quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

As 10 mais belas igrejas do Brasil

Compartilhe:

Você vai conhecer as 10 mais belas igrejas do Brasil, de acordo com avaliação feita pelo Guia Quatro Rodas, do 1º ao 10º. O interessante nesta avaliação é que das 10 igrejas que aparecem na lista, 7 estão em Minas Gerais. 

As outras três estão em Pernambuco, Rio de Janeiro e Salvador. Outro detalhe interessante é que as 10 igrejas foram erguidas na época do Brasil Colônia, no século XVIII. Igrejas com arquitetura moderna, pós colônia, não figuram na lista. (na foto acima, altar da Igreja de Santo Antônio em Tiradentes, autoria de César Reis)
Da número 1, até a décima, veja a relação das igrejas:
1º - Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos - Congonhas MG
 Santuário de Bom Jesus de Matosinhos é um conjunto arquitetônico e paisagístico formado por uma igreja, um adro e seis capelas anexas, localizado em Congonhas a 88 km de Belo Horizonte. (foto acima de Wilson Paulo Braz)
A igreja é um importante exemplar da arquitetura colonial brasileira, com uma rica decoração interna em talha dourada e pinturas. O adro é ornado com doze estátuas de profetas em pedra-sabão e as capelas contêm grupos escultóricos em madeira policromada que representam passos da Paixão de Cristo, estátuas criadas pelo Aleijadinho e seus assistentes. Outros artistas de gabarito participaram nas obras de construção e decoração, entre eles Francisco de Lima Cerqueira, João Nepomuceno Correia e Castro e Mestre Ataíde. O conjunto foi construído em várias etapas entre 1757 e 1875.
Sua implantação cenográfica e monumental, seguindo o modelo dos "sacro montes" europeus, não tem paralelos no Brasil à sua altura, e as capelas e o adro abrigam a parte mais relevante do legado escultórico do Aleijadinho. O Santuário é também o centro de uma das mais populares devoções do país, recebendo milhares de peregrinos todos os anos e recolhendo enorme coleção de ex-votos. Tornou-se um ícone do Barroco brasileiro e do estado de Minas Gerais, e uma grande atração turística. Devido à sua superior importância histórica, social e artística, o conjunto foi tombado em 1939 como patrimônio histórico nacional pelo SPHAN, atual Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), e foi declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 1985. Em 26 de julho de 1957 o papa Pio XII elevou a igreja à dignidade de basílica menor.

2º - Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar -  Ouro Preto MG
A Basílica Menor Nossa Senhora do Pilar de Ouro Preto (foto acima de Ane Souz), Minas Gerais, popularmente chamada Igreja Matriz Nossa Senhora do Pilar, é uma das igrejas mais conhecidas entre as que foram erguidas durante o Ciclo do Ouro. É monumento tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). O templo católico reúne entalhes das três fases do barroco mineiro, com altar ornado com cerca de 400 quilos de ouro, estando entre as igrejas com maior quantidade de ouro do Brasil. 
3º -  Igreja São Francisco de Assis em São João Del Rei, Minas Gerais
A Igreja de São Francisco de Assis (na foto acima de Kiko Neto) foi fundada pela Venerável Ordem Terceira de São Francisco de Assis na cidade de São João del-Rei, em Minas Gerais. A igreja, começada em 1774, é um dos principais marcos da arte colonial brasileira, tornando-se famosa pela beleza de sua arquitetura, pela riqueza de sua talha e pela participação nas obras do mestre Aleijadinho, autor do projeto, mais tarde modificado por Francisco Cerqueira. Devido à sua importância, a igreja foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) junto com todo o seu acervo.
---------------------------------------------------------------------------
4º -  Igreja de São Francisco da Penitência - Rio de Janeiro
5º - Igreja de São Francisco em Salvador - Bahia 
---------------------------------------------------------------------------
6º - Igreja Nossa Senhora do Ó, em Sabará - Minas Gerais
A Igreja de Nossa Senhora do Ó (na foto acima de Thelmo Lins), também chamada de Capela de Nossa Senhora do Ó e Capela do Ó, foi construída no início do século XVIII em Sabará. Uma das mais antigas igrejas mineiras, tem uma estrutura pequena e simples, mas um interior ricamente decorado, que tem atraído a atenção de importantes historiadores da arte, sendo considerada um dos mais preciosos monumentos do Barroco brasileiro. É tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, juntamente com o Centro Histórico de Sabará e os conjuntos da Rua Direita.
7º - Catedral da Sé em Mariana MG
A Catedral Basílica Nossa Senhora da Assunção ou Catedral Sé de Mariana como é chamada, está em Minas Gerais, na cidade de Mariana. (foto acima de Edmar Amaro) É dedicada a Nossa Senhora da Assunção.A atual paróquia de Nossa Senhora da Assunção foi constituída em 1704. A fachada tem traços sóbrios, com um corpo central e dois campanários laterais, uma porta centralizada e três janelas de verga reta no piso superior, e um frontão triangular de arremate. Segundo John Bury, seu estilo remete à arquitetura chã, uma variante do Maneirismo português, estilo que foi o mais comum na primeira fase construtiva da arquitetura sacra em Minas Gerais.
-----------------------------------------------------------
8º - Capela Dourada, em Recife - Pernambuco
-----------------------------------------------------------
9º -  Igreja São Francisco de Assis em Diamantina MG  
A Igreja de São Francisco de Assis (na foto acima de Elvira Nascimento), se localiza no centro histórico da cidade de Diamantina.O início da construção da igreja data do ano de 1766, sendo as obras consideradas como concluídas no final de 1830. É uma construção barroca com elementos decorativos em rococó, sendo um dos marcos da arquitetura mineira da época. A Igreja foi tombada pelo Iphan no ano de 1949, e mantém até os dias de hoje o seu uso original, que é o de servir ao culto religioso católico.
10º -  Igreja Matriz de Santo Antônio, em Tiradentes MG
A Igreja Matriz de Santo Antônio (na foto acima de Cesar Reis) é o mais antigo e principal templo católico de Tiradentes, e um grande exemplo de arquitetura e arte barroca e rococó. Sua origem está ligada a própria origem da cidade, por volta de 1710. É um dos mais ricos templos em ouro do Brasil. 
Por Arnaldo Silva com Fontes: Guia 4 Rodas, Editora Abril e Wikipédia)

2 comentários:
Faça também comentários
  1. FALTOU A BASÍLICA NOSSA SENHORA DE NAZARÉ EM BELÉM DO PARA, NÃO MENOS BELA DO QUE AS JÁ CITADAS.

    ResponderExcluir
  2. Faltou a Matriz Nossa Senhora da Conceicao de Sabara. Maravilhosa!

    ResponderExcluir