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segunda-feira, 27 de novembro de 2023

Como era a vida e costumes no século XIX

(Por Arnaldo Silva) Como era a vida de mineiros, paulistas, paranaenses, goianos, mato-grossenses e serranos do Sul do Brasil e outros povos que surgiram sobre a influência direta das incursões de bandeirantes paulistas e tropeiros?          
          Goiás, Mato Grosso, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e principalmente Minas Gerais, receberam forte influência da cultura e tradições caipiras da chamada Paulistânia Caipira. A influência da Paulistânia Caipira pelas regiões sudeste, Centro-Oeste e Sul do Brasil, teve início no século XVI e XVII, através das incursões de entradas e bandeiras pelos rincões brasileiros, e também de tropeiros, nos séculos XVIII, XIX e início do século XX.
Imagens em IA
          Hoje, a IA e informações icnográficas disponíveis, nos permite ter ideia de como era a vida, costumes, vestimentas e alimentação do nosso povo entre 1800-1860.
          As imagens que veem no decorrer do texto foram feitas pelo Felipe Oliveira da Paulistânia Tradicional/@paulistâniatradicional, por meio da IA.
          Buscou-se reprodução dos costumes do século XIX (1800-1860), para que assim possamos mergulhar no tempo de nossos antepassados. A base usada para a reprodução das imagens e entender a realidade dos bandeirantes e tropeiros dessa época foi o livro No tempo dos Bandeirantes, Belmonte.
          Não são imagens 100% fiéis à realidade daquele tempo, mas bem próximas da realidade vivida pelos bandeirantes, tropeiros, aventureiros e viajantes que deixavam suas origens pra se aventurarem pelo interior do nosso sertão, do nosso Cerrado e da nossa Mata Atlântica, desbravando matas, enfrentando intempéries naturais, perigos diversos e fundando arraiais e povoados pelo caminho. Muitos desses arraiais e povoados são hoje cidades.
A vida não era nada fácil
          Viagens longas em lombo de mulas e burros, dificuldades de alimentação, além de estarem em regiões de matas fechadas, numa terra ainda recém-habitada, viajando meses pelas picadas do nosso sertão, sem rumo ou destino certo, sem se voltariam.
          Homens e mulheres desbravando nosso sertão em busca de melhores condições de vida. Deixavam tudo para trás e se embrenhavam pelas trilhas e picadas abertas por povos indígenas.
          Andavam dias e até meses em lombos de mulas e burros ou mesmo a pé. Descalços, roupas sujas e rasgadas, barbas e cabelos longos. Não tinham comida e nem utensílios para prepará-las. Comiam do que encontravam na natureza pelo caminho, muitas das vezes, frutas e plantas tóxicas, além de enfrentarem pelo caminho ataques de indígenas hostis, onças, cobras e condições climáticas por eles desconhecidas.
Diferenças sociais
          Em lugares mais desenvolvidos, como as cidades que surgiram durante o Ciclo do Ouro em Minas Gerais, a situação era melhor, já que a riqueza que a extração mineral gerava, permitia melhores estruturas das cidades e condições de vida.
          Eram ruas calçadas em pedra, água vinda de chafarizes, casarões como mobiliário requintado, igrejas, comércio, mercados abastecidos constantemente por tropeiros que traziam e levavam cargas constantemente.
          Para a imensa maioria, formada por escravizados, alforriados e trabalhadores em geral, não era nada fácil a vida. Faziam suas casas em pau-a-pique e barro e viviam de forma bem precária.
Comiam com as mãos em cuias e cabaças
