terça-feira, 10 de janeiro de 2017

Conheça a cidade de Pintópolis

Compartilhe:

Bom Despacho, Ressaquinha, Urucuia, Fruta de Leite, Passa Quatro, Vai e Volta, são algumas das localidades de Minas Gerais, com nomes um pouco diferentes do convencional.Mas um nome que chama muita atenção é Pintópolis, uma cidade que fica no Norte de Minas a 600 km de Belo Horizonte e tem, segundo o IBGE em 2018, 7490 habitantes. Quem nasce em Pintópolis é pintopolitano ou pintopolitense. (foto acima sem autoria identificada/Divulgação)
O município é novo, foi criado em 21 de dezembro de 1995. Antes, era distrito de Urucuia MG. Pintópolis faz divisa com São Francisco, São Romão, Icaraí de Minas, Chapada Gaúcha e Urucuia. Os moradores da cidade vivem da extração de carvão vegetal, da agricultura e pecuária de gado de leite e corte e de pequenos comércios. (foto abaixo de autoria de Clésio Robert Caldeira, mostra um pouco da cidade de Pintópolis)

A origem do nome
Pintópolis pode soar meio estranho para quem não é da cidade. Por exemplo ao ver uma placa de carro com o nome Pintópolis MG as pessoas estranham ou quando alguém diz que nasceu em Pintópolis. Chegam a pensar que é piada, mas por fim acabam se convencendo que é uma cidade tipicamente mineira, com um povo bom e muito hospitaleiro. 
Os moradores de Pintópolis não se incomodam com o nome, se dizem acostumados e simpatizam com a palavra.  
Isso porque a origem do nome Pintópolis é em homenagem ao fundador  do município, Germano Pinto (foto a direita/Divulgação) que era proprietário de terras na região e permitiu que casas e pequenos comércios surgissem em suas terras. As casas e comércios foram crescendo, o local virou povoado, depois distrito e cresceu tanto que se transformou em cidade. Na hora de escolher o nome, a alternativa mais viável foi o sobrenome da família. Assim surgia a cidade de Pintópolis (polis significa cidade) 

"Eu queria noroeste de Minas, mas não podia ser esse. Falaram que tinha que ser "Germanópolis". Esse nome também não podia, porque não era só eu fundando. Então, ficou Pintópolis. Eu tenho a maior satisfação em morrer e deixar meu nome aqui", afirmou Germano Pinto à imprensa, indagado à época sobre o motivo do nome.
Há tempos atrás ouve uma tentativa de alterar o nome da cidade junto a Câmara de Vereadores, devido a insatisfação de algumas pessoas que se sentiam constrangidas com o nome da cidade, mas a ideia foi engavetada. 
Hoje os moradores do município não se preocupam mais com o nome e não incomodam em dizer que são de Pintópolis, uma cidade de Minas Gerais, que nós mineiros abraçamos com orgulho, como abraçamos a todos os 853 municípios do Estado de Minas Gerais. 

2 comentários:
Faça também comentários
  1. Minha cidade linda que amo! Saudade dos meus irmãos dos amigos das comidas das festas😔

    ResponderExcluir
  2. Saudade de toda minha família meu pai meus avós meus tios primos

    ResponderExcluir