Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

sexta-feira, 6 de setembro de 2019

Cidades mineiras no topo do turismo no Brasil

(Por Arnaldo Silva) De acordo com a categorização feita pelo Ministério do Turismo, que identifica o desempenho dos municípios que constam no Mapa do Turismo Brasileiro, Tiradentes e Monte Verde, Belo Horizonte, Uberlândia e Poços de Caldas (na foto abaixo do Luis Leite, a Rodoviária de Poços de Caldas).
          Monte Verde, distrito de Camanducaia, no Sul de Minas, tem como origem imigrantes vindos da Letônia, que deixaram em Minas um pouco da Europa, na cultura, culinária e arquitetura, combinados com o clima frio da região, que lembra muito as paisagens europeias. (na foto abaixo, de Ricardo Cozzo, vista parcial de Monte Verde)
          Já Tiradentes, é uma das mais ricas cidades na arte barroca no Brasil, além de sua excelente estrutura para receber os turista. Tiradentes e Monte Verde chegaram ao topo do turismo nacional, na classificação A em 2018. (na foto abaixo da Elvira Nascimento, Tiradentes MG)

          Em 2019, foi a vez de Poços de Caldas, no Sul de Minas, Belo 
Horizonte e Uberlândia, serem alçadas a categoria A. O objetivo dessa categorização dos municípios é valorizar o setor e facilitar o direcionamento de investimentos.
          A classificação do desempenho do turismo nas cidades brasileiras são divididas em letras que vão de A a E, levando-se em conta o número de empregos gerados, estabelecimentos formais de hospedagem, arrecadação de impostos federais, e estimativas de fluxo de turismo domésticos e internacional. 
          Os municípios que estão na letra A, estão no topo. Essa classificação serve como base para os municípios pleitearem verbas federais de incentivos ao turismo, destinada proporcionalmente aos municípios classificados entre as letras A e D.
              Dos 853 municípios mineiros, 471 estão classificados, segundo dados do Ministério do Turismo, além de Tiradentes, está o cantinho da Europa em Minas, a charmosa e atraente Monte Verde (na foto acima de Ricardo Cozzo). Em 2019, Belo Horizonte, Poços de Caldas, no Sul de Minas e Uberlândia, no Triângulo Mineiro subiram para a categoria A.
          Belo Horizonte, (na foto acima de Elvira Nascimento), dispensa comentários, é a Capital de Minas, com uma excelente rede gastronômica e hoteleira, dezenas de parques, praças, teatros, monumentos, igrejas e arquitetura variada. É uma das principais cidades do mundo. 
           Poços de Caldas, (na foto acima de Luis Leite, o portal de entrada da cidade), é uma das mais importantes estâncias hidrominerais de Minas Gerais. Cidade charmosa, arborizada, com ótimas opções de turismo, hospedagem e gastronomia. Além das suas águas sulfurosas, minerais, radioativas e medicinais, é uma cidade muito procurada por turistas em busca de saúde, sossego, cultura e bem estar.
          Uberlândia, (na foto acima da Cris Ferreira), dispensa comentários. A maior cidade do interior mineiro e uma das maiores do Brasil, é uma das mais desenvolvidas e ricas cidades do país, com ótima estrutura para o turismo, principalmente o turismo de negócios.


2 comentários:

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Facebook

Postagens populares

Seguidores