          Móveis e utensílios domésticos eram feitos por eles próprios, de forma rústica. Usavam cuias de cuité como pratos e colheres feitas com cavacos das próprias cuias.
          Esmaltados e talheres praticamente eram inexistentes nessa época. Poucas pessoas tinham acesso às panelas de ferro, pratos e talheres esmaltados. Eram itens que vinham da Europa, por isso, acessível a poucos.
          As cabaças eram secadas e transformadas em garrafas para armazenar água e café. A cabeça da cabaça, virava copo. Pratos eram feitos artesanalmente de barro. E quando não tinha pratos e nem colheres, usavam folhas de bananeiras e comiam com as mãos mesmo.
Como se vestiam?
          Quando conseguiam, fazia seus próprios sapatos, botas de cano longo e alpercatas, usando couro de boi. Mas a maioria andava descalça e vestiam trapos.
          Roupas eram feita por alfaiates, para quem tinha condições de encomendá-las. A maioria não tinha e quando tinha, era apenas uma ou duas peças apenas.
        Além disso, usavam roupas já bem gastas pelo tempo, por não terem condições de fazerem ou comprarem outras.
Lazer e diversão
          Mesmo com tanta dureza, se divertiam e se sentiam felizes. Na hora das refeições, tinha roda de viola, adoravam, cachimbos e cigarros de palha, além de apreciarem uma boa e longa prosa.
          Em dias de festas, como casamentos, aniversários, festas juninas ou religiosas, tinha muita cantoria, comida, cachaça, licor, quitandas e cantoria com a típica música caipira, presente em todas as regiões por onde os bandeirantes e tropeiro passavam.
          Viola e violão e as vezes, sanfona, estavam sempre nas bagagens de bandeirante e tropeiros, para cantarem e dançarem nas horas de folga e festas. (infelizmente a IA, não reproduz uma viola)
Foram os pioneiros
          Apesar da vida difícil, imaginando na visão de hoje, são esses que merecem nosso reconhecimento.
          Foram os pioneiros, abriram matas, construíram suas casas e comunidades no meio do mato. Preparam a terra, plantavam, criavam porcos, galinhas e gado.
          Estavam sujeitos a ataques de onças, lobos, animais peçonhentos, além de estarem sujeitos às doenças tropicais como machado guerreiro, malária, tétano, tifo, vermes, picadas de mosquitos, bichos do pé, tuberculose, lepra, etc. Qualquer doença, hoje curável, era fatal naquela época. Não existia remédios e muito menos médicos o suficiente para atender a população. Somente nas cidades e mesmo assim, restrito a fidalguia.
          O povo pobre contava com a sabedoria dos antigos, remédios caseiros e das benzedeiras, que eram sempre procuradas. 
Vida curta
          Nessa época, a expectativa de vida, devido a dificuldades de acesso ao conhecimento e tratamento médico, que era praticamente inexistente para a imensa maioria e condições de higiene inadequadas, era de 32 anos.
          As pessoas envelheciam cedo. Alguns viviam por muitos anos. Meu bisavó materno, pai de minha avó materna, morreu aos 32 anos, vítima de tétano. Já o meu bisavó materno, pai de meu avó materno, passou dos 100 anos. Dizem que morreu com 127 anos. Teve a sorte de não ter contraído nenhuma doença grave durante sua vida.
          As imagens que viram no decorrer dos parágrafos mostraram isso, mas também com beleza e romantismo, dando impressão de saudosismo e poesia no estilo de vida do mineiro e demais povos da influência da Paulistânia Caipira, entre 1800-1860, mas como puderam ver, a vida naquela época não era fácil mesmo e muito menos tão romântica como muitos acreditam que tenha sido. 

