quarta-feira, 1 de março de 2017

Conheça Santa Rita de Caldas

Compartilhe:

Santa Rita de Caldas é uma cidade do Sul de Minas Gerais, com 8.974 habitantes, segundo o IBGE em 2018. O município faz divisa com Caldas, Ibitiúra de Minas, Andradas, Ouro Fino, Ipuiúna e Campestre.
Com 1.162 metros de altitude, localizada entre picos da Serra do Cervo, no sul do estado de Minas Gerais. Possui algumas das mais deslumbrantes manifestações de fé do estado e esconde ao longo de seu município belezas naturais procuradas por amantes da natureza e praticantes de esportes ecológicos. O município possui 502 km² de extensão e uma população de 9.264 habitantes divididos entre a cidade e a zona rural. Possui uma terra fértil, rica em nascentes de água e de clima agradável proporcionando o sucesso da economia municipal na agricultura e na pecuária de corte e leiteira.
O Santuário Arquidiocesano de Santa Rita de Caldas tem uma das preciosidades da fé mineira, um fac-símile (réplica idêntica) do verdadeiro corpo de Santa Rita de Cássia que se encontra na cidade de Cássia, na Itália, e uma relíquia ex-corpore de Santa Rita.
Milhares de fiéis de todo Brasil passam por Santa Rita de Caldas anualmente para pedir e agradecer graças alcançadas por intercessão de Mons. Alderigi e Santa Rita.
Nesta cidade há o ditrito de São Bento de Caldas.(na foto acima)
Turismo
Conhecida também por suas belezas naturais o município é explorado por turistas aventureiros que percorrem suas trilhas desfrutando do magnífico contato com a natureza. Seja para apreciar as vistas privilegiadas do alto de seus picos, seja para praticar esportes radicais como o rapel e o paraglayder, a certeza é que todos saem satisfeitos com os mistérios explorados.
Santa Rita de Caldas faz parte do Circuito Turístico Caminhos Gerais que reúne uma cidade do estado de São Paulo (Caconde) e onze cidades do Sul de Minas (Andradas, Bandeira do Sul, Botelhos, Cabo Verde, Caldas, Congonhal, Ipuiúna, Poço Fundo, Poços de Caldas, Santa Rita de Caldas e Senador José Bento).
A procura de sossego ou a procura de aventura o turista encontrará em Santa Rita de Caldas a paz e o descanso espiritual aliados à hospitalidade ímpar do povo mineiro.
O turismo religioso também é muito importante para o município. Fundados na fé em Santa Rita de Cássia e no Mons. Alderigi, durante todo o ano, milhares de "romeiros" se dirigem ao santuário em busca de graças ou para pagar promessas. O auge do turismo religioso se dá no dia 22 de maio (dia de santa Rita de Cássia), a pequena e pacata cidade fica completamente tomada por milhares de devotos de todos os cantos do país e Santaritenses ausentes, no Santuário são celebradas missas de hora em hora com o auxilio de muitos padres da região e de Aparecida. Nas ruas do centro e adjacências os moradores e comerciantes de outras localidades armam barraquinhas onde se vende de tudo, desde alimentos e artigos religiosos até eletrônicos do Paraguai, a partir de 2007, a administração local transferiu as barraquinhas para a "Praça de Esportes Jose Milton Martins".
As comemorações no mês de maio também atraem jovens de toda região em busca de diversão. Além dos bailes e shows promovidos pela prefeitura, alguns moradores transformam os porões e garagens de suas residências em pequenas boates, onde se apresentam músicos locais e da região, o mais famoso é o "Porão do Marção". 
(Fonte das informações: Wikipédia. Todas as fotografias são de autoria de Joelmir Barbosa) 

Nenhum comentário:
Faça também comentários