quinta-feira, 9 de março de 2017

Cachoeira de Minas e a fogueira de São Pedro

Compartilhe:


Cachoeira de Minas fica no Sul de Minas, a 405 km da capital e faz divisa com os municípios de Pouso Alegre, Estiva, Consolação, Conceição dos Ouros, Brasópolis, Piranguinho e Santa Rita do Sapucai. (foto acima da Prefeitura Municipal/Divulgação)
A cidade oferece condições boas de hospedagens, embora a maioria dos visitantes prefira ficar em casas de amigos ou alugar casas para o final de semana. Possui uma estrutura típica de "cidade de interior", com ruas pavimentadas com paralelepípedos, casas antigas, uma praça central com uma Igreja Matriz, possui um clube literário e recreativo, pequenos comércios e poucos prédios.
A população é bastante receptiva. O "Clube de Campo Catadupas" oferece boa estrutura de lazer, com quadras, piscinas, bosque e campo de futebol. O clube é aberto à visitação de turistas. 
Os eventos culturais são bastante valorizados e atraem muitos turistas pela variedade e riqueza. 
A cidade é conhecida por ter excelentes bandas de rock e pelo evento "Winter Rockfest". Este festival é anual, sendo realizado todo mês de julho. 
Outro evento bastante animado é o carnaval em Cachoeira de Minas, com festas no calçadão da Praça da Bandeira. O bloco "Pé-de-Cana" toca marchinhas de carnaval e há um som na praça para animar os foliões. O bloco de carnaval "Tanquinho" promove no mês de dezembro o “Tanquinho Fest”, festa que está seguindo para sua sexta edição. 
A maior fogueira do Brasil
A Fogueira de São Pedro é uma manifestação cultural grandiosa, representando a cultura, o folclore e a religiosidade do município. (foto acima arquivo: Prefeitura Municipal/Divulgação)
A história da Fogueira teve início no final da década de 60, quando o mascate “Pedro da Colodina”, que sofria de grave enfermidade, ao ver uma graça atendida, passou então a erguer uma fogueira em homenagem a São Pedro. A festa virou tradição e, mesmo após a morte de seu fundador, continuou sendo realizada pelos moradores da cidade.
Ano a ano, a Fogueira de São Pedro foi ganhando altura, chegando a incríveis 50 metros. Atualmente, em razão de segurança, sua altura fica em torno de 38 metros. É considerada a maior fogueira (cheia de lenha) do Brasil.

A Festa da Fogueira de São Pedro acontece sempre em data próxima ao dia de São Pedro, 29 de junho.
A tradição da festa é extremamente peculiar. Alguns dias antes do acender da fogueira, um desfile de carros-de-boi leva a lenha que será colocada na fogueira. Durante a festa, são distribuídos diversos quitutes juninos. Há ainda um encontro regional de quadrilhas, além de apresentações e shows musicais. A festa acontece no Pátio da Fogueira e reúne, na noite do acender, mais de 10 mil pessoas.

Fontes: http://www.guiadoturismobrasil.com  e Wikipédia

Nenhum comentário:
Faça também comentários