Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

quinta-feira, 13 de novembro de 2025

Conheça Cambuquira: a cidade das águas terapêuticas

(Por Arnaldo Silva) A cidade de Cambuquira, no Sul de Minas, surgiu em meados do século XX, a partir de descoberta de sete fontes de água mineral com propriedades terapêuticas na fazenda Boa Vista, à época, pertencendo ao município de Campanha.
Fotografia: Clésio Moreira
        A descoberta atraiu várias pessoas ao local em busca dos efeitos curativos das águas minerais. Devido ao constante fluxo de pessoas, a fazenda foi desapropriada para fins públicos, autorizado em 1861 pela Câmara Municipal de Campanha MG. A área pública impulsionou o crescimento da região, dando origens a um povoado em 1872, que se desenvolveu ao ponto de se transformar em distrito e por fim à cidade emancipada em 1911.
Cambuquira
Fotografia: Clésio Moreira
        A 950 metros de altitude, distante 305 km de Belo Horizonte, a cidade faz divisa com Três Corações, Campanha, Lambari, Conceição do Rio Verde e Jesuânia e conta atualmente com cerca de 13 mil habitantes. Cambuquira faz parte do Circuito das Águas de Minas Gerais.
Uma típica cidade mineira
Fotografias: Thelmo Lins
        Pitoresca, pacata, charmosa, acolhedora e aconchegante, Cambuquira é uma cidade tranquila, segura, de ar puro, natureza exuberante e ótima qualidade de vida, com comércio variado, setor de serviços muito bom e economia diversificada, com destaque para o turismo e agricultura.
Fotografias: Luminside/@visitecambuquira
        Cambuquira é um cantinho do paraíso no Sul de Minas, além de ser uma das mais promissoras estâncias hidrominerais do Brasil, devido à qualidade de sua água, considerada um das melhores do mundo e a melhor do Brasil, segundo especialistas.
Atrativos de Cambuquira
Fotografia: Edson Borges
        O casario colonial e eclético, além da calmaria e charme das ruas e praças arborizadas e bem cuidadas da cidade, a cidade tem como atrativos urbanos a Praça Coronel Justiniano, a Matriz de Santa Cruz, belas praças, a cervejaria Brassaria, a Cachaça Paraíso, o Mercado Municipal, o Parque Marimbeiro e belíssimos casarões.
 Lavandário - Fotografia: Luminside/@visitecambuquira
       Destaque ainda na cidade o apiário Abelha Rainha, a ponte velha, passeios a cavalo e em especial o lavandário Lavandas Cambuquira.
        Além disso, tem as fazendas de plantações de cafés especiais premiados de Minas Gerais. e fazendas com cenários rústicos e atraentes que hoje são hotéis e pousadas, com destaque para a Fazenda dos Anjos, que além das opções de lazer e hospedagem, oferece uma experiência gastronômica incrível aos visitantes.
        Localizado na Rodovia 167, no Km 2,5 em Cambuquira MG, o restaurante da Fazenda dos Anjos é uma lugar se encontra o melhor da cozinha mineira no fogão a lenha, em um cenário de fazenda, rodeado por natureza e ar puro. 
        O restaurante da amplo, acolhedor e perfeito para quem busca tranquilidade e boa comida, reunindo amigos e a família. É um lugar onde se pode saborear Minas em um lugar onde a simplicidade encanta! Fica aberto todos os dias para os hóspedes e aos fins de semana para o público em geral.
        O contato pode ser feito pelo WhatsApp : (35) 99977-2852, pelo Instagram: @fazendadosanjos e também pelo Facebook: Fazenda dos Anjos.
O Parque das Águas
Fotografia: Luminside/@visitecambuquira
        Sem dúvida alguma, o Parque das Águas, com suas seis fontes de água terapêutica, como a gasosa, a magnesiana e a sulfurosa, além de belíssimos e bem cuidados jardins, é o maior atrativo da cidade. No entorno do parque, que fica próximo ao centro da cidade, uma grande área verde de Mata Atlântica emoldura a beleza do parque.
Serra do Piripau.
Fotografia: Luminside/@visitecambuquira
        Além de sua beleza natural, a Serra do Piripau, é um dos melhores lugares de Minas Gerais para a prática do voo livre. Tanto é que em Cambuquira é realizada uma das Etapas do Campeonato Brasileiro de Paraglider.
Ecoturismo e trilhas
Fotografia: Luminside/@visitecambuquira
        A Cascata do Congonhal, a Cachoeira Serra Azul, o Mirante Vale do Sol e a Reserva Biológica de Santa Clara, são lugares perfeitos para os amantes de trilhas e ecoturismo, além da beleza deslumbrante da vista do Mirante Vale do Sol.
Rotas Turísticas
Pedra Preta - Fotografia: Luminside/@visitecambuquira
        Cambuquira oferece aos seus visitantes as rotas turísticas das Águas, do Piripau e da Pedra Preta, que permitem maior sintonia e contato do visitante com a natureza.
Ótima estrutura hoteleira
        Cambuquira conta com excelentes hotéis e pousadas, desde os mais simples aos mais sofisticados, mas com um detalhe em comum: são acolhedores, charmosos, tranquilos e com ótimo atendimento.
        Entre os hotéis da cidade, destacamos o Hotel Cambuquira localizado à Av.Virgílio de Melo Franco, 608, o hotel está há mais de 115 anos em atividade, sendo inclusive parte da história da cidade. O hotel preserva a fachada das construções típicas do início do século XX, como podem ver na foto acima cedida pelo próprio hotel.
        O hotel é simples com decoração de muito bom gosto e aconchegante, com café da manhã de primeira e com a vantagem de estar próximo ao Parque das Águas, sem contar a gentileza e educação dos funcionários do hotel, sempre receptivos, gentis e prestativos. 
        Para maiores informações entre em contato pelo instagram @hotelcambuquira ou pelo telefone/WhatsApp 35 3251-1449 que iremos ter um enorme prazer em realizar sua reserva.
Conheça Cambuquira!
Theatro Thalia - Fotografia de Thelmo Lins
        Visite Cambuquira. Venha desfrutar de momentos únicos em uma das melhores cidades de Minas Gerais para se viver.

