Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

quarta-feira, 29 de setembro de 2021

Montezuma das águas quentes e termais

(Por Arnaldo Silva) Montezuma conta atualmente com cerca de 8.500 habitantes. O município está a 910 metros de altitude, a 748 km distante de Belo Horizonte e a 285 km de Montes Claros MG. O acesso à cidade se dá pelas BR-122 e BR-135.
          Montezuma está na Região Norte de Minas, com parte de seu bioma, de Mata Atlântica e outra parte, de Cerrado. Faz divisa com os municípios de São João do Paraíso, Vargem Grande do Rio Pardo, Santo Antônio do Retiro, Rio Pardo de Minas, Espinosa, em Minas Gerais e Mortugaba, na Bahia. (na fotografia acima de autoria de Renan Bastos/Horus, o Balneário de Águas Termais de Montezuma MG)
ORIGEM
          A cidade tem origens na Fazenda da Tábua, no século XIX. Seu primeiro nome, ainda como arraial, era Água Quente, devido a descoberta de água quente e medicinal, nesta fazenda.
A descoberta de fontes de águas termais, bem como os benefícios que estas águas trazem para a saúde, atraiu pessoas de toda a região. Com o tempo, novas fontes foram sendo descobertas, novas pessoas chegando.
          O pequeno arraial começou a crescer e suas águas quentes, famosas. Em 1890, o arraial foi elevado a distrito, com o nome de Santana da Água Quente, subordinado a Rio Pardo de Minas. Em 1938, o nome volta a ser Água Quente e por fim, em 1943, Água Quente passa a se chamar, Montezuma.
ORIGEM DO NOME
          O nome Montezuma é em homenagem a Francisco Gê Acaiaba de Montezuma, o Visconde de Jequitinhonha. Nasceu em Salvador, em 23/03/1794 e faleceu no Rio de Janeiro em 15/02/1870.
O nome de batismo do Visconde era, Francisco José Gomes Brandão. Era filho de Narcisa de Jesus Barreto, mestiça e de Manuel Gomes Barreto, comerciante português.
          Homem culto, formou-se em direito pela Universidade de Coimbra, em Portugal. Foi o primeiro presidente do Instituto dos Advogados do Brasil, além de ter sido um dos pioneiros da maçonaria no país. Era também diplomata, jornalista e atuante na luta contra o domínio português.
          Após a independência do Brasil, o Visconde de Jequitinhonha, por nacionalismo, substituiu por conta própria, seu sobrenome português, José Gomes Brandão, para Gê Acaiaba de Montezuma. A escolha foi uma mistura de símbolos que formavam a nação brasileira.
          O Gê, representava as tribos do Brasil Central, do tronco linguístico não-tupi-guarani. O Acaiaba, palavra de origem tupi-guarani, era o nome dado a uma árvore nativa, conhecida como cajazeira. Montezuma, era o nome de um dos imperadores astecas.
Assim, o Visconde de Jequitinhonha, ficou: Francisco Gê Acaiaba de Montezuma, ou simplesmente, Montezuma, como passou a ser conhecido, bem como a cidade mineira, Montezuma, que o homenageou, adotando seu nome.
          Mesmo com a mudança de nome, a cidade é chamada carinhosamente de “Água Quente”, em referência às suas águas termais e medicinais. Em 1993, Montezuma deixa de ser distrito, subordinado a Rio Pardo de Minas, para ser cidade emancipada.
A CIDADE DE MONTEZUMA
          Cidade pequena, tranquila, charmosa e pacata, seu povo é acolhedor e muito trabalhador. Recebem bem os visitantes e são bastante hospitaleiros. (na foto acima de Renan Bastos/Horus, vista aérea de Montezuma)
          A cidade possui uma boa estrutura urbana, com pousadas e hotéis para todos os gostos e bolsos, um comércio e setor de serviços variados.
          A culinária de Montezuma é ótima. Nos restaurantes, os visitantes podem saborear os pratos feitos com os frutos típicos do Cerrado, como o pequi, bem como o tradicional, frango caipira.
          A cidade é uma grande produtora de cachaça e rapaduras artesanais. A iguaria está presente no dia a dia de várias famílias.
          Outro destaque da culinária da região é o Doce Tijolo. É um doce típico do Norte de Minas, feito com caldo de cana, mandioca e coco.
