Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

sexta-feira, 4 de março de 2022

Caviar de quiabo

(Por Arnaldo Silva) O quiabo é de origem africana. Chegou à Minas no início século XVIII por meio dos escravos, que cultivavam as sementes trazidas da África. Em pouco tempo, se tornou um dos primeiros ingredientes que formam a rica e variada gastronomia mineira. O quiabo dá sabor e se destaca em vários pratos como o frango e o angu, além de ser um alimento muito nutritivo. É ainda usado ainda na indústria de cosméticos, na produção de xampus e produtos para a pele.
          O quiabo é um vegetal de baixa caloria, rico em fibras, vitaminas A, C e B1, B6, cálcio, ferro, magnésio, sódio, fósforo e potássio, além de conter muita água, presente nas sementes e na parte interna branca. Essa água se desprende no cozimento. (na imagem acima de Arnaldo Silva, o caviar de quiabo)
          Não é uma água qualquer, é uma água grossa e gosmenta, por isso é popularmente chamada de baba. Muita gente evita o quiabo por causa de sua baba ou mesmo, usa várias técnicas de como tirar a baba do quiabo. O que é errado.
          Isso porque a maior concentração dos nutrientes do quiabo, estão presentes em sua baba e sementes. Retirando a baba, empobrece o quiabo como alimento, além de reduzir seu sabor. Quiabo sem baba, não é quiabo. Sem as sementes, passa a ser um alimento pobre em termos de nutrientes.
          Isso mesmo, as sementes do quiabo possuem alto valor nutricional. São nutrientes e minerais importantíssimos para nossa saúde, nos auxiliando ainda no combate e prevenção de várias doenças. As sementes do quiabo são ricas em fibras, ácido fólico, potássio, cálcio, vitamina B, C além de ser riquíssima em vitamina K.
          O quiabo, sua baba e suas sementes devem estar presente sempre em nossa mesa.
          Além de pratos saborosos, como o tradicional frango com quiabo e angu, tradicional da cozinha mineira, pode-se aproveitar as sementes para acompanhar sopas e carnes.
          As sementes podem ser usadas ainda como chá. Basta moer as sementes em moedor de café comum e colocar as sementes moídas em água fervente, esperar esfriar um pouco e tomar.
          Uma outra forma saborosa de aproveitar todos os nutrientes das sementes do quiabo é preparando o caviar de quiabo.
O Caviar de Quiabo
          O caviar de quiabo é uma receita criada pela Chef de Cozinha carioca Roberta Sudbrack e repassada a mim pelo Chef paulista, Rogério Silva. A receita é bem simples e o resultado final é fantástico. É muito saboroso.
Para preparar o Caviar de Quiabo você vai precisar de:
. 1 quilo de quiabo, firmes e vistosos
. Suco de 2 ou 3 limões sicilianos
. Água gelada e gelo
. Sal a gosto
Pra fazer o Caviar de Quiabo
- Lave e seque os quiabos
- Corte as pontas
- Espalhe óleo ou azeite numa frigideira, de preferência de ferro.
- Coloque os quiabos inteiros e aqueça.
- Vire os quiabos com uma colher ou mesmo, gire a frigideira, para que os quiabos aqueçam por igual.
- Com o aquecimento, perceberá que as sementes começarão a saltitar. Elas começam a se desprender e a inchar um pouco no aquecimento.
- Vire sempre os quiabos. Perceberá que a casca verde, ficará escura.
- Quando estiver toda escura, desligue e dê um choque térmico, despejando água fria e gelo na frigideira.
- Espere uns minutos, retire os quiabos com as mãos, sem apertar, para não estourar as sementes.
- Abra ou descasque os quiabos, com as mãos, bem devagar, não apertando as sementes. Vá colocando as sementes num prato.
- Feito isso, coloque as sementes num recipiente, despeje o suco de limão, tampe e deixe por 6 horas em temperatura ambiente.
- Após esse tempo, coe, coloque num pote ou pratinho e coloque o sal a seu gosto.
          Está pronto o caviar de quiabo. As sementes ficarão vistosas, bonitas, brilhantes, um pouco maiores e crocantes.
          O Caviar de Quiabo harmoniza muito bem com ovo quente, peixes e carnes ao molho, além de saladas e maionese. Uma forma simples, gostosa e bem saudável de aproveitar toda a riqueza dos nutrientes presentes na semente do quiabo.

0 comentários:

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Facebook

Postagens populares

Seguidores