sábado, 25 de novembro de 2023

9 paraísos com cachoeiras e poços espetaculares em Capitólio

(Por Arnaldo Silva) Capitólio, a 276 km de Belo Horizonte, no Sudoeste de Minas, é referência em Minas Gerais em qualidade de vida, turismo natural e de aventuras, graças à belíssimos paraísos naturais e o Lago de Furnas. 
          É a mais badalada cidade turística em Minas, não apena por seus cânions, águas esverdeadas e passeios de lancha pelo “Mar de Minas”, o Lago de Furnas, mas também por suas dezenas de cachoeiras e complexos que formam poços de águas limpas, cristalinas e geladas, além de trilhas, imensas formações rochosas. São paisagens de tirar o fôlego.
          Algumas dessas paisagens vamos conhecer agora. Listamos 9 paraísos imperdíveis com impactantes cachoeiras em Capitólio ou nas cidades de São João Batista do Glória e São José da Barra, com acesso por Capitólio.
          Vamos então conhecer 9 belíssimos paraísos naturais com cachoeiras e paisagens de tirar o fôlego em Capitólio MG.
1 - Paraíso Perdido
          Em São João Batista do Glória, na divisa com Capitólio MG, temos uma das mais belas paisagens naturais de Minas. É o Paraíso Perdido, formado por uma vasta e rica fauna, composta por lobo-guará, onça-parda, pato mergulhão, tamanduá-bandeira, dentre outros e flora de cerrado e Mata Atlântica.
          Além disso, a reserva conta com água em abundância, esverdeada, cristalina e gelada e ainda cachoeiras, pequenos ofurôs, piscinas naturais e gigantescos rochedos de quartzito. Fica numa reserva particular, totalmente preservada.
          O acesso é pago e a área é bem estruturada com camping com churrasqueiras, mesinhas, pia para lavar utensílios, banheiros com chuveiros de água quente e restaurante aberto nos fins de semana e feriados prolongados, barracas simples com luz elétrica e duas camas de solteiro. Custos de hospedagem e alimentação devem ser consultados.
2 – Retiro Vikings
          Também chamado de Recanto dos Vikings é um impressionante complexo natural formado pela Cachoeira do Trovão, Cachoeira do Patinho Feio, Cachoeira da Caixinha de Surpresas, Cachoeira Pequena Sereia e Cachoeira do Quelé. Essas 5 cachoeiras formam várias poços e piscinas de águas cristalinas, geladas e transparentes.
          O acesso é por uma trilha de 2.600 metros a pé ou em veículos 4x4. A portaria do Retiro dos Vikings está a 7 km da MG-050. O acesso é pago e fica aberto todos os dias de 8h as 18h.
3 – Paraíso Achado
          Reserva particular em Capitólio, na divisa com São João Batista do Glória MG, o nome faz jus ao lugar. É um verdadeiro oásis, um paraíso fácil de achar e chegar, mas difícil de sair. O lugar é incrível e quem vai quer ficar mais tempo e voltar. Um lugar bem estruturado com banheiro, passarelas, corrimões, estacionamento, espaço para acampamento, energia elétrica e lanchonete.
          Lugar ideal para passar com a família. O Paraíso Achado é formado por trilhas e várias cachoeiras, que formam poços de águas cristalinas impressionante, rodeados por paisagens naturais de tirar o fôlego.
          O Paraíso Achado está apenas no km 371 da MG-050. Desse ponto até a portaria, são apenas 5 km. Está aberto todos os dias, inclusive em feriado, de 9h às 17h. A visita é feita acompanhada de guia eu acesso é pago.
4 – Cachoeira do Vale
          Cachoeira de queda baixa, mas que forma um poço espetacular com água esverdeada e cristalina. Um convite irrecusável a um mergulho. Rodeada por uma exuberante mata nativa, além de trilhas, o visitante tem uma linda vista para o Mar de Minas. 
          A área é particular e cobra-se para entrar. O acesso à Cachoeira do Vale é pela MG-050, no km 28,4, a 5 km do Mirante dos Cânions, no lado direito da rodovia. Fica aberta entre 9h a 18h às terças, quarta, quarta, quinta, sexta, sábado e domingo. Na segunda-feira não abre. A visita é guiada.          
          Para quem quer apenas passar o dia, o espaço abre todos os dias das 8h até as 17h.
5 – Cachoeira da Capivara
          E como falamos do Ribeirão Capivara, vamos conhecer agora a Cachoeira da Capivara. Fica perto da Cachoeira do Beija-flor, a 33 km do Centro de Capitólio MG. O lugar oferece uma boa estrutura para visitantes com banheiros, lojas de souvenirs e de doces, queijos, cachaça, bonés, canecas, etc., restaurante, guias, instrutores, estacionamento, além de oferecer passeios guiados pelas belezas naturais das redondezas.
          Além da Cachoeira da Capivara, tem nas proximidades a Cachoeira da Pedra Ancorada, a 200 metros do estacionamento. Fácil de chegar, é adequada para crianças e idosos, devido o acesso fácil e ser um lugar tranquilo para banhos.