          Muito apreciado na região e altamente nutritivo, o Tijolo, é um doce presente no dia-a-dia nos quintais, comércios, feiras e mercados municipais do Norte de Minas.
          Em Montezuma, encontra-se o doce Tijolo com muita facilidade, na Feira Livre, que acontece todos os sábados, na cidade.
          O turismo é uma das maiores fontes de renda do município, juntamente com a agropecuária, extração de carvão vegetal e agricultura familiar, que tem foco na produção de frutas, verduras, feijão, milho, mandioca, polvilho, rapadura, queijos, doces, etc.
ATRATIVOS NATURAIS
          Montezuma faz parte do Circuito Turístico Serra Geral do Norte de Minas e tem como atrativos naturais, belezas impactantes e de grande relevância ecológica, como o Parque Estadual de Montezuma, dotado de beleza natural exuberante com grutas, paredões rochosos, várias nascentes e uma trilha que leva à mina de ametista. O Parque é gerenciado pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF/MG).
          Em Montezuma está ainda a nascente do Rio Pardo, além imensos paredões rochosos e sítios arqueológicos como o da Serra do Pau d´Arco e as pinturas rupestres na Serra de Macaúba (na foto acima de Joaquim Pereira de Amorim/Quimba)
O MAIOR PEQUIZEIRO DO MUNDO
          Outro atrativo natural do município é o maior pé de pequi (Caryocar brasiliense) do mundo. Localizado na comunidade rural da Roça do Mato, o pequizeiro impressiona pelo tamanho e longevidade! São 16 metros de altura, 24,5 metros de copa e 3,5 metros de circunferência. (fotografia acima e abaixo de Joaquim Pereira de Amorim/Quimba)
          O pequizeirão, como é chamado, é um dos símbolos naturais do município, além de um de seus maiores atrativos naturais.
ATRATIVOS URBANOS
          Em seu perímetro Urbano, Montezuma tem como destaque o Mercado Municipal e a Igreja de Sant´Ana e São Joaquim, padroeiros da cidade (fotografia acima de Jonathan de Natan).
          O principal destaque de Montezuma, que faz da cidade ser conhecida desde o final do século XIX, são suas águas termais e o Balneário de Águas Termais de Montezuma. É um dos mais sofisticados e bem estruturados balneários do Brasil.
ÁGUAS TERMAIS
          Águas termais estão presentes em vários países do mundo. Tem características químicas e ações medicinais similares, já que são águas formadas há milhões de anos e aquecidas pela ação de vulcões ativos ou extintos, como as fontes de águas minerais formadas na região Sul de Minas e Araxá, no Alto Paranaíba. (na fotografia acima de Renan Bastos/Horus, piscinas do Balneário de Montezuma, que recebem as águas quentes, direto das fontes naturais)
          No caso da maioria das águas termais existentes no Brasil, são aquecidas pelo calor da própria terra, através do fenômeno geológico conhecido como, geotermia.
          Esse fenômeno ocorre quando as águas das chuvas penetram em solos rochosos, atingindo grandes profundidades, consequentemente, recebendo o calor natural das rochas subterrâneas.
          Com isso, as águas absorvem, os minerais presentes nessas rochas, mineralizando, adquirindo propriedades medicinais medicinais e terapêuticas. Quanto mais tempo essas águas permanecem nas profundezas da terra, mais absorvem o calor e ação dos minerais, liberados pelas rochas.
          Essa ação da natureza é frequente e se dá, há milhões anos. As chuvas que caem, entram no solo e continuam a descer, absorvendo os minerais liberados pelas rochas.
          Com o acúmulo de água, são devolvidas à superfície, pela pressão natural, em forma de águas termais e medicinais. É um ciclo natural, que se repete há milhões de anos.
          As águas vão se armazenando no subsolo. Quando não tem mais onde descer, começam a subir, saindo por uma ou várias frestas abertas no solo, surgindo assim as nascentes, que formam as fontes de águas termais.
          
