Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

terça-feira, 9 de julho de 2024

Ipanema: a cidade do maior queijo do mundo

(Por Arnaldo Silva) Ipanema conta hoje com 19.522 moradores, segundo Censo do IBGE. A cidade está a 360 km distante de Belo Horizonte, situado na região do Vale do Rio Doce.
          A cidade vem se destacando em Minas Gerais e no Brasil inteiro pelo tradicional Festival do Queijo e pelos sucessivos recordes na produção do maior queijo do mundo, maior doce de leite do mundo, maior chaleira e queimadinha do mundo e agora, do maior pão de queijo do mundo também. (Créditos das imagens acima: Marco Evangelista MG/Imprensa - Via Agência Minas)
Origem
           O povoamento de onde é hoje Ipanema tem origens a partir das primeiras décadas do século XIX. Seu primeiro nome foi Rio José Pedro, em homenagem a José Pedro de Alcântara, a primeira pessoa a chegar a região, segundo a tradição local. Seu nome foi gravado pelo próprio em uma figueira às margens do rio que passa nas proximidades da cidade. (fotografia acima da Jane Bicalho) 
          Em 1873 é erguida, pelo padre Maximiano João da Cruz a primeira capela. Em 4/11/1880 o povoado é elevado a Freguesia (paróquia) com o nome de Santo Antônio do Rio José Pedro. Em 16/02/1880, a freguesia é elevada a distrito, subordinado a Manhuaçu. Em 7/09/1912 Rio José Pedro é elevado à cidade emancipada. (na foto acima da Jane Bicalho, a Matriz de Santo Antônio)
          Em 1923, Rio José Pedro muda de nome e passa a se chamar José Pedro e por fim, em 1928, mudou o nome para Ipanema, permanecendo esse nome até os dias de hoje.
          O nome Ipanema é de origem indígena, devido a região Leste de Minas ter sido habitada por diversos povos indígenas. Trata-se da junção de duas palavras em tupi e significa "água ruim ou imprestável, rio sem peixes ou ruim de pesca". Mas o nome não tem nada a ver com a qualidade da água e sim à perigosa correnteza das águas de rio no encontro com o mar.
Ipanema hoje
          Ipanema é uma cidade pequena, pacata, aconchegante, atraente e acolhedora, além de ter uma boa estrutura urbana e belezas naturais como, belas cachoeiras, a Serra da Pipoca, ideal para voo livre, além de belíssimas fazendas. A música, teatro e dança são atividades culturais naturais de seu povo, além dos eventos festivos anuais, como carnaval, aniversário da cidade, festas juninas, além das festividades religiosas como Semana Santa e Corpus Christi. (foto abaixo de Elpídio Justino de Andrade)  
A Festa do Queijo
          A cidade tem uma forte tradição leiteira e claro, na produção de queijos. Em Ipanema é produzido um dos melhores queijos de Minas, bem como doce de leite também. Queijo é tão tradicional na cidade que todos os anos, desde 2010, a Prefeitura, em parceria com a Cooperativa Agropecuária de Ipanema (Capil) e empresários locais, organiza um dos maiores festivais gastronômicos do Brasil, a Festa do Queijo. (fotografia acima: Marco Evangelista/Imprensa MG - Via Agência Minas)
          O evento tem ainda o apoio apoio do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), autarquia vinculada à Secretaria de Estado da Agriculura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, responsável pelo registro e inspeção dos estabelecimentos de produtos de origem animal.
           É uma festa como todas as outras com comidas típicas, shows musicais e outras atrações, mas a Festa do Queijo de Ipanema tem uma pequena diferença. Ou melhor, uma grande diferença. Durante o evento é apresentado o maior queijo Minas do mundo, o maior doce de leite, a maior chaleira com queimadinha do mundo e agora, o maior pão de queijo do mundo.
Quebra de sucessivos recordes
          Todos os anos, o recorde de maior queijo Minas do mundo é quebrada, por eles mesmo. Cada ano um queijo e doce maiores que o anterior. Resultado, figuram sempre no Rank Brasil. 
O maior Queijo Minas do mundo
          Na última Festa do Queijo, em jun/2024, o queijo feito pelo Laticínios Dois Irmãos pesou 2870 kg, quebrando o record do ano anterior que foi de 2.727 kg. (fotografia acima de Marco Evangelista/Imprensa MG - Via Agência Minas)
O maior doce de leite do mundo 
          Já o doce de leite, feito pela Fábrica de Doces Nhá Nair, pesou nesta edição 1210 kg. No ano anterior, o peso foi 1070 kg, estabelecendo novo recorde. (fotografia acima de Marco Evangelista/Imprensa MG - Via Agência Minas)
A maior chaleirona do mundo
          Teve ainda a maior chaleira do mundo com 1 metro e 80 centímetros de altura e 2 metros de largura, onde coube 1550 litros de queimadinha, feita pelo Laticínio Delboim, batendo seu próprio recorde do ano anterior.
O maior pão de queijo do mundo
          Se tem o maior queijo, maior doce, maior chaleira e por que não ter também o maior pão de queijo do mundo? (fotografia acima do Marco Evangelista/Imprensa - Via Agência Minas)
          
E foi feito. Pesando 4.30 kg, foi apresentado na festa de 2024 o maior pão de queijo do mundo.
Distribuído para a população
          O queijo, o doce de leite, o pão de queijo e a queimadinha, após a conferência pelo rank Brasil, são distribuídos para a população, durante a festa. (fotografia acima de Marco Evangelista/Imprensa MG - via Agência Minas) 
          É uma das festas mais aguardadas da região que atrai todos os anos um grande número de visitantes à cidade, aquecendo a economia local, bem como os olhares da imprensa de todo o Brasil.
Além disso, com o sucesso da Festa do Queijo, os produtores de leite e seus derivados da cidade, estão investindo em mais conhecidos, em melhorias da qualidade de seus produtos, além de ampliar a oferta de empregos e renda no município.

0 comentários:

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Facebook

Postagens populares

Seguidores