Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019

Trem ligará BH ao Inhotim em Brumadinho

(Por Arnaldo Silva) Minas Gerais terá um novo trem de passageiros que ligará Belo Horizonte ao Inhotim. A linha poderá ainda ser estendida até a comunidade de Marinhos, em Brumadinho. O trem terá capacidade para transportar até 1400 passageiros por viagem. O projeto apresentado pelo Ministério do Turismo e Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais a executivos da Vale, em fevereiro de 2019, prevê 4 viagens por dia, totalizando o transporte diário de até 5.600 passageiros. 
          A intenção do governo é tirar do papel um antigo projeto de trem turístico diário lingando o Museu de Artes e Ofícios, na Praça da Estação em Belo Horizonte, ao Museu de Arte Contemporânea do Inhotim, em Brumadinho. 
          No dia 25 de janeiro de 2019 a barragem do Córrego do Feijão da Vale se rompeu, causando mortes, devastação ambiental e perdas na arrecadação do município, gerando um grande impacto no turismo na região. A implantação dessa linha seria bancada pela Mineradora Vale, como medida compensatória pelos danos causados à ao turismo e economia local. 
          Em novembro de 2020, esse assunto foi debatido entre os deputados mineiros, integrantes do Governo de Minas, diretores do Inhotim, representantes da comunidade e Organizações Não Governamentais,  durante audiência pública, na Assembleia Legislativa de Minas. Para a linha férrea ser construída e entrar em funcionamento, depende de um acordo os Poderes Públicos com a mineradora, que está sendo discutido. 
          Segundo o Ministério do Turismo, que está empenhado na implementação dessa linha de trem turístico, os representantes da Vale declararam que vão apoiar e executar o projeto que será primordial para o crescimento do turismo em Brumadinho, sem ainda um acordo conclusivo sobre a instalação da linha. As conversas continuam entre o Ministério do Turismo, Governo de Minas, Ministério Público, Assembleia Legislativa, o Inhotim e a comunidade de Brumadinho.
Projeto antigo
 
          O projeto dessa linha de trem ligando Belo Horizonte ao Inhotim (na foto acima da Sônia Fraga), em Brumadinho, não é recente. Surgiu há mais de 10 anos com a iniciativa da Associação de Preservação das Tradições e do Patrimônio Cultural de Santa Bárbara (Apito) e desde então, a ONG vem lutando para a implantação dessa linha por entender ser de grande importância, não apenas para Brumadinho, mas para Belo Horizonte e cidades vizinhas.

4 comentários:

  1. O Turismo é uma cadeia econômica riquíssima. Mas falta algo. Minas Gerais tá engatilhado. Chegar-se-À lá? Complexo. Por quê?

    ResponderExcluir
  2. O turismo é uma cadeia riquíntima. Mas falta algo. Minas Gerais tá engatinhando.Chegar-se-à lá? Mui complexo, por quê?

    ResponderExcluir
  3. É fundamental que atenda não só o inhotim, mas à todos os moradores do municipio

    ResponderExcluir
  4. A Vale não vai se interessar, porque a prioridade dela são os trens de minério. Mas seria uma beleza!!!

    ResponderExcluir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Facebook

Postagens populares

Seguidores