Com isso, saem da terra com alta concentração de minerais, como ferro, magnésio, sulfato, cobre, potássio, cloreto, selênio, zinco e cálcio. A quantidade de sais minerais liberadas pelas rochas, podem variar, de acordo com a formação rochosa e o calor do solo do lugar, onde estão as fontes, mas com poucas diferenças.
          As águas termais já saem do solo quentes, em temperaturas que variam de 37°C a 50°C. Por essa diferença de temperara, são divididas em categorias: águas Hipertermais (acima de 45°C); Mesotermais ( entre 30°C e 45°C); Hiportermais (entre 20°C e 30°C) e Frias (menos de 20°C).
          Essa variação se dá, devido à profundidade das águas no subsolo. Quanto mais profunda estiver as águas e mais rochas tiverem no solo, mais rica em sais minerais e mais quentes serão essas águas.
          As altas temperaturas dessas águas, nas profundezas da terra, dificultada a sobrevivência e proliferação de agentes contaminantes e bactérias. São águas limpíssimas, puras, de alta qualidade e benéficas à saúde humana, sendo de grande ajuda no tratamento de várias doenças.
          Possuem efeitos terapêuticos, graças aos minerais presentes em sua composição, relaxando a musculatura e aliviando dores reumáticas, musculares e nas articulações, como artrite e nevralgias. Auxiliam ainda no tratamento de várias enfermidades, como alergias, asma, bronquite e problemas de pele como eczemas, fungos, acnes e psoríase.
          Além disso, ajudam a hidratar e repor sais minerais, perdidos durante a transpiração, amenizam problemas respiratórios, contribuem para rejuvenescimento da pele, já que águas termais renovam as células da pele, auxiliam na cicatrização de feridas.
          Aas águas termais ajudam no combate a inflamações e ainda no combate a doenças reumáticas, a fibromialgias, lombalgia e doenças da coluna vertebral. 
          A ação das águas termais no organismo tem efeito sedativo e facilitam a liberação de endorfinas. Com isso, essas águas ajudam a aliviar os sintomas do cansaço físico e mental, além de contribuir para o controle da pressão arterial.
          O tratamento auxiliar com águas termais, são reconhecidos e validados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), desde 1986. Embora existam vários balneários pelo Brasil, é bom, antes de fazer uso de águas termais, procurar orientação médica. Isso porque cada corpo reage de forma diferente, de acordo com o tempo de uso dessas águas. Os benefícios auxiliares que as águas minerais proporcionam, são obtidos pelo uso constante e mais prolongados. 
          Geralmente, os balneários possuem especialistas nestas questões, que fazem análise individual, além de procurar saber do histórico de doenças de cada pessoa. Isso serve para orientar quanto ao consumo e tempo de uso em banhos nas águas termais. 
          Como exemplo, as águas termais de Montezuma tem alta concentração de magnésio. Esse mineral tem função diurética, estimulando a ação dos aparelhos de excreção. Isso contribui para a liberação de substâncias químicas e tóxicas, presentes no nosso organismo, liberadas através da urina. Além disso, a ação do magnésio, ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares. . 
O BALNEÁRIO DE ÁGUAS TERMAIS DE MONTEZUMA
          Em Montezuma, a temperatura média, de suas águas termais, que brotam direto da bica da fonte, tem cerca de 47°C. Quando chegam às piscinas do Balneário de Águas Termais de Montezuma, a temperatura cai para 41°C. Isso porque, ao sair da fonte, percorre alguns metros, até chegar às piscinas, estando com isso em contato com a temperatura ambiente. (na fotografia acima e abaixo, de autoria de Renan Bastos/Horus, o Balneário de Águas Termais de Montezuma MG)
          O balneário conta com toda estrutura e conforto para receber os turistas, como um excelente hotel, restaurante com comidas típicas mineiras, lanchonete e bar, além de duas piscinas de água quente, vindas das fontes naturais, outra de água fria, banheiros privativos, com piscinas, salão de eventos, play ground, quadras, vestiários, loja de conveniência e área verde com área de camping.
          O Balneário funciona diariamente, inclusive nos sábados, domingos e feriados. O contato pode ser feito pelos telefones (38) 3825-1198 / (38) 999563839 ou pelas redes sociais do Balneário: @balneariomontezuma
          No Brasil está maior bacia de águas minerais, radioativas, medicinais, sulfurosas e termais do mundo, em sua maioria, concentradas em Minas Gerais. São águas com propriedades similares, seja em qualquer lugar do mundo que estiver, já que são obtidas pela ação natural da ação de vulcões ativos ou extintos ou por armazenamentos de águas das chuvas no solo, com absorção de minerais presentes em rochas ao longo dos anos.
          Por isso, nada melhor que conhecer nossos balneários, viajando por Minas e conhecer o Balneário de Águas Termais de Montezuma. Além de valorizar as águas mineiras, você conhece um pouco mais de Minas Gerais, o Cerrado do Norte de Minas, bem como sua cultura e gastronomia. (na fotografia abaixo de Jonatham de Natan, o portal de entrada da cidade)
          Conheça as águas termais de Montezuma, a cidade, seu povo e suas belezas naturais.