          A Cachoeira da Capivara está um pouco mais distante, a 900 metros, às margens do Ribeirão Capivara, mas é um caminho curto e no caminho, o visitante se deslumbrará com belíssimos cenários naturais, ótimos para fotos. O poço formado pelas águas da cachoeira tem a profundidade de 16 metros, portanto, ideal para mergulhos.
           As águas do Ribeirão Capivara formam vários poços e ofurôs em seu trecho. Ofurôs naturais são pequenos pocinhos formados no leito desse ribeirão, como podem ver na foto acima do Guia Pércio. 
O lugar conta ainda com cerca de 40 piscinas naturais, com águas cristalinas e geladas.
6 – Cascata Eco Parque
         Esse lugar incrivelmente lindo, está localizado bem pertinho do Mirante dos Cânions, no km 35 da MG-050, bem próximo da entrada para a Cachoeira da Capivara.
          O Eco Parque é um complexo natural formado por cachoeiras, mirantes e trilhas, muito bem sinalizado, além de contar com hostel, estacionamento e área de camping, possui ainda uma a ótima estrutura para receber turistas. A entrada é paga e fica aberto todos os dias da 9h às 18h.
7 – Cachoeira da Lagoa Azul
          É uma das cachoeiras mais visitadas em Capitólio MG por sua beleza cênica e paradisíaca. As águas da cachoeira são esverdeadas e cristalinas. Deságuam numa lagoa bem azul, onde está um pequeno porto para embarcações, que saem do porto da Ponte do Rio Turvo, deixando e buscando turistas. Fica aberto todos os dias de 8h às 18h, inclusive nos feriados. O poço formado pela Cachoeira da Lagoa Azul, que fica na parte baixa, só pode ser acessado por embarcações.
          A parte alta da cachoeira está localizada numa área privada, de propriedade do Empório Lagoa Azul, no km 311 da MG-050, com acesso pago. O lugar está apenas 400 metros da rodovia MG-050 e a 6 km da Ponte do Rio Turvo. Lugar de beleza cênica e paradisíaca, com montanhas, rios, lagos e formações rochosas impressionantes, é uma parada obrigatória para quem vem a Capitólio.
8 – Vale do Tucanos
          Um lugar formado pela natureza, causado pela erosão natural de rochedos, há milhões de anos. São gigantescos rochedos e canais abertos pela força da natureza que impressionam, extasiam e nos convidam um mergulho nas águas limpas e esverdeadas, que correm pelos canais do Vale dos Tucanos, em São José da Barra, na divisa com Capitólio MG.
          Além dos gigantescos rochedos, o som da natureza soa como música aos ouvidos. O vento, o barulho das águas, o barulho dos animais silvestres, os voos e o cantos do pássaros, principalmente de tucanos que são vistos em bandos no lugar, encantam e nos convivam a fotografar. É um lugar de plena paz, sossego e harmonia.
          Para chegar ao Vale dos Tucanos, o acesso é feito por barcos e lanchas e com guia especializado. Fica aberto todos os dias de 7h às 19h, inclusive nos feriados.
9 – Cachoeira Beija-flor
          É uma pequena queda d´água que formam um poço enorme, profundo, ótimo para mergulhar, nadar e boiar. Suas águas são bem geladas e o fundo e o entorno todo revestido por pedra de quartzito e paredões naturais, além de vasta natureza em redor.
          Embora o acesso seja gratuito, não é muito fácil chegar até a cachoeira, requer apoio de guia e um veículo 4x4. O acesso é por estrada de terra com muita pedra e mesmo assim, vale muito a pena porque é uma das mais belas cachoeiras de Minas Gerais. Impressiona no primeiro olhar.
          Fica no Ribeirão Capivara (na foto acima), em Capitólio MG, na divisa com São João Batista do Glória. Está apenas 2 km do Paraíso Perdido.
Dicas importantes
          Vale lembrar que esses lugares são reservas ambientais particulares e o acesso, em, sua maioria, são pagos. Uma outra dica, é o período do ano para aproveitar melhor as belezas naturais do município e região.
          O mais aconselhável é visitar Capitólio entre maio e outubro, meses de estiagem. Durante o período chuvoso, entre novembro e abril, as águas estão turvas, além dos riscos de cabeças d´águas e cheias dos rios e córregos. (na foto acima a Lagoa da Pedreira e abaixo a Cascatinha, que fica entre São Capitólio e São João Batista do Glória MG)
          A cidade não conta com aeroporto e por isso, o acesso é rodoviário, através da Rodovia MG-050. Essa rodovia tem início em Belo Horizonte e termina em São Sebastião do Paraíso, no Sudoeste de Minas, na divisa com Ribeirão Preto em São Paulo. O acesso à MG-050 pode ser feito pela BR-262 a partir de Mateus Leme e pela BR-381 (Fernão Dias) em Perdões MG.
As fotos acima são de autoria do Guia de Turismo Pércio/@percio_passeioscapitólio. Contato: 35 9749-0699

