Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

quinta-feira, 9 de dezembro de 2021

Carruagens elétricas substituirão charretes em Poços

(Por Arnaldo Silva) No dia 6/12/2021, o prefeito, Sérgio Azevedo (PSDB), de Poços de Caldas, famosa estância turística do Sul de Minas, anunciou o fim às charretes puxadas por animais. Os tradicionais passeios de charretes, pelos pontos turísticos da cidade continuarão, mas em carruagens elétricas e não mais em charretes puxadas por animais.
           Carruagem elétrica nada mais é que um carro elétrico, em design das antigas e glamourosas carruagens do século XIX. A diferença é que os cavalos serão substituídos por motores elétricos.
         Segundo informou o prefeito em coletiva à imprensa, que a iniciativa da prefeitura, faz parte do projeto “Poços + Inteligente”. O projeto foi executado ao longo de 2022 em parceria com a DME, PUC Minas Poços de Caldas e o IF Sul de Minas, com prazo final, de conclusão o projeto para 2022. (na foto acima de Guilherme Augusto - In Memoriam, charrete puxada por cavalo pelas ruas de Poços de Caldas)
           O projeto foi concluído, agora está sendo colocado em prática com os atos legais como licitação, tomada de preços, etc. Segundo a Prefeitura, até o fim do ano de 2023, é possível que 6 ou mais carruagens já estejam sendo usadas na cidade, substituindo as carroças puxadas a cavalo
          A substituição das carroças por carruagens elétricas, será gradativa. Não há um prazo definido para que todas as charretes puxadas por animais parem o serviço, mas a expectativa da população e do próprio Poder Público é que o longo de 2024, animais não estejam mais puxando carroças pelas ruas da cidade.
 Argumentos para a substituição
          A iniciativa da prefeitura é uma demanda bem antiga da comunidade, através de ações de vereadores, comerciantes, ambientalistas e população em geral, para pôr fim ao uso de animais puxando carroças na cidade.
          Diante dos avanços tecnológicos alcançados pela humanidade nas últimas décadas do século XX e neste século, com o surgimento de tecnologias de ponta, que ao longo do século XX, foram sendo inseridas na vida urbana e rural, o uso de trabalho animal não se faz mais necessário, como foi em séculos anteriores.
          Hoje temos carros, carretas, pick-ups, caminhonetes, caminhões, tratores e máquinas agrícolas modernas. Diante da tecnologia atual, é inconcebível o uso de bois, cavalos, mulas e burros, no uso urbano e rural para trabalhos e entretenimento turístico.
          Existem outras alternativas, no caso, para os tradicionais passeios de charretes das cidades turísticas, a carruagem elétrica é a melhor alternativa no momento. (na imagem acima, Carruagem elétrica testada em Petrópolis RJ, pela Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes (CPTrans). Fotografia: CPTrans/Divulgação)
Tradição mantida 
          As carruagens elétricas manterão a tradição de Poços de Caldas, facilitarão a mobilidade urbana e a limpeza das ruas, além de manter o foco no turismo, levando os turistas, aos principais pontos turísticos da estância hidromineral mineira.
          Com as carruagens elétricas, toda a cidade sai ganhando. Os turistas, poderão usufruir dos passeios pelas ruas da charmosa estância hidromineral mineira, em requintadas e luxuosas carruagens elétricas, bem ao estilo da cidade, uma das mais belas e bem estruturadas cidades do Brasil.
Todos ganham com a substituição
          A iniciativa também, atrairá mais turistas, principalmente para os que se recusavam a usar charretes puxadas por animais. Isso aquecerá mais ainda a forte economia local.
          Os tradicionais charreteiros da cidade, também ganharão. Isso porque terão prioridade para assumir a condução das carruagens e ainda, farão cursos de capacitação para manobrar o veículo.
Pioneirismo de Poços de Caldas
          Poços de Caldas será uma das poucas cidades do mundo sem o uso de cavalos puxando charretes para entretenimento de turistas. 
          A iniciativa é pioneira em Minas, o que incentivará outras cidades turísticas, que usam animais em carroças por suas ruas, a fazerem o mesmo. Todos ganham com isso.

2 comentários:

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Facebook

Postagens populares

Seguidores