sexta-feira, 24 de setembro de 2021

Novas ferrovias passarão por cidades mineiras

(Por Arnaldo Silva) Minas Gerais conta com uma das melhores estruturas ferroviárias do país, com os trilhos cortando o estado de ponta a ponta, através das ferrovias Vitória-Minas (EFVM), Malha Regional Sudeste (MRS), Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), Ferrovia Norte-Sul (FNS) e Rumo Malha Central (FRMC).
           Além disso, Minas Gerais é polo mundial na produção de locomotivas de grande porte, com fábrica da Wabtec em Contagem, na Grande BH e da Progress Rail, em Sete Lagoas, na Região Central. (na foto acima de Fabrício Cândido, linha férrea em Bom Jardim de Minas)
          A malha ferroviária de Minas Gerais deve ser expandida substancialmente nos próximos anos com a construção de novos ramais ferroviários, caso o Governo Federal conceda autorização para os investidores privados que manifestaram interesse em construir e operar novos ramais no país.
          A expansão da malha ferroviária mineira será possível, graças ao mecanismo da autorização ferroviária, inserido na Medida Provisória (MP) nº 1.605/2021.
          O objetivo da MP é reduzir a burocracia, para permitir que o setor privado, atue no modal na matriz nacional de transportes ferroviários. Anteriormente era apenas por concessão. A ideia é ampliar a malha ferroviária brasileira, dos atuais 20%, para 40%, até 2035.
          Para a implantação de novos ramais, com base no mecanismo da autorização ferroviária, o operador tem que fazer o pedido formal ao Ministério da Infraestrutura (MInfra).
          Até o momento, 14 pedidos de novos ramais ferroviários já foram protocolados no Ministério. Desse total, quatro são para ramais ferroviários a serem construídos em Minas Gerais. Todos os pedidos, são analisados pela Secretaria Nacional de Transportes Terrestres (SNTT).

          São os seguintes ramais ferroviários para trens de carga, com pedidos para serem construídos em Minas Gerais: Presidente Kennedy (ES) – Conceição do Mato Dentro/Sete Lagoas (MG): com 610 km de extensão; Uberlândia/MG – Chaveslândia/MG: com 235 km de extensão; São Mateus/ES – Ipatinga/MG: com 420 km de extensão e Estrada de Ferro Juscelino Kubitschek (EFJK) – de Barra de São Francisco (ES) a Brasília (DF): com 1.108 km de extensão.(na foto acima de Jorge Nelson, vista parcial de Uberlândia, no Triângulo Mineiro)
           A Estrada de Ferro Juscelino Kubitschek (EFJK) é a de maior impacto. A estrada projetada pela Petrocity Portos S.A, uma das gigantes mundiais do setor de portos, contará com seis unidades de Transbordo e Armazenamento de Cargas (UTCs), ao longo de seu percurso.
          É a mais extensa, dos projetos apresentados até o momento ao MInfra. São 1108 km de extensão, ligando Brasília, Goiás, Minas Gerais e Espírito Santo pelos trilhos, escoando a produção do Planalto Central e Noroeste de Minas, até os portos do 
Espírito Santo.
          Serão 34 cidades beneficiadas ao longo do percurso da EFJK, sendo 28 cidades, em Minas Gerais. Serão beneficiadas cidades das regiões Noroeste, Vale do Jequitinhonha, Norte de Minas e Vale do Mucuri.