sábado, 8 de novembro de 2025

Minas é eleita um dos melhores destinos de viagens do planeta

(Por Arnaldo Silva) A revista estadunidense Condé Nast Traveler é uma e mídia especializada em viagens de luxo e estilo de vida, publicada pela Condé Nast . A revista, considerada um dos mais importantes guias de viagens de luxo e estilo de vida do mundo, já ganhou 25 prêmios de revistas como por exemplo, o Readers' Choice Awards (Escolha dos Leitores), Gold List (hotéis de luxo) e a Hot List (novos hotéis notáveis).
Fotografia de Wilson Paulo Braz em Congonhas MG
        Todos os anos, a conceituada revista divulga seu catálogo indicando os melhores destinos de viagens e turismo do planeta. Para 2026, a revista apontou 26 lugares, sejam países, cidades ou estados, de todos os continentes.
        Do Brasil, apenas Minas Gerais figura no catálogo entre os melhores destinos de viagens do mundo. Diferente da maioria dos 26 lugares que figuram no catálogo da revista, todo o Estado de Minas Gerais e não uma cidade mineira entrou para a seleta lista entre os melhores destinos turísticos de todo o planeta.
Praça da Estação de Belo Horizonte. Fotografia de Nacip Gomêz
        Ao justificar a escolha de Minas Gerais em sua publicação, a revista Condé Nast Traveler, afirma ser devido “suas profundas tradições culinárias, ecos da arquitetura colonial e a famosa e calorosa hospitalidade", salientando ainda que: "Minas Gerais, um dos maiores estados do Brasil, está entre seus tesouros mais subestimados — pelo menos para o público internacional".
Estância Hidromineral de São Lourenço MG. Fotografia de Dener Ribeiro
        Segundo dados oficiais e reportagens da grande imprensa, Minas Gerais possui mais de 60% do patrimônio cultural material do país, sendo o estado brasileiro que mais preserva sua história e identidade cultural.
        Dos 853 municípios mineiros, 840 (98% do total), adotam legislações para a preservação de seus patrimônios culturais e imateriais, o que coloca o estado na liderança nacional em políticas de proteção ao patrimônio histórico e cultural. 
Cozinha mineira. Foto: Carlos Oliveira/Projeto Igarapé Bem Temperado
        Nesse conceito, se destacam as cidades históricas, estâncias hidrominerais, as belezas naturais do estado, a arquitetura colonial, eclética e moderna, além da boa estrutura gastronômica e de hospedagem das cidades e a famosa hospitalidade mineira.
Veja a lista dos 26 destinos e escolhidos:
01 - Arusha (Tanzânia)
02 - Costa Leste (Barbados)
03 - Bruxelas (Bélgica)
04 - Chiriqui Província (Panamá)
05 - Deer Valley, Utah, EUA
06 - Fès (Marrocos)
07 - Gabão (África)
08 - Upper Carniola (Gorenjska, na Eslovênia)
09 - Guadalajara (México)
10 - Hong Kong (Ásia)
11 - Margareth River (Austrália)
12 - Medellín (Colômbia)
13 - Minas Gerais (Brasil)
14 - Naoshima (Japão)
15 - Patagônia Chilena
16 - Norte da Namíbia (África)
17 - Oulu (Finlândia)
18 - The Peloponnese (Grécia)
19 - Potosí (Bolívia)
20 - Condado de Prince Edward (Canadá)
21 - Rota 66 (EUA)
21 - Ilha de Saadiyat (Abu Dhabi)
23 - Saint-Gervais-des-Bains (França)
24 - Udaipur (Índia)
25 - Uluru (Austrália)
26 - Cataratas de Vitória (Zimbabwe)

        A ordem da lista é da própria revista. Grifo nosso.
Fonte: Revista Condé Nast Traveler

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Facebook

Postagens populares

Seguidores