Algumas espécies de lírios recebem o nome de açucena. São cerca de 100 espécies existentes no mundo, mais da metade dessas espécies são nativas do Japão e China. Algumas são híbridas, oriundas do cruzamento de espécies diferentes, resultado em cores variadas ou modificadas naturalmente, adaptadas às regiões onde foram plantadas, no caso no clima de Minas Gerais. (foto acima e abaixo de Ernani Calazans em Araçuaí MG)
Os lírios são plantas resistentes às intempéries do tempo, como secas prolongadas e podem chegar até 2 metros de altura, dependendo da espécie. Uma dessas espécies, a lírium candidum, foi a que mais se adaptou ao clima do Brasil, especialmente de Minas Gerais, onde se adaptou muito bem, dando origens a diversas plantações nativas no território mineiro.
Os lírios de Minas Gerais
A espécie foi introduzida no Brasil no século 18, adaptando-se a algumas regiões mineiras como na Serra da Canastra, com poucas modificações, tornando-se com o tempo adaptados e nativos dessas regiões.
No Vale do Jequitinhonha, os lírios nascem espontaneamente e com florada sempre no mês de outubro. Inclusive, a planta era usada pelos povos indígenas, antes mesmo da povoação não indígena se instalar na região.
Os campos de lírios são comuns em Araçuaí, Itinga e arredores. É difícil não parar para ver, adentrar-se nos campos floridos e sentir o perfume dos lírios do campo.
No Vale do Jequitinhonha os lírios nativos são chamados pelos sertanejo de “Cebolinha ”, “Neve do Sertão” e pelos indígenas de "Cebola Brava" por seu bulbo ser semelhante às cebolas que conhecemos. Surge na primeira grande chuva da primavera, com florada entre 15 a 20 dias de duração. No final de setembro e início de outubro, são comuns os campos de lírios em Araçuaí e arredores. (foto acima e abaixo de Ernani Calazans em Itinga MG)
A Cebola Brava nativa de Itinga MG era usada antigamente como planta medicinal. Seu sumo contém propriedades antissépticas, contribuindo para limpar feridas. Seu bulbo ou cebola em si, está no subsolo é e comestível. Os indígenas consumiam o bulbo cru, frito e também cozido em fogões de barro. Hoje, com suas flores em tons brancos e rosa, são usadas como ornamentos naturais.
Os campos de lírios nativos de Itinga são colírio paras os nossos olhos.
Beleza que impressionaOs campos de lírios nativos de Itinga são colírio paras os nossos olhos.
Sua beleza é impactante, presente em decoração de eventos, em arranjos florais e buquês. Embora suas flores simbolizem uma delicada simplicidade, é considerada a rainha das flores, simbolizando ainda a castidade, pureza e inocência. Junto com as rosas, são as flores mais perfumadas do mundo. Seu perfume é inebriante e transmite uma gostosa sensação de paz e tranquilidade. (foto acima e abaixo de Ernani Calazans em Itinga MG)
Citado na Bíblia e na história da Humanidade
Presente na história da humanidade, desde os tempos antigos encantam por sua beleza, resistência e perfume inigualável. Era uma das flores mais admiradas por Jesus Cristo, citada inclusive em suas mais belas pregações, o Sermão da Montanha: “Olhai para os lírios do campo, como eles crescem: não trabalham nem fiam…” Mt. 6.28.
Ao longo da história, foi retratada em telas de artistas famosos, desde os tempos da Grécia e Roma antigas, até os dias de hoje. A magia dos lírios, que há milhares de anos encanta e perfuma o mundo, está presente sempre em jardins, campos e também em lendas, misticismo, simpatias, crendices populares e na religiosidade. (foto acima e abaixo de Ernani Calazans)
Na Grécia antiga desenhos de lírios homenageiam a deusa Hera. Na Igreja Católica, o lírio é o símbolo da Virgem Maria. Os antigos acreditavam também que os lírios tinham o poder de reconciliar casais em fim de relacionamento. Não é à toa que o significado de lírio é “amor eterno”. É a flor, ao lado da rosa, símbolo do amor. Na China, onde a planta é cultivada há mais de três mil anos, sua florada densa é sinal de fartura. (foto abaixo de Ernani Calazans em Araçuaí MG)
Os lírios nativos estão presentes em várias partes do nosso Estado, sendo notados ou não, estão lá, perfumados, lindos, delicados e frondosos. Quem quiser conhecer os lírios nativos do Vale do Jequitinhonha, um convite para o mês de outubro, visitar Araçuaí, Itinga e arredores. É um espetáculo deslumbrante e perfumado.
(Reportagem de Arnaldo Silva, com fotografias de Ernani Calazans em Itinga MG)
Linda reportagem. Parabéns!!!
ResponderExcluirExcelente reportagem. Os lírios já são lindíssimos e em florada, então, inesquecíveis.
ResponderExcluirBelíssima reportagem, parabéns! Morei 7 anos em Araçuaí, minhas melhores lembranças!
ResponderExcluirUma reportagem muito bacana e linda! Nos passa um pouco do maravilhoso Estado que é Minas gerais. Obrigada!
ResponderExcluirEu amo essas florzinhas do campo. Retorno a minha infância e minha terra natal que tem muito na época da florada. Lindas, singelas e belas.
ResponderExcluirEu fiquei muito feliz com os lírios do Vale do Jequitinhonha. Essa flor representa o Senhor Jesus Cristo. O lírio dos vales no livro de canticos de salomão está descrito. E se traçar uma linha ele representa a cruz de davi e simbolo da bandeira de Israel.
ResponderExcluirEspetacular a reportagem,com fotos belissimas!!!!
ResponderExcluirAdoro lírios!!!!!
Obrigada por me darem esta alegria...
Muito interessante, ótima reportagem com fotos deslumbrabtes, adorei....
ResponderExcluirLírios carregados de simbologias há milênios... Amor eterno, pureza, perfume. Uma delicadeza do Valle.
ResponderExcluirPena q fizeram confusão do lírio c a açucena! Açucenas flores tipicamente brasileiras e lindas!
ResponderExcluirPena q fizeram confusão do lírio c a açucena! Açucenas flores tipicamente brasileiras e lindas!
ResponderExcluirEu estou apaixonada! Nunca vi esses lírios. Eu quero muito visitar essas belezas.
ResponderExcluirEstou pensando em ir no próximo dia 14, até Itinga para ver os lirios.
ExcluirLirio do Vale, Estrela da Manhã, para sempre renderei o meu louvor! A Ele a Glória, a Ele o louvor!
ResponderExcluir"Amor eterno"! É o que a humanidade precisa. Parabéns aos responsáveis pela belíssima matéria.
ResponderExcluirMuito encantador mesmo, apaixonante...
ResponderExcluirE que lindo toque rosado em suas pétalas...
ResponderExcluirLindos demais! Emocionante ver um campo inteiro florido.
ResponderExcluirQ lindo me lembra a minha infância q saudades nos aredores mas fazendas de Itaobim também tem São lindos
ResponderExcluir