          No traçado da Estrada de Ferro Juscelino Kubitschek (EFJK), em ordem alfabética, estão as cidades de Arinos, Ataléia, Berilo, Buritizeiro, Chapada do Norte, Claro dos Poções, Cristália, Francisco Sá, Franciscópolis, Grão Mogol, Ibiaí, Itambacuri, Jequitaí, José Gonçalves de Minas, Lagoa dos Patos, Leme do Prado, Malacheta, Minas Novas, Montes Claros, Ponto Chique, Riachinho, Santa Fé de Minas, Setubinha, São João da Lagoa, São Romão, Teófilo Otoni, Unaí e Urucuia. (na foto acima do Sérgio Mourão/@sergio.mourao, vista parcial de Itambacuri, no Norte de Minas)
          A mesma empresa, Petrocity Portos S.A., requereu junto ao MInfra, a autorização para construir o trecho de 420 km, que ligará Ipatinga, no Vale do Aço ao Terminal de Uso Privado (TUP), porto que a empresa irá operar no litoral do Espírito Santo, na cidade de São Mateus. (na foto acima da Elvira Nascimento, vista parcial de Ipatinga MG)
          Ao longo dos próximos anos, os investimentos na malha ferroviária em Minas Gerais crescerão substancialmente. Serão bilhões de reais investidos na construção de ETACs e trilhos, gerando empregos, impostos, escoando com mais rapidez nossa produção, bem como contribuindo com o desenvolvimento da economia no Estado, principalmente das cidades, onde serão os trilhos passarão.

sábado, 11 de setembro de 2021

A igreja, o Rosário gigante e o presépio de pedras

(Por Arnaldo Silva) A pequena, charmosa, pacata e acolhedora cidade de Coronel Xavier Chaves, está a 174 km distante de Belo Horizonte. A cidade conta com cerca de 3500 habitantes e faz divisa com os municípios de São João Del Rei, Ritápolis, Resende Costa, Prados, Tiradentes e Lagoa Dourada, na região do Campo das Vertentes. 
          O povoamento de Coronel Xavier Chaves, começou a partir de 1700, no século XVIII, com a chegada de famílias à região, para a formação de fazendas. (na foto acima de Sônia Fraga, a Igreja do Rosário e os dois rosários, em pedra-sabão)
          Na última década do século XIX, chegou à região, o Coronel Francisco Rodrigues Xavier Chaves, vindo de Lagoa Dourada MG, casado com Joana de Mendonça Chaves, para tomar posse da Fazenda Mosquito, pertencente à família de sua esposa.
          Com o passar do tempo, o Coronel dividiu a fazenda entre os filhos, com uma parte sendo dividida em lotes, para construção de igreja e casas, para abrigar seus familiares, amigos, trabalhadores de sua fazenda, escravos e padres. Eram 20 casas, com ruas e traçados planejados. (na foto acima de Fabrício Cândido, vista parcial de Coronel Xavier Chaves)
          Foi a partir dessa vila, construída pelo Coronel Xavier Chaves, que surgiu a cidade, que hoje, leva seu nome. Uma cidade que nasceu planejada.
          O casario da Vila pertenceu à família do Coronel Xavier Chaves até 1912, quando o vilarejo foi elevado a distrito, subordinado a Tiradentes MG, com o nome de São Francisco Xavier. (na foto acima de Sônia Fraga, detalhes de um casarão na cidade)
          Em 1943, os moradores pediram a mudança de nome do distrito para Canoas e foram atendidos. Num erro de grafia no edital oficial de mudança de nome, ao invés de Canoas, foi escrito, no edital oficial, Coroas. 
          O nome se popularizou e ficou, Coroas, até 1962, quando o distrito foi emancipado e elevado à cidade, em 30/12/1962, pela Lei 2764, mudando o nome de Coroas para Coronel Xavier Chaves, em homenagem ao seu povoador. (na foto acima de Marcelo Melo, a Matriz de Nossa Senhora da Conceição)
          Mesmo assim, até os dias de hoje, a cidade é carinhosamente chamada de Coroas por seus moradores mais antigos.
Igreja e o Rosário de Pedra
          Além de seu casario histórico, de suas belezas arquitetônicas como a Igreja de Nossa Senhora da Conceição, do seu artesanato, famoso no Brasil, da tradição na produção artesanal de cachaças, com os rústicos e tradicionais alambiques e produção de queijos e doces artesanais, uma construção chama a atenção. É a Igreja de Nossa Senhora do Rosário (na foto acima de Sônia Fraga).
          A pequena igreja, lembra uma construção medieval. Charmosa, singela, delicada e única. Foi construída toda em pedra granitina e granito pobre, comum na região. Obra feita pelos escravos, que trabalhavam na Fazenda Mosquito, do Coronel Xavier Chaves.
          Pouco se sabe sobre a construção da Igreja ou o tempo que levou para ser concluída. Sabe-se que seu início é datado em pedra, com o ano de 1717. 
          A devoção à Nossa Senhora do Rosário, era comum entre os escravos e eles mesmos, construíam suas igrejas, com recursos próprios, associando-se em irmandades. Era permitido pelos Senhores de Escravos e comum no período da Escravidão, as irmandades construírem igrejas, em honra a seus santos de devoção, como Santa Efigênia, São Benedito e principalmente, Nossa Senhora do Rosário. (na foto acima de Marcelo Melo, ao lado de um dos rosários em pedra-sabão, um presépio, também em pedras, é outro atrativo na Igreja do Rosário)
          A igrejinha de Coronel Xavier Chaves é toda em pedra, aparente, inclusive, em seu interior. A Igreja é hoje um dos mais belos símbolos da arquitetura religiosa mineira e da fé em Nossa Senhora do Rosário, muito amada pelos escravos.
          Além da beleza da igreja, uma pia em pedra sabão, onde os moradores, visitantes e ciclistas, se refrescam com a água que jorra da pia, tem um presépio em pedras e dois imensos rosários, esculpidos em pedra sabão, nas duas laterais da igreja, que é cercada por uma pequena murada de pedras. 
          O Rosário é um dos símbolos da fé em Nossa Senhora, expressada pelos escravos e em pedra sabão, além de arte e beleza única, os dois rosários são atrativos a mais para os visitantes conhecerem e contemplar a beleza da arte mineira e a simplicidade da fé do nosso povo, em especial, dos negros escravos, que encontravam em Nossa Senhora do Rosário, conforto e alívio pela dura vida que viviam nas senzalas das fazendas mineiras.
Coronel Xavier Chaves, a antiga Coroas, é uma cidade rica em histórica, em culinária, arquitetura colonial, com destaque para suas fazendas centenárias, bem como, cheia de belezas naturais. (na foto acima de Sônia Fraga, um dos rosários em pedra-sabão ao lado da igreja)
           A cidade possui uma ótima estrutura urbana. Seu povo é acolhedor e hospitaleiro. Vale a pena conhecê-la. 