sábado, 28 de outubro de 2023

Estrada Real é oficializada como Monumento Nacional

(Por Arnaldo Silva) Com a descoberta de ouro em Minas Gerais, no final do século XVII, inicia-se a abertura da Estrada Real, iniciando em Ouro Preto em Minas, terminando no porto de Paraty/RJ, onde o ouro de Minas era despachado para Portugal. De Ouro Preto a Paraty, a extensão era de 700 km. Era a estrada oficial da Coroa Portuguesa e exclusiva para o transporte de cargas, alimentos, metais e pedras preciosas.
          Ao longo dos anos e descobertas de novas Minas, o caminho original foi sendo ampliado e ligado a outros cominhos como o Caminho do Sabarabuçu, em Sabará MG, o Caminho dos Diamantes, em Diamantina MG e o caminho Novo, que ligava a Estrada Real até a cidade do Rio de Janeiro. (na foto acima de Ane Souz, o marco da Estrada Real em Glaura, distrito de Ouro Preto MG)
          Dos 700 km originais, o trajeto passou para 1630 km de extensão, entre Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro, em sua imensa maioria, cortando cidades, vales, montanhas e rios do território mineiro.
          Ao longo de todo o percurso da Estrada Real, cidades e povoados foram surgindo, nos deixando uma riqueza cultural, arquitetônica, tradições folclóricas e gastronômicas riquíssimas, além de impactantes e belíssimas paisagens com cachoeiras, montanhas, matas nativas. É atualmente a principal via terrestre histórica e turística do Brasil. (na imagem acima, o mapa do trajeto da Estrada Real. Criação e arte de: Instituto Estrada Real)
          São 183 localidades, entre cidades e distritos formados ao longo da existência da Estrada Real. Desse total, 162 estão em Minas Gerais. Entre os 183 municípios da Estrada Real, Ouro Preto (MG), Diamantina (MG), São João del Rey (MG), São Lourenço (MG), Juiz de Fora (MG), Paraíba do Sul (RJ), Três Rios (RJ), Petrópolis (RJ), Magé (RJ), Cruzeiro (SP), Guaratinguetá (SP), Cunha (SP) e Paraty (RJ), era na época, as principais rotas da Estrada Real. Hoje são importantes centros históricos e de turismo no Brasil.
Monumento Nacional
          Reconhecendo esse valor e importância do trajeto da Estrada Real para a história de Minas, a principal via terrestre para escoação da produção mineral mineira durante a colonização, tornou-se Monumento Nacional através da Lei Federal 14.698 de 2023, sancionada pelo presidente da República e publicada no Diário Oficial da União (DOU).
          A lei sancionada pelo presidente da República teve origem no PL 1.854/2021, do deputado Reginaldo Lopes/MG, aprovado em decisão terminativa pela Comissão de Educação (CE), tendo como relator da matéria o senador mineiro Carlos Viana.
          A Lei reconhece a grandeza da Estrada Real, dando assim mais visibilidade às riquezas turísticas ao caminho aberto durante a colonização portuguesa, visando com isso a preservação de parte da história de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.

