Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

Córregos - Distrito de Conceição do Mato Dentro MG

(Por Arnaldo Silva) Seu povoamento começou por volta de 1702, com a chegada dos bandeirantes em busca de ouro na região. Não encontraram apenas ouro, mas diamantes também. Córregos foi um forte núcleo de mineração no século XVIII, existindo ainda na região resquícios da mineração na natureza, como escavações profundas. (fotografia acima de Rodrigo Firmo/@praondevou)
          Córregos é uma das mais antigas povoações de Minas Gerais, bem como é o mais antigo distrito de Conceição do Mato Dentro, cidade distante 170 km de Belo Horizonte, na Região Central-Norte do estado. Seu reconhecimento como distrito se deu em oito de junho de 1858. Vivem em Córregos cerca de 500 pessoas que trabalho na agropecuária, em especial na produção de polpa frutas, doces, farinha, polpas, cachaça, possui um rico artesanato, uma excelente culinária típica. (fotografia acima de Nacip Gomêz)
          Dos tempos da mineração e do Brasil Colônia, Córregos guarda a simplicidade de seu povo e riqueza de seu harmonioso casario, desde a mais simples casinha ao mais requintado casarão, guardam detalhes dos tempos do Brasil Colônia. (fotografia acima de Ricardo Costa)
Centro histórico preservado
          Na Praça da Matriz, um conjunto de belos sobrados, casarões e a Matriz, formam um rico conjunto arquitetônico, tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA). (fotografia acima e abaixo de Rodrigo Firmo/@praondevou)
          Recentemente boa parte da vila foi restaurada, principalmente seu principal cartão postal, a Matriz de Nossa Senhora Aparecida de Córregos, padroeira do distrito. A devoção a Nossa Senhora Aparecida de Córregos, iniciou-se em 1722. 
A Santa que "apareceu" em Córregos
          Há poucos estudos sobre a real origem da imagem, mas segundo a tradição oral, a peça teria sido deixada no cemitério por um bandeirante que estava de passagem, antes de deixar o povoado. Mas esse fato não é comprovado historicamente. Na realidade, não se sabe como apareceu, quem a trouxe e qual artesão que esculpiu a imagem. Pode ter sido sim um bandeirante de passagem, um tropeiro ou um viajante. (fotografia acima de Rodrigo Firmo/@praondevou)
          Por não ter dados históricos sobre e peça e nem como apareceu, ficou como a Aparecida de Córregos. A questão é que uma imagem iconográfica da mãe de Jesus e é única no mundo. Não tem outra similar igual a que "apareceu" me Córregos. Com a imagem "aparecida" no vilarejo, foi erguida na vila uma pequena igreja e em seu altar, foi colocada a imagem, com o nome de Nossa Senhora Aparecida de Córregos. (na foto acima do Nacip Gomêz, pintura barroca do texto da Igreja de Córregos)
          A devoção a Nossa Senhora Aparecida de Córregos não tem nada a ver com a devoção a padroeira do Brasil. São imagens distintas e aparecimentos diferentes e em lugares diferentes trabalhadas de forma diferente pelos artistas da época.
          A Aparecida de Córregos foi talhada em madeira e a imagem da Padroeira, em terracota. Outro detalhe que chama a atenção na "aparecida" de Córregos é que o tom da pele da imagem de Nossa Senhora Aparecida de Córregos é branca. (na foto acima do Nacip Gomêz, o altar-mor da Igreja de Córregos)
          Além disso, na imagem, Nossa Senhora segura seu filho com a mão esquerda e com o menino Jesus tampando os ouvidos com as mãos. A mão direita da santa está apontando para baixo, diferente da imagem da Padroeira, onde Nossa Senhora não está com o menino Jesus e com as mãos juntas, em sinal de oração.
          Por isso são duas devoções diferentes, com histórias completamente diferentes.
Lugar único em Minas
          É uma uma região com turismo crescente, já que em Córregos a cultura popular é manifestada em sua história, em sua banda de música e por possuir belas paisagens como o Rio Santo Antônio e por integrante da Estrada Real. Os turistas são atraídos a Córregos, também, por sua simplicidade arquitetônica que mais lembra um presépio de tão pitoresco e charmoso que é. (na foto acima de Rodrigo Firmo/@praondevou e abaixo de Giselle Oliveira, a Praça da Matriz de Córregos)

          
A vida no distrito é calma, tranquila e seu povo é muito religioso, preservando as datas especiais das festas Católicas como a Festa do Divino e de São Sebastião em 20 de janeiro. Em 14 de setembro acontece a Festa de Nossa Senhora do Rosário e em 12 outubro, a festa de Nossa Senhora Aparecida. Córregos é um lugar único em Minas, não tem igual.

2 comentários:

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Facebook

Postagens populares

Seguidores