sexta-feira, 10 de setembro de 2021

São Bartolomeu: a vila turística do mundo

(Por Arnaldo Silva) Quem chega à São Bartolomeu percebe a calma, paz e silêncio do lugar. É possível andar pelas ruas da vila, sem ao menos ver uma pessoa sequer. Parece que São Bartolomeu parou no tempo. E literalmente sim, e seus moradores não se incomodam com isso, já que parar no tempo é preservar sua história, arquitetura, tradições, gastronomia, rios, nascentes e matas. Sim, São Bartolomeu preserva sua identidade cultural, gastronômica e arquitetônica, há mais de 300 anos.
          Famosa por suas belezas naturais, São Bartolomeu conta ainda com o charme de sua arquitetura setecentista, a simpatia e hospitalidade de seus moradores, além de preservar suas tradições folclóricas, religiosas e a arte de fazer doces, preservada por gerações. (fotografia acima de Peterson Bruschi)
          A pequena vila é daqueles lugares em Minas Gerais, fáceis de chegar e difícil de sair. Quem vem à São Bartolomeu, se sente em casa, quer voltar, quer vivenciar a vida simples do lugar. Sente-se num paraíso, não só por sua beleza, mas pela simplicidade da vila e de seu povo, além de se emocionar com o carinho com que seus moradores, cuidam do lugar em que vivem. (na foto acima, eu, Arnaldo Silva, ao lado de moradores da Vila. Eles são receptivos, acolhedores e gostam de uma boa prosa)
          Distrito da cidade de Ouro Preto, Região Central, São Bartolomeu, começou a ser povoado, ainda no final do século XVII, por bandeirantes paulistas, que chegaram à região, em busca de ouro. É mais antiga que a sede, Ouro Preto, fundada em 1711, no século XVIII. Está a 18 km de Ouro Preto, com acesso mais fácil por Cachoeira do Campo, na Rodovia dos Inconfidentes. (na foto acima do Peterson Bruschi, São Bartolomeu vista do morro da Igreja das Mercês)
          Cerca de 730 moradores vivem em São Bartolomeu. Gente simples, acolhedores, receptivos e hospitaleiros. A vila oferece uma excelente qualidade de vida, bem como, ótima estrutura para receber os visitantes, com pousadas e pequenos restaurantes, que servem comidas caseiras e pequenos comércios familiares, que vendem produtos artesanais como doces, bebidas e artesanatos.
          Às margens do Rio das Velhas, em São Bartolomeu, suas águas formam poços de águas cristalinas e ainda, com praias fluviais, cascatas e cachoeiras.
          O Rio das Velhas é um importante rio mineiro. Nas nasce no Parque das Andorinhas, em Ouro Preto MG. São Bartolomeu é a primeira localidade banhada pelo Rio das Velhas. As águas chegam limpas e são devolvidas ao leito do rio, igualmente limpas. Isso porque, o esgoto da Vila é tratado, desde 1990, quando foi construída uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE).  (na foto acima de Vinícius Barnabé/@viniciusbarnabe, cachoeira na Floresta Uaimii)
          São Bartolomeu tem ainda o privilégio de ser rodeada por uma densa mata nativa com uma flora riquíssima, formada por plantas nativas da Mata Atlântica como carobão (Jacarandá micranta), mulungus, quaresmeiras, embaúbas, ingá, pata-de-vaca, ipês, pau-ferro, pau-Brasil, cedro rosa, chuva de ouro, cipós, dentre tantas outras, preservadas no Parque Estadual do Uaimii, unidade de conservação administrada pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF/MG). (fotografia acima de Arnaldo Silva)
          A charmosa Vila Setecentista se destaca pela conservação e cuidados de seus moradores com seu casario colonial e pela consciência ecologicamente correta e autossustentável, de seus moradores que preservam suas nascentes, matas, bem como, mantém as ruas da vila limpa. (fotografia acima de Arnaldo Silva)
          São Bartolomeu, um dos apóstolos de Jesus, conhecido por Natanael (Jo 1,46), é o padroeiro da Vila. 
          A igreja dedicada ao Santo Católico, foi erguida na primeira metade do século XVIII. É um dos mais antigos templos religiosos de Minas Gerais. (fotografia acima de Arnaldo Silva)
          Construída no estilo Nacional Português, a Igreja de São Bartolomeu, se mantém praticamente intacta, com pouquíssimas alterações, ao longo de três séculos de existência. Por sua importância, arquitetura e história, a Igreja de São Bartolomeu foi tombada em 1960 pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). 
          Além da arte sacra, de enorme valor religioso, o sino da igreja chama a atenção dos visitantes. O sino é mudo. Quando o sineiro toca, não sai som. Isso porque foi feito de madeira.
          Além da Igreja em São Bartolomeu, apenas mais 4 igrejas, dedicadas à São Bartolomeu, existe Brasil. Uma em Sem Peixe/MG, outra no Rio de Janeiro e duas na Bahia, nas cidades de Maragogipe e na capital, Salvador.
          No mês de agosto, a vila é toda decorada para a Festa de São Bartolomeu e a Festa do Divino Espírito Santo, Patrimônio Imaterial de Ouro Preto MG, desde 2014. (fotografia acima de Peterson Bruschi)
          Essas duas festas, são tradicionais, seculares e mostra a fé, religiosidade e valorização das tradições dos moradores da vila, passadas de geração para geração. (fotografia acima de Ane Souz, a Festa do Divino na Vila)
          Os moradores se mobilizam para enfeitar a rua principal da Vila e preparar os festejos, que conta com orações, missas, apresentação das tradicionais bandas de músicas da região, barracas com a culinária típica da região. (fotografia acima de Ane Souz)
          Outra igreja, a de Nossa Senhora das Mercês, é outro destaque em São Bartolomeu. A pequena igreja começou a ser construída em 1772 e foi concluída em 1822.
          Por estar no topo de uma colina, se destaca na Vila é um ponto privilegiado para contemplar toda a beleza de São Bartolomeu.
          São Bartolomeu é referência em gastronomia na região, com destaque para os pratos típicos da culinária mineira, cachaças, licores, mel e principalmente, na produção de geleias e doces de frutas, figo, laranja, mexerica, jabuticaba, pêssego, cidra, limão e principalmente, de goiaba. (na foto acima do Vinícius Barnabé/@viniciusbarnabe, a Igreja de Nossa Senhora das Mercês)
