terça-feira, 12 de fevereiro de 2019

A Cachoeira do distrito de Carlos Euler

Compartilhe:

Carlos Euller é o 1° distrito do município de Passa Vinte MG, no Sul de Minas Gerais.Tem acesso por estrada municipal e dista cerca de 13 quilômetros do Centro da cidade. (foto acima da Cachoeira de Carlos Euler, de autoria de Thatiana Fabiana e abaixo, do casario da Vila, de Rildo Silveira) Sua principal atividade econômica é a agricultura e possui cerca de 300 habitantes. 
A origem do nome Carlos Euller vem de um engenheiro de origem alemã. Seu nome, pronunciado como "OILER", acabou, aportuguesadamente, como "EULER". Antes de receber este nome, o arraial de Carlos Euller chamava-se Pouso Alegre, nome dado pelos tropeiros que ali passavam e paravam para seu descanso e de sua tropa. (foto acima de Rildo Silveira) Eles repousavam onde se localiza a antiga venda do arraial (CASA COMMERCIAL FORTUNATO NARDELLI) e seus animais ficavam nos dois morros em frente à sede da fazenda, propriedade do casal Fortunato e Corinna Nardelli. 
O engenheiro Nardelli, oriundo do Tirol do Sul (na época pertencente ao Império Austríaco, hoje à Itália) também foi responsável pela construção da estação, da subestação e de algumas casas(Ex: Casa do sr. Wilson Nardelli), além da pequena capela, esta foi erguida como presente da empresa à srª. Corinna Nardelli, por agradecimento à sua hospitalidade com os "forasteiros" em sua fazenda. (fotografia acima de Rildo Silveira)
Cachoeira
A principal atração do distrito é a Cachoeira Carlos Euler, distante apenas 5 minutos da sede do distrito, com cerca de 800 metros de trilhas que pode ser percorrida a pé ou de bike. De longe já impressiona pela grandeza.É muito procurada por banhistas e amantes das trilhas. Á água é cristalina e bem gelada. A paisagem em torno da cachoeira é deslumbrante. (fonte parcial: Wikipédia)

Nenhum comentário:
Faça também comentários