Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

terça-feira, 9 de julho de 2024

Mais de 3 toneladas. Maior queijo do mundo é de Minas.

(Por Arnaldo Silva) Ipanema conta hoje com 19.522 moradores, segundo Censo do IBGE. A cidade está a 360 km distante de Belo Horizonte, situado na região do Vale do Rio Doce.
Fotografia: Jane Bicalho
          A cidade vem se destacando em Minas Gerais e no Brasil inteiro pelo tradicional Festival do Queijo e pelos sucessivos recordes na produção do maior queijo do mundo, maior doce de leite do mundo, maior chaleira e queimadinha do mundo e agora, do maior pão de queijo do mundo e ainda, frango com quiabo e paella mineira, gigantes.
A Festa do Queijo
Fotografia: Prefeitura Municipal/Ascom
        A cidade tem uma forte tradição leiteira e claro, na produção de queijos. Em Ipanema é produzido um dos melhores queijos de Minas, bem como doce de leite também. Queijo é tão tradicional na cidade que todos os anos, desde 2010 acontece a Festa do Queijo, um dos maiores festivais gastronômicos do Brasil. .
        O evento é organizado pela Prefeitura Municipal, em parceria com a Bloklyn Produções e patrocínio da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge).
          O evento tem ainda o apoio apoio do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), autarquia vinculada à Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, responsável pelo registro e inspeção dos estabelecimentos de produtos de origem animal.
           É uma festa como todas as outras com comidas típicas, shows musicais e outras atrações, mas a Festa do Queijo de Ipanema tem uma pequena diferença. Ou melhor, uma grande diferença. Durante o evento é apresentado o maior queijo Minas do mundo, o maior doce de leite, a maior chaleira com queimadinha do mundo e agora, o maior pão de queijo do mundo.
Quebra de sucessivos recordes
          Todos os anos, o recorde de maior queijo Minas do mundo é quebrada, por eles mesmo. Cada ano um queijo e doce maiores que o anterior. Resultado, figuram sempre no Rank Brasil. 
O maior Queijo Minas do mundo
Fotografia: Prefeitura Munincipal/Ascom
        Na última Festa do Queijo, em julho/2025, o Queijo Minas Padrão feito pelo Laticínios Dois Irmãos, ultrapassou a marca de 3 toneladas, pesando 3050 kg, quebrando o record do ano anterior que foi de 2.870 kg.
O maior doce de leite do mundo 
Fotografia: Prefeitura Municipal/Ascom
          Já o doce de leite, feito pela Fábrica de Doces Nhá Nair, pesou nesta edição 1272 kg. No ano anterior, o peso foi 1210 kg, estabelecendo novo recorde.
A maior chaleira do mundo
          Teve ainda a maior chaleira do mundo com 1 metro e 80 centímetros de altura e 2 metros de largura, onde coube 1960 litros de Queimadinha, feita pelo Laticínios Du Luiz, batendo seu próprio recorde do ano anterior. (nas fotos acima e abaixo/Ascom/Prefeitura)
O maior pão de queijo do mundo
        Se tem o maior queijo, maior doce, maior chaleira e por que não ter também o maior pão de queijo do mundo?
Fotografia: Prefeitura Municipal/Ascom
           E foi feito. Pesando 5,406 kg, a iguaria mineira, feita pela empresa local Boreli Mini Salgados, apresentada na festa de 2025, superou os 4.30 kg da edição anterior, batendo recorde do maior pão de queijo do mundo.
Maior muçarela do mundo
Fotografia: Ascom/Prefeitura Municipal
        Durante a edição de 2025, na Festa do Queijo de Ipanema MG, foi apresentado a maior muçarela do mundo. Pesando 530 kg, a iguaria gigante foi feita pelo Laticínios Du Luiz.
Frango com quiabo e paella gigante
Fotografia: Prefeitura Municipal/Ascom
        Durante a festa, foi apresentado o tradicional frango com quiabo mineiro, gigante, criado pelo Chef Dornelles. Foram 237,6 kg de frango com quiabo em uma panela gigante.
 Fotografia: Prefeitura Municipal/Ascom
         Além disso, os participantes da festa conheceram a Paella Mineira, criada pelo Chef Dorneles. Inspirada no prato italiano e no arroz de carreteiro gaúcho, adaptado com ingredientes mineiros como queijo coalho, fraldinha desfiada, calabresa, bacon, temperos mineiros, dentre outros ingredientes. A iguaria feita em um panelão e pesou 168 kg.
        Com isso, Ipanema MG detém o record do maior frango com quiabo e a maior paella mineira do mundo. 
Distribuído para a população
Fotografia: Marco Evangelista MG/Imprensa - Agência Minas
          O queijo, o doce de leite, o pão de queijo, muçarela, frango com quiabo, paella mineira e a queimadinha, após a pesagem e conferência pelo rank Brasil, foram distribuídos para a população, durante a festa.
Festa tradicional
Fotografia: Prefeitura Municiçpal/Ascom
          A Festa do Queijo de Ipanema MG é uma das festas mais aguardadas da região que atrai todos os anos um grande número de visitantes à cidade, aquecendo a economia local, bem como os olhares da imprensa de todo o Brasil.
        Além disso, com o sucesso da Festa do Queijo, os produtores de leite e seus derivados da cidade, estão investindo em mais conhecidos, em melhorias da qualidade de seus produtos, além de ampliar a oferta de empregos e renda no município.
Origem da cidade
          O povoamento de onde é hoje Ipanema tem origens a partir das primeiras décadas do século XIX. Seu primeiro nome foi Rio José Pedro, em homenagem a José Pedro de Alcântara, a primeira pessoa a chegar a região, segundo a tradição local. Seu nome foi gravado pelo próprio em uma figueira às margens do rio que passa nas proximidades da cidade. 
 Fotografia: Jane Bicalho
         Em 1873 é erguida, pelo padre Maximiano João da Cruz a primeira capela. Em 4/11/1880 o povoado é elevado a Freguesia (paróquia) com o nome de Santo Antônio do Rio José Pedro. Em 16/02/1880, a freguesia é elevada a distrito, subordinado a Manhuaçu. Em 7/09/1912 Rio José Pedro é elevado à cidade emancipada.
          Em 1923, Rio José Pedro muda de nome e passa a se chamar José Pedro e por fim, em 1928, mudou o nome para Ipanema, permanecendo esse nome até os dias de hoje.
          O nome Ipanema é de origem indígena, devido a região Leste de Minas ter sido habitada por diversos povos indígenas. Trata-se da junção de duas palavras em tupi e significa "água ruim ou imprestável, rio sem peixes ou ruim de pesca". Mas o nome não tem nada a ver com a qualidade da água e sim à perigosa correnteza das águas de rio no encontro com o mar.
Ipanema hoje
Fotografia: Elpídio Justino de Andrade
          Ipanema é uma cidade pequena, pacata, aconchegante, atraente e acolhedora, além de ter uma boa estrutura urbana e belezas naturais como, belas cachoeiras, a Serra da Pipoca, ideal para voo livre, além de belíssimas fazendas. A música, teatro e dança são atividades culturais naturais de seu povo, além dos eventos festivos anuais, como carnaval, aniversário da cidade, festas juninas, além das festividades religiosas como Semana Santa e Corpus Christi.

0 comentários:

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Facebook

Postagens populares

Seguidores