          A Goiabada Cascão, uma das maiores identidades da Vila e de Minas Gerais, está presente nas mesas de São Bartolomeu há mais de dois séculos. (na fotografia acima e abaixo de Ane Souz, os tradicionais doces de São Bartolomeu)
          A arte de fazer doces artesanais em São Bartolomeu, é uma tradição que vem de gerações. É reconhecido como Patrimônio Imaterial de Ouro Preto MG, desde 2008.
          Em São Bartolomeu, o tilintar dos doces e pratos típicos fervendo nos tachos, aquecidos pelas chamas fogões a lenha, nos quintais de seus moradores, podem ser ouvidos, em coro, de várias partes da vila. (na fotografia acima de Arnaldo Silva, Dona Doquinha, uma das mais tradicionais doceiras de São Bartolomeu) Parece uma orquestra de sabores. Goiabada, doce de leite e outros doces, saindo do tacho, exalando o cheiro, gosto e sabor de uma das melhores cozinhas do mundo: a Cozinha Mineira.
          Em abril, acontece um dos mais importantes festivais gastronômicos da região. É a Festa Cultural da Goiaba. Neste evento, acontece shows com bandas locais, sorteios, exposições, bandas de músicas de distritos vizinhos, oficinais, artesanato local, além dos melhores doces feitos na Vila, atraem milhares de turistas para São Bartolomeu.
O que fazer em São Bartolomeu?
          Além de experimentar os queijos, doces, cachaças, cervejas artesanais, além dos pratos típicos da nossa culinária, presente na Vila, o turista pode contemplar o charmoso casario colonial da Vila, os detalhes das Igrejas de Nossa Senhora das Mercês e de São Bartolomeu, e os oratórios de madeiras, presentes nas casas, principalmente da Rua do Carmo. Ter oratório em casa é uma tradição secular em São Bartolomeu. (fotografia acima de Arnaldo Silva)
          Estando em São Bartolomeu, o visitante se encantará com a hospitalidade, simpatia e acolhida dos moradores locais. Com certeza, a prosa será longa. Eles adoram puxar uma boa conversa. (na foto acima, eu, Arnaldo Silva, numa boa prosa com "Dona" Nhanhá, num banco na estreita calçada da rua principal)
          Saindo da Vila, o turista pode caminhar pelas trilhas, seja a pé, de bike ou mesmo a cavalo pelas belezas da Floresta do Uaimii e conhecer belíssimas cachoeiras, como a Cachoeira Norata e a de São Bartolomeu. É pertinho, cerca de 5 km do centro da vila. 
          Além das cachoeiras e belezas das matas, o turista pode se banhar nas águas do Rio das Velhas. Na localidade, o rio é limpo e com águas cristalinas.(na foto acima do Vinícius Barnabé/@viniciusbarnabe)
Melhores vilas turísticas do mundo
          Escolhida pelo Ministério do Turismo (MTur), São Bartolomeu, distrito de Ouro Preto MG, Região Central, é uma das 3 vilas turísticas brasileiras, indicadas como “Best Tourist Villages in the World” (“Melhores Vilas Turísticas do Mundo). Várias vilas, distritos e povoados brasileiros foram inscritos por suas respectivas prefeituras, junto ao MTur. (fotografia acima de Peterson Bruschi)
          Cabe ao Mistério do Turismo a análise e escolha das representantes, de acordo com os critérios estabelecidos pela OMT. Cada país pode indicar no máximo, três representantes.
          O concurso Melhores Vilas Turísticas do Mundo é um evento promovido pela Organização Mundial do Turismo (OMT), órgão das Nações Unidas. Todos os países, signatários da ONU, participam do evento, indicando suas vilas e aldeias, com até 15 mil habitantes, para concorrerem ao título de Melhores Vilas Turísticas do Mundo.
          Além São Bartolomeu, foram indicadas, pelo Ministério do Turismo, para concorrerem no mesmo concurso, Alberto Moreira, distrito de Barretos, em São Paulo e a Vila de Enxaimel, em Pomerode, no Estado de Santa Catarina.
          O objetivo do concurso é identificar as vilas e aldeias com forte ação no desenvolvimento do turismo rural, com ações inovadoras e transformadoras, em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), em todo o mundo.
          Para ser escolhida pela OMT, a vila indicada, tem que ter baixa densidade populacional, seus moradores tem que exercer atividades ligadas à agricultura, pecuária, silvicultura ou pesca, além de valores e estilo de vida da comunidade, ser um exemplo a ser compartilhado por outras vilas e aldeias.
          São Bartolomeu se enquadra perfeitamente nesses quesitos, definidos pela OMT, bem como as outras duas vilas. A indicação, promoverá o turismo, bem como a valorização e preservação cultural, social e arquitetônica, das vilas indicadas.
          A indicação de São Bartolomeu, pelo Ministério do Turismo, foi bastante comemorada pela Prefeitura de Ouro Preto, bem como pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult/MG), que recebeu com euforia a notícia da indicação de São Bartolomeu pelo MTur, como uma das 3 indicadas pelo Brasil, neste concurso internacional.
          As vilas vitoriosas no concurso, receberão o selo UNWTO, de reconhecimento como "Melhores Vilas Turísticas", que valorizam seus bens culturais, e naturais, além de preservarem seus valores rurais e comunitários, além da valorização e inovação em atividades de sustentabilidade, seja na proteção ambiental, cultural, das suas identidades rurais e sociais. As vilas premiadas com o selo da OMT, passam a ser um exemplo mundial de destino para turismo.
          O selo não veio, mas o simples fato de ter sido escolhida pelo Ministério do Turismo, para ser uma das três representantes do Brasil, em um concurso mundial, já é uma grande conquista para São Bartolomeu e Minas Gerais.
          Isso porque, ganhando ou não, ter sido escolhida, entre tantas vilas brasileiras,  fez São Bartolomeu ser reconhecida como uma das melhores vilas turísticas do mundo, o que contribui para desenvolver o turismo na vila, além de colocar São Bartolomeu, na rota do turismo nacional e mundial.    