segunda-feira, 16 de outubro de 2023

Cachoeira da Prata: o charme das pequenas cidades mineiras

(Por Arnaldo Silva) Cidade tranquila, alegre, muito bonita, pacata, povo simples, hospitaleiro e acolhedor, Cachoeira da Prata é uma cidade charmosa turística mineira de 3693, segundo último censo do IBGE. Distante 96 km de Belo Horizonte e apenas 28 km de Sete Lagoas e acesso pela BR-040, o município faz divisa com Fortuna de Minas e Inhaúma.
          Cidade com boa estrutura urbana, casario colonial e eclético charmoso e bem preservado, conta com um pequeno e variado comércio, um bom setor de prestação de serviços, hotéis e pousadas aconchegantes, além de bares e restaurantes com comidas típicas, com destaque para salgados, como por exemplo a empadinha “capa seca”, doces e quitandas diversas e a galinha caipira com quiabo, angu e ora-pro-nóbis, tradicionais na cidade. (fotografia acima e abaixo de Thelmo Lins)
          Até a década de 1990, a principal atividade econômica da cidade era a tecelagem. Com a decadência do setor no Brasil, a antiga tecelagem fechou suas portas. Hoje a economia da cidade tem como base pequenos comércios, funcionalismo público, atividades agrícolas e extração de areia para a construção civil, graças ao seu subsolo arenoso e rico em calcário.
          Seu primeiro nome foi Cachoeira dos Macacos, devido à cidade ter surgido às margens do Ribeirão dos Macacos, que deságua no Rio Paraopeba. Com fundação da Cia. Têxtil Cachoeira dos Macacos em 1896, a região começou a ter povoamento mais rápido, principalmente no entorno da fábrica. Esse ano marca o surgimento do município.
          A companhia trouxe povoamento ao arraial, que cresceu, se transformou em vila, distrito e a cidade emancipada em 30 de dezembro de 1962. O nome da cidade permaneceu Cachoeira dos Macacos até 1975, quando foi mudado para o atual, Cachoeira da Prata, através de plebiscito.
O que fazer em Cachoeira da Prata?
          Como toda pequena e pacata cidade do interior mineiro, Cachoeira da Prata preserva suas tradições religiosas, tradições gastronômicas, o charme e beleza de suas construções históricas, suas belezas naturais e as características bem mineiras de seu povo.
          Cidade tipicamente mineira, Cachoeira da Prata é um convite ao sossego e descanso. Tem como atrativos:
- A Festa de Nossa Senhora do Rosário em setembro de cada ano;
- As Folias de Reis, entre 24 de dezembro e 6 de janeiro;
- As apresentações da banda de música do Sagrado Coração de Jesus;
- Festa de São Judas Tadeu;
- O Carnaval tradicional em fevereiro e o temporão, em julho;
- Caminhadas e práticas de esportes pela orla da represa; (foto acima de Thelmo Lins)
- Trilhas em matas nativas para passeios prática de ciclismo e atividades ao ar livre;
- A Matriz do Sagrado Coração de Jesus, construída em 1930, o Cruzeiro, a estátua do Cristo, o estádio municipal Dr. Geraldo Pereira da Rocha, a antiga pensão da Dona Olga, que abrigava tropeiros e viajantes, o conjunto de casas em estilo barroco, colonial e eclético; (fotografia acima e abaixo de Thelmo Lins)
- A Feirinha do Calçadão que acontece na orla da represa entre 8h e 16h, no segundo domingo de cada mês, com barracas de comidas típicas, artesanato local, produtos da agricultura familiar, brinquedos para crianças e apresentação de cantores locais e regionais; 
- A gastronomia de Cachoeira da Prata é garantia de uma experiência deliciosa pelos sabores da boa mesa mineira é um de seus atrativos também.

A represa
          A represa do Ribeirão dos Macacos, oficialmente Represa Dr. Geraldo Azevedo da Rocha, é sem dúvida o seu maior atrativo. Construída em 1905, conta com uma passarela que permite ao turista vislumbrar a beleza da represa e da cidade. Além disso, o lugar permite descanso, caminhadas em sua orla e prática de esportes ao ar livre, já que conta com academia. (fotografia acima e abaixo de Thelmo Lins)
          Não tem quem passe por Cachoeira da Prata e não fique admirado com a represa. Sua beleza cênica e bucólica, encanta!
          Além de sua beleza, o cartão-postal é a história viva da cidade, já que ao longo de mais de um século de existência, foi cenário das transformações e desenvolvimento de Cachoeira da Prata. Por esse motivo é um bem tombado do município. (foto acima de Elpídio Justino de Andrade)
          Essa é Cachoeira da Prata, uma cidade hospitaleira, povo alegre, simples e que recebe todos de coração e braços abertos!

