sábado, 17 de fevereiro de 2018

Conheça Santana dos Montes

Santana dos Montes (foto acima do Barbosa) é uma das mais belas cidades históricas de Minas.Carinhosamente chamada de "Cidade Natureza", está na junção entre o Cerrado e a Mata Atlântica, o que possibilita uma beleza diferenciada em sua natureza. Por isso que o município possui várias cachoeiras, córregos, uma fauna e flora diversificada e paisagens exuberantes, sendo a mais impactante, a Serra do Espinhaço. 
As paisagens de Santana dos Montes (foto acima de Sérgio Mourão/Encantos de Minas) encantam os turistas que tem a opção de conhecer essas belezas através de trilhas a cavalo e charretes. É uma das melhores opções em Minas Gerais para quem quer sossego e paz em meio a natureza.  Fica a 130 km de Belo Horizonte, na região central do Estado. Segundo o IBGE, o município contava com 3887 habitantes em 2017. 
Originou-se de um pequeno povoado, chamado Morro do Chapéu, no século XIX, sendo reconhecido como distrito em 1840, pertencendo a Conselheiro Lafaiete até 30 de dezembro de 1962, quando foi emancipado.(foto acima do Barbosa)
Tanto na zona urbana, como na zona rural, os imponentes casarões, muitos deles do período Colonial e Escravocrata, guardam relíquias e histórias do nosso Brasil. São belíssimos e muito bem preservados, sendo que alguns desses casarões, na zona rural, viraram hotéis-fazenda. A maioria dos casarões são tombados pelo IEPHA (Instituto Estadual de Patrimônio Histórico e Artístico), fazendo parte do patrimônio de Minas, o que fez com que a cidade se integrasse ao Circuito Turístico Villas e Fazendas de Minas Gerais. (foto acima do Barbosa)
Em Santana dos Montes as tradicionais festas mineiras se fazem presentes. Nos fins de semana do mês de julho, no Largo da Matriz, acontece a Festa da Padroeira com shows musicais que tem músicas barrocas, serestas e da atualidade, além de barracas, quadrilhas e festividades religiosas. (foto acima do Barbosa)
Uma outra festa importante no município que envolve todos os moradores e atrai visitantes de outras cidades é a Festa de Nossa Senhora do Rosário, com apresentação dos cortes de Reinado. A Semana Santa é um evento religioso que envolve toda a comunidade em torno da representação da Paixão de Cristo. Em dezembro, entre o natal e o dia 6 de janeiro, a Folia de Reis se faz presente, tradicionalmente. O carnaval também é uma festa popular no município, diferente de outras localidades porque na cidade essa festa tem ares familiares e tradicionais, com o objetivo de preservar a qualidade de vida dos santanenses.(foto acima e abaixo do Barbosa)

Principais atrativos da cidade
Praça da Matriz de Santana
Construída em 1749, ao longo dos séculos passou por inúmeras modificações, existindo apenas as portas e janelas, do tempo de sua inauguração. Mesmo assim, é uma belíssima igreja e um patrimônio histórico. (foto ao lado do Barbosa)
Museu Latino Americano de Tecnologia Rural
Esse museu guarda cerca de 250 peças do trabalho rural no século XIX e XX em Minas e também algumas peças vindas de países latinos como Honduras, El Salvador, Bolívia, Guatemala e outros. Por isso o nome.(cobra-se para entrar)
Cachoeira do Santinho
O acesso não é fácil, um pouco distante da zona urbana e das tradicionais fazendas locais, mas é uma das mais procuradas devido sua beleza e por  estar no local ruínas de uma antiga usina hidrelétrica
Cervejaria e Vinícola artesanal. 
Em Santana você pode apreciar a famosa Cerveja Loba (foto acima/Divulgação) e o Vinho dos Montes. 
Para os apreciadores de cachaça, tem a Cachaça Itaveravense. Esses produtos você encontra na Fazenda Guarará. A fazenda é aberta a visitação e você pode conhecer o processo de produção da cerveja que tem os rótulos lager, pale ale e weis. 
Da mesma forma o vinho. O visitante pode conhecer a adega, bem como os parrerais que ficam na fazenda. As uvas plantadas são das espécies merlot, shiraz, cabernet franc e tempranillo. O vinho dos Montes é de ótima qualidade.
Para os apreciadores da cachaça a cachaçaria da fazenda é tradicional, envelhecidas em barris de amburana.

Onde ficar?
Boa parte das fazendas coloniais de Santana dos Montes são hoje hotéis-fazenda e alguns casarões também viraram pousadas. (foto acima da Fazenda Fonte Limpa por Sérgio Mourão) Oferecem ao visitante conforto, qualidade nos serviços e permite ao visitante, a sensação de voltar ao tempo. Está tudo como era no século XVIII e XIX. Além de viver a história, essas fazendas tem belezas naturais onde o visitante pode conhecer a pé ou a cavalo. Conheça algumas dessas fazendas.

Hotel Fazenda da Chácara
Telefones: (31) 3726 1361 / (31) 3726 1207 / (31) 8240 2653 / (31) 9576 7119
Email: reservas@hotelfazendadachacara.com.br 
Site: www.hotelfazendadachacara.com.br

Fazenda do Tanque Hotel

Telefones: (31) 3297 2556 / (31) 3726 1130 / (31) 9977 4708
Email: hotel@fazendadotanque.com.br 
Site: www.fazendadotanque.com.br

Fazenda Fonte Limpa Hotel
Telefones: (31) 3726 1134
Site: www.fazendafontelimpa.com.br

Fazenda Santa Marina
Telefones: (31) 9974 4203
Email: falecom@fazendasantamarina.com.br 
Site: www.fazendasantamarina.com.br

Pousada Sant'Ana
Telefones: (31) 8384 5584 / 9987 1615
Email: contato@pousada-santana.com 
Site: www.pousada-santana.com

Solar dos Montes
Email: solardosmontes@solardosmontes.com.br 

Como chegar
Pelo mapa abaixo você chegará fácil a Santana dos Montes


Nenhum comentário:
Faça também comentários