Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

sexta-feira, 23 de janeiro de 2026

Uai, nóis é tudo de Minas Gerais, sô!

(Por Marina Alves - Lagoa da Prata) Espalham por aí que o mineiro cumprimenta todo mundo dizendo “Opa!”. É verdade. Depois que um conhecido humorista, que se ocupa do nosso mineirês, destacou o nosso “Opa!”, passei a prestar mais atenção a este curioso, e genuíno, falar de nossa terra.
Almoço após arborização da Praça Esmeralda no Engenho do Ribeiro em Bom Despacho MG. Foto: Ricardo Santos
        Minas tem sido objeto de “estudo dialético” na internet. Muita gente, principalmente no campo do humor, gosta de propagar nosso jeitinho mineiro de falar. Percebo que somos traduzidos com certa simpatia. Há quem não goste, mas acho interessante, saber a forma com que outras gentes nos veem.
        Quem é mineiro normalmente não se dá conta do próprio sotaque. Está tão acostumado com seu linguajar que tudo soa natural. Mas se nós mineiros vemos, por exemplo, um conterrâneo numa entrevista na TV, nem precisa falar, já sabe logo que é gente das Alterosas.
        É certo que muitas coisas que dizem sobre o mineiro têm uma pitada de certo exagero. E aí eu digo pra mim mesma: Opa! Não é bem assim, não! Mas no caso do “Opa” que nos saúda pelas ruas, principalmente aqui no nosso interiorzão, dou a mão à palmatória. O “Opa” existe mesmo, e é inconfundível: é um “Opa” meio apressado, meio cabreiro, dito pra dentro, que só quem é da área consegue decifrar.
    Hoje resolvi contar os “Opas” que ouviria num giro que fiz de manhã. Ouvi pelo menos uma meia dúzia deles, todos de gente que não conheço, mas que julgou por bem me cumprimentar. Sim, porque tem isso: o mineiro é pessoa bem-educada. Não precisa conhecer o transeunte para gastar o seu “Opa!” — um tanto enigmático talvez, mas sempre um fino traço de boa educação.
        E digo, é bom demais da conta ouvir um “Opa!”. A gente se sente em casa, se sente tomando um café na cozinha, sabendo que nasceu das mesmas raízes. E se vem de quem nunca se viu, o código se estabelece sem qualquer explicação: “Uai, nóis é tudo de Minas Gerais, sô!”

0 comentários:

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Facebook

Postagens populares

Seguidores