quinta-feira, 12 de outubro de 2023

João Alves: o artesão que preserva a tradição da arte em barro

(Por Arnaldo Silva) Um dos grandes artesãos de Minas Gerais. Suas obras impressionam e emocionam pela simplicidade história que cada peça conta. Isso porque o artista transfere para o barro a sua experiência e vivência, dando assim vida, emoção e história às peças, mas também a história da vida cotidiana do povo simples, do trabalhador e da religiosidade inocente do nosso povo.
          Não são apenas contornos humanos moldados no barro. São peças que expressam as emoções e sentimentos do artesão em cada cena que retrata em sua arte. É a beleza do artista que transfere para a arte o seus sentimento, amor, conhecimento e sensibilidade. (fotos acima de autoria de Thelmo Lins)
          Não são simples obras moldadas à mão e sim, obras moldadas com o coração. E para o nosso coração se dirige. Impossível não se emocionar com a riqueza expressada na história que cada peça retrata.
Quem é o artesão?
          O artesão que falamos é João Alves. Nascido em 24 de junho de 1964, em Tingui, comunidade rural de Rio Pardo de Minas, no Norte de Minas, a 732 km de Belo Horizonte, João Alves é o caçula de uma família de quatro irmãos. Seu pai, Aldemar Alves Martins (“Seu” Dena) e Braulina Alves (Dona Bróla), já falecidos, vieram para a cidade vizinha de Taiobeiras em busca de uma vida melhor, quando João Alves tinha apenas 5 anos. (fotografia acima de autoria de Lori Figueró - Acervo de João Alves, fornecida pelo artista)
          De família muito humilde, seu pai trabalhava na olaria Piuna, de propriedade do conhecido João da Cruz Santos, o João Lozim. Sua mãe era ceramista. Era João Alves que levava o almoço todos os dias para seu pai. João Alves cresceu nesse meio, do barro, numa região que a terra sustentava famílias, não só pelas olarias, mas sim pelo artesanato em barro, uma das mais antigas tradições do Norte de Minas.
Artista autodidata
          Foi no ano de 1972 que o talento de João Alves começou a despertar. Em suas idas a olaria para levar o almoço para seu pai, João brincava com o barro na olaria, enquanto seu pai almoçava. Era uma diversão de criança. Fazia cavalinhos e cachorrinhos.
          Como a fé estava presente no dia a dia do povo, começou a moldar, no barro, elementos da tradição e fé religiosa. Isso despertou em João Alves sua vocação. Era um artista autodidata. Suas mãos tinham habilidades para moldar o cotidiano, a fé, tradições e a vida do povo de sua cidade e do Norte de Minas. (imagens acima de autorias não informadas. Fotos fornecidas por João Alves)
          Como vivia em uma região onde a vida era dura e fé e confiança do povo do sertão eram característica do povo, João Alves começou a se inspirar em sua própria história, nas histórias de seus antepassados e das pessoas que convivia.
A religiosidade e fé com inspiração
          A fé, os sentimentos, sofrimentos e a religiosidade do povo, junto com a simplicidade, o cotidiano de suas vidas no cuidado com os filhos, nas atividades da roça, no descascar do milho, do trabalho no pilão, nos momentos de fé, no andor que levava os santos nas procissões, no cozinhar no fogão a lenha. São essas cenas que João Alves retrata em suas obras. (imagens acima de autorias não informadas. Fotos fornecidas por João Alves)
          Cercado pela beleza da riqueza cultural do Norte de Minas e se inspirando na fé, simplicidade, jeito de se vestir e as manifestações religiosas do Norte de Minas, João Alves começou a moldar suas peças retratando o cotidiano do povo simples, dos ofícios e modo de vida e do dia a dia de suas vidas, tendo como inspiração a cultura afro-brasileira e o cotidiano de seus parentes, o povo da roça, fogão a lenha, em sua mãe que benzia, sua avó, que fiava, as festas e manifestações de fé do povo de sua comunidade.
Suas primeiras obras
          Desde cedo, suas habilidades na arte de moldar o barro impressionavam tanto que começou a chamar atenção dos vizinhos que logo começaram a adquirir as peças para decorarem oratórios e presépios, uma forte tradição em Minas Gerais. Aos 8 anos, João Alves moldava os 3 reis magos, os animais, anjos, José e Maria, personagens presentes no nascimento do menino Jesus.
          Com o tempo João Alves foi crescendo e aprimorando sua técnica com o artista buscando outros temas para moldar suas peças, sempre inspirando na simplicidade e cotidiano do povo de sua cidade e também na história que os mais velhos lhe contava.
