,  com acesso pela BR-381 e BR-116, a cidade está no  Vale do Mucuri, região muito rica em pedras preciosas que você vai conhecer na reportagem e nas fotos do Sérgio Mourão, que ilustram a edição. (foto acima e abaixo de Sérgio Mourão)
          Teófilo Otoni se destaca no Brasil e no mundo pelas suas pedras preciosas, sendo atualmente o maior lapidário do Brasil, com mais de 3 mil oficinas dedicadas à atividade.  A cidade tem atualmente cerca de 145 mil habitantes, que vivem agropecuária, da agroindústria, indústrias ligadas ao setor alimentício, extração e transformação de minerais e pedras preciosas, contando ainda com um comércio variado, com lojas diversas, padarias, supermercados, vários segmentos de prestação de serviços, etc. 
          Foram os bandeirantes os primeiros a chegarem à região no final do século XVII e no século XVIII, adentrando em nosso sertão em busca de ouro, esmeraldas e diamantes, mas não chegaram a formar núcleos populacionais, cabendo essa iniciativa Theophilo Benedicto Ottoni, que chegou à região em 1847, liderando a “Companhia de Comércio e Navegação do Mucuri", fundando um povoado as margens do rio Todos os Santos, em 7 de setembro de 1853, tornando-se vila em. (fotografia acima e abaixo de Sérgio Mourão)
          Foi o pioneiro, formando um núcleo populacional que cresceu com a exploração de pedras preciosas, tendo sido reconhecido como município em 7 de setembro de 1853, levando o nome de seu fundador a partir de 9 de novembro de 1878, quando foi elevada a vila, hoje uma cidade próspera, rica e de grande importância econômica, histórica e cultural para Minas Gerais. 
          A existência de pedras preciosas no município de Teófilo Otoni atraiu muita gente, principalmente no final do século XIX e início do século XX, inclusive, grande número de imigrantes, como alemães, por exemplo. Todos que foram para o município, deram suas contribuições para o seu  desenvolvimento e crescimento, fazendo da cidade hoje uma das mais importantes cidades do Brasil, conhecida no mundo inteiro pela beleza e qualidade de suas pedras.
           Todos os anos, milhares de pessoas vem do Brasil e de vários países do mundo, conhecer e participar da Feira Internacional de Pedras Preciosas, um dos mais importantes eventos internacionais do gênero. (fotografia acima e abaixo de Sérgio Mourão)
          Além dessa famosa festa, a cidade realiza a Festa da Descendência Alemã, o Festival de Teatro de Teófilo Otoni, além de contar com belos e charmosos casarões, pela cidade como sua arquitetura que vão do estilo colonial,  eclético, neogótico ao neorromânico, além de vários monumentos como a Praça Germânica, construída em homenagem à imigração alemã na cidade, além de belezas naturais características do Vale do Mucuri.
          A cidade conta com uma ótima infraestrutura urbana, ampla rede hoteleira, com hotéis e pousadas dos mais simples, aos mais requintados, bem como uma ótima rede gastronômica, com restaurantes tradicionais, simples ou requintados, mas servindo a comida típica de Minas Gerais. 

2 comentários:

  1. Nordeste mineiro, terra das gemas. Um dos principais Polos produtores" do mundo, se não o 1°!!!

    ResponderExcluir
  2. Orgulho da nossa quebrada! Mas vamos jogar limpo, não é essa maravilha toda não viu, N problemas, péssimas gestões e esquecimento gritante por parte da esfera estadual, entre outros... Mas a gente ama!

    ResponderExcluir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Facebook

Postagens populares

Seguidores