Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

sábado, 20 de fevereiro de 2016

A origem do Uai em duas versões diferentes

(Por Arnaldo Silva) É a pergunta que todos fazem. A resposta vem logo: uai é uai, uai!
          Quando um mineiro diz Uai, significa que ele está demonstrando dúvida, surpresa, espanto, susto, impaciência, terror ou admiração. Mas como, quando e porque o mineiro passou a falar Uai, é uma incógnita.
          Explicações existem como a versão atribuída a Sílvio Carneiro e Dorália Galesso, num estudo encomendado pelo ex presidente Juscelino Kubistchek, relata que UAI são as iniciais de União, Amor e Independência. UAI seria uma senha (juntamente com as três batidas clássicas da Maçonaria) utilizada pelos integrantes da Inconfidência Mineira (quase exclusivamente composto por maçons) para que a porta do local de encontros secretos fosse aberta. Era uma maneira de se protegerem da polícia portuguesa.
          Há outra versão mais popular e convincente defendida desde os anos 70 e apresentado por um professor mineiro no 5ª Congresso de Ciências Humanas, Letras e Artes, realizado na Universidade Federal de Ouro Preto em 2001.
          Segundo a tese, a expressão começou a surgir popularmente com a instalação da multinacional inglesa “Imperial Brazilian Mining Association” primeira empresa de capital estrangeiro a se instalar em Minas Gerais e investir no Brasil, adquirindo a mina de ouro de Gongo Soco, pertencente a João Baptista Ferreira de Souza Coutinho, o Barão de Catas Altas. Essa mina foi explorada entre os anos de 1824 até 1856. Durante esses anos, Congo Soco se transformou numa autêntica vila inglesa. Não se sabe ao certo a origem do nome Congo Soco. O local ainda existe e suas ruínas foram tombadas pelo Iepha/MG desde 1995. Fica no município de Barão de Cocais, a 76 quilômetros de Belo Horizonte.
          Voltando a tese do professor, ele afirma em seus estudos, com sua própria palavra que a expressão Uai “Pode ser atribuída ao convívio com esses e outros ingleses que residiram na província a utilização por parte dos mineiros da interjeição “Uai!” (que exprime surpresa e/ou espanto), a qual possui semelhanças fonéticas e semânticas com o vocábulo “Why” utilizado na língua inglesa com o mesmo sentido do nosso “por quê?”, ou como interjeição, assumindo, neste caso, o mesmo sentido do Uai mineiro. 
          Notemos que o Uai mineiro e o “Why” britânico possuem a mesma representação fonética; e notemos ainda que o Uai é a expressão da língua portuguesa falada no Brasil que mais se relaciona com a identidade mineira”. 
          Como os ingleses não entendiam o que os mineiros falavam e muitos menos os mineiros entendiam o que os ingleses falavam, algumas expressões passaram a serem ditas com freqüência pelos mineiros, na tentativa de se comunicar com os ingleses, por serem mais fáceis de pronunciar como Where (onde), Why (por quê) e Why So ( Por que então) O why passou a ser pronunciado como uai, o where de ué e o why só por uai sô. Era o que entendiam e conseguiam falar, daí essas palavras passaram a se popularizar na região.
          Os ingleses se foram e deixaram por aqui parte de seu vocabulário que passou a se difundir e ser muito falado, principalmente o Why So que virou o nosso tradicional Uai Sô.
          O certo é que não há uma constatação oficial da origem do nosso Uai. O que se tem são estudos e teses, feitas por professores e pesquisadores do assunto. O correto em afirmar é que o Uai é fato concreto, é parte de nossa cultura, de nosso vocabulário e é de Minas, é do mineiro.
          Convergências e divergências sobre o tema existirão sempre, já que é um assunto polêmico, mas todos concordam que a expressão Uai é patrimônio eterno de Minas, ah isso é! 

          Resumindo: a origem do Uai tanto faz, isso porque para nós mineiro uai é uai, sô e pronto! Definido e explicado.
(A imagem ilustrativa é trabalho em canecas da artesão Thalyta Moreira/@amoreira_loja, de Divinópolis/MG)

10 comentários:

  1. Bom dia. parabéns a Arnaldo por dá conhecimento ao povo brasileiro e aos demais povos da Cultura mineira que aprecio muito, quando a expressão "uai" eu só conhecia pela primeira explicação que acho interessante, mas a segunda é sugestiva também,mas prefiro a primeira.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia. parabéns a Arnaldo por dá conhecimento ao povo brasileiro e aos demais povos da Cultura mineira que aprecio muito, quando a expressão "uai" eu só conhecia pela primeira explicação que acho interessante, mas a segunda é sugestiva também,mas prefiro a primeira.

    ResponderExcluir
  3. Morei 6 meses em minas gerais e gostei do UAI porque exprime de bem um estado de surpresa, dúvida questionamento. Quanto a origem qualquer uma das duas explicações tem muita lógica.

    ResponderExcluir
  4. Isso aí Arnaldo Silva Uai é Uai Sô, nossa cultura. Obrigada e parabéns pelas informações a nos que mesmo sendo de Minas eu não sabia a origem do Uai sô.

    ResponderExcluir
  5. Que interessante
    A gente nasce em um lugar que no caso e estado de Minas e não conhecemos todas as histórias sobre ele, mais com o passar do tempo ficamos sabendo de histórias como essa.
    Muito bom

    ResponderExcluir
  6. A origem do nome Congo soco foi devido a um escravo de nome Congo Que so pagava , nas vendas locais , com pepitas de ouro ! E assim , ele passou a ser observado . E descobriram ele , dentro de um vale na beira da estrada , agachado como galinha choca , diariamente ! Ai os transeuntes que ali passavam , o avistavam e comentavam : Congo choco ! Igual galinha chocando ! Mau , sabiam eles , Que ele havia descoberto , uma das maiores minas de ouro , daquele tempo ... e a partir dai a Historia se desenrola !

    ResponderExcluir
  7. Parabéns Arnaldo pelo suas postagens. Tomei a liberdade de reproduzir algumas delas (claro, com os créditos devidos) no meu blog S T R A V A G A N Z A , que tem 12,5 milhões de visualizações em mais de 90 países.

    ResponderExcluir
  8. Eis o caminho do blog:
    S T R A V A G A N Z A stravaganzastravaganza.blogspot.com

    ResponderExcluir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Facebook

Postagens populares

Seguidores