          Sua primeira peça, fora da temática religiosa, foi inspirada em sua avó, fiando algodão. A partir desta obra, começou a fazer outras peças retratando o dia a dia do povo, contando suas histórias através da arte em barro. Foi a partir daí que seu trabalho começou as expressivas e impactantes formas, caracterizando seu estilo próprio, com as peças tendo vida, história e expressando seus sentimentos. (imagens acima sem autorias identificadas. Fotos fornecidas por João Alves)
          O artista contou com o apoio de sua esposa, que aprendeu a manusear o barro para, com seu marido, se dedicar a arte que se tornou a fonte de renda da família.
Talento reconhecido
          Com o tempo, o talento de João Alves se expande para a região, além do artista participar de feiras, eventos e exposições. Isso despertou interesse de amantes da arte mineira, fazendo com que o interesse pela aquisição dos trabalhos de João Alves crescesse substancialmente, fazendo com que seu trabalho se expandisse e se tornasse conhecido em Minas Gerais e no Brasil.(imagens acima sem autorias identificadas. Fotos fornecidas por João Alves)
          A arte que começou como uma brincadeira de criança, foi se aprimorando para a modelagem de peças para decoração de presépios e aprimorando com o tempo, ganhando novas formas e impressionando pela essência natural e simples as peças transmitem
          Isso porque o barro moldado por João Alves, conta histórias, retrata o dia a dia do povo geraizeiro e sertanejo, retrata a simplicidade da fé e religiosidade do povo do Cerrado.
A transformação da argila em cerâmica e arte
          Cada peça, leva em média 20 dias para ficar pronta. É um processo totalmente artesanal. Primeiro extrai-se a argila, deixa secar por 3 dias. Depois disso, a argila é socada no pilão e peneirada. Por fim, é amassada em uma gamela de madeira e deixada em descanso por 2 dias. (imagens acima sem autorias identificadas. Fotos fornecidas por João Alves)
          Somente após esse processo que começa a modelagem das peças e secagem ao natural. Esse processo dura duas semanas. Por fim, a peça é colocada no forno a lenha e queimada por 12 horas. Esse é o processo da transformação da argila em cerâmica. Após todo esse processo, o artista dá o acabamento e a pintura das peças.
Premiações
           A perfeição e simplicidade de suas obras, tornaram João Alves conhecido e premiado, não apenas em Minas, mas no Brasil e com reconhecimento no exterior.
          João Alves foi premiado em 2005 com o quarto lugar no prêmio da Unesco de Artesanato da América Latina e Caribe. Unesco é a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. É uma agência especializada da Organização das Nações Unidas (ONU) com sede em Paris, capital francesa. 
          A entidade tem como objetivo de contribuir para a paz e segurança no mundo através da educação, ciências naturais, humanas, sociais, além da comunicação e informação. Daí a importância dessa premiação a João Alves. 
          Foi a partir dessa premiação em 2005, que o talento de João Alves se expandiu para todo o país, além de sua participação em exposições, feiras e eventos culturais por todo o Brasil.
          Durante a 5ª Edição do Prêmio Sebrae Top 100 de Artesanato, realizado no Rio de Janeiro em 2022, João Alves entrou para a lista dos 100 melhores artesãos do Brasil, tendo sido eleito entre 1.208 artesãos de todas as regiões do país que participaram dessa edição. (imagem acima fornecida por João Alves)
          A premiação tem caráter técnico-científico e tem como objetivo promover as melhores práticas artesanais do Brasil, tendo como base a qualidade técnica, estética, inovação, melhoria contínua do desenvolvimento da arte e experiência comercial.
          Com a premiação, os 100 escolhidos ganham reconhecimento nacional, além do direito de usar o selo Prêmio Sebrae Top 100 de Artesanato.
Obras únicas
          O talento de João Alves e os detalhes expressivos nos moldes de suas peças, são marcas de um talento refinado e envolvente que encanta, impressiona e emociona. São obras únicas, carregadas de sentimentos e histórias reais. (imagens acima de autoria do fotógrafo Lori Figueiró - Fornecidas por João Alves)
          Não só isso, sua origem, sua trajetória e sua paixão e perseverança é um exemplo para as novas gerações. De uma simples brincadeira de criança, surgiu um dos grandes nomes da arte em barro do Brasil. Fruto de seu amor e dedicação à arte de moldar a história de seu povo no barro.
          O contato com o artesão João Alves pode ser feito através do WhatsApp 38-9103-0054.
(Nota: As fotos fazem parte do acervo do artesão João Alves, que nos forneceu as imagens para ilustrar a reportagem, sem contudo precisar a autoria individual das imagens. Caso autores das imagens que não tenha a autoria citada, nos informe para que os créditos autorais sejam citados.) 

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