terça-feira, 4 de fevereiro de 2020

Aprenda a fazer mingau de fubá com queijo

Compartilhe:

Nos dias frios e chuvosos, é comum as mães prepararem mingau de fubá de canjica, com queijo para os filhos. Esquentava, animava e alimentava. Uma gostosa nostalgia daquele tempo da simplicidade e alegria de estar em família, num dia de frio ou com a chuva a tilintar sobre o telhado casa. 

Os ingredientes são esses:
1 litro de leite
3 colheres cheias de fubá
1 colher  de manteiga
Açúcar a gosto
1 xícara  de queijo de Minas cortado em fatias
Canela a gosto

1 colher de sopa de azeite ou óleo
É muito simples fazer: 
- Coloque o leite numa panela,  deixando 1 xícara de leite reservada; 
- Dissolva o fubá no leite reservado para evitar que o fubá empelote e misture ao leite que está na panela. Coloque o açúcar e a colher de azeite ou óleo e mexa bem até dissolver tudo por completo
- Ligue o fogo, acrescente a manteiga e mexa sempre com uma colher de pau até cozinhar e ficar com consistência de mingau
- Prove o açúcar e se estiver muito doce, coloque uma pitada de sal para balancear.
- Dois minutos antes de desligar o fogo, coloque metade das fatias de queijo.
- Desligue o fogo, em cada prato que for servir, divida as outras fatias de queijo e despeje o mingau ainda bem quente por cima, coloque canela, espere esfriar e sirva.
(Receita e fotografia de  Arnaldo Silva)

Nenhum comentário:
Faça também comentários



Este site se reserva no direito de moderação dos comentários de acordo com sua idoneidade e teor. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários que contenham linguagem vulgar ou desrespeitosa, bem como assuntos fora do tema da matéria serão excluídos.