quarta-feira, 8 de setembro de 2021

O terroir dos vinhos mineiros

(Por Arnaldo Silva) No mundo todo existem milhares de regiões produtoras de vinhos, com características específicas, como geografia, clima, altitudes e outros fatores regionais, que formam um terroir próprio e característico (Terroir é uma palavra francesa e pronuncia-se terruar).
          O apreciador de um bom vinho não precisa se apegar apenas ao vinho de uma região ou país. No Brasil são produzidos vinhos de excelente qualidade. Em Minas Gerais, também temos vinhos finos e um excelente terroir. Você pode experimentar os nossos vinhos e valorizar o grande esforço em estudo, pesquisas e investimentos, que nossos produtores, fazem para produzir vinhos de qualidade. (Na imagem vinho fino mineiro acompanhado de queijos da Fazenda Pavão em Serra do Salitre MG)
          O apreciador de um bom vinho não precisa se apegar apenas ao vinho de uma região ou país. No Brasil são produzidos vinhos de excelente qualidade. Em Minas Gerais, também temos vinhos finos e um excelente terroir. Você pode experimentar os nossos vinhos e valorizar o grande esforço em estudo, pesquisas e investimentos, que nossos produtores, fazem para produzir vinhos de qualidade. (na foto acima do Erasmo Pereira, a vinícola no Campo Experimental da Epamig em Caldas MG)
          Em Minas Gerais, o terroir dos vinhos mineiros, que vem se destacando no Brasil, na produção de vinhos finos e espumantes, é a Serra da Mantiqueira, no Sul de Minas, a região da Serra do Caraça, em Catas Altas, na Região Central e Diamantina, no Vale do Jequitinhonha. (na foto acima de Erasmo Pereira, espumante feito Campo Experimental da Epamig em Caldas MG)
          São vinhos com características e personalidades próprias. O terroir mineiro, é graças as pesquisas e apoio da Empresa Mineira de Pesquisas Agropecuárias (EPAMIG MG), sediada em Caldas, no Sul de Minas, onde está o Campo Experimental da estatal mineira, inaugurado em 1936 (na foto acima de Erasmo Pereira). Em Caldas, estão vastos parreirais, com cultivo em destaque da variedade de uva Syhah. (na foto abaixo de Erasmo Pereira, parreirais do Núcleo Tecnológico da Epamig em Caldas MG)
          Além de pesquisas para melhoramentos na qualidade dos vinhos, a Epamig desenvolveu a técnica da dupla. Essa técnica consiste na inversão do ciclo produtivo dos parreirais, com duas etapas de podas dos ramos das videiras, o que permite duas colheitas ao ano, sendo a normal, de verão, em janeiro e outra, em agosto, no inverno.
         O resultado dessa técnica mineira são uvas sadias, de maturação plena, com mais concentração de cor e aroma, o que melhora substancialmente a qualidade dos vinhos finos, produzidos na região Sul de Minas, em especial, nas cidades da Serra da Mantiqueira e algumas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, na divisa com Minas Gerais, que também usam a técnica criada pela Epamig. (fotografia acima e abaixo de Erasmo Pereira/Epamig em Caldas MG)
          Em duas décadas, a produção de vinhos mineiros, tiveram saltos na qualidade e começaram a chamar a atenção dos apreciadores de um bom vinho. A melhor qualificação dos produtores, intercâmbios, pesquisas e principalmente, a ação da Epamig, foram primordiais para o crescimento e reconhecimento dos vinhos mineiros no cenário nacional e mundial.
          O resultado veio com premiações e reconhecimentos em nível nacional e internacional, com destaque para os vinhos mineiros mais conhecidos como o vinho Luís Porto, de Cordislândia MG, Primeira Estrada, de Três Caldas MG, Quinta D´Alva, de Diamantina, Stella Valentino, Villa Mosconi e Casa Geraldo, de Andradas MG e Maria Maria, de Três Pontas. (foto acima de Erasmo Pereira/Epamig/Divulgação)
          Um dos vinhos da vinícola Maria Maria, o Maria Maria Bel Sauignon Blanc 2015, foi premiado com medalha de bronze no World Wine Awards 2017, na Inglaterra. Em 2019, três vinhos, Guaspari Syrah Vista da Serra 2016 de São Paulo, Casa Geraldo Colheita de Inverno Syrah 2017, de Andradas MG e Maria Maria Diana Syrah 2017, de Três Pontas MG, produzidos com a tecnologia da dupla poda da Epamig, foram premiados no Top 5 Syrah Wines of Brazil Awards 2019. O Wines of Brazil Awards, um dos maiores concursos de vinhos do país, tem o objetivo de valorizar os melhores vinhos nacionais, em várias categorias e campos de atuação.         
          Os vinhos finos de Minas Gerais são de alta qualidade, sabor, aromas e bem estruturados, que agradam aos mais finos paladares e boa parte de nossas vinícolas, estão abertas para turistas e interessados em conhecer a produção dos vinhos mineiros, entre essas vinícolas, está a Casa Geraldo, em Andradas, no Sul de Minas (na foto acima, a adega da Vinícola da Casa Geraldo/Foto Casa Geraldo:Divulgação).
          Não somente as vinícolas que recebem turistas para visitas. Fazendas de café, de azeites e queijarias, das 9 regiões queijeiras do Estado, abrem suas porteiras para grupos de turistas. São passeios deliciosos, literalmente, em meio a natureza, paisagens de tirar o fôlego, com  a oportunidade de conhecer os processos de produção e degustar. (na foto acima, parreirais da Vinícola Casa Geraldo em Andradas MG. Fotografia arquivo: Casa Geraldo/Divulgação)
Harmonização dos vinhos
          Nossos vinhos, harmonizam super bem com o nosso tradicional Queijo Minas Artesanal (QMP), como por exemplo, o Queijo Canastra Ponte Velhano, na foto acima. Uma harmonização perfeita, ainda mais com os vinhos de Minas Gerais, como o vinho abaixo, da Vinícola Fidêncio/@uvaevinhofidencio de Bueno Brandão, no Sul de Minas.
          Além dos queijos, vinhos harmonizam muito bem outros pratos como o vinho tinto, que harmoniza muito bem com pratos gordurosas. Isso porque a bebida tem mais teor alcóolico e é mais encorpada. Já os vinhos brancos tem menos acidez e combinam bem com pratos mais leves. Os vinhos rosés, são bem versáteis e combinam tanto com pratos leves, quanto, gordurosos. Todos combinam super bem com queijos, de preferência curados com mais de 30 dias. 
          Lembre-se: toda bebida alcoólica deve ser apreciada com moderação e somente por maiores de 18 anos. 

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Facebook

Postagens populares

Seguidores