sábado, 29 de junho de 2019

A cidade de Botumirim e o Rio do Peixe

Compartilhe:

O município de Botumirim (foto acima de Wilson Ferreira Santos) localiza-se no Norte de Minas na continuação da Serra do Espinhaço no início do Alto Jequitinhonha, especificamente na Serra do Cantagalo. Vizinho do Parque Nacional das Sempre Vivas, o município é banhado por vários ribeirões e tem o Rio Itacambiruçu como principal fonte alimentadora de água e que também nutre a recente Usina Hidrelétrica de Irapé, inaugurada no ano de 2006. E o Rio do Peixe, um dos lugares mais visitados por turistas na região. O município fica a 575 km da Capital e tem 6350 habitantes, segundo o IBGE em 2018. Faz divisa com os municípios de Grão Mogol, Itacambira, Bocaiúva, Turmalina, Leme do Prado, José Gonçalves de Minas, Cristália
Formações rochosas de Botumirim MG. Fotografia de Wilson Ferreira Santos
Nos dias de hoje a cidade possui uma economia em torno da atividade da silvicultura e possui belezas naturais ainda pouco tocadas. 
Paisagem nativa de Botumirim Foto de Eduardo Gomes
O clima tropical de altitude, as belas serras do entorno da cidade, o acolhimento de seus habitantes e as as festas típicas da cidade vêm atraindo turistas nos últimos anos. A ligação asfáltica, a exploração de silvicultura e construção da Usina de Irapé permitiu um certo desenvolvimento à cidade que possibilitou a fixação de seus habitantes e em alguns casos promoveu o retorno daqueles que migraram para os grandes centros urbanos. No dia primeiro de março do ano de 2013 a cidade comemorou 50 anos de existência e várias festividades aconteceram na cidade.
Rio do Peixe em Botumirim MG. Por Wilson Ferreira Santos 
Quando a sede pelo ouro foi diminuindo e a atividade mineradora perdendo a força, aqueles que antes estavam apenas em busca do precioso metal passaram a dedicar-se ao cultivo da terra, expandindo a área pastoril. Foi assim que começou o povoamento do município de Botumirim. Sob a proteção de São Gonçalo, construiu-se a primeira igreja, ao lado do cemitério paroquial. Nascia o povoado de Serrinha. Com o tempo, passa a Arraial das Formigas. Mais tarde, é elevado a distrito com o nome de Botumirim e, em 1962, emancipa-se, passando a município. 
Rio do Peixe. Fotografia de Wilson Ferreira Santos
Merece ser visitada em Botumirim a Cachoeira das Quatro Oitavas, a do Bananal e o Rio de Peixe que é uma das mais belas paisagens de Minas Gerais e um dos locais mais visitados por turistas que vão a Botumirim, devido a rara beleza do rio e sua paisagem com formações rochosas impressionantes.
Fotografia acima de Lucas Alves do Rio do Peixe
Rio de Peixe em Botumirim/MG. Fotografia de Eduardo Gomes
Areias branquíssimas formam praias artificiais as margens do Rio do Peixe. Foto de Wilson Ferreira Santos
Pinturas rupestres estão presentes em cavernas e grutas da região. Fotografia de Wilson Ferreira Santos
Sempre-vivas estão presentes na paisagem da região.Imagem de Eduardo Gomes
 (fonte das informações: Wikipédia)

Nenhum comentário:
Faça também comentários