Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

quinta-feira, 13 de junho de 2019

Serra dos Alves: a vila colonial de Itabira

(Por Arnaldo Silva) Um pequeno vilarejo colonial, formado a partir de 1850 e situado no limite do Parque Nacional da Serra do Cipó, a leste da Serra do Espinhaço, vem atraindo a atenção por sua beleza, simplicidade e natureza exuberante. É a Serra dos Alves, distrito de Itabira, na Região Central de Minas, apenas 110 km de Belo Horizonte. O acesso fica é próximo ao trevo de Ipoema, outro charmoso distrito Itabirano.
          A pequena vila é de um charme e beleza impressionante. Sua arquitetura é simples e ao mesmo tempo elegante, principalmente a Capela de São José.(fotografia acima de Nacip Gomêz)
          A vida social e religiosa dos moradores da vila gira em torno dos eventos culturais e religiosos em torno da charmosa capela de São José, como por exemplo a Festa de Nossa Senhor do Rosário e a  do Divino Espírito Santo. (Vista parcial do distrito, na fotografia acima de Paulo Zaca)
A capela de São José
          Como a maioria das vilas no interior de Minas, Serra dos Alves também tem seu conjunto arquitetônico com os traços característicos da arquitetura e vilarejos mineiros com pequena capela e casario em estilo colonial. A capela de São José é o destaque da Serra dos Alves e a simplicidade de seu casario, bem simples, elegante e bem preservado, bem como a capela. (na foto acima e abaixo de Nacip Gomêz e abaixo do Rodrigo Firmo/@praondevou)
          Construída por volta de 1860, no século XIX, a capela carrega traços coloniais, com suas bases construídas em madeira maciça a pequena capela abriga diversos eventos festivos na cidade, como a festa de Nossa Senhora da Conceição, Nossa Senhora do Rosário, Divino Espírito Santo entre outras.
Os cânions
          Os cânions da Serra dos Alves são atrativos naturais da vila, como o Cânion Boca da Serra, formado por paredões de 100 metros de altura, pequenas quedas d´água, sendo uma com 15 metros de altura, formando em sua base um ótimo poço para banhos. Ao longo do cânions, pode se encontrar várias outras piscinas naturais formadas por pequenas quedas d´água. (na foto acima do Arnaldo Quintão, a cachoeira e o Cânion dos Marques)
Cachoeiras
          Além dos cânions, ao redor do distrito o visitante encontrará várias cachoeiras, como a Cachoeira da Lucy, que é espetacular. A cachoeira do Bongue, com cerca de 50 metros de queda, cujas águas escorrem de um paredão. (na foto acima do Anderson Sá, a Cachoeira do Bongue)
          A Cachoeira dos Cristais ou da Esmeralda, cujas águas cristalinas e geladas despencam formando grandes poços ótimo para banhos, é um dos atrativos a mais para quem ama cachoeiras. (na foto acima do Tom Alves/@tomalvesfotografia)
          Outra cachoeira, conhecida é a dos Marques, formada pelo Rio Tanque e afluentes. Ao longo do percurso do Rio Tanque, pequenas quedas d´água, com poços de águas cristalinas, surgem pelo caminho, ideal para um relaxante banho 
Lugar propício para esportes radicais
          A região é muito procurada também para práticas de esportes radicais como rapel, canyoning, escalada, rafting, trekking, moutain bike e passeios a cavalo. Por ser bem montanhosa, na Serra dos Alves o visitante encontrará mirantes com vistas espetaculares. (na foto acima do Arnaldo Quintão, a Cachoeira dos Marques)
          Para chegar a esses locais, recomenda-se contratar um Guia de Turismo, pois o acesso a determinados lugares é bem difícil. Em Itabira o turista encontrará bons hotéis e aconchegantes pousadas.
Como chegar a Serra dos Alves
          De Belo Horizonte a Itabira são 110 km. De Itabira até a Serra dos Alves, 45 km. Para quem vem de carro, o acesso ao distrito é pela BR-381, sentido Vitória (ES) até o trevo de Bom Jesus do Amparo, seguindo por 15 km até o distrito de Ipoema. Por fim, basta seguir a sinalização das placas no caminho até a Serra dos Alves. (fotografia acima de Robson Gondin)
          Da rodoviária de Belo Horizonte sai ônibus de hora em hora, pela Viação Saritur. Da rodoviária de sai ônibus para a Serra dos Alves. O visitante pode optar por contratar serviços de guias que geralmente tem veículos próprios. 

Um comentário:

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Facebook

Postagens populares

Seguidores